• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

pelo visto, assunto resolvido!
Claro compra a Nextel
Dona da Claro fecha acordo para comprar Nextel Brasil | Economia | G1
https://g1.globo.com/economia/notic...fecha-acordo-para-comprar-nextel-brasil.ghtml

E fala-se que o que motivou foi as perspectivas do leilão do 5G.
http://teletime.com.br/18/03/2019/leilao-de-5g-pressionou-nii-a-encontrar-comprador-para-nextel/

O irônico é que ela acabou sendo comprada pela Claro, que parece ser justamente a que mais deseja que esse leilão demore para acontecer.

Interessante notar o que ocorre em termos de espectro...

A Nextel possui um par de 10 MHz a nível nacional na B1 e mais um outro par de 10 MHz na B3 na região I (que abarca todos os estados do NE + MG + RJ + ES + AM + RR + AP + PA), na denominada faixa M.

Na B1, a Claro, com exceção de MG e interior de SP, tem assignada justamente a faixa vizinha à H, o que significa que ela passaria a ter um par de 20 MHz contínuos.

No caso da B3, a mesma possui a faixa E nas áreas de DDD 3x e 7x (MG, BA e SE), o que significa que ele passaria a ficar com um par de 25 MHz contínuos. No caso das áreas de DDD 7x, a Claro ainda possui uma extensão de 7,5 MHz... O que significa que nessas áreas, ela ficaria com ao todo 32,5 MHz só na B3, ou 43,3% do espectro disponível nesta banda.

Será que vai rolar isso sem devolução alguma de espectro?

Era esperado que alguma grande operadora brasileira fizesse isso.
Como ficam os acordos de roaming agora?

Vai depender do que a claro quer fazer com a nextel.
Mas em 2019 não muda nada, até terminar os tramites da compra e contratos, ja é 2020.

Mas com certeza a médio e longo prazo a tendência deve ser incorporar o negócio à rede da Claro e acabar com o roaming na Vivo.


------------------------

A propósito, ainda está rolando aquela oferta do Oi Controle de 50 GB.
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/oi-oi-mais-controle-top-50-gb-r-99-90.648857/
 
Última edição:
E fala-se que o que motivou foi as perspectivas do leilão do 5G.
http://teletime.com.br/18/03/2019/leilao-de-5g-pressionou-nii-a-encontrar-comprador-para-nextel/

O irônico é que ela acabou sendo comprada pela Claro, que parece ser justamente a que mais deseja que esse leilão demore para acontecer.

Interessante notar o que ocorre em termos de espectro...

A Nextel possui um par de 10 MHz a nível nacional na B1 e mais um outro par de 10 MHz na B3 na região I (que abarca todos os estados do NE + MG + RJ + ES + AM + RR + AP + PA), na denominada faixa M.

Na B1, a Claro, com exceção de MG e interior de SP, tem assignada justamente a faixa vizinha à H, o que significa que ela passaria a ter um par de 20 MHz contínuos.

No caso da B3, a mesma possui a faixa E nas áreas de DDD 3x e 7x (MG, BA e SE), o que significa que ele passaria a ficar com um par de 25 MHz contínuos. No caso das áreas de DDD 7x, a Claro ainda possui uma extensão de 7,5 MHz... O que significa que nessas áreas, ela ficaria com ao todo 32,5 MHz só na B3, ou 43,3% do espectro disponível nesta banda.

Será que vai rolar isso sem devolução alguma de espectro?





Mas com certeza a médio e longo prazo a tendência deve ser incorporar o negócio à rede da Claro e acabar com o roaming na Vivo.
Vão ter que devolver frequência.

Relembre o caso da Amazônia Celular que foi comprada pela Oi:
http://www.telesintese.com.br/oi-tera-que-devolver-frequeencia-pela-compra-da-amazonia-celular/
 
A Nextel vai deixar um fuuuuuu.... para os clientes dela.
Pior que eu tenho um convite para o +happy e duvido meio planeta que isso permaneça.
Vou ter que fazer portabilidade, Claro ninguém merece...
 
A Anatel não acabou com o cap? Se não me engano era para aumentar a atratividade de empresas quase falidas como a Nextel e Oi.

Ela aumentou o cap, mas não acabou com ele. Salvo engano, faixas de 1 a 3 GHz, o limite seria de até 30%, ou 40%, com condicionamentos. Ocorre que na faixa de 1,8 GHz a Claro nas áreas de DDD 7x estouraria esse limite.
 
Vão ter que devolver frequência.

Relembre o caso da Amazônia Celular que foi comprada pela Oi:
http://www.telesintese.com.br/oi-tera-que-devolver-frequeencia-pela-compra-da-amazonia-celular/
De acordo com as novas regras da anatel, a Claro NÃO PRECISA devolver nenhuma frequência, tudo está explicado neste link:
http://www.teleco.com.br/areasc.asp

Existe um limite máximo de 35% por operadora (pode ser ampliado pra 40% com pedido da operadora à ANATEL, com condicionantes adicionais) levando em conta o somatório de banda de todas as frequências desta prestadora que estão abaixo de 1GHz (frequência de 450 MHz está inclusa nessa conta), e 30% por operadora entre 1 GHz e 3 GHz (pode ser ampliado pra 40% com pedido da operadora à ANATEL, com condicionantes adicionais) levando em conta o somatório da banda de todas as frequências desta prestadora que estão entre 1 GHz e 3 GHz.
 
Ela aumentou o cap, mas não acabou com ele. Salvo engano, faixas de 1 a 3 GHz, o limite seria de até 30%, ou 40%, com condicionamentos. Ocorre que na faixa de 1,8 GHz a Claro nas áreas de DDD 7x estouraria esse limite.
Segundo meus cálculos, a Claro não estoura nenhum limite na faixa de 1 à 3 GHz, conforme o novo regulamento de espectro. A claro só deverá ter algumas complicações é com as frequências abaixo de 1 GHz na área São Paulo Capital, e na Região Norte, nesses casos a Claro deverá fazer um pedido pra anatel aumentar o seu limite de 35% pra 40%, mediante condicionamentos que a anatel poderá fazer pra autorizar isso (leia-se obrigações de cobertura adicionais).
 
Última edição:
Existe um limite máximo de 35% por operadora (pode ser ampliado pra 40% com pedido da operadora à ANATEL, com condicionantes adicionais) levando em conta o somatório de banda de todas as frequências desta prestadora que estão abaixo de 1GHz (frequência de 450 MHz está inclusa nessa conta), e 30% por operadora entre 1 GHz e 3 GHz (pode ser ampliado pra 40% com pedido da operadora à ANATEL, com condicionantes adicionais) levando em conta o somatório da banda de todas as frequências desta prestadora que estão entre 1 GHz e 3 GHz.

Então é pela soma de todos os espectros, e não por faixa individual. Não sabia desse detalhe.
 
Então é pela soma de todos os espectros, e não por faixa individual. Não sabia desse detalhe.
Sim, é da soma de todos os espectros abaixo de 1GHz, que se estabelece o limite de banda de 35% desse total (ou 40% se a operadora pedir) abaixo de 1GHz.
E é da soma de todos os espectros entre 1GHz e 3GHz que se estabelece o limite de banda de 30% desse total (ou 40% se a operadora pedir) entre 1GHz e 3GHz.

Não há soma entre frequências abaixo de 1GHz e frequências acima de 1 GHz.
 
Boa noite pessoal!
Como faço para saber se a Oi fez refarming da banda 3 ou se está fazendo Ran Sharing com a Tim na minha região?

No meu chip de testes da Oi praticamente no percurso do trabalho até em casa ficou firme no 4.5g o tempo todo e sinal bem cheio e dentro de casa constante no 4g, sendo que antigamente ficava variando do 3g pro 2g o tempo todo.
Naqueles menus ocultos da Samsung pude ver: Band 3 BW:10MHz

Moro em Goiânia/GO.
 
Boa noite pessoal!
Como faço para saber se a Oi fez refarming da banda 3 ou se está fazendo Ran Sharing com a Tim na minha região?

No meu chip de testes da Oi praticamente no percurso do trabalho até em casa ficou firme no 4.5g o tempo todo e sinal bem cheio e dentro de casa constante no 4g, sendo que antigamente ficava variando do 3g pro 2g o tempo todo.
Naqueles menus ocultos da Samsung pude ver: Band 3 BW:10MHz

Moro em Goiânia/GO.

O RAN sharing pro 4G é na B7, não na B3.

Está rolando refarming aí. Se puder, cheque o EARFCN.
 
Mas com certeza a médio e longo prazo a tendência deve ser incorporar o negócio à rede da Claro e acabar com o roaming na Vivo.
Ah sim, meu tom foi mais se eles vao incorporar o portifolio da nextel como Claro ou se vao manter a nextel independente ou se vao incorporar a base mas mantel o nome ficticio nextel.
 
Última edição:
Ah sim, meu tom foi mais se eles vao incorporar o portifolio da nextel como Claro ou se vao manter a nextel independente ou se vao incorporar a base mas mantel o nome ficticio nextel.

eu chuto que vão matar o nome nextel, pelo fato de ser uma marca que n tem mais força no mercado.
se tivesse força, ate poderiam manter o nome, igual fizeram nos últimos anos com a net e embratel, transformaram as empresas em claro mas mantiveram o nome antigo como nome fantasia por conta da força de mercado das marcas.

já o portfólio da nextel nem isso deve ser mantido, se entrar no site agora vai ver 20GB por R$99, no site da claro com o mesmo valor tu leva 40GB.

ta mais com cara da claro ter comprado a nextel por conta da cartela de clientes + outorgas de frequências do que pela própria operadora em si.
 
Boa noite pessoal!
Como faço para saber se a Oi fez refarming da banda 3 ou se está fazendo Ran Sharing com a Tim na minha região?

No meu chip de testes da Oi praticamente no percurso do trabalho até em casa ficou firme no 4.5g o tempo todo e sinal bem cheio e dentro de casa constante no 4g, sendo que antigamente ficava variando do 3g pro 2g o tempo todo.
Naqueles menus ocultos da Samsung pude ver: Band 3 BW:10MHz

Moro em Goiânia/GO.

Desde quando você percebeu essa melhora?
Tô doido pra Oi avançar com o refarming da banda 3 no 4G aqui no Rio. Tem em poucos bairros ainda.
 
eu chuto que vão matar o nome nextel, pelo fato de ser uma marca que n tem mais força no mercado.
se tivesse força, ate poderiam manter o nome, igual fizeram nos últimos anos com a net e embratel, transformaram as empresas em claro mas mantiveram o nome antigo como nome fantasia por conta da força de mercado das marcas.

já o portfólio da nextel nem isso deve ser mantido, se entrar no site agora vai ver 20GB por R$99, no site da claro com o mesmo valor tu leva 40GB.

ta mais com cara da claro ter comprado a nextel por conta da cartela de clientes + outorgas de frequências do que pela própria operadora em si.

Que plano pos eh esse da Claro com 40GB por 99,00?
 
Desde quando você percebeu essa melhora?
Tô doido pra Oi avançar com o refarming da banda 3 no 4G aqui no Rio. Tem em poucos bairros ainda.
 


Que plano pos eh esse da Claro com 40GB por 99,00?
https://www.claro.com.br/internet
Sem_t%C3%ADtulo8989898.jpg
 
Eu realmente não acreditava que a Claro compraria a Nextel, estava apostando muito na TIM. A Tim deve ter ficado beeem puta com essa compra ajskaskasjk as ações dela na bolsa até cairam hoje...
Enfim eu tbm acredito que ela vai matar o nome Nextel, não vai fazer muito sentido manter a rede separada.

Será que no inicio vai rolar um roaming com Vivo e Claro 3G/4G?
 
Artigo interessante, mas pareceu mais um desabafo do que algo mais técnico. Ele ignorou totalmente o fato de que a questão da cobertura só melhoraria com a liberação do 700 Mhz em escala nacional, o que está pra ser finalizado nos próximos meses. Além disso, a tecnologia em si nao é ruim, o que falha muita das vezes é a questão do transporte de dados. A menos que tenham mudado muito ultimamente, parece que ainda tem muita cidade carente de sites fibrados.

Não estou tendo oportunidade de andar no centro de SP depois que o 700 Mhz foi liberado. Sera que está bom?
É aquela coisa, foi "liberado" não quer dizer que está sendo utilizado, aqui em PE os 700Mhz foi liberado antes mesmo do apagão analógico do dia 26/07/2017 e até hoje não está sendo utilizado como deveria, 70% das ERBs da VIVO e da Claro ainda não utilizam essa tecnologia, em compensação a TIM investiu pesado na Região Metropolitana do Recife e pelo menos a TIM tem 700Mhz em praticamente 75% da RMR.
 
Boa noite pessoal!
Como faço para saber se a Oi fez refarming da banda 3 ou se está fazendo Ran Sharing com a Tim na minha região?

No meu chip de testes da Oi praticamente no percurso do trabalho até em casa ficou firme no 4.5g o tempo todo e sinal bem cheio e dentro de casa constante no 4g, sendo que antigamente ficava variando do 3g pro 2g o tempo todo.
Naqueles menus ocultos da Samsung pude ver: Band 3 BW:10MHz

Moro em Goiânia/GO.
O seu s7 está com o Android Oreo? Se estiver, o app Cellmapper (www.cellmapper.net) deve ser capaz de registrar as frequencias das eNb.
Dá uma circulada por aí e veja quais frequências b3 que ele levantou.

Com elas, veja nesta página qual banda que estas frequências se referem.

http://www.teleco.com.br/3g_freq.asp
 
Verdade, confundi as bolas. Me parece que tem um acordo no 3g entre as duas e não no 4g...
Como faço pra verificar o EARFCN no S7 edge?
Pelo menos no service mode do S8 o earfcn aparece na linha DL UL frequency. Os valores precisam ser convertidos para a frequência em MHz.

https://www.cellmapper.net/arfcn
 
Liberado VoLTE para TIM beta no DDD19 região de Piracicaba. Até semana passada não pegava.

Aparentemente, pós tambem!
 
Liberado VoLTE para TIM beta no DDD19 região de Piracicaba. Até semana passada não pegava.

Aparentemente, pós tambem!
Eu postei aqui que tinha liberado no ddd 19 já faz um tempo, sério mesmo que ai só liberou agora? O meu é TIM Beta, Campinas.
 
Aaah, internet eu sabia. Pensei que era linha pós como os da Oi de 50GB...

Peguei Oi no 4g+ na praia de ipanema, ela estava no 1800+2600 (tava com velocidades bem ridiculas) mas só em ver o 1800 nela, já é otimo
uma pessoa em outro grupo me falou que na barra da tijuca esta liberado o 1800, como nao sou muito de ir para aquele lado, ainda nao vi funcionar
AQQfbf9.jpg

qONmx1T.jpg
 
Desde quando você percebeu essa melhora?
Tô doido pra Oi avançar com o refarming da banda 3 no 4G aqui no Rio. Tem em poucos bairros ainda

Cara, percebi essa mudança dia 6 deste mês mas acredito que está em testes pois lembrei que na quarta e quinta passada o sinal estava horrível como sempre (variando entre 2g e 3g), porém já estabilizou e ficou fixo no 4g desde então.

O seu s7 está com o Android Oreo? Se estiver, o app Cellmapper (www.cellmapper.net) deve ser capaz de registrar as frequencias das eNb.
Dá uma circulada por aí e veja quais frequências b3 que ele levantou.

Com elas, veja nesta página qual banda que estas frequências se referem.

Sim, ele já está com o Oreo.
Inclusive já rodei com o Cellmapper ano passado aqui por Goiânia e Aparecida de Goiânia (com a Vivo, Claro e Tim).
Vou andar com o chip da Oi para dar uma atualizada também, mas vi pelo Netmonster que o EARFCN está 1527.
 
Vou andar com o chip da Oi para dar uma atualizada também, mas vi pelo Netmonster que o EARFCN está 1527.

Centro de frequência em 1837,7 MHz, o que bate com a área da subfaixa E, que é alocada para a Oi.

E assim o refarming da B3 vai avançando. Creio que a Oi aí no CO também tem espectro suficiente para posteriormente passar a usar 15 MHz de largura de banda.
 
Peguei Oi no 4g+ na praia de ipanema, ela estava no 1800+2600 (tava com velocidades bem ridiculas) mas só em ver o 1800 nela, já é otimo
uma pessoa em outro grupo me falou que na barra da tijuca esta liberado o 1800, como nao sou muito de ir para aquele lado, ainda nao vi funcionar
AQQfbf9.jpg

qONmx1T.jpg
Ver os 1800 no 4G já é ótimo mesmo. Meu aparelho também recebe sinal da banda 3 na Barra, principalmente na região próxima ao BRT, fiz o teste e deu por volta dos 40MB mas eram só 10+10 (2600), não aparecia 4G+ no meu aparelho, no seu apareceu. Na região do centro também recebo sinal em 1800, ali na região do Teatro Municipal mas meu aparelho não fez CA ali.
Espero que ela amplie logo isso e coloque em todas as torres, a cobertura 4G dela é bem fraquinha. E ter uma cobertura dessa no segundo maior mercado do pais é um tiro no pé né...
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo