[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

aqui aonde eu moro e trabalho no rj a claro e a q tem a melhor velocidade.
Porem em questao de sinal nao saberia lhe afirmar.
Estou tomando como base o bairro de ipanema.

Na rua (local descoberto) a Claro é a q tem o melhor desempenho. Ja bati 250 mbps de download e 50 de upload.
Na vivo o mais rapido q eu ja vi foi 102 mbps.
Tim nao saberia dizer e Oi e Nextel nem me importo em saber sobre.

Fala Vizinho, sou de Laranjeiras ;D
e concordo com voce, testo todas operadoras .. até a porcaria da nextel (para nao dizer nome pior) as velocidades dela no 3 e 4g beiram o ridiculo, principalmente no 4g.. sao mais baixas que as da oi (pego medias de 2 a 8mb no 4g nextel)

em velocidade realmente a claro esta acima de todas absurdamente (até da vivo)
em velocidade 4g fica na ordem: Claro > Vivo >>> Tim >> Oi >>>> Nextel
em cobertura 4g fica na ordem: Tim > Vivo > Claro > Oi > Nextel
em cobertura 4g, a tim por enquanto ainda ganha, porem nao tem "qualidade" como claro e vivo
no nosso metro por exemplo, sinal só claro e vivo, demais operadoras é zero sinal
 
Fala Vizinho, sou de Laranjeiras ;D
e concordo com voce, testo todas operadoras .. até a porcaria da nextel (para nao dizer nome pior) as velocidades dela no 3 e 4g beiram o ridiculo, principalmente no 4g.. sao mais baixas que as da oi (pego medias de 2 a 8mb no 4g nextel)

em velocidade realmente a claro esta acima de todas absurdamente (até da vivo)
em velocidade 4g fica na ordem: Claro > Vivo >>> Tim >> Oi >>>> Nextel
em cobertura 4g fica na ordem: Tim > Vivo > Claro > Oi > Nextel
em cobertura 4g, a tim por enquanto ainda ganha, porem nao tem "qualidade" como claro e vivo
no nosso metro por exemplo, sinal só claro e vivo, demais operadoras é zero sinal
Na linha 4 a claro tem erb Todas as estações porém não dentro do túnel..
 
Afinal de contas, O que é necessário para a operadora instalar uma nova ERB em um determinado bairro/distrito de uma cidade?

um abaixo assinado de moradores com ação no ministério público?
um pedido de um vereador aprovado pela câmara municipal?
 
Estou enchendo o saco da TIM no consumidor exigindo ativação dos 850Mhz no 3G da torre do meu bairro(só ta ativo em 2100), é uma das unicas que não está com essa frequência, vou aguardar até o ultimo dia pra avaliar a reclamação.
 
Última edição:
Afinal de contas, O que é necessário para a operadora instalar uma nova ERB em um determinado bairro/distrito de uma cidade?

um abaixo assinado de moradores com ação no ministério público?
um pedido de um vereador aprovado pela câmara municipal?
 
Estou enchendo o saco da TIM no consumidor exigindo ativação dos 850Mhz no 3G da torre do meu bairro(só ta ativo em 2100), é uma das unicas que não está com essa frequência, vou aguardar até o ultimo dia pra avaliar a reclamação.

Somente via área de engenharia. Mas por que raios precisa ter 850?
Geralmente a rede é monitorada, indicando onde precisa de investimento. Talvez não se justifique o valor na sua área.
Além disso, precisa verificar se a ERB não é terceira (American Tower, BR Tower, etc), entre outros fatores.
Imagina se cada um ligar lá falando que quer 700mhz perto de casa o outro quer 2100, etc. Demite o departamento e fica atendendo somente os consumidores.
Só o Lula conseguiu essa proeza de colocar uma antena no quintal de "casa".
 
Somente via área de engenharia. Mas por que raios precisa ter 850?
Geralmente a rede é monitorada, indicando onde precisa de investimento. Talvez não se justifique o valor na sua área.
Além disso, precisa verificar se a ERB não é terceira (American Tower, BR Tower, etc), entre outros fatores.
Imagina se cada um ligar lá falando que quer 700mhz perto de casa o outro quer 2100, etc. Demite o departamento e fica atendendo somente os consumidores.
Só o Lula conseguiu essa proeza de colocar uma antena no quintal de "casa".
Não é uma reclamação pra atender a minha necessidade, é uma reclamação para atender a população ao todo, a população aqui ao invés de "cobrar" migrou de operadora, diferente de mim que sei como funciona e sei oq é preciso, sobre o por que precisa dos 850 a resposta é óbvia, a frequência de 850 tem um longo alcance, consequentemente vai cobrir toda a população, já que os 2100Mhz não atende nem metade do bairro.

Vamos lá, aqui no bairro tem uma torre da Oi que nela tem a TIM e a Claro juntas, das 3 operadoras a unica que o sinal presta é o da claro pq tem o 3G em 850 e o 2G em 900, pois os 3G em 2100 da TIM, Claro e Oi nesta torre é muito ruim devido a altura da torre que é baixa, já os 1800 é razoável mas dependendo do jeito de segurar o celular fica sem sinal, já o 3G da Claro em 850Mhz consegue cobrir toda região perfeitamente, LOGO, se a TIM ativar os 850Mhz o sinal será suficiente para cobrir nosso bairro, outra coisa, minha reclamação não é de hoje, minha reclamação é desde a época que a TIM ativou o 3G aqui em 2013 e na época eu não sabia nem que a frequência fazia toda a diferença, eu não estou pedindo para instalar uma torre no quintal de casa, estou pedindo pra fazer algo que vai solucionar o problema de sinal da operadora, visto que não é algo "caro" muito menos trabalhoso, levando em consideração que essa torre herda a infra-estrutura da rede TDMA da TIM em 850, é muito provável que seja só ajustes, algo configurável, não é algo que seja necessário haver investimentos do tipo "instalar uma torre no quintal de casa" é só "configurar" a TIM não vai ter gasto nenhum com isso, isso que estou pedindo é nada demais, sobre "rede monitorada" acho que você está equivocado, a TIM é uma das operadores que tem mais reclamações de sinal junto com a Oi desde o início das operações GSM, nem por isso o serviço da TIM "melhorou", aliás percebi que a TIM ta instalando torres em locais que não precisam, onde a cobertura já é boa, eu sou a prova disso (diga-se bairro nobre), os locais que precisam eles tão deixando de lado.

Não adianta vir com respostas do tipo "ta achando ruim, troca de operadora" isso é um argumento ridículo.

outra coisa, eu garanto pra vc que de 1 a 100 pessoas, apenas 10 devem saber a diferença entre frequências, sobre oq é 700, 850,900 ou 2100.
 
Fala Vizinho, sou de Laranjeiras ;D
e concordo com voce, testo todas operadoras .. até a porcaria da nextel (para nao dizer nome pior) as velocidades dela no 3 e 4g beiram o ridiculo, principalmente no 4g.. sao mais baixas que as da oi (pego medias de 2 a 8mb no 4g nextel)

em velocidade realmente a claro esta acima de todas absurdamente (até da vivo)
em velocidade 4g fica na ordem: Claro > Vivo >>> Tim >> Oi >>>> Nextel
em cobertura 4g fica na ordem: Tim > Vivo > Claro > Oi > Nextel
em cobertura 4g, a tim por enquanto ainda ganha, porem nao tem "qualidade" como claro e vivo
no nosso metro por exemplo, sinal só claro e vivo, demais operadoras é zero sinal

Apenas por curiosidade e se alguem for viajar, vou colocar aqui minha experiencia, eu pedalei muito pelo Rio de Janeiro até Parati e do Rio de Janeiro(Campo Grabde) até Fortaleza, que pode ser visto nesse trailer do meu documentário amador de cicloturismo com basquete:

Na descricao tem link para o video completo e em partes.

Na minha experiencia, em termos de cobertura, a maior de todas é a VIVO, sem comparação, depois vem a TIM e por último a OI, eu levei 3 chips e 3 telefones, cada um com um chip, aonde a VIVO nao pega, a TIM pega e em alguns lugares e a OI bem pouco mesmo, poucos lugares fora do Rio de Janeiro, eu eu passei em todo tipo de lugar.
 
Não é uma reclamação pra atender a minha necessidade, é uma reclamação para atender a população ao todo, a população aqui ao invés de "cobrar" migrou de operadora, diferente de mim que sei como funciona e sei oq é preciso, sobre o por que precisa dos 850 a resposta é óbvia, a frequência de 850 tem um longo alcance, consequentemente vai cobrir toda a população, já que os 2100Mhz não atende nem metade do bairro.

Vamos lá, aqui no bairro tem uma torre da Oi que nela tem a TIM e a Claro juntas, das 3 operadoras a unica que o sinal presta é o da claro pq tem o 3G em 850 e o 2G em 900, pois os 3G em 2100 da TIM, Claro e Oi nesta torre é muito ruim devido a altura da torre que é baixa, já os 1800 é razoável mas dependendo do jeito de segurar o celular fica sem sinal, já o 3G da Claro em 850Mhz consegue cobrir toda região perfeitamente, LOGO, se a TIM ativar os 850Mhz o sinal será suficiente para cobrir nosso bairro, outra coisa, minha reclamação não é de hoje, minha reclamação é desde a época que a TIM ativou o 3G aqui em 2013 e na época eu não sabia nem que a frequência fazia toda a diferença, eu não estou pedindo para instalar uma torre no quintal de casa, estou pedindo pra fazer algo que vai solucionar o problema de sinal da operadora, visto que não é algo "caro" muito menos trabalhoso, levando em consideração que essa torre herda a infra-estrutura da rede TDMA da TIM em 850, é muito provável que seja só ajustes, algo configurável, não é algo que seja necessário haver investimentos do tipo "instalar uma torre no quintal de casa" é só "configurar" a TIM não vai ter gasto nenhum com isso, isso que estou pedindo é nada demais, sobre "rede monitorada" acho que você está equivocado, a TIM é uma das operadores que tem mais reclamações de sinal junto com a Oi desde o início das operações GSM, nem por isso o serviço da TIM "melhorou", aliás percebi que a TIM ta instalando torres em locais que não precisam, onde a cobertura já é boa, eu sou a prova disso (diga-se bairro nobre), os locais que precisam eles tão deixando de lado.

Não adianta vir com respostas do tipo "ta achando ruim, troca de operadora" isso é um argumento ridículo.

outra coisa, eu garanto pra vc que de 1 a 100 pessoas, apenas 10 devem saber a diferença entre frequências, sobre oq é 700, 850,900 ou 2100.

Cara, você precisa simplificar. Você tem um problema de cobertura e ponto. Assim que você deve tratar.
Quem vai dar a solução é a operadora. Se é construir outra torre, compartilhar infra, mudar equipamento, mudar frequência, aumentar potência, etc. É isto que estou tentando lhe dizer.
Isso se derem essa solução, e se o investimento valer o retorno. Eles podem chegar a conclusão que não vale.
Você simplesmente inferiu que essa seria a melhor solução e está na melhor das intenções tentando ajudar. Existem 1 milhão de variáveis e somente alguém da área conseguiria responder.
O melhor meio não seria via canal de atendimento, mas descobrir quem é o responsável pela rede na macro região (não sei como é a divisão de responsabilidade na TIM na região) e tentar alguma coisa.
Mas lembrando novamente, esse tipo de decisão não cabe a uma pessoa. Internamente eles tem números para se basear onde o investimento é alocado e não é tão simples quanto responder um chamado de um canal de atendimento. O que não se pode é inverter as coisas e ensinar o padre a rezar missa.

Será que eles não estão esperando para atualizar de uma vez para 700 mhz?
Infelizmente só alguém muito estratégico lá dentro conseguiria responder e ajudar OU questões financeiras (todo mundo ir para a concorrência).
 
Cara, você precisa simplificar. Você tem um problema de cobertura e ponto. Assim que você deve tratar.
Quem vai dar a solução é a operadora. Se é construir outra torre, compartilhar infra, mudar equipamento, mudar frequência, aumentar potência, etc. É isto que estou tentando lhe dizer.
Isso se derem essa solução, e se o investimento valer o retorno. Eles podem chegar a conclusão que não vale.
Você simplesmente inferiu que essa seria a melhor solução e está na melhor das intenções tentando ajudar. Existem 1 milhão de variáveis e somente alguém da área conseguiria responder.
O melhor meio não seria via canal de atendimento, mas descobrir quem é o responsável pela rede na macro região (não sei como é a divisão de responsabilidade na TIM na região) e tentar alguma coisa.
Mas lembrando novamente, esse tipo de decisão não cabe a uma pessoa. Internamente eles tem números para se basear onde o investimento é alocado e não é tão simples quanto responder um chamado de um canal de atendimento. O que não se pode é inverter as coisas e ensinar o padre a rezar missa.

Será que eles não estão esperando para atualizar de uma vez para 700 mhz?
Infelizmente só alguém muito estratégico lá dentro conseguiria responder e ajudar OU questões financeiras (todo mundo ir para a concorrência).
Como eu disse anteriormente, eu faço reclamação de cobertura desde 2013, naquela época eu estava simplificando, assim que passei entender mais ou menos como funciona a questão de frequências, abri uma reclamação de cobertura e lá eu "sugeri" que o problema teria relação com a falta dos 850, mas deixei claro que não posso afirmar que esse é o problema, quem vai dizer são os engenheiros da TIM, só estou dando uma sugestão do que talvez possa ser o problema(na verdade é o problema) mas como eu disse, eu sugeri que talvez fosse esse problema e quem sabe como resolver são os engenheiros.
tudo nas reclamações de anos atrás, dessa vez eu perdi a paciência e minha reclamação dessa vez foi focada e AFIRMANDO que esse era o problema, e que essa era a solução, mas esclarecendo sua sugestão, sim, já tentei simplificar alegando apenas "problemas de cobertura", depois outra reclamação "sugerindo a solução sobre o possível problema de cobertura" e essa vai ser a última na consumidor sobre isso, dessa vez eu perdi a paciência e fui direto ao ponto afirmando.

Sobre falar com o responsável da TIM na região é impossível, já tentei descobrir o contato mas sem sucesso, mas vc sabia que aqui neste tópico tem um membro que conhece uma pessoa da engenharia da TIM nordeste? mas diante de vários relatos meus, se ele tivesse interesse em se manifestar sobre minha causa, já teria se manifestado.
 
Última edição:
Como eu disse anteriormente, eu faço reclamação de cobertura desde 2013, naquela época eu estava simplificando, assim que passei entender mais ou menos como funciona a questão de frequências, abri uma reclamação de cobertura e lá eu "sugeri" que o problema teria relação com a falta dos 850, mas deixei claro que não posso afirmar que esse é o problema, quem vai dizer são os engenheiros da TIM, só estou dando uma sugestão do que talvez possa ser o problema(na verdade é o problema) mas como eu disse, eu sugeri que talvez fosse esse problema e quem sabe como resolver são os engenheiros.
tudo nas reclamações de anos atrás, dessa vez eu perdi a paciência e minha reclamação dessa vez foi focada e AFIRMANDO que esse era o problema, e que essa era a solução, mas esclarecendo sua sugestão, sim, já tentei simplificar alegando apenas "problemas de cobertura", depois outra reclamação "sugerindo a solução sobre o possível problema de cobertura" e essa vai ser a última na consumidor sobre isso, dessa vez eu perdi a paciência e fui direto ao ponto afirmando.

Sobre falar com o responsável da TIM na região é impossível, já tentei descobrir o contato mas sem sucesso, mas vc sabia que aqui neste tópico tem um membro que conhece uma pessoa da engenharia da TIM nordeste? mas diante de vários relatos meus, se ele tivesse interesse em se manifestar sobre minha causa, já teria se manifestado.

cara, vou mandar a real pra vc e não leve para o lado pessoal, é só pra ti colocar na realidade.

aqui no forum NINGUÉM ira ti ajudar ativamente com este problema, primeiro que a rede da operadora é privada e cabe a ela se virar com os problemas, segundo que praticamente ninguém aqui(msm os que trabalham em operadoras) tem permissão de passar por cima dos processos internos da mesma.

o máximo que podemos em ti ajudar é com questões bem segundarias, e no muito mais ti recomendar o seguinte: se não esta feliz com sua operadora, MUDA PRA OUTRA. vc NÃO é obrigado a ficar na tim, e a tim tb NÃO é obrigada a realizar seus desejos.
se vc tivesse assinado um contrato exclusivo com clausulas expressa informando que a operadora é OBRIGADA a fornecer o serviço de X maneria predeterminada com clausula bem especifica de SLA, ae a conversa seria outra, mas entenda vc é um mero +1 na base de clientes comuns, n sera apenas sua exigência que fara a tim mudar a forma de trabalho dela.


é bem como o @dgf postou, a tim tem seus engenheiros, processos, planos, cálculos de investimento x retorno e métodos internos, eles não vão mudar a maneira que a empresa opera só por vc ser cliente deles, é literalmente eu com caso que tive na claro no inicio da semana me irritou mandei pra pq* e cancelei a linha.

a só pra ti contar, no meu serviço tínhamos um contrato com a tim de aluguel de espaço pra instalação de uma erp, uma vez chegou uns caras aleatórios fazendo um entrega de material pra essa erb e pararam na minha sala, peguei a nota fiscal pra ver se não era entrega de um sv que tínhamos comprado e tava la só de antena: 3 painéis 700Mhz ate 2600Mhz mimo 4x4 custo R$5000 cada e tinha um equipamento ativo que convertia o sinal da fibra pro RF para as antenas custando míseros R$7000.... fora que n tinha nada sobre custos de mão de obra terceirizado, link, aluguem do próprio prédio em si e preço da metragem dos cabos, tu acha msm que a tim iria queimar grana atoa pra fazer alguma expansão?
 
Sentiu o golpe aí viu^^

aprenda a ler textos, logo acima citei várias vezes que a TIM não iria gastar um único centavo fazendo oq eu sugeri, levando em consideração que a infraestrutura da rede TDMA ainda estava lá, é basicamente algo do tipo um botão de ligar/desligar, é só configuração, não pedi a ajuda de ninguem, muito menos a sua, por isso informei oq estava acontecendo aqui, até pq o intuito do tópico é debater sobre o assunto de redes 2G, 3G ou 4G, é isso que estou fazendo.

E seu caso da claro se n me engano é bem diferente do MEU CASO, n lembro se seu caso é o da Claro só possuir os 2100Mhz em BH e a por isso a cobertura 3G é um lixo, meu caso é diferente, no seu caso a unica solução é a Claro instalar mais torres 3G, no seu caso seria totalmente ridículo vc pedir pra claro "instalar uma torre no quintal da sua casa"

diferente do meu caso que a cobertura é um lixo apenas por frescura dos engenheiros em ativar a frequencia de 850Mhz no qual NÃO É NECESSÁRIOS INVESTIMENTOS, NÃO É NECESSÁRIO INSTALAR NOVA TORRE, NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR "painéis", NADA, É APENAS CONFIGURAÇÃO, POIS A INFRAESTRUTURA DA REDE TDMA QUE FOI USADA ENTRE 1998 a 2004 ESTÁ LÁ.

"é só configuração"

muito simples.
 
Última edição:
Sentiu o golpe aí viu^^

aprenda a ler textos, logo acima citei várias vezes que a TIM não iria gastar um único centavo fazendo oq eu sugeri, levando em consideração que a infraestrutura da rede TDMA ainda estava lá, é basicamente algo do tipo um botão de ligar/desligar, é só configuração, não pedi a ajuda de ninguem, muito menos a sua, por isso informei oq estava acontecendo aqui, até pq o intuito do tópico é debater sobre o assunto de redes 2G, 3G ou 4G, é isso que estou fazendo.

boa sorte em achar que é um botão liga/desliga pra fazer uma rede tdma virar 3g.

e o forum é pra debater sim sobre redes moveis, não pra fazer um wall text de lamentações exigindo(indiretamente como vc já postou que a uma pessoa ligada a tim nordeste esta aqui) que a sua operadora faça o que vc quer, mas enfim ficamos por aqui pq se continuarmos vai dar merda e a moderação vai passar a foice em geral.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: dgf
boa sorte em achar que é um botão liga/desliga pra fazer uma rede tdma virar 3g.

e o forum é pra debater sim sobre redes moveis, não pra fazer um wall text de lamentações exigindo(indiretamente como vc já postou que a uma pessoa ligada a tim nordeste aqui) que a sua operadora faça o que vc quer, mas enfim ficamos por aqui pq se continuarmos vai dar merda e a moderação vai passar a foice em geral.
"boa sorte em achar que é um botão liga/desliga pra fazer uma rede tdma virar 3g"
Pode até não ser, mas tenho a certeza que é bem mais fácil que comprar painéis a custo de 5k ou conversor de fibra para RF a 7k...

Apenas respondi o colega já que ele recomendou eu procurar um engenheiro responsável da área, e como eu mesmo disse, se a pessoa aqui do forum que tem conhecimento tivesse interesse, já teria solucionado, e isso para um bom entendedor quer dizer que eu não tenho mínimo interesse em descobrir quem é o membro ou pedir para o mesmo ajuda na minha causa, não tenho o mínimo medo de levar uma foiçada da moderação, quem ta procurando problema com a moderação é vc, já que vc mencionou a mesma.

Só pra te lembrar, se voltar a página inicial de tópico terá a seguinte informação:
"Pessoal,

Muito falamos de xdsl, mas nos próximos anos até a copa do mundo creio que o serviço que mais vai sofrer expansões será a internet móvel, através deste tópico vamos acompanhar a evolução desta tecnologia que continua a melhorar."

O intuito do tópico é acompanhar/debater sobre a evolução da tecnologia, diferente do que vemos em algumas páginas as pessoas debatendo e comentando sobre planos e pacotes, se eu estou debatendo sobre o assunto que é objetivo do tópico e ainda devo ser banido, imagina quem debate sobre planos e pacotes, estão no tópico errado não?
 
Última edição:
Como eu disse anteriormente, eu faço reclamação de cobertura desde 2013, naquela época eu estava simplificando, assim que passei entender mais ou menos como funciona a questão de frequências, abri uma reclamação de cobertura e lá eu "sugeri" que o problema teria relação com a falta dos 850, mas deixei claro que não posso afirmar que esse é o problema, quem vai dizer são os engenheiros da TIM, só estou dando uma sugestão do que talvez possa ser o problema(na verdade é o problema) mas como eu disse, eu sugeri que talvez fosse esse problema e quem sabe como resolver são os engenheiros.
tudo nas reclamações de anos atrás, dessa vez eu perdi a paciência e minha reclamação dessa vez foi focada e AFIRMANDO que esse era o problema, e que essa era a solução, mas esclarecendo sua sugestão, sim, já tentei simplificar alegando apenas "problemas de cobertura", depois outra reclamação "sugerindo a solução sobre o possível problema de cobertura" e essa vai ser a última na consumidor sobre isso, dessa vez eu perdi a paciência e fui direto ao ponto afirmando.

Sobre falar com o responsável da TIM na região é impossível, já tentei descobrir o contato mas sem sucesso, mas vc sabia que aqui neste tópico tem um membro que conhece uma pessoa da engenharia da TIM nordeste? mas diante de vários relatos meus, se ele tivesse interesse em se manifestar sobre minha causa, já teria se manifestado.

Isso é extremamente difícil mesmo.

Reclamo a séculos da cobertura em uma cidade que eu estou sempre, mas nunca tomaram providência.

Por sinal, já existe projeto pra atender aqui e a própria atendente me enviou uma captura de tela que mostra que pretendem implementar novas tecnologias nesse lugar, entretanto, até o momento nada e a torre da Claro está quase uma floresta.
 
  • Curtir
Reações: dgf
Isso é extremamente difícil mesmo.

Reclamo a séculos da cobertura em uma cidade que eu estou sempre, mas nunca tomaram providência.

Por sinal, já existe projeto pra atender aqui e a própria atendente me enviou uma captura de tela que mostra que pretendem implementar novas tecnologias nesse lugar, entretanto, até o momento nada e a torre da Claro está quase uma floresta.
Entendo, entretanto, meu caso é específico e fácil de solução, nego aqui interpretou meu pedido a operadora de ativar os 850MHz (que é quase equivalente a um Liga/Desliga) como um "QUERO QUE INSTALE UMA TORRE NO QUINTAL DA MINHA CASA".
 
"boa sorte em achar que é um botão liga/desliga pra fazer uma rede tdma virar 3g"
Pode até não ser, mas tenho a certeza que é bem mais fácil que comprar painéis a custo de 5k ou conversor de fibra para RF a 7k...

Apenas respondi o colega já que ele recomendou eu procurar um engenheiro responsável da área, e como eu mesmo disse, se a pessoa aqui do forum que tem conhecimento tivesse interesse, já teria solucionado, e isso para um bom entendedor quer dizer que eu não tenho mínimo interesse em descobrir quem é o membro ou pedir para o mesmo ajuda na minha causa, não tenho o mínimo medo de levar uma foiçada da moderação, quem ta procurando problema com a moderação é vc, já que vc mencionou a mesma.
Entendo, entretanto, meu caso é específico e fácil de solução, nego aqui interpretou meu pedido a operadora de ativar os 850MHz (que é quase equivalente a um Liga/Desliga) como um "QUERO QUE INSTALE UMA TORRE NO QUINTAL DA MINHA CASA".

medo da moderação? n tenho já que é só respeitar as regras to forum, mas vc esta insistindo em tudo que diz, e repito de novo ninguém aqui é obrigado a ti ajudar em nada.
e sim do jeito que vc manda textos é literalmente como se vc conhece-se mais da rede privada da tim to que ela própria e que seus argumentos são a palavra final de deus que deveriam ser seguidas a risca pela operadora e que os engenheiros delas são todo uns zero a esquerda que não conseguem apertar um botão pra mudar rede tdma pra 3g.
o que é ate pior do que a mesquinharia de querer uma torre no seu quintal, já que tu esta metendo o bedelho em algo que n é seu e esta dando pitaco de como tem que ser feito..........................................

e esse teu botão liga/desliga ae o custo pode ser ate maior do que montar novos elementos 3g do zero, já que os elementos tdma são tão antigos que tem que jogar fora os painéis existentes e os gabinetes de rf tdma e colocar tudo novo do 0 pro 3g.

enfim, boa sorte na sua empreitada de wall text.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: dgf
Só pra lembrar, se a operadora ATENDE a cobertura mínima exigida quando foi lançado o edital (se é que teve na ocasião), a decisão de ampliar ou não a cobertura é exclusivamente da operadora.

Se quiser tentar por via judicial, boa sorte. Pode ser que consiga. Devemos sempre lembrar que SMP é um serviço prestado no regime privado, apesar de regulamentado. Ou seja, cumprindo as regras do edital licitatório de freqüências que foram adquiridas, leis e regulamentos da Anatel, as decisões complementares são de decisão exclusiva da prestadora do serviço.
 
  • Curtir
Reações: dgf
Só pra lembrar, se a operadora ATENDE a cobertura mínima exigida quando foi lançado o edital (se é que teve na ocasião), a decisão de ampliar ou não a cobertura é exclusivamente da operadora.

Se quiser tentar por via judicial, boa sorte. Pode ser que consiga. Devemos sempre lembrar que SMP é um serviço prestado no regime privado, apesar de regulamentado. Ou seja, cumprindo as regras do edital licitatório de freqüências que foram adquiridas, leis e regulamentos da Anatel, as decisões complementares são de decisão exclusiva da prestadora do serviço.
Se vc diz que atender uma cobertura mínima = ativar uma tecnologia específica em uma unica torre de mais de 20 torres apenas para comprovar que está cobrindo município X(mesmo que seja 1% da cidade), então eles estão totalmente amparados pela anatel.
 
Gente, de nada, absolutamente nada, adianta expressões como "na minha cidade", "aqui no bairro" sem que seja explicitado qual a cidade ou bairro. Fatalmente alguém vai responder (e com razão) que entre o c.ú. do mundo e o fim do mundo não tem sinal mesmo.
Operadora nenhuma tem obrigação de prover sinal no meio do "deserto do nada".
Ah, mais é cidade grande.
Sem citar qual, vai todo mundo insistir que não, que é conversa para boi dormir.
 
Gente, de nada, absolutamente nada, adianta expressões como "na minha cidade", "aqui no bairro" sem que seja explicitado qual a cidade ou bairro. Fatalmente alguém vai responder (e com razão) que entre o c.ú. do mundo e o fim do mundo não tem sinal mesmo.
Operadora nenhuma tem obrigação de prover sinal no meio do "deserto do nada".
Ah, mais é cidade grande.
Sem citar qual, vai todo mundo insistir que não, que é conversa para boi dormir.
O intuito do tópico é debater sobre tecnologia móvel 3G, 4G e entre outras posteriores, ah não ser que aqui no tópico tenha engenheiros das operadoras interessados em ouvir feedbacks para melhorias em cada estado/cidade, essa informação que vc pede é totalmente irrelevante.
 
Se vc diz que atender uma cobertura mínima = ativar uma tecnologia específica em uma unica torre de mais de 20 torres apenas para comprovar que está cobrindo município X(mesmo que seja 1% da cidade), então eles estão totalmente amparados pela anatel.

Ela precisa ter 80% da área urbana pra considerar a cidade como coberta.

Quanto às regras, se n me engano, todas quatro já cumpriram o que tinham pra cumprir até ao momento.

Nessa cidade que eu especifiquei, a Claro tem cobertura somente 2G e por conta da obrigação de atender essas áreas, a operadora fechou um acordo com a Vivo para oferecer o 3G por meio de Ran Sharing, que é uma merda, mas tá “dentro da norma”, infelizmente.

A operadora também não é obrigada a atender uma área com determinada tecnologia. Os engenheiros vão, fazem um estudo e determinam qual a melhor opção para aquela região. São várias variáveis pra determinar uma frequência, desde interferência com outras operadoras até a liberação da Anatel tb.

Ex.: os 700MHz é muito bom pra cobrir cidades pequenas, já que o tráfego é pouco e a cobertura é alta. Em cidades grandes, entretanto, ele pode não ser a melhor opção por conta da densidade de pessoas. Não é atoa que as operadoras estão utilizando os 700 só pra tapar buracos mesmo e fazer agregação.

No seu caso, pode esquecer. Se a operadora não cobriu com os 850MHz, já era, ela não irá mais fazer isso. Você pode continuar reclamando, mas acho isso um tanto inútil...

Se buscar um pouco no fórum vai ver que desde junho/julho de 2018 os engenheiros da Claro já foram na cidade que eu falei fazer o projeto e, por ironia do destino, passei no instante e vi os estudos sendo realizados. Entretanto, estamos em abril de 2019 (quase um ano depois), o projeto já deve estar pronto, pois já é apresentando pelos atendentes quando questiono, mas até o momento ninguém mais foi fazer a instalação.
 
Última edição:
Ela precisa ter 80% da área urbana pra considerar a cidade como coberta.

Quanto às regras, se n me engano, todas quatro já cumpriram o que tinham pra cumprir até ao momento.

Nessa cidade que eu especifiquei (Tanque Novo, BA), a Claro tem cobertura somente 2G e por conta da obrigação de atender essas áreas, a operadora fechou um acordo com a Vivo para oferecer o 3G por meio de Ran Sharing, que é uma merda, mas tá “dentro da norma”, infelizmente.

A operadora também não é obrigada a atender uma área com determinada tecnologia. Os engenheiros vão, fazem um estudo e determinam qual a melhor opção para aquela região. São várias variáveis pra determinar uma frequência, desde interferência com outras operadoras até a liberação da Anatel tb.

Ex.: os 700MHz é muito bom pra cobrir cidades pequenas, já que o tráfego é pouco e a cobertura é alta. Em cidades grandes, entretanto, ele pode não ser a melhor opção por conta da densidade de pessoas. Não é atoa que as operadoras estão utilizando os 700 só pra tapar buracos mesmo e fazer agregação.

No seu caso, pode esquecer. Se a operadora não cobriu com os 850MHz, já era, ela não irá mais fazer isso. Você pode continuar reclamando, mas acho isso um tanto inútil...

Se buscar um pouco no fórum vai ver que desde junho/julho de 2018 os engenheiros da Claro já foram na cidade que eu falei fazer o projeto e, por ironia do destino, passei no instante e vi os estudos sendo realizados. Entretanto, estamos em abril de 2019 (quase um ano depois), o projeto já deve estar pronto, pois já é apresentando pelos atendentes quando questiono, mas até o momento ninguém mais foi fazer a instalação.

Eu escrevi essa resposta sem perguntar até quantos habitantes no seu conceito é considerado uma cidade pequena, mas;

Aqui é uma cidade de 98k de habitantes, com previsão de alcançar 100k daqui uns 4/5 anos, essa cidade possui vários distritos cada um distante em torno de 10/15 km um do outro, cada distrito deve ter em torno de 20 a 35k de habitantes, dois desses distritos são compostos por morros, cada um desses dois deve ter em torno de 20k de habitantes, acredito que o qual eu moro é o maior em habitantes e totalmente plano, sem morros, acredito que deve ter 35k de habitantes, tmb tem o distrito que compõe a praia de porto de galinhas, nesse povoado acredito que tenha em torno de 20k de habitantes (sem contar os turistas, pois o turismo que é forte)

podemos considerar que são Mini-cidades dentro de uma cidade, é um assunto que não serve pro tópico, mas já foi cogitado a emancipação de um dos distritos, voltando ao assunto do tópico, cada distrito possui no mínimo 1 torre e como eu disse acima, são praticamente mini-cidades dentro de uma cidade, o meu distrito mesmo só tem uma torre que é da Oi e compartilhada com Claro e TIM, da vivo seria duas, pois uma parou de funcionar e segundo a vivo "ta tudo certo".

Logo, podemos considerar que uma torre para atender 35k de habitantes pode ser suficiente, não?
35k de habitantes sendo uma Cidade, seria considerada uma cidade pequena, logo não haveria problema para as operadoras ativar os 700Mhz como vc disse.

A claro chegou a ativar os 700Mhz em uma torre de um dos distritos e cheguei a captar o sinal fraquíssimo dentro da minha casa que fica distante em torno de 15km, o problema do meu distrito é justamente a altura da torre que é muito baixa mesmo, com isso apenas as frequência de 850 e 900 da claro que consegue funcionar bem e a Vivo que funciona bem em 2100 e 1800 pq sua torre é "separada" e tem em torno de 10m a mais de altura que essa torre da Claro/TIM e Oi.
 
Última edição:
O intuito do tópico é debater sobre tecnologia móvel 3G, 4G e entre outras posteriores, ah não ser que aqui no tópico tenha engenheiros das operadoras interessados em ouvir feedbacks para melhorias em cada estado/cidade, essa informação que vc pede é totalmente irrelevante.
Irrelevante é saber que você está sem sinal da tim.
Eu tenho sinal da tim. Não tenho da Claro.
E em pleno bairro nobre do Rio de Janeiro, o Flamengo.
Se você não sabe, não fala besteira.
As licenças são por região não-geográfica, não é nacional. Cidades consideradas rurais, cada estado tem uma operadora com contrato para prover.
 
O intuito do tópico é debater sobre tecnologia móvel 3G, 4G e entre outras posteriores, ah não ser que aqui no tópico tenha engenheiros das operadoras interessados em ouvir feedbacks para melhorias em cada estado/cidade, essa informação que vc pede é totalmente irrelevante.

Não é irrelevante. Se você imaginasse quantos funcionários das operadoras ficam monitorando nossos tópicos tu ficaria espantado, mas no geral vamos acalmar os ânimos (Isso eu to falando para todos), o intuíto do tópico é agregar.
 
"Mosqueteiros", concordo contigo. Mas você tem que concordar comigo também. Pelo que li, creio q você está concordando comigo também.
Imagine que este fórum fosse sobre automóveis. Daí chega um forista e diz que tentou "rebocar" um carro atolado, amarrando uma corda neste carro atolado e no seu. Porém tentou, tentou, não conseguiu.
Outro consegue na boa.
Daí se "descobre" que o cara que tentou e não conseguiu estava usando um fusca 67 para desatolar uma d20.
E o que conseguiu usou um opala 4.1
Você disse que há muita gente de operadora vendo o site. Se não disser qual a cidade, e distrito, por mais boa vontade que tenha, não há como ajudar. Se alguém tivesse bola de cristal, adivinharia os números da megasena.

Há 11 (sim, onze) anos que reclamo na claro que o bairro que tem o 10° ou 11° iptu mais caro do Rio não tem sinal. Em 160 bairros, 10 ou 11 é considerado nobre. Fazer o que ?

Outra coisa que você falou e muito bem, "o objetivo do fórum é agregar".
Concordo.
Porém, sem explicitar uns mínimos detalhes, o fórum vira uma espécie de parlatório, o objetivo vira "desabafar minha insatisfação, desafogar as mágoas" e"fazer campanha contra a operadora", "protestar minha revolta".

Perde o sentido, concordam ?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo