[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Vejo muitos ex-clientes da Nextel reclamando do sinal após a Claro comprar a companhia, isso pode explicar muita coisa...
Em compensação, a Vivo vem aumentando bem o número de antenas...

AM5Yw3K.png


isso aí é artefato da incorporação da nextel nos números, tudo passou a ser, até legalmente, parte da Claro S.A.
 
isso aí é artefato da incorporação da nextel nos números, tudo passou a ser, até legalmente, parte da Claro S.A.
Mais no caso do RJ capital a rede da Nextel era realmente maior que a CLARO (em quantidade de ERBs), apos a unificação da rede (os clientes da Nextel serem migrados para a rede CLARO) houve um desligamento total da rede NEXTEL.
O que houve em algumas poucas regioes a antena que era da NEXTEL depois ser reativada com equipamentos no padrão CLARO.
Realmente aumentou bastante a área de sombra para clientes NEXTEL em alguns bairros e regiões.
Assim como ja vi clientes CLARO reclamando de queda de desempenho (velocidade) na rede 4G da CLARO após a unificação.
E as queixas de dificuldade de completar ligação de voz (3G) aumentaram bastante na CLARO.
Afinal a CLARO so disponibiliza VoLTE para clientes Pós e somente na região de 3 ou 4 DDDs.
 
Mais no caso do RJ capital a rede da Nextel era realmente maior que a CLARO (em quantidade de ERBs), apos a unificação da rede (os clientes da Nextel serem migrados para a rede CLARO) houve um desligamento total da rede NEXTEL.
O que houve em algumas poucas regioes a antena que era da NEXTEL depois ser reativada com equipamentos no padrão CLARO.
Realmente aumentou bastante a área de sombra para clientes NEXTEL em alguns bairros e regiões.
Assim como ja vi clientes CLARO reclamando de queda de desempenho (velocidade) na rede 4G da CLARO após a unificação.
E as queixas de dificuldade de completar ligação de voz (3G) aumentaram bastante na CLARO.
Afinal a CLARO so disponibiliza VoLTE para clientes Pós e somente na região de 3 ou 4 DDDs.
Por aqui (região metropolitana RJ) a Nextel também tinha uma rede maior que a Claro. Eu até comentei que de um dia para o outro, toda a rede da Nextel foi desligada (aparentemente de forma remota), passou um tempo e uns 5% das torres da Nextel voltaram a funcionar, porém emitindo sinal como Claro, mas com a frequência da antiga Nextel (B3). E em seguida, a Claro ativou a B3 da Nextel a rodo em todas as antenas da propria, ficando com B3+B3. Conheço pessoas que moram em locais que apenas a Nextel funcionava e que agora não tem mais nenhum sinal por conta da antena que foi desativada.

Aqui perto da minha casa tem uma torre (190 metros) que tinha equipamentos da Nextel e todos os paineis foram removidos, ficando apenas as concorrentes. A Claro tem uma torre a 210 metros da minha casa e aproximadamente 300 metros dessa antena que tinha Nextel. Faz uns 2 meses que eles ativaram B28, agora tá B28+B7+B3+B3+B1.

Parece que eles desativam totalmente as torres antigas da Nextel "próximas da Claro" e ativam mais bandas na antena da Claro pra segurar a demanda.
 
Mais no caso do RJ capital a rede da Nextel era realmente maior que a CLARO (em quantidade de ERBs), apos a unificação da rede (os clientes da Nextel serem migrados para a rede CLARO) houve um desligamento total da rede NEXTEL.
O que faz sentido até por que a Nextel PRECISAVA disso, afinal a rede 3GPP deles era toda em espectro alto (claro que em 2021 tá mais pra mid-band, mas estou divagando).
O que houve em algumas poucas regioes a antena que era da NEXTEL depois ser reativada com equipamentos no padrão CLARO.
Se a rede da Nextel era mais densa, faz sentido a Claro incorporar alguns sites aonde a cobertura dela é/era mais ruim e se livrar do resto (até pra economizar em aluguel, eletricidade, licenciamento, manutenção, etc).
Parece que eles desativam totalmente as torres antigas da Nextel "próximas da Claro" e ativam mais bandas na antena da Claro pra segurar a demanda.
Bom, foi praticamente só pelo espectro que compraram a Nextel né, faz todo sentido usarem.

Do ponto de vista técnico, eu tenho pouca reclamação da migração que a Claro fez. Reprogramaram os SIM cards dos clientes pra preferir a rede Claro (724-05), passaram a irradiar como 724-05 (creio eu) nos sites que mantiveram e desativaram o resto.
Eu queria ver o que a Claro fez em cidades que só tinham Nextel (obrigação de cobertura), se trocaram o equipamento, se só mudaram o MNC, ou o que. Tem uma dessas não muito longe daqui mas tenho zero motivos pra visitar.
 
Pessoal aconteceu algo com a claro? O VoLTE parou de funcionar do nada
 
Com o fim da Oi, não teremos mais o plano ilimitado à R$99,90. No site eles já dizem que é sem fidelização. Se tivesse, minha intenção era assinar o quanto antes e garantir 1 ano de plano. Mas quem tinha plano com a Nextel como ficou? Ela honrou até o fim do contrato ou deu opções junto à Claro? Será que com a chegada do 5G ano que vem teremos 4G ilimitado em alguma operadora?
No boleto ainda é com fidelização.
5SKtvVe.jpg
 
Com o fim da Oi, não teremos mais o plano ilimitado à R$99,90. No site eles já dizem que é sem fidelização. Se tivesse, minha intenção era assinar o quanto antes e garantir 1 ano de plano. Mas quem tinha plano com a Nextel como ficou? Ela honrou até o fim do contrato ou deu opções junto à Claro? Será que com a chegada do 5G ano que vem teremos 4G ilimitado em alguma operadora?
Pelo menos até aonde eu sei até agora não forçaram troca de plano (até por que teriam que divulgar isso pelo menos no site e em um "jornal de grande circulação" com 30 dias de antecedência). Devem estar contando que os clientes por enquanto vão trocar na base da livre e espontânea pressão.
Meu chute é que eventualmente forcem as migrações pra simplificar os sistemas.
 
Com o fim da Oi, não teremos mais o plano ilimitado à R$99,90. No site eles já dizem que é sem fidelização. Se tivesse, minha intenção era assinar o quanto antes e garantir 1 ano de plano. Mas quem tinha plano com a Nextel como ficou? Ela honrou até o fim do contrato ou deu opções junto à Claro? Será que com a chegada do 5G ano que vem teremos 4G ilimitado em alguma operadora?
Tenho plano da Nextel, que agora esta com a claro, mas o plano permanece o mesmo que era da Nextel, mesmo valor etc, chama Clato NXT, inclusive, o Nextel nao corta internet no fim da franquia, apenas reduz para 1 mega de velocidade, isso permanece igual.
 
E hoje algo bem estranho aconteceu com os clientes da Nextel.

A linha Nextel de um amigo dormiu como Nextel e amanheceu como Claro Brasil, inclusive com a liberação dos menus de chamadas via WiFi, VoLTE e tudo mais. O próprio iPhone reconhece a operadora como Claro.

Todavia, ainda não sei dizer se a Claro reprogramou os chips da Nextel pra ficarem com o 724 05 da Claro ou se eles apenas incluíram o 724 39 da Nextel como Claro em alguma atualização de operadoras do iPhone.
 
E hoje algo bem estranho aconteceu com os clientes da Nextel.

A linha Nextel de um amigo dormiu como Nextel e amanheceu como Claro Brasil, inclusive com a liberação dos menus de chamadas via WiFi, VoLTE e tudo mais. O próprio iPhone reconhece a operadora como Claro.

Todavia, ainda não sei dizer se a Claro reprogramou os chips da Nextel pra ficarem com o 724 05 da Claro ou se eles apenas incluíram o 724 39 da Nextel como Claro em alguma atualização de operadoras do iPhone.
meu chute é que atualizaram o ipcc, mas ao mesmo tempo vi uma pessoa que recebeu SMS dizendo que agora é pra usar o Minha Claro em vez do Minha Claro nxt, então sei lá.
 
E hoje algo bem estranho aconteceu com os clientes da Nextel.

A linha Nextel de um amigo dormiu como Nextel e amanheceu como Claro Brasil, inclusive com a liberação dos menus de chamadas via WiFi, VoLTE e tudo mais. O próprio iPhone reconhece a operadora como Claro.

Todavia, ainda não sei dizer se a Claro reprogramou os chips da Nextel pra ficarem com o 724 05 da Claro ou se eles apenas incluíram o 724 39 da Nextel como Claro em alguma atualização de operadoras do iPhone.
o meu é plano nextel mas entra como claro desde ano passado.
 
o meu é plano nextel mas entra como claro desde ano passado.
Ele já entrava e até exibia o nome da Claro, mas o oficialmente o chip, plano e linha ainda era da Nextel.
Tanto é que se você liga no 1052, já é reconhecido como cliente da Claro, agora vc deve usar o DDD 21 da Claro pra ligações, o chip n se conecta mais na rede da Vivo etc.
 
FIz downgrade da minha linha Vivo de pós para controle e se foi VoLTE e VoWIFI. Pensei que era só o Vivo Easy que não tinha esses serviços
 
FIz downgrade da minha linha Vivo de pós para controle e se foi VoLTE e VoWIFI.
Podem já ter te migrado do sistema do 360 para o Next. Hoje todas as novas ativações são feitos já nele e os clientes antigos estão sendo migrados pouco a pouco. Quando acontece isso, o VoLTE/Wi-Fi some tbm.

Pensei que era só o Vivo Easy que não tinha esses serviços
Realmente o Pré, Controle e Pós possuem ele na teoria, mas, pra maioria dos clientes, precisa solicitar a ativação. Apenas alguns gatos pingados tem o recurso ativo de forma randômica e sem solicitar
 
aposto que fizeram caca na migração. Mas no controle você consegue ativar.
Aconteceu o mesmo comigo, quando migra volta para o outro sistema.
Ai precisa abrir um ticket para ativação do VoLTE/VOWi-fi (e volta para o sistema AMDOCS).
 
Tenta ligar na ouvidoria, as vezes conseguem ativar na hora.

Aconteceu o mesmo comigo, quando migra volta para o outro sistema.
Ai precisa abrir um ticket para ativação do VoLTE/VOWi-fi (e volta para o sistema AMDOCS).
Agradeço aos amigos. Abri um protocolo.

Pergunto, caso e quando ativem, vai subir sozinho o VoLTE e VoWIFI ou preciso reiniciar o celular de tempos em tempos para ver se foi ativado?
 
Agradeço aos amigos. Abri um protocolo.

Pergunto, caso e quando ativem, vai subir sozinho o VoLTE e VoWIFI ou preciso reiniciar o celular de tempos em tempos para ver se foi ativado?
Se o aparelho ja funcionava (e estava ativo as funções) elas sobem na hora que ativar no sistema.
Na duvida reinicia sempre de manha cedo o aparelho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo