[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Obviamente essa é uma pergunta bem ambigua e estritamente local. Porem em termos gerais, se a definição de torre utilizada for o local fisico(a torre em si) e não a ERB(o radio em si), sim é possivel de ter torres com 1gbps, porém ainda assim muito dificil - O espectro alocado na maioria dos casos é bem menor que 1gbps.
O mais padrão, em termos de banda maxima no espectro, é somente 150mbps (uma carrier com 20mhz).
Na situação perfeita a claro seria a unica capaz de levar 1gbps pro cliente (3xCA em 256QAM com 20mhz em cada carrier, sendo 400mbps por carrier) mas se nao me engane nao existe local cujo ela possua 60mhz de espectro total, logo até isso é impossivel.
Mas no caso o link que uma ERB recebe é + - isso, né? Nas ERB's (fibradas)... Principalmente em locais em que a rede é bastante utilizada (aqui por exemplo a Claro é bastante utilizadas e mesmo assim consigo velocidades altíssimas em uma única banda em horários de pico.) Então acredito que deve ser algo entorno disso. Além do mais, elas usam o mesmo link para todos os outros radios? 4G/3G/2G?
Alguém mais usa o CellMaper (Android) ?
Pois vi que no Rio e SP os dados são bem limitados sobre algumas operadoras.
Eu uso. Tenho mapeado alguns locais do RJ/SP com Claro e Vivo.
 
Mas no caso o link que uma ERB recebe é + - isso, né? Nas ERB's (fibradas)... Principalmente em locais em que a rede é bastante utilizada (aqui por exemplo a Claro é bastante utilizadas e mesmo assim consigo velocidades altíssimas em uma única banda em horários de pico.) Então acredito que deve ser algo entorno disso. Além do mais, elas usam o mesmo link para todos os outros radios? 4G/3G/2G?

Eu uso. Tenho mapeado alguns locais do RJ/SP com Claro e Vivo.
So depende de quantas frequencias a ERB transmite. O padrao de 2 frequencias em 64QAM @15mhz totaliza em miseros 300mbps no downlink, nao tem por que vir link gigabit, o throughput maximo do radio vai ser os 300mbps.
Por isso usei o exemplo da claro ali, em uma unica ERB ela eh que tem mais chances de necessitar link gigabit.

Claro nao quer dizer que o anel optico que alimenta nao seja gigabit, muitas ERBs tem o mesmo link, logo ele na fonte pode ser gigabit+, mas a ERB em si nao vai usar ele.
 
Mas no caso o link que uma ERB recebe é + - isso, né? Nas ERB's (fibradas)... Principalmente em locais em que a rede é bastante utilizada (aqui por exemplo a Claro é bastante utilizadas e mesmo assim consigo velocidades altíssimas em uma única banda em horários de pico.) Então acredito que deve ser algo entorno disso. Além do mais, elas usam o mesmo link para todos os outros radios? 4G/3G/2G?

Eu uso. Tenho mapeado alguns locais do RJ/SP com Claro e Vivo.

Sim, geralmente são links de 1Gbps ou mais, como por exemplo um anel de 10Gbps entre um grupo de ERBs.

Veja que cada setor somente com B7 de 20Mhz + MIMO 4x4 + 256QAM tem capacidade de quase 400Mbps. Como são 3 setores, só nessa banda já se demanda ~1200Mbps.
 
Sim, geralmente são links de 1Gbps ou mais, como por exemplo um anel de 10Gbps entre um grupo de ERBs.

Veja que cada setor somente com B7 de 20Mhz + MIMO 4x4 + 256QAM tem capacidade de quase 400Mbps. Como são 3 setores, só nessa banda já se demanda ~1200Mbps.
Ja conseguiu 4x4 na mesma frequencia? Aqui so vi 4x4 fazendo CA com outras frequencias. (galaxy s8)
So uma duvida mesmo para saber como ta a infra daqui
 
Ja conseguiu 4x4 na mesma frequencia? Aqui so vi 4x4 fazendo CA com outras frequencias. (galaxy s8)
So uma duvida mesmo para saber como ta a infra daqui

O MIMO 4x4 não depende de agregação. Pelo menos na Claro em 99% das vezes as eNB têm MIMO 4x4 na B7 e na B3 (se tiver a B3 tbm).
A banda 28 é MIMO 2x2 em todas as operadoras.

Pelo Network Signal Guru dá pra travar numa banda e verificar.
Exemplo da Claro 3+7:

Screenshot-20181203-165547.png
 
Parece que vai faltar frequências pra todas operadoras terem 5G no Brasil, segundo os cálculos aqui:

A Anatel quer licitar apenas 200 MHz em 3.5 GHz (3400 MHz - 3600 MHz) no modo TDD, e as melhores velocidades no 5G só são alcançadas com blocos de 100 MHz contíguos. Isso significa que por aqui, inicialmente apenas duas operadoras terão 5G (provavelmente Vivo e Claro, que são as que costumam pagar mais pelas licenças).

Se a Anatel resolver mudar de ideia e resolver licitar 300 MHz em 3.5 GHz (3300 - 3600), aí a TIM pode entrar também no 5G com seus 100 MHz.

E se a Anatel resolver licitar também 100 MHz na faixa de 2.3 GHz (2300 - 2400), que já é padronizada na China, a Oi pode entrar nessa frequência de 2.3 GHz.

Fora isso, existe a possibilidade de a Anatel futuramente também licitar a faixa de 4.5 GHz, com 600 MHz de largura de banda (4400 - 5000 MHz), o que ao meu ver, seria o ideal, pois das frequências baixas, é a que mais tem largura de banda, e como cada canal 5G de frequência baixa tem uma largura máxima permitida de 100 MHz, isso permitiria ou que 6 operadoras lançassem 5G, ou permitir o carrier aggregation nas atuais operadoras.

Por enquanto, levando em conta apenas as frequências baixas do 5G, teremos 400 MHz de banda no total, já com os 4.5 GHz, teremos 1000 MHz de banda de frequência baixa.

As frequências milimétricas (de 20 GHz pra cima), ainda não se sabe quando a anatel vai licitar, mas aí já estamos em desvantagem, pois a Banda Ka dos satélites (27,9 - 28.4 GHz) nos impede de usar a banda dos EUA pra 5G, que é de 28 GHz, com 3000 MHz de largura de banda (26500 MHz - 29500 MHz), eles (EUA) vão juntar as bandas de 28 GHz com os 26 GHz que o Brasil pretende usar, com 3250 MHz de largura de banda (24250 MHz - 27500 MHz). Por enquanto os EUA licitaram apenas 850 MHz de largura dessa banda, mas eles pretendem licitar mais em março.

Os Estados Unidos juntando essas frequências totalizarão 5250 MHz de largura de banda milimétrica pro 5G. O Brasil só terá mais largura de banda 5G que eles se a Anatel licitar também a faixa dos 39 GHz, com mais 3000 MHz de largura de banda (37000 MHz - 40000 MHz), o que totalizaria 6250 MHz. Mas isso só se os EUA resolverem não usar os 39 GHz pro 5G, pois se eles usarem, ficarão à frente de novo (aí os EUA ficarão com 8250 MHz de largura de banda pro 5G).

Lembrando que nas ondas milimétricas, acima de 20 GHz, o limite máximo de largura de banda por canal permitido tecnicamente pelo padrão 5G é de 400 MHz, o que permitirá, além de carrier aggregation, a possível entrada de novos competidores, pois nas ondas milimétricas, apesar de termos 2000 MHz de desvantagem pros EUA, ainda assim é bastante frequência pra isso.
 
Última edição:
Não tem chance de rolar MIMO 4x4 por aí?

Não porque é um impedimento físico mesmo. O comprimento de onda das frequências sub-1Ghz demanda um espaçamento maior entre as diferentes antenas para o funcionamento de um MIMO acima de 2x2.
Para a eNB não é problema atingir esse espaçamento, mas nos equipamentos móveis sim, pois teríamos que ter aparelhos maiores do que um tablet.
 
Não porque é um impedimento físico mesmo. O comprimento de onda das frequências sub-1Ghz demanda um espaçamento maior entre as diferentes antenas para o funcionamento de um MIMO acima de 2x2.
Para a eNB não é problema atingir esse espaçamento, mas nos equipamentos móveis sim, pois teríamos que ter aparelhos maiores do que um tablet.

Mas então as operadoras poderiam colocar 4 antenas para 700 MHz e fazer uma operação 4x2 MIMO. Existem outros ganhos por fazer isso, lembro inclusive que você uma figura ou uma tabela listando as vantagens.
 
Mas então as operadoras poderiam colocar 4 antenas para 700 MHz e fazer uma operação 4x2 MIMO. Existem outros ganhos por fazer isso, lembro inclusive que você uma figura ou uma tabela listando as vantagens.

Boa colocação, mas não sei o motivo. Suponho que os ganhos não justificam o investimento adicional necessário.
 
Quem é do ES e usa claro ou Tim, poderia informar se a cobertura está boa.
 
tem alguma forma de deixar conexão 4g estavel durante os downloads? Aqui fica variando muito de 3 mega até 50 megas. Queria que ficasse algo constantes em vez de ficar variando de forma tão brusca. Aqui eu uso um modem 4g vivo
 
Quem é do ES e usa claro ou Tim, poderia informar se a cobertura está boa.


Uso as duas. Acho a cobertura geral da Tim melhor que a da claro na GV e, principalmente, nas estradas.
Ja a Claro ganha em velocidade (4g+)

A tim nao tem 4G+ ainda na GV, entao a velocidade media fica entre 10 e 15mb de dia e até uns 30 fora dos horários de pico.

Ai so depende de qual sera seu uso e se vc vai se deslocar muito.

Ah sim, a tim melhorou muito (com o 4g banda 28) mas ainda tem alguns pontos complicados, como lugares muito fechados, mas nada grave.
 
Uso as duas. Acho a cobertura geral da Tim melhor que a da claro na GV e, principalmente, nas estradas.
Ja a Claro ganha em velocidade (4g+)

A tim nao tem 4G+ ainda na GV, entao a velocidade media fica entre 10 e 15mb de dia e até uns 30 fora dos horários de pico.

Ai so depende de qual sera seu uso e se vc vai se deslocar muito.

Ah sim, a tim melhorou muito (com o 4g banda 28) mas ainda tem alguns pontos complicados, como lugares muito fechados, mas nada grave.
Minha preferência é claro pq já tenho NET e meu uso é apenas o básico, rede social e navegar na internet.
Olha como esta o sinal de onde trabalho.
Coloquei o link pq fiz o upload pela celular e nunca sai certo
https://uploaddeimagens.com.br/imag...D-DD93-4C9A-841A-994A117DE778.jpeg?1550652785
 
Bom dia a todos.
Sou um tanto quanto leigo no assunto, mas gostaria de saber se posso melhorar a velocidade/estabilidade na conexão da TIM. Meu plano é o Beta, meu aparelho o Note 8, e de um tempo pra cá, tenho reparado que minha internet tem ficado muito lenta, principalmente quando muda para 4G+, fica muito ruim mesmo, vídeos não carregam, jogo online trava ou da muito lag, até a navegação em sites fica ruim.
Sou do RJ, DDD 21. Hj cedo por exemplo, estava parado na estação de trem do Maracanã, entrou o 4G+ e a página aqui do fórum não quis carregar. Só carregou na estação de São Cristóvão, sinal em 4G apenas. Em alguns testes de velocidade pelo App Speedtest, a velocidade de down não passa dos 10 Mbps, já de upload chega ao 30 Mbps.
 
Minha preferência é claro pq já tenho NET e meu uso é apenas o básico, rede social e navegar na internet.
Olha como esta o sinal de onde trabalho.
Coloquei o link pq fiz o upload pela celular e nunca sai certo
https://uploaddeimagens.com.br/imag...D-DD93-4C9A-841A-994A117DE778.jpeg?1550652785

A melhor forma é comprar um chip pré pago numa banca e testar durante uns 7 dias. Pode ser que o mapa de cobertura não reflita o sinal de fato (ou esteja desatualizado).
 
850 MHz pode ter uso secundário até ser relicitado no futuro, pois as outorgas de 850 MHz são as mais velhas, cujo prazo de validade das outorgas acabarão em dezembro de 2020:
http://www.telesintese.com.br/bandas-a-e-b-do-celular-poderao-ter-uso-nao-prioritario/
Isso quer dizer que haverá um leilão das frequências de 850Mhz? Caso sim, dessa vez a Oi poderia comprar essa frequência? as operadoras que n tem essa frequência para utilizar em alguns estados poderá comprar e ter o direito de utilizar?
 
Bom dia a todos.
Sou um tanto quanto leigo no assunto, mas gostaria de saber se posso melhorar a velocidade/estabilidade na conexão da TIM. Meu plano é o Beta, meu aparelho o Note 8, e de um tempo pra cá, tenho reparado que minha internet tem ficado muito lenta, principalmente quando muda para 4G+, fica muito ruim mesmo, vídeos não carregam, jogo online trava ou da muito lag, até a navegação em sites fica ruim.
Sou do RJ, DDD 21. Hj cedo por exemplo, estava parado na estação de trem do Maracanã, entrou o 4G+ e a página aqui do fórum não quis carregar. Só carregou na estação de São Cristóvão, sinal em 4G apenas. Em alguns testes de velocidade pelo App Speedtest, a velocidade de down não passa dos 10 Mbps, já de upload chega ao 30 Mbps.
Pelo que eu saiba, a TIM está limitando a velocidade no BETA, e aliada a uma rede que está virando altamente saturada causa tais sintomas.

TIM 4G Banda 3 - Teresina
Ignore o Vivo, está no SIM1.
4707618921.png


Quando você vê um teste no 4G com o upload maior que o download você já deve perceber o quão saturada está a ERB em questão.

A melhor alternativa é o 4G+ da Claro, onde vemos muitos relatos positivos.

E por último, 3G da TIM está mais rápido que o 4G.
4707625280.png
 
Pelo que eu saiba, a TIM está limitando a velocidade no BETA, e aliada a uma rede que está virando altamente saturada causa tais sintomas.

TIM 4G Banda 3 - Teresina
Ignore o Vivo, está no SIM1.
4707618921.png


Quando você vê um teste no 4G com o upload maior que o download você já deve perceber o quão saturada está a ERB em questão.

A melhor alternativa é o 4G+ da Claro, onde vemos muitos relatos positivos.

E por último, 3G da TIM está mais rápido que o 4G.
4707625280.png
Infelizmente cada dia que passa está ficando pior, lembro que a um tempo atrás não era assim, nao existia essa limitação que parece não deixar passar dos 10Mbps, ficava até fazendo comparações com minha internet fixa quando era de 35Mb, muitas das vezes passava essa velocidade.
Só não troco de operadora devido ao plano Beta, pois consumo muita internet na rua e os 20Gb me atendem bem.
 
Pelo que eu saiba, a TIM está limitando a velocidade no BETA, e aliada a uma rede que está virando altamente saturada causa tais sintomas.

TIM 4G Banda 3 - Teresina
Ignore o Vivo, está no SIM1.
4707618921.png


Quando você vê um teste no 4G com o upload maior que o download você já deve perceber o quão saturada está a ERB em questão.

A melhor alternativa é o 4G+ da Claro, onde vemos muitos relatos positivos.

E por último, 3G da TIM está mais rápido que o 4G.
4707625280.png

Tenho um teste do TIM Beta aqui, de Maio/2018, aparece escrito Vivo mas é da TIM, não parece haver limitação nesse plano.
3932326881.png
 
Infelizmente cada dia que passa está ficando pior, lembro que a um tempo atrás não era assim, nao existia essa limitação que parece não deixar passar dos 10Mbps, ficava até fazendo comparações com minha internet fixa quando era de 35Mb, muitas das vezes passava essa velocidade.
Só não troco de operadora devido ao plano Beta, pois consumo muita internet na rua e os 20Gb me atendem bem.
Eu também não troco por esse motivo, mas eu acho que colocaram alguma limitação, porque nunca mais consegui mais que 20Mbps nos testes, já testei em diversos locais e nada.
Política ruim essa da TIM.

Tenho um teste do TIM Beta aqui, de Maio/2018, aparece escrito Vivo mas é da TIM, não parece haver limitação nesse plano.
3932326881.png
Você não teria algum mais recente? Eu acho que essa limitação deve ter uns 4-5 meses, nessa época acredito que estivesse normal ainda.

----
O teste começa lá em cima, dando 19-20Mbps e vai caindo até chegar nisso:
4708766293.png
 
Eu também não troco por esse motivo, mas eu acho que colocaram alguma limitação, porque nunca mais consegui mais que 20Mbps nos testes, já testei em diversos locais e nada.
Política ruim essa da TIM.


Você não teria algum mais recente? Eu acho que essa limitação deve ter uns 4-5 meses, nessa época acredito que estivesse normal ainda.

----
O teste começa lá em cima, dando 19-20Mbps e vai caindo até chegar nisso:
4708766293.png
O meu tb fica assim, como disse anteriormente e reforçando o que vc disse, essa limitação deve ter sido implementada a uns 4-5 meses mesmo.

Offtopic: pergunta de noob :), como faço para postar esses testes de velocidade nesse formato?
Edit: meio que descobri como rsrsrsrs.
olha o meu
4708943103.png
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo