[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Dando uma olhada básica no spectrum-e apareceu uma nova erb na minha cidade. Não possui informação de qual operadora é, mas olhando outras erbs também incluídas no spectrum recentemente e já possuem mais infos, é da TIM.
Eu também não conhecia essa "Via Lins" mas botando as coordenadas no Google Maps dá num lugar que realmente não há cobertura de nenhuma das 4.
Olhando a homologação os equipamentos são da Ericsson. Suspeito que seja uma daquelas com painel solar que a TIM começou a instalar
Como bom curioso e ciclista que sou amanhã vou ao local e já tiro umas fotos (se é que a construção já começou 😜)
Engraçado que dentro da cidade existem muitas áreas em que a tim não pega, mas decidiram expandir a cobertura em Rodovias.
UIjP92V.png


zpJjCz7.png
 
Dando uma olhada básica no spectrum-e apareceu uma nova erb na minha cidade. Não possui informação de qual operadora é, mas olhando outras erbs também incluídas no spectrum recentemente e já possuem mais infos, é da TIM.
Eu também não conhecia essa "Via Lins" mas botando as coordenadas no Google Maps dá num lugar que realmente não há cobertura de nenhuma das 4.
Olhando a homologação os equipamentos são da Ericsson. Suspeito que seja uma daquelas com painel solar que a TIM começou a instalar
Como bom curioso e ciclista que sou amanhã vou ao local e já tiro umas fotos (se é que a construção já começou 😜)
Engraçado que dentro da cidade existem muitas áreas em que a tim não pega, mas decidiram expandir a cobertura em Rodovias.
UIjP92V.png


zpJjCz7.png
É da TIM mesmo, frequência B28 dela. Inclusive a antena vai ter 40 metros de altura.
 
Última edição:
Vou te falar viu, a B28 e o VoLTE realmente melhora a qualidade demais, sempre tinha dificuldades para falar com meu pai pq as chamadas ficavam cortando pelo 3G, e no 2G qualquer coisinha fazia o telefone ficar fora de área, sem contar que as chamadas via whatsapp eram impossíveis pois a internet 3G era muito ruim, agora com a B28 a internet está ótima, e as chamadas estão saindo perfeitas graças ao VoLTE.

Se n me engano uma ligação do VoLTE da VIVO para uma rede 3G também da VIVO mostrou que estava em HD, só que não achei a qualidade igual ao de VoLTE para VoLTE, mas estava boa sim.

Se pelo menos as outras operadores fossem ativando a B28 a rodo e liberando o VoLTE de geral, já ia melhorar bastante a qualidade das chamadas no país.
 
Vou te falar viu, a B28 e o VoLTE realmente melhora a qualidade demais, sempre tinha dificuldades para falar com meu pai pq as chamadas ficavam cortando pelo 3G, e no 2G qualquer coisinha fazia o telefone ficar fora de área, sem contar que as chamadas via whatsapp eram impossíveis pois a internet 3G era muito ruim, agora com a B28 a internet está ótima, e as chamadas estão saindo perfeitas graças ao VoLTE.

Se n me engano uma ligação do VoLTE da VIVO para uma rede 3G também da VIVO mostrou que estava em HD, só que não achei a qualidade igual ao de VoLTE para VoLTE, mas estava boa sim.

Se pelo menos as outras operadores fossem ativando a B28 a rodo e liberando o VoLTE de geral, já ia melhorar bastante a qualidade das chamadas no país.
O volte mostrou que pode existir qualidade de ligação. Nem se compara com a voz metalizada do whatsapp.
 
Dando uma olhada básica no spectrum-e apareceu uma nova erb na minha cidade. Não possui informação de qual operadora é, mas olhando outras erbs também incluídas no spectrum recentemente e já possuem mais infos, é da TIM.
Eu também não conhecia essa "Via Lins" mas botando as coordenadas no Google Maps dá num lugar que realmente não há cobertura de nenhuma das 4.
Olhando a homologação os equipamentos são da Ericsson. Suspeito que seja uma daquelas com painel solar que a TIM começou a instalar
Como bom curioso e ciclista que sou amanhã vou ao local e já tiro umas fotos (se é que a construção já começou 😜)
Engraçado que dentro da cidade existem muitas áreas em que a tim não pega, mas decidiram expandir a cobertura em Rodovias.
UIjP92V.png


zpJjCz7.png


Instalada e operando! Olha ela aí!
Acredito que não esteja 100%, tudo bem que é via satélite mas pra fazer o speedtest já demorou pra caramba. Mensagens no wpp demoram um pouco pra enviar e ligações (por app) estão fora de cogitação nessa situação. Não testei o VoLTE pois estou usando MVNO.

Felizmente o CellMapper conseguiu detectar com extrema precisão.
eYiHgem.jpg


7320008841.png


6Gj9gSZ.png
 
Última edição:
Instalada e operando! Olha ela aí!
Acredito que não esteja 100%, tudo bem que é via satélite mas pra fazer o speedtest já demorou pra caramba. Mensagens no wpp demoram um pouco pra enviar e ligações (por app) estão fora de cogitação nessa situação. Não testei o VoLTE pois estou usando MVNO.

Felizmente o CellMapper conseguiu detectar com extrema precisão.
eYiHgem.jpg


7320008841.png


6Gj9gSZ.png
Meu deus, via satélite?? Não sei como eles não puxaram um radio de uma cidade mais próxima. Logo no interior de SP que tem rádio e fibra pra todo lado...
 
Meu deus, via satélite?? Não sei como eles não puxaram um radio de uma cidade mais próxima. Logo no interior de SP que tem rádio e fibra pra todo lado...
A "Maior cobertura 4G do Brasil" se é bem feita e funciona bem já é outra história, rs
Detalhe que ela está +- 3Km da área urbana mais próxima
 
Instalada e operando! Olha ela aí!
Acredito que não esteja 100%, tudo bem que é via satélite mas pra fazer o speedtest já demorou pra caramba. Mensagens no wpp demoram um pouco pra enviar e ligações (por app) estão fora de cogitação nessa situação. Não testei o VoLTE pois estou usando MVNO.

Felizmente o CellMapper conseguiu detectar com extrema precisão.
eYiHgem.jpg


7320008841.png


6Gj9gSZ.png
Aproveitando eu posicionei as eNb da Tim aí na sua cidade.
 
O VoLTE deve ficar lindo nessa conexão via satélite ai kkk
Fiquei curioso como isso vai ficar, será que seria imperceptível o delay?
já que ambas linhas provavelmente estariam bem distantes uma das outras, então ninguem iria perceber que estaria rolando um delay monstro?
 
As operadoras brasileiras ativam o combo VoLTE/VoWiFi comum que funciona tanto no Android como no iOS, se esse é um recurso exclusivo da Apple, acho difícil alguma operadora BR ativar se não funcionar pelo sistema padrão.
Mas aí que tá, esse recurso exclusivo da Apple tá inserido dentro do menu do VoWiFi padrão.
 
Instalada e operando! Olha ela aí!
Acredito que não esteja 100%, tudo bem que é via satélite mas pra fazer o speedtest já demorou pra caramba. Mensagens no wpp demoram um pouco pra enviar e ligações (por app) estão fora de cogitação nessa situação. Não testei o VoLTE pois estou usando MVNO.

Felizmente o CellMapper conseguiu detectar com extrema precisão.
eYiHgem.jpg


7320008841.png


6Gj9gSZ.png
acho melhor nem ter uma conexão dessas pra não criar expectativas achando que conseguirá usar. 3Km da cidade não faz sentido usar satélite.
 
Esse recurso vai ser bem difícil de ver por aqui. Tínhamos antes o Vivo TU Go, que era algo semelhante, mas da própria Vivo (e funcionava muito bem), você instalava o app em qualquer aparelho e podia fazer/receber ligações/sms na sua linha, também suportava o VoWiFi nativo do sistema. Infelizmente o serviço foi desativado.

Hoje em dia o mais próximo que temos disso no Brasil é o Call and Text on other devices da Samsung, você consegue fazer/receber chamadas e sms remotamente, usando a mesma linha do celular, mas com o porém que o celular precisa estar ligado, porque não tem a integração com a operadora.
Fui hoje numa loja da Vivo do shopping depois da atendente que respondeu a reclamação da ANATEL solicitar que eu fosse pessoalmente a uma loja do shopping. O Vivo Guru (que é o nome do funcionário responsável por atender esse tipo de chamado) achou que o Ligações Wifi no iCloud fosse a mesma coisa que o Vivo Tu Go. Quando na verdade o 1º é algo que já existe nativamente na Apple antes mesmo do Vivo Tu Go surgir. Tive até que pedir pra falar com o gerente, vou ter que ir na Ouvidoria pra ver se eles resolvem isso.

Chama atenção deles já oferecerem a independência de chamadas/SMS pro Apple Watch, mas não pros MacBook
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Infelizmente não existe como pedir pra habilitar remotamente. A Vivo/Claro (não sei qual é sua operadora), deve requisitar à Apple para ela habilitar via aquelas atualizações da operadora que de vez enquanto recebem, ou seja: é algo mais difícil que somente virar um switch.

E isso considerando que esse recurso trabalhe somente com o IMS que possuimos atualmente.

Mesmo assim, acho difícil tomarem providência. A Claro parece até já ter desistido do VoWi-Fi e os poucos usuários que o tem, relatam problemas quase diários. Já a Vivo tá trabalhando pra habilitar o VoLTE/VoWiFi e está em um nível relativamente avançado, mas progride a uma velocidade de tartaruga, ou seja: não tem ninguém de fato se importando com isso.
Eu falei com o Thiago do Suporte Avançado da Apple (como se fosse o nível 2) essa semana. Ele que foi o único que tinha conhecimento técnico suficiente pra me entender e falou que o Ligações Wifi no iCloud tem que ser oferecido pela própria operadora, a infra-estrutura já é preparada pela Apple.

Sei que as atualizações da operadora em Ajustes>Sobre tem a ver com isso, mas pelo que o técnico me falou, é a Vivo que tem que virar a chave porque a opção já fica dentro do menu do Ligações Wifi "comum". Não teria motivos pra eles não ativarem algo que já está nos "50%", digamos assim.

Sobre a Claro, o problema é que eles só ativam no pós-pago e, por isso, só quem é mais antenado em tecnologia, como nós aqui do Adrenaline, do MacMagazine, Blog do iPhone etc que pedem pra ativar. O resto do Brasil nem sabe que isso existe, infelizmente! Concordo com você, ninguém tá nem aí com isso. Apenas nós dos fóruns que acabamos perdendo pela vista grossa que esse cartel faz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É. O Call & Messages da Samsung realmente funciona muito bem. Tenho ele ativado com o meu Galaxy Watch e é perfeito, porém, diferentemente do método da Apple, ele independe de operadoras.

y4mlm7k-0aiY07Tlt1ANgOE2iy0mjixGMWXYNIYwzVWPunZIHCV1bhnAayGDrw1HjPTIgwk73ZusCLyPObb3dgokvr8vS2WlUURXtOYx2tHGWSNc7E2Uam9dzJJIxRH2FSyYUl-QuPf4E-XhyJbgDlW64TBnDlxGF9V4aMXbuKh4oiojeTm5C9zl19Qsmj3-nKP

As chamadas são encaminhadas pro servidor da Samsung, que então encaminha pro relógio/tablet da marca. Infelizmente a integração com o Windows ainda usa o Bluetooth. Como você disse, ele precisa q o telefone esteja ligado e com a conexão de dados ativa, então o VoLTE realmente ajuda muito pra ele funcionar haha
Como eu disse no comentário anterior, o Ligações Wifi também faz isso. Tanto Samsung quanto Apple possuem isso. A integração dentro do ecossistema de ambas funciona, o problema é que as operadoras aqui do Brasil não expandem essas funcionalidades.
 
Última edição:
acho melhor nem ter uma conexão dessas pra não criar expectativas achando que conseguirá usar. 3Km da cidade não faz sentido usar satélite.
Doideira, né? 3KM da pra por um rádio fácil. A Tim deve um contrato com o satelite que deve estar super mais em conta do que o rádio, pq não é possível.
 
Doideira, né? 3KM da pra por um rádio fácil. A Tim deve um contrato com o satelite que deve estar super mais em conta do que o rádio, pq não é possível.
Olhando no spectrum ela tem instalado várias assim pelas rodovias do interior, se todas forem por satélite era melhor nem ter colocado mesmo kk não consigo entender
 
Fiquei curioso como isso vai ficar, será que seria imperceptível o delay?
já que ambas linhas provavelmente estariam bem distantes uma das outras, então ninguem iria perceber que estaria rolando um delay monstro?
Com esse ping de 2s acho que vai ficar tipo aqueles repórteres na TV esperando o retorno de áudio chegar kkk
 
Bacana! Quanto tempo demorou pra isso acontece?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Que Ping terrível! Minha nossa!

Essa antena é somente 4G?
Eu reparei que incluíram no spectrum essa semana, mas lá a data está de 15 de abril.
É Somente 4G que parece um 2G piorado kkkk
 
Voltando com uma atualização sobre a ERB via satélite da TIM.

Aparentemente a TIM f*deu o 4G em alguns bairros mais próximos dessa erb, que pegavam uma B28 mais fraca mas de qualidade, e agora conectam automaticamente nessa erb via satélite com o sinal mais forte. Resumindo, inutilizável.
Não é possível uma coisa dessas KKKKKKKKKK
nQfFjNX.png
0eAhXFm.png


O 4G B28 da TIM da ERB na cidade.
7325544211.png




Só a título de comparação, eu travei na B28 da Claro (que a antena fica a mais ou menos 11KM, em outra cidade)
Vsog1k3.png
sXQDpWd.png
 
Voltando com uma atualização sobre a ERB via satélite da TIM.

Aparentemente a TIM f*deu o 4G em alguns bairros mais próximos dessa erb, que pegavam uma B28 mais fraca mas de qualidade, e agora conectam automaticamente nessa erb via satélite com o sinal mais forte. Resumindo, inutilizável.
Não é possível uma coisa dessas KKKKKKKKKK
nQfFjNX.png
0eAhXFm.png


O 4G B28 da TIM da ERB na cidade.
7325544211.png




Só a título de comparação, eu travei na B28 da Claro (que a antena fica a mais ou menos 11KM, em outra cidade)
Vsog1k3.png
sXQDpWd.png
Meu Deus... Foi como eu disse, qual a necessidade de por via satelite??? KKKKKKKKKKK Deve estar muito barato, não é possível
 
Olhando no spectrum ela tem instalado várias assim pelas rodovias do interior, se todas forem por satélite era melhor nem ter colocado mesmo kk não consigo entender
TIM não usava O3b em alguns lugares quando precisava de satélite? Acho que em Noronha usam, e como é uma constelação MEO a latência é menor que nos geoestacionários tradicionais.
As constelações LEO que estão surgindo (Starlink, OneWeb, etc) devem ser uma solução ainda melhor, mas até estarem completamente operacionais vai alguns anos (e provavelmente alguns pedidos de Chapter 11).
 
Uma dúvida, meu Redmi Note 8 começou a aparecer 4.5G aqui em Sumaré/SP. Pelo app NetMonster ele aparece 2C (2600 + 2600). Isso significa que está agregando a mesma frequência (2600) com 10Mhz cada? São de torres diferentes? Não entendo tão bem sobre isso.

oumfsNq.jpg
 
Uma dúvida, meu Redmi Note 8 começou a aparecer 4.5G aqui em Sumaré/SP. Pelo app NetMonster ele aparece 2C (2600 + 2600). Isso significa que está agregando a mesma frequência (2600) com 10Mhz cada? São de torres diferentes? Não entendo tão bem sobre isso.

oumfsNq.jpg

A Claro agrega B7 20MHz com B7 10MHz, são frequências diferentes mas a mesma banda, isso na mesma torre.
 
Uma dúvida, meu Redmi Note 8 começou a aparecer 4.5G aqui em Sumaré/SP. Pelo app NetMonster ele aparece 2C (2600 + 2600). Isso significa que está agregando a mesma frequência (2600) com 10Mhz cada? São de torres diferentes? Não entendo tão bem sobre isso.

oumfsNq.jpg

Se você olhar aí no site, o Note 8 suporta no máximo agregação intra-band contígua (o espectro não pode estar separado, tem que ser contínuo), e é justamente o seu caso, onde você está a Claro detém os 10MHz da banda "P" mais os 20MHz da banda "W":

faixa4G2.gif


Então nesse caso extremamente específico, faz esse CA na B7 10MHz + 20MHz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo