[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Dual SIM dessa época era configurar 2 linhas no NAM e ter que reiniciar o celular para mudar entre elas e customizar o nome da operadora haha
Sei de relatos que tinha gente que habilitava linha fixa da vésper em aparelhos CDMA Dual band assim tinha linha de alguma tele estadual em 850MHz e a vésper no 1900MHz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui no nordeste eu acho que a Oi nunca chegou a usar o TDMA
eles já ingressaram com a tecnologia GSM.
TDMA no Nordeste era a BCP(Banda B) e alguma tele estadual na A exceto na Bahia que a TeleBahia era CDMA/amps.
 
Sei de relatos que tinha gente que habilitava linha fixa da vésper em aparelhos CDMA Dual band assim tinha linha de alguma tele estadual em 850MHz e a vésper no 1900MHz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


TDMA no Nordeste era a BCP(Banda B) e alguma tele estadual na A exceto na Bahia que a TeleBahia era CDMA/amps.
BCP então era a Claro, e TIM usava a Banda A, aliás bons tempos da BCP e TIM usando a banda A e B no TDMA, a qualidade das ligações eram ruins devido a tecnologia que sofria com qualquer tipo de interferência, mas tínhamos sinal de telefone em qualquer buraco, depois que veio o GSM 1800 o sinal ficou ruim em muitos locais.
 
Aproveitando que o 2280 foi citado, o meu tinha entrada de chip com os conectores (depois vi outros com um "tampão" ali). Pra que servia aquilo?

O CDMA, assim como o GSM, também permitia o uso de chip dispensando que a id do usuário fosse gravada no aparelho, mas a Vivo não usou isso no Brasil e, se não me engano, a Verizon também não usou nos EUA. Então era comum alguns aparelhos, vendidos em escalada global, terem a entrada pra chip para atender determinados mercados e operadoras.
 
Aguem aqui tem o plano claro controle com redes sociais ilimitadas ( Instagram Facebook Twitter whatsapp) ? Eu queria saber se quando acaba a franquia se essas redes sociais ficam liberadas ou a claro bloqueia tudo ?
Não bloqueia, continua funcionando. Uma vez bloqueou do meu, reclamei na Anatel e arrumaram, e ainda me deram bônus de internet como pedido de desculpas.
 
O CDMA, assim como o GSM, também permitia o uso de chip dispensando que a id do usuário fosse gravada no aparelho, mas a Vivo não usou isso no Brasil e, se não me engano, a Verizon também não usou nos EUA. Então era comum alguns aparelhos, vendidos em escalada global, terem a entrada pra chip para atender determinados mercados e operadoras.
E no cdma o chip é chamado de r-uim... Bom nome, não sei porque a Vivo não aproveitou .. kkkk

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Removable_User_Identity_Module
 
E no cdma o chip é chamado de r-uim... Bom nome, não sei porque a Vivo não aproveitou .. kkkk

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Removable_User_Identity_Module
Essa eu não sabia kkkkkk RUIM Card. Comercialmente seria Vivo Chip mesmo.

Eu gostava bastante do CDMA, o sinal era bem forte, o tráfego de dados no protocolo 1xRTT era um pouco melhor que no GPRS/EDGE e lembro que em local com muita aglomeração, como no réveillon em Copacabana, ele funcionava relativamente bem enquanto Oi, TIM e Claro no GSM só davam rede ocupada...
 
O CDMA, assim como o GSM, também permitia o uso de chip dispensando que a id do usuário fosse gravada no aparelho, mas a Vivo não usou isso no Brasil e, se não me engano, a Verizon também não usou nos EUA. Então era comum alguns aparelhos, vendidos em escalada global, terem a entrada pra chip para atender determinados mercados e operadoras.
Verizon Wireless adotou...mais ou menos...
Os aparelhos LTE da Verizon usam CSIM rodando nos SIM cards (tecnicamente, UICC) deles pra autenticar a parte CDMA da rede. Hoje não faz mais diferença por que toda a base CDMA da Verizon é legado, e devem desativar em alguns poucos anos.

A Sprint que tinha procedimentos complicados por que só a parte 3GPP (na maioria dos aparelhos) era autenticada pelo SIM card, você retirava ele e o aparelho ficava ainda em CDMA.
 
Aqui em Porto Alegre, a migração do analógico para o digital começou com a Claro (TDMA) e em seguida a Telefonica (atual Vivo) em CDMA.

A Claro em seguida foi para GSM (com chip) assim como a TIM e a BrasilTelecom (atual Oi) que já começaram direto com GSM).

A Telefonica/Vivo seguiram com o CDMA mais um bom tempo antes de adotar o GSM (acho que migraram para o GSM quando surgiu o "Edge" - GSM 2G, mas não tenho certeza).

Meu primeiro celular em 1996 foi um Nokia 232 (AMPS) e quando a Claro lançou o TDMA tive um Nokia 6120 (que recebia mas não mandava SMS!!).

Aliás, não tenho saudades nenhuma dos navegadores WAP. Algo para ser esquecido... :)
 
BCP então era a Claro, e TIM usava a Banda A, aliás bons tempos da BCP e TIM usando a banda A e B no TDMA, a qualidade das ligações eram ruins devido a tecnologia que sofria com qualquer tipo de interferência, mas tínhamos sinal de telefone em qualquer buraco, depois que veio o GSM 1800 o sinal ficou ruim em muitos locais.
Lembrando que a BCP era do DDD 81 ao 87 e no DDD 011(Esse eu lembro que quando cruzava a divisa de Guararema Jacareí virava TESS e a Telesp ficava em Analógico)
 
Eu era muito novo, mas lembro que lá pra 1999 uma tia minha que mora no interior do Rio Grande do Norte tinha um TIM (era um Ericsson TDMA que dava pra desenroscar a antena e colocar uma externa). Aqui no RJ meus pais tinham ATL e Telefónica ("Movistar Amigo"). Os aparelhos eram da Nokia idênticos, mas o modelo na caixa era diferente (5120 e 5180). Não lembro de outra operadora de celular aqui além dessas duas. Tinha a Vesper, mas pra telefonia fixa. A TIM e a Oi, pelo que me lembro, já chegaram como GSM.
O período de transição de ATL pra Claro pegou a época de transição do TDMA pro GSM. A Claro ainda chegou a vender aparelhos TDMA personalizados com a marca dela.
 
Aliás, não tenho saudades nenhuma dos navegadores WAP. Algo para ser esquecido... :)
Depende, quem não sente saudades de ter sinal de telefone chegando na roça?
pois era isso que acontecia aqui nos engenhos aqui do interior de pernambuco, o sinal TDMA da TIM em 850Mhz funcionava em qualquer buraco, depois que veio o GSM 1800 só passou a funcionar nas cidades, e com um sinal ruim viu.
 
Última edição:
Eu era muito novo, mas lembro que lá pra 1999 uma tia minha que mora no interior do Rio Grande do Norte tinha um TIM (era um Ericsson TDMA que dava pra desenroscar a antena e colocar uma externa). Aqui no RJ meus pais tinham ATL e Telefónica ("Movistar Amigo"). Os aparelhos eram da Nokia idênticos, mas o modelo na caixa era diferente (5120 e 5180). Não lembro de outra operadora de celular aqui além dessas duas. Tinha a Vesper, mas pra telefonia fixa. A TIM e a Oi, pelo que me lembro, já chegaram como GSM.
O período de transição de ATL pra Claro pegou a época de transição do TDMA pro GSM. A Claro ainda chegou a vender aparelhos TDMA personalizados com a marca dela.
Eu acho que a Claro começou a adotar GSM só depois de formar a Claro em si, explica até o fato de usarem 724-05 pra rede toda.
Aqui em Porto Alegre, a migração do analógico para o digital começou com a Claro (TDMA) e em seguida a Telefonica (atual Vivo) em CDMA.

A Claro em seguida foi para GSM (com chip) assim como a TIM e a BrasilTelecom (atual Oi) que já começaram direto com GSM).

A Telefonica/Vivo seguiram com o CDMA mais um bom tempo antes de adotar o GSM (acho que migraram para o GSM quando surgiu o "Edge" - GSM 2G, mas não tenho certeza).

Meu primeiro celular em 1996 foi um Nokia 232 (AMPS) e quando a Claro lançou o TDMA tive um Nokia 6120 (que recebia mas não mandava SMS!!).

Aliás, não tenho saudades nenhuma dos navegadores WAP. Algo para ser esquecido... :)
Claro sempre foi digital no RS, começaram com TDMA/D-AMPS em 98 com a marca...Claro Digital. Todas as operadoras de banda B eram digitais (seja com TDMA, seja com CDMA).

BÔNUS:
ywBDCag.png
 
Eu acho que a Claro começou a adotar GSM só depois de formar a Claro em si, explica até o fato de usarem 724-05 pra rede toda.

Claro sempre foi digital no RS, começaram com TDMA/D-AMPS em 98 com a marca...Claro Digital. Todas as operadoras de banda B eram digitais (seja com TDMA, seja com CDMA).

BÔNUS:
ywBDCag.png
nao ganhei esse brinde quando compramos o celular Philips em 1998. :haha:
Pagando 1% de um salário mínimo por minuto. (R$ 1,30/min).
Imagina se hoje fosse R$ 11,00/min, hein?
 
O futuro chegou quando peguei um Nokia 3320 tdma na Tess do interior de SP e conectei minha Palm 5 por IR para navegar na internet a incríveis 9,6kbps, tarifados por minuto...
 
Aqui no nordeste eu acho que a Oi nunca chegou a usar o TDMA
eles já ingressaram com a tecnologia GSM usando 1800Mhz, até pq só quem usou o TDMA aqui foram as herdeiras da Banda A e B se eu n estiver enganado.
Isso, me lembro bem da entrada da Oi no mercado. Ela já começou com a tecnologia GSM por aqui.

Lembro que estava na época de escola ainda, mudei do meu Gradiente G-WAP (Nokia 7160) que era TDMA, pra Oi GSM que usava chip. E lembro que na época senti um downgrade, pois saí desse Gradiente dos mais tops para um Nokia 3310 (sem muita tecnologia como internet WAP, por exemplo), que foi o aparelho de lançamento da Oi. E que lembrava muito o Nokia 3320 (que era TDMA), que era conhecido desde então.

E tinha uma promoção de lançamento da Oi, ela dava 31 anos de ligação grátis de Oi pra Oi, durante o final de semana. Tenho essa linha ativa até hoje! Como eu era menor de idade, a linha tá no nome de minha mãe. Infelizmente não pode mudar de plano, sob o risco de perder tal promoção. Fico só mantendo ela viva, pondo créditos de tempos em tempos. E por ser um plano antigo essa linha não tem o benefícios dos planos atuais, é cobrado por minuto a ligação e os dados moveis custa caro pra usar, talvez façam isso pra meio que obrigar o cliente a sair dessa promoção e pegar uma promoção mais "moderna".

Mas era outra realidade chegando, a pessoa poder trocar de linha só tirando um chip e pondo noutro aparelho, até então era uma dificuldade trocar de aparelho.
 
Última edição:
Já que estamos falando de passados. Nao me lembro o ano, mas foi antes do 3G se popularizar. Tive um Nokia E95. O aparelho ja tinha 3G, mas quando eu comprei ainda nao existiam torres 3G da vivo em SP. Tinha o plano de voz, e um plano separado de dados, por 69 reais, e era ILIMITADO, pois a velocidade na epoca era EDGE, por volta de 144kbps max. Ai veio o 3G e o celular comecou a funcionar em 3G, a velocidade ja saltou para 500kbps-800kbps. Este plano chamava VIVO SMART MAIL.

Passaram os anos, continuei usando o mesmo plano mas em um iphone 3G. Nessa epoca os planos de dados ja possuiam franquia, maso meu era ilimitado. continuei usando ate comprar um iphone 4S, mas o meu plano nao dava direito ao 4g. Nessa epoca ja atingia velocidade de 3,5Mbps no 3G. Para mim estava otimo o custo beneficio.

Até que um dia, fiqui sem sinal de 3G, a vivo simplesmente cancelou meu plano e fui obrigado a migrar para um plano com franquia.
 
https://www.cellmapper.net/map?MCC=...Band=0&showSectorColours=true&mapType=roadmap

NO link acima é possível ver as eNb Claro detectadas no cellmapper com o recurso ENDC (EUTRA New Rádio Dual Connectivity), ou seja, aptas a agregarem 5g DSS com 4g.

Até o momento foram detectadas eMb ENDC em São Paulo, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Verde/GO.

Andei por SP capital nos últimos dias e deu para perceber que o aparelho fica em B28 como banda primária, n7 como 5g DSS e B3 como secundária.

Os speedtest deram resultados melhores em 4g do que 5g DSS+4g no download (180mbps x 150mbps) e o contrário no upload (20mbps x 80mbps).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo