[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Galera, alguém já tentou sair do CGNAT com operadoras de rede móvel? Tenho o plano claro internet de 120 gb e o roteador agora só pega ip 10.xxx.xxx.... já mudei apn e a bandas e nada
 
O billing da Claro é uma piada.

Os caras agora colocaram o pacote diário de 100 MB a R$ 1,49... Mas as renovações consecutivas ficam a R$ 1,39... Uma hora manda a mensagem dizendo que é R$ 1,49, outra a R$ 1,39... Mas quando você olha no histórico, o primeiro pacote do dia desconta R$ 1,49 e as renovações a R$ 1,39.

Um outro detalhe é relativo ao horário da renovaçāo dos pacotes, incluindo os pacotes diários. Eles não ocorrem à meia noite, mas sim em algum momento entre às 3 e as 4 da manhā.

Por fim, a linha que eu tenho no plano Controle teve o plano alterado do Controle 3,5 GB para o Controle Play 5 GB.

Só que o plano antigo era 59,99 por mês, e o novo é anunciado por R$ 79,99. Daí quando olho a fatura agora os espertos botaram um desconto de 16 reais, ficando por R$ 63,99.

Obs: A Vivo coloca LTE em 10Mhz na B3 e põe o 2G nas bandas de guarda do 4G

Nāo tinha visto isso. Pra mim que a Vivo estava usando 5 MHz na B5.
 
Nāo tinha visto isso. Pra mim que a Vivo estava usando 5 MHz na B5.

Onde ela possui licença na B5 também tem 2G nela.

Mas ela faz um refarming mais agressivo na B3, deixando o mínimo para o 2G. Poderia fazer o mais comum de 5mhz no LTE + 5mhz no 2G, a exemplo da TIM e Claro.
 
Galera, alguém já tentou sair do CGNAT com operadoras de rede móvel? Tenho o plano claro internet de 120 gb e o roteador agora só pega ip 10.xxx.xxx.... já mudei apn e a bandas e nada

Complicado. Mas CGNAT aí não tem nada a ver com configuração e APN e muito menos de banda. Acho bem difícil sair do CGNAT nesses casos. Aliás, por que você quer sair do CGNAT?

Onde ela possui licença na B5 também tem 2G nela.

Mas ela faz um refarming mais agressivo na B3, deixando o mínimo para o 2G. Poderia fazer o mais comum de 5mhz no LTE + 5mhz no 2G, a exemplo da TIM e Claro.

Quis dizer que achava que a Vivo tinha matado o 2G na B3 e só deixado 5 MHz para o mesmo na B5. Mas enfim.

Pelo visto aparelhos que não sāo quadribanda ainda conseguem funcionar no 2G da Vivo. Impressionante.
 
Complicado. Mas CGNAT aí não tem nada a ver com configuração e APN e muito menos de banda. Acho bem difícil sair do CGNAT nesses casos. Aliás, por que você quer sair do CGNAT?

Realmente é por um motivo bem fútil mesmo. Na verdade, totalizando os bonus, brigas e ameaças eu tenho uns 350 gb de franquia nesse plano. De vez enquanto eu uso uma parte para melhorar o ratio em uns trackes, o upload bate 40m, mas agora com cgnat não to conseguindo abrir as portas. Fiz uma reclamação pelo telefone, vamos ver no que vai dar.
 
^^ As respostas que a Claro dá nos seus atendimentos são de um know how que parecem ter saído de um seriado de adult swim... Eu fico me perguntando como é que os caras de um certo canal do Youtube ainda não fizeram uma paródia com isso.

O billing da Claro é uma piada.

Os caras agora colocaram o pacote diário de 100 MB a R$ 1,49... Mas as renovações consecutivas ficam a R$ 1,39... Uma hora manda a mensagem dizendo que é R$ 1,49, outra a R$ 1,39... Mas quando você olha no histórico, o primeiro pacote do dia desconta R$ 1,49 e as renovações a R$ 1,39.

Não era melhor dar um bônus de franquia a cada renovação?
 
Postei um tempo atrás o mesmo problema que você, o celular fica em 4G e 4G+ oscilando e quando vou navegar cai para o H+.
Abri reclamação na anatel e a Claro respondeu que no local onde isso ocorre tem sombra de sinal.
Detalhe que tem uma torre da Claro dentro da empresa que trabalho.
Caso consiga alguma solução e puder compartilhar eu agradeço
O problema é ter coragem de reclamar contra a Claro, eles nunca estão errados, só a gente que abre a reclamação.
 
As respostas que a Claro dá nos seus atendimentos são de um know how que parecem ter saído de um seriado de adult swim.

Cara, depois que abri um reclamação no consumidor.gov.br contra a Claro sobre a conexão 4g na banda 3 estava horrível na região que moro e a atendente dizer que no sistema estava tudo ok e que provavelmente eu devia estar em uma área de sombra, como por exemplo EMBAIXO DE UMA ÁRVORE, larguei de mão.

Confundir área de sombra com sombra de árvore foi demais até pra mim, que sou leigo no assunto.
 
Amigos, fiz um teste de velocidade na Claro e obtive 107 Mbps de download no resultado, conforme print abaixo. Embora meu celular não apresente o ícone do 4g+, poderíamos concluir que por essa velocidade ele já está operando com agregação de canais ou alguém aqui já conseguiu resultados assim sem ser no LTE Advanced?
IMG-20190305-035639.jpg
 
Amigos, fiz um teste de velocidade na Claro e obtive 107 Mbps de download no resultado, conforme print abaixo. Embora meu celular não apresente o ícone do 4g+, poderíamos concluir que por essa velocidade ele já está operando com agregação de canais ou alguém aqui já conseguiu resultados assim sem ser no LTE Advanced?
IMG-20190305-035639.jpg
4G normal.

Já consegui essa mesma velocidade em 2017 no meu antigo Redmi Note 4, Banda 7 e 20MHz.
 
Amigos, fiz um teste de velocidade na Claro e obtive 107 Mbps de download no resultado, conforme print abaixo. Embora meu celular não apresente o ícone do 4g+, poderíamos concluir que por essa velocidade ele já está operando com agregação de canais ou alguém aqui já conseguiu resultados assim sem ser no LTE Advanced?
IMG-20190305-035639.jpg

não, na rede da claro dependendo da cidade que vc estiver apenas com a B7 bate este velocidade. isso é o beneficio do 20Mhz da B7 + mimo 4x4 que eles fazem, se agregar outras frequências nessa msm erb que vc esta conectado certamente vai passar fácil dos 160Mb de download.
 
Aquele caso de Uruguaiana no RS em que a Ministério Publico Federal exigiu que a TIM ativasse o 3G em todas as ERBs foi iniciativa por parte dos moradores da cidade?

Aqui na região de porto de galinhas havia uma comunidade de 30k de habitantes que só tinha cobertura da claro, e somente 2G, a Claro ativou o 3G e 4G nessa ERB, um vereador dessa comunidade se vangloriou mostrando que isso foi mais um pedido dele para ajudar a população, mas será que não foi apenas coincidência? a Claro está ativando o 3G e 4G em grande parte das erbs somente 2G, um pedido de um vereador pode fazer com que as operadores tomem medidas para melhorar a cobertura na região?

ainda não tive a oportunidade de testar a Claro nessa comunidade pois fica fora da minha rota, esqueci de mencionar que a VIVO tem uma ERB 3G lá, somente 3G(sem 2G ou 4G), mas segundo alguns moradores o sinal da Claro e da VIVO são péssimos(creio que se referem a qualidade da conexão) pois pelos meus cálculos, a altura da torre é muito boa e suficiente para cobrir a comunidade, acredito que o problema seja rede sobrecarregada ou pode ser apenas reclamações fúteis, pois são pessoas que sequer sabem a diferença entre 2G, 3G e 4G.
 
Lembrei de uma vez em que eu estava num curso de informática e um dos meus colegas perguntou ao outro pq a internet tava lenta, aí o outro perguntou "vê se tá no 3G"

só lembro do outro colega perguntando "como sei se está em 3G?"
eu juro que no lugar de outro colega nem me daria ao trabalho de ter que explicar, isso é algo surreal pra um jovem que está cursando a área da tecnologia não saber, é por isso que as operadoras cagam na cara da população, 90% quando vai reclamar não sabe nem doq vai falar.
 
Última edição:
^^ As respostas que a Claro dá nos seus atendimentos são de um know how que parecem ter saído de um seriado de adult swim... Eu fico me perguntando como é que os caras de um certo canal do Youtube ainda não fizeram uma paródia com isso.



Não era melhor dar um bônus de franquia a cada renovação?

A Claro é terrível pra isso que chega dar nojo. Minha conta desse mês veio com o valor errado.

Já logo reclamei na Anatel e eles me ligaram falando q era culpa de uma mudança de preços dos pacotes dos dependentes.

O mais hilário que olhando no regulamento, os dependentes tem exatamente o mesmo preço. Pedi o cancelamento da multa de rescisão, então a moça falou que vai acompanhar meu caso e mês que vem, receberia respostas.
 
O @perubira notou no Cellmapper que a Claro ativou 4g na B5 na regiao de Sorocaba/SP.

Também, o hotel Fasano Fazenda Boa Vista deve ter a maior concentração de Apple Watch por m2 do Brasil...

A Claro reserva o 4g na B5 quase exclusivamente para uso do relógio.

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...d=0&mapType=custom_map&showSectorColours=true

Inclusive acho foi meu usuário que descobriu essa banda, voltei gravando no caminho de volta do trabalho justo ontem e passo na frente do condomínio.
 
Deve ser por essas e outras que não querem leilão de frequência agora, já tem a principio as bandas 1,3,5,7,28 para usar o 4G.
Apesar que ainda acho que no caso da Claro o voLTE ainda faz uma falta absurda nas principais cidades.

O @perubira notou no Cellmapper que a Claro ativou 4g na B5 na regiao de Sorocaba/SP.

Também, o hotel Fasano Fazenda Boa Vista deve ter a maior concentração de Apple Watch por m2 do Brasil...

A Claro reserva o 4g na B5 quase exclusivamente para uso do relógio.

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...d=0&mapType=custom_map&showSectorColours=true
 
Deve ser por essas e outras que não querem leilão de frequência agora, já tem a principio as bandas 1,3,5,7,28 para usar o 4G.
Apesar que ainda acho que no caso da Claro o voLTE ainda faz uma falta absurda nas principais cidades.
a claro seja a ser cômica, eles priorizam o 4g em tudo mas deixaram pra tras ativar o ipv6 na rede e o volte :haha:

na boa msm, ipv6 pode ate passar batido, mas o volte n da. aqui em bh tem locais de buraco da rede 2g e 3g aonde o 4g funciona estourando em qualidade mas se vc receber 1 ligação se quer :haha:
 
voLTE é uma necessidade, fora o pula pula 3G/4G que já passou da hora.
So entrar uma ligação que a conexão de dados fica aquela vergonha.
A questão do ipv6 deve depender da rede principal que é compartilhada (NET, CLARO E EMBRATEL), essa por sinal parece que esta sendo unificada totalmente.

a claro seja a ser cômica, eles priorizam o 4g em tudo mas deixaram pra tras ativar o ipv6 na rede e o volte :haha:

na boa msm, ipv6 pode ate passar batido, mas o volte n da. aqui em bh tem locais de buraco da rede 2g e 3g aonde o 4g funciona estourando em qualidade mas se vc receber 1 ligação se quer :haha:
 
a claro seja a ser cômica, eles priorizam o 4g em tudo mas deixaram pra tras ativar o ipv6 na rede e o volte :haha:

na boa msm, ipv6 pode ate passar batido, mas o volte n da. aqui em bh tem locais de buraco da rede 2g e 3g aonde o 4g funciona estourando em qualidade mas se vc receber 1 ligação se quer :haha:
"prioriza o 4g em tudo" mas deixa de ativar a B28 nas ERBs, deixa de ativar a B3 nas regiões que tem a banda disponivel, esse priorização deles é só na falácia, em Recife no ano de 2018 fizeram o milagre de ativar a B7 em TODAS as ERBs, lembro que no início de 2018 tinha 172 torres 3G e 140 torres 4G, no metade do ano de 2018 já tinham 181 torres 3G e 184 torres 4G, isso é um milagre, sabe qual o curioso disso tudo? na época a B28 já estava liberada, inclusive a TIM já tinha 90% das ERBs com a B28 ativa (fora que a B28 foi liberada antes mesmo do apagão analógico em 2017, pois a faixa UHF acima do 52 já estava livre) ou seja, dava muito bem pra claro ativar a B7 junto com a B28.

a Claro conseguiu o milagre de ativar várias torres 4G com a B7 e pq não ativar a B28? ou pq não ativar a B3?
 
"prioriza o 4g em tudo" mas deixa de ativar a B28 nas ERBs, deixa de ativar a B3 nas regiões que tem a banda disponivel, esse priorização deles é só na falácia, em Recife no ano de 2018 fizeram o milagre de ativar a B7 em TODAS as ERBs, lembro que no início de 2018 tinha 172 torres 3G e 140 torres 4G, no metade do ano de 2018 já tinham 181 torres 3G e 184 torres 4G, isso é um milagre, sabe qual o curioso disso tudo? na época a B28 já estava liberada, inclusive a TIM já tinha 90% das ERBs com a B28 ativa (fora que a B28 foi liberada antes mesmo do apagão analógico em 2017, pois a faixa UHF acima do 52 já estava livre) ou seja, dava muito bem pra claro ativar a B7 junto com a B28.

a Claro conseguiu o milagre de ativar várias torres 4G com a B7 e pq não ativar a B28? ou pq não ativar a B3?

bom n sei como é o cronograma deles ae em recife, mas aqui em bh des de que começou a era "4.5g" a claro já tinha em todas as erbs a b7 + b3 ativo, a b28 depois de quase meio ano de liberação para uso que encontrei ativo aqui na cidade, mas ela esta como um BK, não da pra usar a b28 sem forçar o aparelho ou do sinal da b3 e b7 estão completamente fora.

e a b1 aqui duvido que ativem 4g nela por enquanto, é a unica frequência que a claro tem aqui pra usar 3g, e o 2g continua no que restou da b3.
 
voLTE é uma necessidade, fora o pula pula 3G/4G que já passou da hora.
So entrar uma ligação que a conexão de dados fica aquela vergonha.
A questão do ipv6 deve depender da rede principal que é compartilhada (NET, CLARO E EMBRATEL), essa por sinal parece que esta sendo unificada totalmente.

é vergonha total a falta de volte na claro :haha:
temos uma das melhores redes 4g, que bate fácil 160Mb+ de download, sinal sempre excelente, mas deixa tu receber uma ligação pra vc ver :haha:

o ipv6 é mais problema na rede da claro movel em si do que nas outras redes do grupo.
as redes da net e embratel já estão 100% ipv6 já a alguns anos, só sobrou atualizarem a rede da claro movel.
e essa de unificar pode ser em questão de hardware, mas de software(como no caso do ip e demais protocolos) vai continua separado, n vejo eles descartarem o ASN que possuem pra uso da claro movel só pra ativar ipv6, sem falar que tem o problema dos ipv4 validos já vinculados a esse asn.

é mais questão de colocarem os engenheiros que ativaram o v6 na rede da embratel e net pra trabalharem na rede movel e acelerar o processo.
eles já tem o pessoal com conhecimento, mas parece que pro movel é insanamente secundário ipv6 na visão da claro.

só pra comparar, a tim por exemplo foi a primeira a ativar ipv6 no móvel, hj dependendo da erb que meu celular se conecta nem recebo mais ipv4, eles estão fazendo nat64 direto. é totalmente outra visão que eles possuem do ipv6.
 
a claro seja a ser cômica, eles priorizam o 4g em tudo mas deixaram pra tras ativar o ipv6 na rede e o volte :haha:

voLTE é uma necessidade, fora o pula pula 3G/4G que já passou da hora.
So entrar uma ligação que a conexão de dados fica aquela vergonha.
A questão do ipv6 deve depender da rede principal

IPv6 já funciona na Claro, só não é ativado por padrão nas configurações da APN, aqui eu ativei e funciona 100%.

E quanto ao VoLTE, esse troço é uma piada em termos de compatibilidade, os ganhos na prática acabam sendo muito limitados. E o 3G até aqui dá conta do recado.
 
IPv6 já funciona na Claro, só não é ativado por padrão nas configurações da APN, aqui eu ativei e funciona 100%.

E quanto ao VoLTE, esse troço é uma piada em termos de compatibilidade, os ganhos na prática acabam sendo muito limitados. E o 3G até aqui dá conta do recado.

pior que não é todas as cidades que estão com ipv6 ativo, aqui em bh ta ativo já na cidade vizinha n ta ativo, e por assim vai.

e msm o volte tb sendo piada em compatibilidade, melhor ter ativo do que n ter.
 
Recentemente fui para o carnaval de Salvador e realmente era impressionante que mesmo no circuito o 4G funcionava de forma incrivel! A Internet sempre estava rápida e com o sinal no talo sempre que eu pegava o celular. Enquanto isso na Vivo e Oi só com o 3G, sobrecarregado boa parte do tempo também.

Entretanto, em todos lugares que rodei em Salvador não vi nem sinal da B28 na Claro, mas era algo bem comum com a Vivo.

A impressão que tive também com o sinal da Claro aqui (tirando o circuito do carnaval) é a mesma que tenho na minha cidade: 4G perfeito, mas quando funciona... eles parecem limitar a cobertura da rede 4G para evitar sobrecargas ou conexões ruins.

Como tenho iPhone, fica difícil ver quando estou em 4.5G, mas ainda assim não achei nada tão bom assim. Creio que seja só um ou outro lugar que tenha de fato o LTE Adavanced Pro.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo