Largura de banda no UMTS é sempre 5 MHz, isso é da especificação. A Oi usa sim todo o espectro (10 MHz) que possui na B1 (assim como as demais operadoras), só que o seu celular só irá se conectar em apenas um desses canais, a menos que a ERB (bem como o terminal do usuário) suportem o DC-HSPA, mas até aqui, só vi isso na TIM em algumas poucas localidades.
Por aqui a oi possui a Banda F do 3G de 2100, que tem 15 MHz, talvez em outras regiões seja diferente, mas no geral é isso.
A Maioria dos Xiaomi(pelo menos é o que tá nas fichas técnicas) são pelo menos 3XCA e não "desativa".
Se vocês reclamam da TIM que congestiona fácil sugiro ir até a cidade de aparecida SP em dia de evento religioso na cidade, estive lá hoje e a TIM estava usável no 3G pois no 4G(Que o ÚNICO ponto da cidade que tem 4G é uma ERB dentro do estacionamento da basílica) estava impossível de se utilizar. Já fui outras vezes quando tinha linha da vivo e era pior ainda no 3G e 4G não passava nem 1 bit de tão congestionado que fica a rede.
Posso contar nos dedos quantas vezes meu S9 ficou em H+ aqui em SP, o normal é H ou mesmo 3G(UMTS purão 384kbps) o que "me segura" na Oi é o plano caso contrário já tinha tirado o número e mandado para outra operadora mas estou avaliando até que ponto está compensando esse plano diante do péssimo sinal(Em aparecida o meu S9 ficou em EDGE) não pude aferir a cobertura na rodovia(A senna, Carvalho pinto e dutra) pois estava dirigindo.
É que a oi é a única operadora no Brasil que ainda usa três padrões mistos no 3G: quando está em stand-by, a rede cai pra UMTS (3G). Quando o smartphone está trafegando poucos dados, fica em HSPA (H), e só quando demanda muita velocidade, que muda pra HSPA+ (H+). Isso deixa o smartphone confuso e a rede mais lenta, do mesmo jeito que acontece com o WiFi misto b/g/n, só que em maiores proporções dado o número de usuários conectados.
aqui tem locais aonde a mesma torre tem equipamentos em duplicado, uma exclusivo pra atenter a oi e outros só pra tim, literalmente só compartilham a torre ou o espaço no prédio o resto é tudo individual, ainda mais no centro, tirando o maldito ran sharing da b7 da oi + tim, as outras bandas são 100% próprias de cada uma.
Aqui em arambaré a oi, compartilha apenas a torre, o terreno e a fibra dedicada com a vivo, o resto dos equipamentos é cada uma por si.
VIVO: 4G 1800 MHz, 3G 850 MHz e 2100 MHz, e 2G 850 MHz. (Antes de ativar o 4G tinha 2G em 1800, depois desligaram o 2G 1800).
OI: 2G 900 MHz (e só isso, nem 2G de 1800 da oi tem aqui).
TIM: 4G 1800 MHz, 2G 900 MHz (a TIM não tem 3G aqui)
CLARO: 3G 850 MHz e 2100 MHz, 2G 900 MHz e 1800 MHz (o 2G de 1800 só pega do lado da torre, é só ir um pouco mais pra longe que a rede troca pra 900 MHz).