[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador
Pessoal,

Muito falamos de xdsl, mas nos próximos anos até a copa do mundo creio que o serviço que mais vai sofrer expansões será a internet móvel, através deste tópico vamos acompanhar a evolução desta tecnologia que continua a melhorar.


1G

Os sistemas móveis de comunicação de voz de primeira geração foram introduzidos em 1980.

Estes tipo de sistemas permitiam a transferência de dados (voz apenas) através de ondas cuja forma variava de forma contínua. Este tipo de sistemas tinham grandes limitações, por se tratar de sistemas analógicos. Os sistemas celulares de primeira geração não suportam qualquer tipo de encriptação da informação (problemas de segurança), a qualidade de som é fraca e a velocidade de transferência rondava os 9.6 Kbps.

2G

Os sistemas de segunda geração (2G) apareceram por volta de 1990, no sentido de ultrapassar as limitações dos sistemas móveis de comunicação de primeira geração (1G).

Os sistemas 2G são completamente digitais e têm como principais características a segurança, robustez, confiabilidade, utilização eficiente do espectro e suporte a serviços de transmissão de dados de baixo débito.

A tecnologia móvel mais popular 2G é o GSM (Global System for Mobile Communications).

2.5G

A tecnologia móvel 2.5G serviu de transição entre os sistemas de segunda geração (2G) e os sistemas de terceira geração (3G). Nos sistemas 2.5G foram introduzidos alguns serviços, que são hoje bastante populares, como por exemplo o SMS (short messaging service), GPRS, EDGE ou High Speed Circuit switched data.

3G

A tecnologia móvel 3G tem por objetivo o suporte a uma ampla gama de serviços, que vão desde o suporte a aplicações multimídia (vídeo, áudio, dados) ao acesso a vários serviços disponíveis na Internet (WWW, correio eletrônico, comércio electrônico, etc).

Existem um conjunto de tecnologias que se enquadram nos sistemas 3G e das quais destacamos o UMTS, WCDMA, EV-DO e HSPA (3.6 e 7.2).

O 3G é baseado na família de normas da UIT (União Internacional de Telecomunicações).

A tecnologia UMTS - (Universal Mobile Telecommunication System)

Ela foi concebida para ser o sucessor 3G da tecnologia GSM e possibilitar um uso efetivo de banda larga móvel. O padrão UMTS foi desenvolvido pelo Third Generation Partnership Project (3GPP).
O padrão UMTS também prevê o tráfego de diferentes mídias sobre um mesmo canal. Ao contrário do padrão ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), que apresenta limites diferentes para as taxas de upload e download, o padrão UMTS usa bandas de mesma capacidade para upload e download.

Isso o torna melhor adaptado para a realização de serviços como conversas em tempo real com vídeo, telefonia, entre outros.

O UMTS usa a tecnologia W-CDMA (Wideband Code Multiple Access) como interface de rádio, pois necessita de uma banda larga com alta capacidade. Ela utiliza um canal de rádio portador de 5 Mhz, e aperfeiçoa a utilização dessa banda, conseguindo taxas de até 2 Mb/s para usuários com pouca mobilidade, e até 144 Kb/s em situações de alta mobilidade.

A família HSPA - (High Speed Packet Access)

O HSPA (High Speed Packet Access) é, nas palavras do fórum UMTS, um termo genérico para designar avanços na tecnologia UMTS [19]. Mais precisamente, esses avanços são maior velocidade de acesso à rede, aumento da capacidade da rede e melhor transmissão de dados.

Conhecido também pelo nome 3.5G, o HSPA é baseado na tecnologia UMTS, e sendo basicamente uma melhoria no acesso, não é necessário fazer modificações na rede central UMTS, apenas uma melhora na infra-estrutura para comportar o aumento no fluxo de dados.

O maior fluxo de dados na rede UMTS, já com a tecnologia HSPA, de início, eram pacotes de voz, e, assim como na rede UMTS original, migraram para acesso à Internet em alta velocidade.

O HSPA é a junção de duas melhorias: na taxa de download (chamada HSDPA - High Speed Downlink Packet Access) e na taxa de upload (HSUPA – High Speed Uplink Packet Access). O HSDPA foi especificado no Release 5 do 3GPP, enquanto o HSUPA no Release 6. Ambos podem ser implementados no canal de 5 Mhz usado pelo UMTS.

HSDPA

O sistema HSDPA, cuja taxa de download chega a atingir velocidades de até 14,4 Mbits/s, é composto pelas medidas expostas abaixo.

Avanços nas capacidades técnicas:

Um menor Intervalo no Tempo de Transmissão (Trasmission Time Interval - TTI)

O TTI foi diminuído para 2 ms, aumentando assim a sensibilidade para detecção de variações na rede, além de diminuir o tempo de round-trip e a latência. Para o usuário final, isso se traduz em tempos de resposta menores e alocação de recursos mais ágil.

Um canal comum denominado High Speed Downlink Shared Channel, que pode ser compartilhado por vários usuários

O High Speed Downlink Shared Channel (HS-DSCH) é um canal compartilhado, codificado em um fator de separação 16, onde até 15 destes códigos podem ser alocados para HSDPA. A banda pode ser alocada tanto para um único usuário como pode ser dividida entre vários usuários, e estes receberão dados simultaneamente. Quando são decididos quais usuários receberão pacotes no próximo TTI, também é decidido qual código de canalização será usado para cada usuário. Cada usuário tem seu código definido pelo nó-B (Base Transceiver Station, BTS, também conhecido comonode-B), e este código é usado pelo usuário para extrair sua mensagem.

Não há controle de potência no HSDPA, ou seja, o canal HS-DSCH é transmitido sempre com a mesma potência. O que muda é a codificação e o número de códigos, para se adaptar às condições de rádio.

O HS-DSCH é adotado em conjunto com outros 3 canais: High Speed Shared Control Channel (HS-SCCH), High Speed Dedicated Physical Control Channel (HS-DPCCH) e High Speed-Physical Downlink Shared Channel (HS-PDSCH), todos canais físicos.

Pelo HS-SCCH são enviados sinais de controle sobre o HS-DSCH, como qual a codificação usada e avisa que dados serão enviados 2 frames a seguir, melhorando a sincronização.
O HS-DPCCH é usado pelo usuário para transmitir informações sobre sua qualidade do sinal e para envio de informações HARQ (Hybrid Automatic Retransmisson reQuest).
O HS-PDSCH carrega os dados do usuário mapeados pelo HS-DSCH.


4G

4G é a nova geração de comunicações móveis que vem melhorar os sistemas 3G e estão associadas desde logo um conjunto de vantagens que equipará a experiência de utilização dos serviços móveis à das comunicações fixas em fibra: maior velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade de rede.

Através do 4G, os utilizadores terão a oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como de uma maior eficiência e performance no acesso a serviços disponíveis na Internet.

Comparativamente com o 3G, os utilizadores das comunicações móveis podem, ainda, através do 4G, beneficiar de uma melhor eficiência de utilização do espectro radioelétrico e de uma menor latência, usufruindo de serviços em mobilidade até agora só possíveis através da Fibra Óptica ou ADSL.

Tecnologias como o WiMax ou Long term evolution (LTE) foram introduzidas no mercado em 2006, e devido as suas evoluções, têm sido “rotuladas” de tecnologias 4G.

LTE – ( Long term evolution )

O LTE é uma tecnologia móvel de transmissão de dados que foi criada com base no GSM e WCDMA. A diferença é que, dessa vez, a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, como acontecia em gerações anteriores. Isso proporciona uma rede de dados mais rápida e estável.

Diferencial

O principal diferencial do LTE é a rede de dados. Em testes de laboratório, uma rede experimental de LTE, com 20 MHz de espectro, alcançou, aproximadamente, 300 Mbps de downstream e 75 Mbps de upstream. Entretanto, a velocidade real de navegação beira aos 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload. O tempo de resposta do LTE é visivelmente mais baixo em relação ao que conhecemos das redes 3G: em condições normais, a latência da rede chega a, no máximo, 30 ms.

Outra diferença é sobre a quantidade de usuários pendurados na rede: 5 MHz de espectro permitem até 200 acessos simultâneos — praticamente o dobro das redes atuais.

WImax - (Worldwide Interoperability for Microwave Access)

É um padrão de comunicação sem fio projetado para oferecer em princípio taxas de 30 a 40 megabits por segundo de dados mas com a atualização de 2011, podendo chegar até 1 Gbit / s para estações fixas. É uma parte de uma "quarta geração", ou 4G, de comunicação sem fio.
WiMax ultrapassa de longe a faixa de 30 metros sem fio de uma rede convencional área de acesso Wi-Fi local (LAN), pode ser utilizado na região metropolitana com um raio de sinal de cerca de 50 km.

O nome "WiMAX" foi criado pelo Fórum WiMAX, que foi formada em junho de 2001 para promover a conformidade e interoperabilidade do padrão. O fórum WiMAX descreve como "uma tecnologia baseada em padrões, permitindo o fornecimento de acesso banda larga de última milha sem fio como uma alternativa ao cabo e DSL".

WiMax oferece transferência de dados taxas que podem ser superiores aos convencionais de modem a cabo e DSL no entanto a largura de banda é compartilhada entre vários usuários e, portanto, produz velocidades mais baixas na prática.

ESTAÇÃO BASE WIMAX




TABELA RESUMO DAS TECNOLOGIAS



CRONOGRAMA 4G NO BRASIL


(Espaço reservado a atualizações)

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pessoal,

Resumidamente era isso, acho que podemos ter boas discussões aqui neste tópico.

Abraços.
 
Mais um tópico heim Mosqueteirors?

É como um amigo disse estes dias, você está arrumando esta área do Fórum!!! Parabéns!!

PS.: Este assunto é muito interessante. Com certeza irei tirar várias dúvidas contigo. xD

Att.
 
Mosqueta, tem algo errado nessa tabela de velocidade e padrao no Real World.

Eu usei Sprint no EUA que é CDMA e atingia 2.5mb no smartphone.

Usei tbm AT&T gsm e o 3G deles atingia 2.3/2.4mb.

Entao se for assim, EUA realmente é o mundo da fantasia/perfeito? kkk
 
mosqueteirors, será que sai alguma coisa sobre PSTN ai?

acho o assunto mais complicado que tem.

PSTN é bem bacana, dá uma visão geral sobre a rede, vou ver se faço algo. :yellowface:
 
Estou dando um Up em tópicos que criei para ver qual a perspectiva de fixar alguns deles.
 
Pessoal,

Para não ter que criar um novo tópico estou transformando este tópico no dedicado para discussões sobre as tecnologias edge, 3g..4g e seus derivados, aqui discutiremos sobre os planos de todas as operadoras de banda larga móvel.

Abraços.

Mosqueteirors
 


Promoção vivo on, recarregue R$26,00 e tenha acesso a internet (menos youtube e 4shared, mas pode ser burlado com alguma VPN) ilimitada, R$750 de bônus vivo-vivo, e sms infinita de vivo pra vivo. Os R$26,00 continua lá, a promoção não "come" dos seus créditos. PORÉM, se você abrir o youtube ou o 4shared sem VPN, teus créditos vão embora.
 
Estava vendo aqui no meu chip da OI consigo 1mb down e 250kbps up,qual a media de vocês ai?

Depende do aparelho e da tecnologia empregada, no teu caso deve ser 3g (hsdpa), se for 2g (edge) vai dar 120 de down, se for 3g max consegue taxas melhores.
 
É um galaxy Note 2 pelo que eu vi aparece icone H.

SIm, deve varia entre H e 3g, ruim é quando aparece a letra E, ai se ferrou, caiu na rede 2g.
 
[url]http://www.speedtest.net/result/2505670676.png[/URL]

Promoção vivo on, recarregue R$26,00 e tenha acesso a internet (menos youtube e 4shared, mas pode ser burlado com alguma VPN) ilimitada, R$750 de bônus vivo-vivo, e sms infinita de vivo pra vivo. Os R$26,00 continua lá, a promoção não "come" dos seus créditos. PORÉM, se você abrir o youtube ou o 4shared sem VPN, teus créditos vão embora.

eu usei o vivo-on por 6 meses, apesar das quedas de sinal gastava cerca de 2GB~3GB por mês sem queda de velocidade ou franquia (emails, forum, sites de compras), eu usava o modem do celular no pc :coolface:, não fazia downloads, abandonei depois que reativei a gvt, eu uso a claro para ligação, se precisar voltar com a internet 3g a vivo é a minha melhor opção. (já testei claro e tim depois da franquia não conseguia abrir os emails)

esse tópico tem bastante informação sobre planos 3g
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=353224
 
pro pessoal que tem o tim beta, a internet é ilimitada mesmo a full speed ou tem aquele maldito pacote de dados ridículos de 10 ~ 100 MB que faz a redução da velocidade depois de estourado?
a e outra coisa tb, pro pessoal aqui de bh, como que anda a rede 3g da tim por aqui?
 
http://www.speedtest.nethttp://www.speedtest.net/result/2505670676.png

Promoção vivo on, recarregue R$26,00 e tenha acesso a internet (menos youtube e 4shared, mas pode ser burlado com alguma VPN) ilimitada, R$750 de bônus vivo-vivo, e sms infinita de vivo pra vivo. Os R$26,00 continua lá, a promoção não "come" dos seus créditos. PORÉM, se você abrir o youtube ou o 4shared sem VPN, teus créditos vão embora.
amigo sou cadastrado nessa promoção 3g vivo on mais aonde arrumo vpn ilimitada vpn boa.
 
Tenho o 3g da vivo e particurlamente não gosto muito, pela demora na resposta. Mas é um quebra galho muito bom.
 
Estou com o 3g da Oi e por incrível que parece ele é excelente (como quebra galho). Esses dias estava em casa e coloquei meu telefone para servir de roteador 3g, funcionou muito bem, claro, é 1 mega, variando entre 800KBPS e 1 mega, mas para o tipo de serviço conseguimos navegar muito bem.
 
pro pessoal que tem o tim beta, a internet é ilimitada mesmo a full speed ou tem aquele maldito pacote de dados ridículos de 10 ~ 100 MB que faz a redução da velocidade depois de estourado?
a e outra coisa tb, pro pessoal aqui de bh, como que anda a rede 3g da tim por aqui?

o plano diz q tem limite de dados de 30 mb, mas já baixei torrent de 1gb à 150 kbps aqui em Goiânia sem nenhuma redução
 
Editado por um moderador:
screenshot2013020518165.png


vivo 3g plus.. até agora satisfeito com o serviço =)
 
Última edição:
pro pessoal que tem o tim beta, a internet é ilimitada mesmo a full speed ou tem aquele maldito pacote de dados ridículos de 10 ~ 100 MB que faz a redução da velocidade depois de estourado?
a e outra coisa tb, pro pessoal aqui de bh, como que anda a rede 3g da tim por aqui?

Bom não tenho do que reclamar não por enquanto ta constante 1mb.

screenshot2013021503104.png
 
Muito bacana pessoal, continuem postando as impressões sobre os planos para ajudar o pessoal a decidir qual o melhor plano, ou pelo menos, o menos pior.
 
Pra quem usa pré pago mesmo os melhores são vivo on (R$25,00 por mês) ou tim beta (R$15,00 por mês se usar todos os dias). Pra quem usa pós, fica complicado, mas acho que os planos da vivo apresentam melhor custo benefício. Triste é ver que o nosso 4g vai ser com velocidades de 10mb somente :feelbad: mas isso é em parte por causa das operadoras de banda larga que insistem em vender 1mb no Brasil, aí eles não podem oferecer mais que isso pra não gerarem uma canibalização nas vendas.
 
estou usando o plano tim liberty e atendeu bem o que precisava!

15 reais/mes (obviamente no plano) com franquia de 80mb/dia, mas ja baixei 300mb+ em um dia a nao houve reduçao de velocidade, bem melhor que o plano que usava da claro 300mb/mes.

img1643.png
 
amigo sou cadastrado nessa promoção 3g vivo on mais aonde arrumo vpn ilimitada vpn boa.
Eu usava o ibVPN, mas não sei porque não está indo mais. Ontem recebi um e-mail do HotspotShield me oferecendo 1 mês de Elite account, grátis.

Eu tava pensando em comprar um chip tim beta por aí, de terceiros. O 3G da vivo tem umas coisas estranhas demais. Se não há um tráfego médio-alto de dados, o ping fica altíssimo parece que mudam as rotas seila.. E se eu faço um download o ping vai de 100, no caso pra uol, pra 1300 constantes e não abre nada até o download terminar.
 
Eu tenho usado o 3g da Oi, e vou te dizer, não tenho do que reclamar, custa R$ 9,90/mês com direito a 100 mega por mês(acho que é isso) depois teoricamente reduziria para 120KBPS, mas isso não ocorre, então navego a 1 mega o mês todo e por incrível que até youtube roda lisinho nele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo