[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Uma dúvida, meu Redmi Note 8 começou a aparecer 4.5G aqui em Sumaré/SP. Pelo app NetMonster ele aparece 2C (2600 + 2600). Isso significa que está agregando a mesma frequência (2600) com 10Mhz cada? São de torres diferentes? Não entendo tão bem sobre isso.

oumfsNq.jpg
Interessante que no Cellmapper nenhuma das eNb em Sumaré/SP tinha a B7 P até pouco tempo atrás.
Na cidade a Claro já espalhou B1, B3, B7 e B28, quem sabe em pouco tempo não aparece mais uma B7 no mix?

Além disso, a B7 com 30mhz deve ficar boa no 5g NR que permite larguras acima de 20mhz sem agregação.
 
Qual app sem ser o Netmonster me mostra a frequência e os CA que a rede está fazendo?
Samsung, o field test nativo, *#0011#, iPhone *3001#12345#*. E acho que em alguns aparelhos do Android 7 pra cima dá pra ver no *#0011# algumas informações.
De resto, se for Qualcomm com root, o Network Signal Guru. Mas acho que essa pergunta já foi respondida um bilhão de vezes aqui.
 
Qual app sem ser o Netmonster me mostra a frequência e os CA que a rede está fazendo?
Nenhum app no Android consegue dar a informação correta de CA devido a inexistência de uma função nas API que forneça esta informação.

No máximo os apps conseguem listar as frequências de que estão disponíveis para que o aparelho se conecte, que podem ou não ser da mesma eNb. Mesmo assim, esta informação não é 100% confiável dependendo da versão do Android que vc está usando.

Não uso o Netmonster pois ele tenta dar uma informação e faz isto de forma muitas vezes errada.

Prefiro usar o Cellmapper que faz tempo não tenta indicar todas as bandas que o aparelho está usando para CA, mas coloca em um mapa todas as bandas disponíveis em uma eNb, com os dados coletados pelos usuários.

Com estas informações e sabendo os combos de CA do aparelho dá para ter uma boa idéia se vai agregar ou não e como vai ser está agregação.
 
Impressão minha ou a VIVO corrigiu aquele "bug" da rede 4G descontar do pacote de dados diário como se você tivesse com os dados móveis ligados?
eu percebi isso pq eu estava com um chip provisório da VIVO e estava esperando a conclusão da portabilidade para inserir créditos e contratar um plano, então estava usando os pacotes diários de 1,49R$ e percebi que só foi descontado do meu saldo após eu ligar os dados móveis de fato, sendo que até tempo atrás bastava dar 0:00 com o aparelho setado no 4G que já descontava do saldo do pacote diário mesmo com os dados móveis desligado.

Isso acontecia com tanto com as outras operadoras também, a desculpa era que que como não trafega VOZ pelo 4G, então não tinham como saber se os dados estavam sendo consumidos ou não.
 
Última edição:
Impressão minha ou a VIVO corrigiu aquele "bug" da rede 4G descontar do pacote de dados diário como se você tivesse com os dados móveis ligados?
eu percebi isso pq eu estava com um chip provisório da VIVO e estava esperando a conclusão da portabilidade para inserir créditos e contratar um plano, então estava usando os pacotes diários de 1,49R$ e percebi que só foi descontado do meu saldo após eu ligar os dados móveis de fato, sendo que até tempo atrás bastava dar 0:00 com o aparelho setado no 4G que já descontava do saldo do pacote diário mesmo com os dados móveis desligado.

Isso acontecia com tanto com as outras operadoras também, a desculpa era que que como não trafega VOZ pelo 4G, então não tinham como saber se os dados estavam sendo consumidos ou não.
Tem um tempo já. Uma época uma funcionária da vivo mesmo me falou que eles descontavam só após trafegar 100Kb. Eu cheguei até a testar com um firewall que bloqueava tudo. Uma que era terrível com isso era a TIM. Se o próprio LTE trafegasse 1Kb que fosse já descontava. Não sei como tá hoje pois não uso mais tim pré nem vivo pré.
 

Se você olhar aí no site, o Note 8 suporta no máximo agregação intra-band contígua (o espectro não pode estar separado, tem que ser contínuo), e é justamente o seu caso, onde você está a Claro detém os 10MHz da banda "P" mais os 20MHz da banda "W":

faixa4G2.gif


Então nesse caso extremamente específico, faz esse CA na B7 10MHz + 20MHz.
Onde você viu que aqui são as bandas P e W? Queria pesquisar outras localidades.
 
Onde você viu que aqui são as bandas P e W? Queria pesquisar outras localidades.
Não conheço nenhuma fonte confiável e atualizada de quem detém a banda P no Brasil, tem alguma informação no www.teleco.com.br mas não está completa.

Aí no DDD 19 foram detectadas eNb com a B7 P em Rio Claro e Pirassununga.

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...and=0&showSectorColours=true&mapType=roadmap#

Clique nas eNb e veja a lista dos setores. Se aparecerem os setores 5, 6 e 7 com frequência central perto de 2505/2625 é a banda P.

Se vc puder roda um pouco o Cellmapper onde o seu aparelho está fazendo CA para tentar captar a banda P e adicionar os dados no mapa do app. ;-)
 
Samsung, o field test nativo, *#0011#, iPhone *3001#12345#*. E acho que em alguns aparelhos do Android 7 pra cima dá pra ver no *#0011# algumas informações.
De resto, se for Qualcomm com root, o Network Signal Guru. Mas acho que essa pergunta já foi respondida um bilhão de vezes aqui.
Não sei se a galera aqui mais antiga lembra, mas esse código *3001#12345# era usado pra alterar o NAM dos telefones Nokia mais antigos como o Nokia 6120, 5120... na época que ainda era a moderna TDMA, a tecnologia (estávamos saindo do analógico - AMPS). E SMS (mensagem de texto), era o que tínhamos de mais moderno, fora a tradicional ligação por voz...
 
Aguem aqui tem o plano claro controle com redes sociais ilimitadas ( Instagram Facebook Twitter whatsapp) ? Eu queria saber se quando acaba a franquia se essas redes sociais ficam liberadas ou a claro bloqueia tudo ?
 
Aguem aqui tem o plano claro controle com redes sociais ilimitadas ( Instagram Facebook Twitter whatsapp) ? Eu queria saber se quando acaba a franquia se essas redes sociais ficam liberadas ou a claro bloqueia tudo ?
tenho o plano controle com as redes sociais ilimitadas, e mesmo depois da franquia acabar, vc ainda pode usar esses apps a vontade. já estourei 1x a franquia e tanto o twitter quanto whatsapp continuaram funcionando perfeitamente com o 4G.
 
Não sei se a galera aqui mais antiga lembra, mas esse código *3001#12345# era usado pra alterar o NAM dos telefones Nokia mais antigos como o Nokia 6120, 5120... na época que ainda era a moderna TDMA, a tecnologia (estávamos saindo do analógico - AMPS). E SMS (mensagem de texto), era o que tínhamos de mais moderno, fora a tradicional ligação por voz...
Alguém na Apple tem senso de humor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vivo x TIM
que atitude louvável, 50% das antenas para cada uma. Quem ganha é o cliente.
Louvável até dar tilt e as duas operadoras ficarem fora do ar e quase toda a cidade (afinal, cidade pequena) ficar sem telefone até consertarem. Não sou contra compartilhamento, mas a redundância sofre.
 
Não sei se a galera aqui mais antiga lembra, mas esse código *3001#12345# era usado pra alterar o NAM dos telefones Nokia mais antigos como o Nokia 6120, 5120... na época que ainda era a moderna TDMA, a tecnologia (estávamos saindo do analógico - AMPS). E SMS (mensagem de texto), era o que tínhamos de mais moderno, fora a tradicional ligação por voz...
Dual SIM dessa época era configurar 2 linhas no NAM e ter que reiniciar o celular para mudar entre elas e customizar o nome da operadora haha
 
Não conheço nenhuma fonte confiável e atualizada de quem detém a banda P no Brasil, tem alguma informação no www.teleco.com.br mas não está completa.

Aí no DDD 19 foram detectadas eNb com a B7 P em Rio Claro e Pirassununga.

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...and=0&showSectorColours=true&mapType=roadmap#

Clique nas eNb e veja a lista dos setores. Se aparecerem os setores 5, 6 e 7 com frequência central perto de 2505/2625 é a banda P.

Se vc puder roda um pouco o Cellmapper onde o seu aparelho está fazendo CA para tentar captar a banda P e adicionar os dados no mapa do app. ;-)


A ENB que conecta 2CC é a 190442. Usei o Cellmaper e atualizei os dados, da uma olhada lá.
 

A ENB que conecta 2CC é a 190442. Usei o Cellmaper e atualizei os dados, da uma olhada lá.
Como a api do Android só mostra para os apps um cellid/setor por vez, é preciso ficar um tempo com o cellmapper rodando, de preferência se deslocando de um lugar para outro.

O app ainda não detectou nenhum setor 5, 6 ou 7 que se referem a banda P da Claro. :-(
 
Dual SIM dessa época era configurar 2 linhas no NAM e ter que reiniciar o celular para mudar entre elas e customizar o nome da operadora haha
Mas a alegria durou pouco. As operadoras descobriram e desabilitaram essa função. Embora fosse possível mudar o nome da operadora, a alteração não surtia efeito e tava lá o nome da operadora...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu era Team CDMA nessa época, e o 2280 tinha opção de mudar o nome da operadora nas configurações mesmo.
Acho que eram poucas as regiões que tinham CDMA, aqui pelo nordeste não me recordo de nenhuma. O mais próximo que tivemos foi o Embratel Livre (que usava esse Nokia 2280), mas esse plano não teve uma grande abrangência por aqui...
 
Mas a alegria durou pouco. As operadoras descobriram e desabilitaram essa função. Embora fosse possível mudar o nome da operadora, a alteração não surtia efeito e tava lá o nome da operadora...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho que eram poucas as regiões que tinham CDMA, aqui pelo nordeste não me recordo de nenhuma. O mais próximo que tivemos foi o Embratel Livre (que usava esse Nokia 2280), mas esse plano não teve uma grande abrangência por aqui...
Pelo menos nos DDDs de 81 a 89 eu lembro da TIM e CLARO no TDMA
mas CDMA n lembro mesmo n
 
Na segunda passada iniciei minha portabilidade do TIM Beta pro Claro Flex. Tive problemas com o app da Claro não concluindo o processo, mas no fim das contas consegui e ficou marcado pra quinta-feira ser feita a portabilidade. Chegou o dia e nada. Entrei em contato com a TIM e descobri que eles suspenderam a portabilidade sem explicação. Na segunda-feira dessa semana o processo recomeçou e hoje foi efetivado. Meu número da TIM já está na Claro.

Agora, uma coisa que tá me chamando a atenção é que eu tô com 2 bônus de 4GB pela portabilidade. Um foi ativado no dia que contratei o plano (segunda passada) e outro foi ativado hoje após a portabilidade. Além disso tô com um bônus de 2GB por ser cliente residencial (não sou desde 2012). Alguém mais que tenha recebido esses bônus "extras" sabe se eles ficam permanentes (12 meses no caso da portabilidade)? Ou é assim só no primeiro mês mesmo?
 
Pelo menos nos DDDs de 81 a 89 eu lembro da TIM e CLARO no TDMA
mas CDMA n lembro mesmo n
Aqui no 91 teve Amazônia Celular (depois Oi) e NBT (depois Vivo) em TDMA e a Vivo com a rede própria operou exclusivamente em CDMA antes de migrar para GSM.
 
Aguem aqui tem o plano claro controle com redes sociais ilimitadas ( Instagram Facebook Twitter whatsapp) ? Eu queria saber se quando acaba a franquia se essas redes sociais ficam liberadas ou a claro bloqueia tudo ?
Acho que a claro não bloqueia o acesso as redes sociais.
 
Aqui no 91 teve Amazônia Celular (depois Oi) e NBT (depois Vivo) em TDMA e a Vivo com a rede própria operou exclusivamente em CDMA antes de migrar para GSM.
Aqui no nordeste eu acho que a Oi nunca chegou a usar o TDMA
eles já ingressaram com a tecnologia GSM usando 1800Mhz, até pq só quem usou o TDMA aqui foram as herdeiras da Banda A e B se eu n estiver enganado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo