[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Não sei qual o problema da Claro em São Luís.

O 4G fica variando entre as bandas, 7, 28.
A 28 mesmo com sinal forte, cai pra 7.
Sem contar que direto cai para o 3G, e isso tá ferrando a bateria do meu aparelho.

Acho que essa rede tá mais adaptada para o 4G+ do que o 4G comum.

Isso é normal na Claro - em Salvador acontece a mesma coisa, com a B7, a B3 e a B28, inclusive a transição pro 3G. Mas não tenho observado maior gasto de bateria em função disso.

O negócio está mais complicado aqui no DF, onde dentro de casa está presa na B7 que parece que está mal ajustada... Constantemente o asu cai para 0, e aí sim que o gasto de bateria fica feio. Até botei o 3G como padrão em função disso.
 
Pessoal do RJ poderia me dizer como é a qualidade da Oi no 4G? Ela está com planos bem agressivos, mas não conheço ninguém que use.
No metrô, por ser subterrâneo, nenhuma operadora funciona bem.
Na rua, a oi está bem razoável. Locais que o sinal da oi fica ruim, o das outras também fica.
No meu apto, no Flamengo, o sinal 4G da OI não deu as caras. O 3G e o 2G pegam no máximo. Já o da claro não chega 2G, nem 3G nem 4G. Nada. O da vivo chegam todos 2,3,4G com razoável intensidade. Idem tim, um pouco mais forte.
Já minha mãe, q também mora no Flamengo, não tem sinal de NENHUMA operadora.
 
Alguns meses atrás fiz um trajeto no metrô do RJ e acredito que a Claro seja a melhor para quem gosta de usar internet por lá. Fui da Central até Jardim Oceânico (demorou algo em torno de 50 minutos sem sair do vagão) a Claro funcionou com 3G em grande parte do trajeto e 4G de Siqueira Campos até Jardim Oceânico, só morreu na parte mais profunda. De São Conrado até Jardim Oceânico, a Claro é a única que funciona, provavelmente por conta do contrato com as olimpíadas de 2016. Vivo funciona de forma razoável no trajeto, mas apenas 3G, Tim praticamente não funciona no trajeto inteiro, Oi em poucas estações. Nextel funcionava antigamente quando usava roaming com a Vivo, porém agora eu acho que não funciona mais. Eu realmente não sei como a Tim ainda não colocou uma rede lá, apesar de ter diversas reclamações sobre isso. O mais engraçado é que um tempo atrás a Tim tinha várias propagandas dentro das estações do metro mas não tinha sinal, nem mesmo debaixo da propaganda.
 
A Claro agora no final de fevereiro aumentou o valor da internet diária de 100 MB de R$ 1,39 para 1,49. Nos DDDs que era 99 centavos ela conservou o valor.

Sacanagem isso, acho que vou migrar para o pacote de 200 MB, que continua R$ 1,99.


No metrô, por ser subterrâneo, nenhuma operadora funciona bem.

Eu pessoalmente me impressiono com o pessoal esperando ter sinal nas partes subterrâneas dos metrôs. Dos que eu já passei, que são os de Salvador e de Brasília, nunca peguei sinal algum.
 
A Claro agora no final de fevereiro aumentou o valor da internet diária de 100 MB de R$ 1,39 para 1,49. Nos DDDs que era 99 centavos ela conservou o valor.

Sacanagem isso, acho que vou migrar para o pacote de 200 MB, que continua R$ 1,99.




Eu pessoalmente me impressiono com o pessoal esperando ter sinal nas partes subterrâneas dos metrôs. Dos que eu já passei, que são os de Salvador e de Brasília, nunca peguei sinal algum.

Metrô de SP já tem boa cobertura nos túneis. Exceto a Oi.
 
A Claro agora no final de fevereiro aumentou o valor da internet diária de 100 MB de R$ 1,39 para 1,49. Nos DDDs que era 99 centavos ela conservou o valor.

Sacanagem isso, acho que vou migrar para o pacote de 200 MB, que continua R$ 1,99.




Eu pessoalmente me impressiono com o pessoal esperando ter sinal nas partes subterrâneas dos metrôs. Dos que eu já passei, que são os de Salvador e de Brasília, nunca peguei sinal algum.

O subterraneo dos Metros estão cheios de "clientes" que geram receita, as operadoras tem total interesse em realizar a cobertura indoor (como já fazem em Shopping Centers) mas normalmente esbaram em burocracias de uma empresa estatal.
 
Eu pessoalmente me impressiono com o pessoal esperando ter sinal nas partes subterrâneas dos metrôs. Dos que eu já passei, que são os de Salvador e de Brasília, nunca peguei sinal algum.

Metrô de SP já tem boa cobertura nos túneis. Exceto a Oi.

Tem que ver a questão da telemetria dos sistemas de tráfego ferroviário, até por que esse tipo de intervenção, fora a primeira questão, tem que ser feita nas madrugadas em sistemas ferroviários alimentados por 3º trilho, já catenária pode ser feito em qualquer horário caso não haja prejuízo ao tráfego.
Mas sinceramente, já vi alguns furtos rolando nos trens da Supervia e acho que seria um baita de um favor que não funcionasse, você entra dentro de um trem e tá todo mundo de cabeça baixa olhando pro grande irmão, o trem chega que fica em silêncio, ninguém mais conversa, sabem esse tipo de coisas?
Mas pro caso de funcionar plenamente, teria que rolar um ran sharing forte entre as operadoras pra facilitar o desimpedimento burocrático e a questão da interferência da comunicação de tráfego.
 
Acontece isso pq na Claro a B7 ta como prioridade total, mesmo a B28 com sinal forte se tiver como se conectar a B7, Ele vai.

Isso é normal na Claro - em Salvador acontece a mesma coisa, com a B7, a B3 e a B28, inclusive a transição pro 3G. Mas não tenho observado maior gasto de bateria em função disso.

O negócio está mais complicado aqui no DF, onde dentro de casa está presa na B7 que parece que está mal ajustada... Constantemente o asu cai para 0, e aí sim que o gasto de bateria fica feio. Até botei o 3G como padrão em função disso.
Eu iria até abrir uma reclamação, mas sabemos como é a Claro.

Aqui ela tem praticamente a mesma quantidade de ERBs que as outras tanto no 3G como no 4G, não deveria estar acontecendo essas quedas para o 3G.

Mas já que você disse que é um comportamento normal, só resta lamentar, pq nem na Vivo e na TIM vejo isso ocorrendo nas capitais.
 
Eu iria até abrir uma reclamação, mas sabemos como é a Claro.

Aqui ela tem praticamente a mesma quantidade de ERBs que as outras tanto no 3G como no 4G, não deveria estar acontecendo essas quedas para o 3G.

Mas já que você disse que é um comportamento normal, só resta lamentar, pq nem na Vivo e na TIM vejo isso ocorrendo nas capitais.

Pessoalmente não acho que isso seja um problema tão crucial assim. O 3G da Claro na minha experiência já é suficientemente rápido. É melhor essas quedas pro 3G do que um sinal que fica no 4G a todo custo e cujo desempenho é fraco.

Então no final das contas o que muda é só um ícone.
 
Pessoalmente não acho que isso seja um problema tão crucial assim. O 3G da Claro na minha experiência já é suficientemente rápido. É melhor essas quedas pro 3G do que um sinal que fica no 4G a todo custo e cujo desempenho é fraco.

Então no final das contas o que muda é só um ícone.
Pior que quando cai para o 3G, as vezes demorava pra os dados móveis ativarem, e eu percebia um certo delay até para enviar mensagens pelo WhatsApp pelo 3G.

Mas se o 3G aqui fosse bom, eu nem esquentaria a cabeça, problema que é horrível mesmo.
O motivo, eu não sei o porquê.

Nessas quedas do 4G pro 3G já passei a ficar alguns minutos sem conexão.
 
Eu iria até abrir uma reclamação, mas sabemos como é a Claro.

Aqui ela tem praticamente a mesma quantidade de ERBs que as outras tanto no 3G como no 4G, não deveria estar acontecendo essas quedas para o 3G.

Mas já que você disse que é um comportamento normal, só resta lamentar, pq nem na Vivo e na TIM vejo isso ocorrendo nas capitais.
talvez se a Claro ativar o B3 no 4G os problemas desse tipo diminuiriam, talvez eu abriria uma reclamação cobrando a ativação da B3, já que a B7 e B28 estão ativas..
 
Pior que quando cai para o 3G, as vezes demorava pra os dados móveis ativarem, e eu percebia um certo delay até para enviar mensagens pelo WhatsApp pelo 3G.

Mas se o 3G aqui fosse bom, eu nem esquentaria a cabeça, problema que é horrível mesmo.
O motivo, eu não sei o porquê.

Nessas quedas do 4G pro 3G já passei a ficar alguns minutos sem conexão.

Já tive isso de ficar sem conexão, mas ultimamente tem sido bem raro.

talvez se a Claro ativar o B3 no 4G os problemas desse tipo diminuiriam, talvez eu abriria uma reclamação cobrando a ativação da B3, já que a B7 e B28 estão ativas..

Problema que não é em todo lugar que a Claro tem sobra de espectro na B3.
 
Pior que quando cai para o 3G, as vezes demorava pra os dados móveis ativarem, e eu percebia um certo delay até para enviar mensagens pelo WhatsApp pelo 3G.

Mas se o 3G aqui fosse bom, eu nem esquentaria a cabeça, problema que é horrível mesmo.
O motivo, eu não sei o porquê.

Nessas quedas do 4G pro 3G já passei a ficar alguns minutos sem conexão.
Sei como é que funciona, aqui acontece isso na transição do 3G na B1 para a B5.
 
Já tive isso de ficar sem conexão, mas ultimamente tem sido bem raro.



Problema que não é em todo lugar que a Claro tem sobra de espectro na B3.
Aqui em PE, a Claro tem espectro de sobra?
 
Sou da Capital, faço testes pela zona sul, centro e tijuca.. ela pega bem somente externamente, entrou em qualquer lugar que seja vai para 2g, 3g que muitas vezes não navega ou fica completamente sem sinal, no metro linha 1 ela fica sem sinal tambem como a tim, (lá voce vai ter bom sinal somente da claro seguido pela vivo)
sobre velocidade do 4g ela fica igual ou acima da tim (tim tem caido demais as taxas de download)

* em alguns locais aleatorios, mesmo voce estando parado com o 4g da oi cheio, do nada cai para 3g ou fica sem qualquer sinal (ultima vez que efetuei testes nela foi semana passada)
Valeu pela resposta, no momento uso a Tim e Claro e tenho que falar a Tim está uma merda.
 
Somente 10 MHz. Daria até para utilizar 5 deles, o que proporcionaria uma capacidade de aproximadamente 38 Mbps no 4G ou 100 Mbps no 4.5G.
não pode deixar 3Mhz de sobra pro 2G? e usar os 900Mhz de apoio,
aí ficava 7Mhz pro 4G, 3Mhz pro 2G e 900Mhz,
por exemplo aqui em Porto de Galinhas nas erbs que tem a B3, parece que a Claro usa 10Mhz, ou é algum erro do site da anatel.
 
não pode deixar 3Mhz de sobra pro 2G? e usar os 900Mhz de apoio,
aí ficava 7Mhz pro 4G, 3Mhz pro 2G e 900Mhz,
por exemplo aqui em Porto de Galinhas nas erbs que tem a B3, parece que a Claro usa 10Mhz, ou é algum erro do site da anatel.

Não existe portadora LTE com 7Mhz, então não faria sentido alocar esse espectro no LTE se não dá para utilizar. Por aqui a Claro também só tem 10Mhz na B3, e coloca 5Mhz no LTE (MIMO 4x4 + 256QAM) e os 5Mhz restantes no 2G.

No Spectrum-E consta o licenciamento das frequências em si, e não a tecnologia que está empregada. Se eu consultar aqui retorna a mesma coisa: 10Mhz, porém a ocupação desse espectro se dá como falei acima.
 
Não existe portadora LTE com 7Mhz, então não faria sentido alocar esse espectro no LTE se não dá para utilizar. Por aqui a Claro também só tem 10Mhz na B3, e coloca 5Mhz no LTE (MIMO 4x4 + 256QAM) e os 5Mhz restantes no 2G.

No Spectrum-E consta o licenciamento das frequências em si, e não a tecnologia que está empregada. Se eu consultar aqui retorna a mesma coisa: 10Mhz, porém a ocupação desse espectro se dá como falei acima.
Lá no Scpectrum-E se vc reparar em uma das colunas, vc consegue diferenciar quando é a tecnologia 2G e a tecnologia 4G, descobri isso comparando com os dados que aparecem nas colunas da frequência de 700Mhz, é só comparar com os dados das frequencias de 1800 e vc vai notar que as duas são diferentes, com isso pude concluir que há ERBs com B3 em 5Mhz aqui na VIVO e 10Mhz na Claro tudo no 4G, o curioso é que a Claro ta usando 5Mhz na B1 no 3G e 5Mhz na B5 no 3G, tmb pude notar que usam 2,5Mhz de Up nessas duas frequências 3G, essa informação bate?
5Mhz na B1 e 5Mhz na B5?

Outro exemplo? coloque a B7 da Claro e vc irá notar que ela começa com o numero "20" dando a crer que seria os 20Mhz de banda.
 
Ainda não consegui identificar em quais ERBs de 1800Mhz a Oi ta usando 4G no Spectrum-E, mas TIM, Claro e Vivo já ficou fácil, apesar de não ser dados 100% certos, maioria bate com o que eu consegui conectar, só não consigo comprovar a Largura de banda já que meu aparelho não permite visualizar essas infos, mas as ERBs que consegui distinguir 1800 2G e 4G, realmente está com LTE na B3.
 
Tem que ver a questão da telemetria dos sistemas de tráfego ferroviário, até por que esse tipo de intervenção, fora a primeira questão, tem que ser feita nas madrugadas em sistemas ferroviários alimentados por 3º trilho, já catenária pode ser feito em qualquer horário caso não haja prejuízo ao tráfego.
Mas sinceramente, já vi alguns furtos rolando nos trens da Supervia e acho que seria um baita de um favor que não funcionasse, você entra dentro de um trem e tá todo mundo de cabeça baixa olhando pro grande irmão, o trem chega que fica em silêncio, ninguém mais conversa, sabem esse tipo de coisas?
Mas pro caso de funcionar plenamente, teria que rolar um ran sharing forte entre as operadoras pra facilitar o desimpedimento burocrático e a questão da interferência da comunicação de tráfego.

Em São Paulo a questão foi mais monetária mesmo. Pelas notícias o metrô queria uma grana surreal para ceder o espaco para uso. Atrasou demais a implementação.
Eles fazem manutenção da rede todas as noites, então acho que nao seria um super entrave.
O mesmo ocorreu com alguns estádios da época de copa. A diferença é que você consegue atender com antenas próximas ou temporária, diferente do metrô subterrâneo.
Não uso mais transporte diário, mas faz muita diferença quando você passa duas horas do seu dia sem rede.
 
aviso ao senhores passageiros que utilizam a tim, desliguem seus aparelhos que estão rodando o cellmaper durante o voo :bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:
Fico imaginando como funciona o sinal de telefone sobrevoando, já que estamos em cima da torre e levando em consideração que as torres funcionam como efeito guarda chuva, então talvez não tivesse sinal, mas esse caso aí do cellmaper mostrou algo diferente.. rs
 
Fico imaginando como funciona o sinal de telefone sobrevoando, já que estamos em cima da torre e levando em consideração que as torres funcionam como efeito guarda chuva, então talvez não tivesse sinal, mas esse caso aí do cellmaper mostrou algo diferente.. rs

o sinal tb erradia para cima, um pouco mas erradia.

e isso de ter sinal em voo ocorre principalmente nas regiões que possuem muitas erbs, pq n basta ter um antena mandando o sinal pra cima (nem que seja o minimo pra cima) tem que ver tb a distancia, se pegar nessa rota ae que o avião fez, deve ter percorrido mais de 10KM em poucos minutos.
 
o sinal tb erradia para cima, um pouco mas erradia.

e isso de ter sinal em voo ocorre principalmente nas regiões que possuem muitas erbs, pq n basta ter um antena mandando o sinal pra cima (nem que seja o minimo pra cima) tem que ver tb a distancia, se pegar nessa rota ae que o avião fez, deve ter percorrido mais de 10KM em poucos minutos.

Eu acho que depende mais da potência do que quantidade. O mais impressionante é rádio, pega que é uma beleza, por isso que aviação utiliza frequências semelhantes. Na época que não se tinha entretenimento a bordo, era uma maravilha, rs.
Lembro-me no acidente da TAM em congonhas em 2007, tinha dois amigos em vôo da gol que saia no mesmo horário de poa. Devido ao acidente não se tinha notícias, o povo ficou sabendo do fechamento do espaço aéreo e do acidente porque o avião ficou em espera muito tempo e o povo ligou o celular em vôo, dá-lhe SMS. Claro que depois o piloto avisou e tal.
Mas foi um evento que eu fiquei impressionado como pegava o sinal em "vôo".
 
Pior que quando cai para o 3G, as vezes demorava pra os dados móveis ativarem, e eu percebia um certo delay até para enviar mensagens pelo WhatsApp pelo 3G.

Mas se o 3G aqui fosse bom, eu nem esquentaria a cabeça, problema que é horrível mesmo.
O motivo, eu não sei o porquê.

Nessas quedas do 4G pro 3G já passei a ficar alguns minutos sem conexão.

Postei um tempo atrás o mesmo problema que você, o celular fica em 4G e 4G+ oscilando e quando vou navegar cai para o H+.
Abri reclamação na anatel e a Claro respondeu que no local onde isso ocorre tem sombra de sinal.
Detalhe que tem uma torre da Claro dentro da empresa que trabalho.
Caso consiga alguma solução e puder compartilhar eu agradeço
 
Lá no Scpectrum-E se vc reparar em uma das colunas, vc consegue diferenciar quando é a tecnologia 2G e a tecnologia 4G, descobri isso comparando com os dados que aparecem nas colunas da frequência de 700Mhz, é só comparar com os dados das frequencias de 1800 e vc vai notar que as duas são diferentes, com isso pude concluir que há ERBs com B3 em 5Mhz aqui na VIVO e 10Mhz na Claro tudo no 4G, o curioso é que a Claro ta usando 5Mhz na B1 no 3G e 5Mhz na B5 no 3G, tmb pude notar que usam 2,5Mhz de Up nessas duas frequências 3G, essa informação bate?
5Mhz na B1 e 5Mhz na B5?

Outro exemplo? coloque a B7 da Claro e vc irá notar que ela começa com o numero "20" dando a crer que seria os 20Mhz de banda.
 
Ainda não consegui identificar em quais ERBs de 1800Mhz a Oi ta usando 4G no Spectrum-E, mas TIM, Claro e Vivo já ficou fácil, apesar de não ser dados 100% certos, maioria bate com o que eu consegui conectar, só não consigo comprovar a Largura de banda já que meu aparelho não permite visualizar essas infos, mas as ERBs que consegui distinguir 1800 2G e 4G, realmente está com LTE na B3.

Na verdade a coluna "Emissão" é apenas uma expectativa de como a operadora ocuparia o espectro pela largura de banda de uma tecnologia, não reflete de fato o que acontece, principalmente quando duas tecnologias estão na mesma faixa (exemplo 2G+4G na B3).

No 4G, se olhar a da B7 realmente bate. Repare que começa com "20M" a Claro/Vivo e "10M" TIM/Oi, afinal elas tem 20Mhz e 10Mhz.
No 3G, "5M" é o tamanho de cada portadora 3G e por isso aparece assim.
Já no 2G começa com "200K", mas veja que não é bem assim, pois se pegar o exemplo da TIM e Claro, em 1800Mhz no Spectrum consta "200K", mas na verdade naquele espectro não tem mais só 2G, e sim 2G+4G.

Obs: A Vivo coloca LTE em 10Mhz na B3 e põe o 2G nas bandas de guarda do 4G.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo