[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Eu postei aqui que tinha liberado no ddd 19 já faz um tempo, sério mesmo que ai só liberou agora? O meu é TIM Beta, Campinas.

Talvez tenha a ver com a 700 Mhz ainda não estar liberada. Ou talvez acabaram de liberar?
Campinas já estava liberada.

EDIT: Por acaso, TVperfeita liberou mais uma lista de próximas liberações.
 
Alguem pode dizer como faço para identificar se estou conectado em uma antena Vivo ou Nextel?
 
Eu postei aqui que tinha liberado no ddd 19 já faz um tempo, sério mesmo que ai só liberou agora? O meu é TIM Beta, Campinas.

Não é bem assim. O @apulpo já falou e é isso mesmo, o VoLTE geralmente acompanha a B28.

Claro, há exceções, em grande parte cidades pequenas só com cobertura em B3 e VoLTE liberado
 
Eu realmente não acreditava que a Claro compraria a Nextel, estava apostando muito na TIM. A Tim deve ter ficado beeem puta com essa compra ajskaskasjk as ações dela na bolsa até cairam hoje...
Enfim eu tbm acredito que ela vai matar o nome Nextel, não vai fazer muito sentido manter a rede separada.

Será que no inicio vai rolar um roaming com Vivo e Claro 3G/4G?

Obviamente não. Não sei como é o acordo entre a Nextel e a Vivo, mas com toda certeza eles levaram em conta o número de clientes, que comparado com a base da Claro, é quase desprezível.

Se a Nextel e a Claro se fundirem, os clientes devem ser migrados pra Claro, como foi com a Porto Seguro e TIM, e todos passarão a usar a infraestrutura da Claro+Nextel.
 
Ver os 1800 no 4G já é ótimo mesmo. Meu aparelho também recebe sinal da banda 3 na Barra, principalmente na região próxima ao BRT, fiz o teste e deu por volta dos 40MB mas eram só 10+10 (2600), não aparecia 4G+ no meu aparelho, no seu apareceu. Na região do centro também recebo sinal em 1800, ali na região do Teatro Municipal mas meu aparelho não fez CA ali.
Espero que ela amplie logo isso e coloque em todas as torres, a cobertura 4G dela é bem fraquinha. E ter uma cobertura dessa no segundo maior mercado do pais é um tiro no pé né...

Sim sim, semana sim semana não eu coloco o chip oi pra ver como tá, ela tem otimos planos.. melhorando um pouco essa cobertura deficiente eu passo a usar ela como principal rapidinho hahaha
 
^^ Torcer para que este refarming seja contínuo, essa notícia da última aquisição me deixou apreensivo.
Só pra constar, coincidência ou não fiquei a tarde toda de ontem sem rede na Nextel, primeira vez em 8 meses, devo ativar o +happy em breve, ao menor sinal de extinção do plano com a claro eu faço portabilidade pra Oi.
 
Só espero que a Claro não veja completamente como sobreposição as 2 redes, e nisso desligue a da NEXTEL, e nisso a qualidade de sinal caia nas cidades maiores.

Obviamente não. Não sei como é o acordo entre a Nextel e a Vivo, mas com toda certeza eles levaram em conta o número de clientes, que comparado com a base da Claro, é quase desprezível.

Se a Nextel e a Claro se fundirem, os clientes devem ser migrados pra Claro, como foi com a Porto Seguro e TIM, e todos passarão a usar a infraestrutura da Claro+Nextel.
 
Obviamente não. Não sei como é o acordo entre a Nextel e a Vivo, mas com toda certeza eles levaram em conta o número de clientes, que comparado com a base da Claro, é quase desprezível.

Se a Nextel e a Claro se fundirem, os clientes devem ser migrados pra Claro, como foi com a Porto Seguro e TIM, e todos passarão a usar a infraestrutura da Claro+Nextel.
Eu esqueci de mencionar que no caso o roaming utilizando as redes da Claro e Vivo seria apenas para os clientes da Nextel, mas tudo isso antes da Nextel e Claro se fundirem em apenas uma rede. Se eu não me engano, o contrato da Nextel feito com a Vivo no final de 2013 tinha duração de cinco anos com uma opção de mais dois anos de extensão (o que provavelmente aconteceu), já que eles anunciaram recente um acordo de roaming com o 4G da Vivo que deve durar até 2020/2021, ou seja, os clientes da Nextel ao invés de dependerem exclusivamente da rede da Vivo também poderiam contar com a rede da Claro, uma vez que a Claro agora passa a ser dona dela. Além disso, ao utilizar a rede da Nextel em roaming com a Vivo existe uma franquia de "100 mb", não sei se eles aplicam, porém está no regulamento. Eu acho que seria uma boa os clientes da Nextel passarem a utilizar a rede da Claro também enquanto não ocorre a "fusão" entre elas. Seria bom até mesmo pra eles terem uma noção do impacto em certas regiões. Provavelmente depois da fusão a Claro deve desligar diversas ERBS da Nextel.
 
Eu esqueci de mencionar que no caso o roaming utilizando as redes da Claro e Vivo seria apenas para os clientes da Nextel, mas tudo isso antes da Nextel e Claro se fundirem em apenas uma rede. Se eu não me engano, o contrato da Nextel feito com a Vivo no final de 2013 tinha duração de cinco anos com uma opção de mais dois anos de extensão (o que provavelmente aconteceu), já que eles anunciaram recente um acordo de roaming com o 4G da Vivo que deve durar até 2020/2021, ou seja, os clientes da Nextel ao invés de dependerem exclusivamente da rede da Vivo também poderiam contar com a rede da Claro, uma vez que a Claro agora passa a ser dona dela. Além disso, ao utilizar a rede da Nextel em roaming com a Vivo existe uma franquia de "100 mb", não sei se eles aplicam, porém está no regulamento. Eu acho que seria uma boa os clientes da Nextel passarem a utilizar a rede da Claro também enquanto não ocorre a "fusão" entre elas. Seria bom até mesmo pra eles terem uma noção do impacto em certas regiões. Provavelmente depois da fusão a Claro deve desligar diversas ERBS da Nextel.

A Claro deve acabar com esse acordo o mais rapidamente possível. No passado a Nextel já havia reclamado das "altas taxas" cobradas no acordo, mas eles não tinha opção.
Não tem motivo deles engordarem a concorrência, sendo que eles tem rede própria.
Vai depender mais deles provarem para os órgãos responsáveis que os consumidores não serão afetados.
Ao meu ver, o maior interesse deles foi o espectro mesmo. Muitas ERBs já haviam sido devolvidas pela Nextel, eles estavam tentando manter o que dava para conter gastos. Agora vem a parte de engenharia da Claro para ver o que de fato vale a pena manter.

Agora só resta para a TIM aguardar se o conselho da OI aprova o desmembramento fixo/móvel e pedir a noiva logo em casamento OU ser extremamente agressiva no próximo leilão de frequências.
 
Vou dizer pra vocês que a SKY (cuja dona é a AT&T) perdeu uma grande chance de entrar no mercado de telefonia móvel do Brasil ao deixar a Claro comprar a NEXTEL. Pois a SKY atualmente já é dona de um bloco de 2.5 GHz TDD em diversas cidades brasileiras. Esse bloco serviria pra SKY prestar serviços 5G, enquanto as frequências da nextel de 2.1 GHz serviriam pro 4G e 3G, e a de 1.8 GHz serviria pro 4G e 2G da SKY caso quisessem. A AT&T perdeu o bonde.
 
Vou dizer pra vocês que a SKY (cuja dona é a AT&T) perdeu uma grande chance de entrar no mercado de telefonia móvel do Brasil ao deixar a Claro comprar a NEXTEL. Pois a SKY atualmente já é dona de um bloco de 2.5 GHz TDD em diversas cidades brasileiras. Esse bloco serviria pra SKY prestar serviços 5G, enquanto as frequências da nextel de 2.1 GHz serviriam pro 4G e 3G, e a de 1.8 GHz serviria pro 4G e 2G da SKY caso quisessem. A AT&T perdeu o bonde.
O bloco da Sky não e tão grande assim para 5G. Acho que até seria bom mas não foi de toda forma.
 
Vou dizer pra vocês que a SKY (cuja dona é a AT&T) perdeu uma grande chance de entrar no mercado de telefonia móvel do Brasil ao deixar a Claro comprar a NEXTEL. Pois a SKY atualmente já é dona de um bloco de 2.5 GHz TDD em diversas cidades brasileiras. Esse bloco serviria pra SKY prestar serviços 5G, enquanto as frequências da nextel de 2.1 GHz serviriam pro 4G e 3G, e a de 1.8 GHz serviria pro 4G e 2G da SKY caso quisessem. A AT&T perdeu o bonde.
O que? mas a sky ja tem 5G................................
https://www.xda-developers.com/att-5g-e-slower-than-t-mobile-verizons-4g/
 
Vou dizer pra vocês que a SKY (cuja dona é a AT&T) perdeu uma grande chance de entrar no mercado de telefonia móvel do Brasil ao deixar a Claro comprar a NEXTEL. Pois a SKY atualmente já é dona de um bloco de 2.5 GHz TDD em diversas cidades brasileiras. Esse bloco serviria pra SKY prestar serviços 5G, enquanto as frequências da nextel de 2.1 GHz serviriam pro 4G e 3G, e a de 1.8 GHz serviria pro 4G e 2G da SKY caso quisessem. A AT&T perdeu o bonde.
A AT&T recentemente avançou para o México, onde comprou a operadora Iusacell e transformou em AT&T. O mercado de celular do México é quase um monopólio da Telmex. Seria bem interessante ter uma operadora americana aqui.

Acredito que DTH é uma tecnologia que tende a cair em desuso a medida que o streaming avança. Operadoras como a Sky vão ter que se reinventar.
 
Após a torre da Oi cair ao lado, veja a "nova" torre da Oi aqui em Colinas.
ZfN0g0d_d.jpg
 
Se for pra alguma nova operadora de telefonia móvel de fora entrar no Brasil espero que não seja AT&T.
Ela é terrível, não falo tanto em qualidade mas sim na postura. Criou um 5G falso, tem diversas pegadinhas nos planos que oferece, taxas, é craque em criar artifícios pra enganar as pessoas. Os telefones Samsung por padrão tem a barra de status com 4 barras indicativas da força do sinal, nos bloqueados pela AT&T são 6, justamente pra parecer mais forte, sem contar que ela mete o nome dela na barra de status... No Reddit tem relatos que fazem a Vivo parecer santa.

A Vodafone também é bem mal falada no Reino Unido e na Índia, parece oferecer um serviço de qualidade bem questionável.
 
Será que foi daí que saiu o know-how da Claro...?
Tu pega um contrato da Claro e não é tat diferente, claro que um erro não autoriza o outro...
De repente a mídia acabou com aquele papo furado "...os chineses estão invadindo, privatizar é preciso..." E a gente continua a pagar o preço do monopólio ocidental, preço caro inclusive.
 
Última edição:
Como ficou a cobertura dessa "nova torre" ?
quais frequências tão utilizando?
kkk, rapaz eu nem sei ainda, mas se com a torre antiga o sinal era péssimo no 3G em alguns locais...
Porque não era num local tão alto da cidade, quem dirá a essa altura agora.

Eles usavam 2100 pro 3G
1800/900 para o 2G.

Os que mais estão sendo afetado são os povoados, onde as antenas "espinha de peixe" transmitiam sinal para os orelhões localizados nessas áreas.
Deve estar tudo offline agora, rs.
 
preço do monopólio ocidental,
Se a sociedade evoluiu nas ultimas decadas, foi certamente em sensacionalizar tudo.
monopolio ocidental kkkkkkk, estamos na guerra fria agora...
Se tu quer comparar nossa rede com algo como a koreia ou japao, eu acho que certamente deve ser bem mais facil e rapido gerenciar um pais todo cuja a area eh 40% do estado do rio grande do sul (koreia do sul = 100k km2 vs RS com 280k km2) e que em torno, bem mais barato.
Imagina se toda nossa internet existisse dentro da regiao metropolitana de SP? daria para colocar um PTT em cada bairro e fibrar tudo, simplesmente se pegassemos a infra atual ja existente. Certamente teria 40gbps disponivel tambem
 
Se for pra alguma nova operadora de telefonia móvel de fora entrar no Brasil espero que não seja AT&T.
Ela é terrível, não falo tanto em qualidade mas sim na postura. Criou um 5G falso, tem diversas pegadinhas nos planos que oferece, taxas, é craque em criar artifícios pra enganar as pessoas. Os telefones Samsung por padrão tem a barra de status com 4 barras indicativas da força do sinal, nos bloqueados pela AT&T são 6, justamente pra parecer mais forte, sem contar que ela mete o nome dela na barra de status... No Reddit tem relatos que fazem a Vivo parecer santa.

A Vodafone também é bem mal falada no Reino Unido e na Índia, parece oferecer um serviço de qualidade bem questionável.
Nenhuma operadora dos eua realmente eh boa, exceto as MVNOs que sao irrelevantes. Anos atras teve a promocao "uncarrier" da tmobile, e o CEO deles vivia no twitter falando dos beneficios, enquanto todos eles eram algos que a gente tem como garantido no brasil.
A unica parte boa de la eh o formato de leasing, mas isso nao eh algo das operadoras em si ou do mercado mobile, mas sim um formato de venda que nao existe no brasil como um todo.(meu colega de la tem um s10+ por 50USD upfront + 10/mes)
Teria que vir outras europeias
 
Última edição:
^^ Eu não sei qual a intenção velada da tua postagem, mas acredito que nesses países pequenos se acontecesse de ter duas ou três empresas tomando conta de toda a infra de telefonia e oferecendo esse serviço a grosso modo não seria de tanto ruim?
Inclusive a operadora que relatei na postagem e a que mais trabalha pelo lobby da "granelização" da internet, ou seja, que luta para que as franquias sejam implementadas.
 
A AT&T recentemente avançou para o México, onde comprou a operadora Iusacell e transformou em AT&T. O mercado de celular do México é quase um monopólio da Telmex. Seria bem interessante ter uma operadora americana aqui.

Acredito que DTH é uma tecnologia que tende a cair em desuso a medida que o streaming avança. Operadoras como a Sky vão ter que se reinventar.
Eu diria que depende, se A AT&T ainda nao fez nada com a Sky eh por que estao confortaveis com ela por enquanto. Essa questao de streaming nao eh tao simples assim.
Offtopic:
Agora com 50 reais tu consegue netflix, amazon prime e algum outro pequeno e ter uma colecao bem larga.
Porem os estudios estao saindos dessas plataformas e abrindo seus apps proprios, ja temos HBO, Hulu, Fox, Todos da globosat, no futuro teremos disney, etc.
Se tu usar todos atualmente, da 125 reais + imposto de transacao + inflacao do dolr (pelo hbo e hulu) (30 netflix, 15 amazon prime, 25 hbo, 30 fox premium, 25 hulu)
Isso eh quase o que eu pago na minha NET top hd, que da acesso a quase todos os conteudos (exceto netflix originals obviamente) e muitos outros)
Se unir ao resto do mercado indo pra esse modelo (como os jogos, comida(blue apron), etc) ja fica ridiculamente alto.
 
^^ Eu não sei qual a intenção velada da tua postagem, mas acredito que nesses países pequenos se acontecesse de ter duas ou três empresas tomando conta de toda a infra de telefonia e oferecendo esse serviço a grosso modo não seria de tanto ruim?
Inclusive a operadora que relatei na postagem e a que mais trabalha pelo lobby da "granelização" da internet, ou seja, que luta para que as franquias sejam implementadas.
Nao precisa querer sensacionalizar um topico dedicado a discussoes serias, so isso.
PS: A maior operadora da coreia do sul eh a publica, do governo. Famosamente conhecida no mundo de Esports pelo seu time KT Rolster nome oficial Korea Telecom. Ela possui 44% de marketshare.
Outras 2 operadoras totalizam outros 40% ;)
Essas sao:
South Korea Telecom (conhecida pelo time de eSports SK Telecom T1)
LG (nao eh relacionada a LG electronics)
Devemos ter um monopolio publico, o passado mostra como isso funcionou pro brasil :)
E devemos adotar o modelo oriental, Manda embora e deixar so 3 operadoras relevantes e 2 inuteis. Quem das 4 relevantes atuais vai embora? oi? tim? vivo? claro? sexta, no globo reporter
 
Última edição:
Eu diria que depende, se A AT&T ainda nao fez nada com a Sky eh por que estao confortaveis com ela por enquanto. Essa questao de streaming nao eh tao simples assim.
Offtopic:
Agora com 50 reais tu consegue netflix, amazon prime e algum outro pequeno e ter uma colecao bem larga.
Porem os estudios estao saindos dessas plataformas e abrindo seus apps proprios, ja temos HBO, Hulu, Fox, Todos da globosat, no futuro teremos disney, etc.
Se tu usar todos atualmente, da 125 reais + imposto de transacao + inflacao do dolr (pelo hbo e hulu) (30 netflix, 15 amazon prime, 25 hbo, 30 fox premium, 25 hulu)
Isso eh quase o que eu pago na minha NET top hd, que da acesso a quase todos os conteudos (exceto netflix originals obviamente) e muitos outros)
Se unir ao resto do mercado indo pra esse modelo (como os jogos, comida(blue apron), etc) ja fica ridiculamente alto.
Me refiro não ao preço, mas a forma de transmissão de conteúdo não linear. A Claro mesmo tem o NOW, mas onde ela não tem NET e oferece DTH ela depende de infraestrutura de terceiros para o cliente poder acessar o NOW.
 
Tava olhando, a Nextel fora do eixo Rio-SP até tem uma quantidade razoável de antenas espalhadas. No interior tem várias cidades que a Nextel botou antenas pra cumprir com suas obrigações de cobertura junto à Anatel.
Vejam no norte de MG ela tem várias antenas em pequenas cidades onde a Claro não chega: http://www.telecocare.com.br/telebrasil/erbs/#

Pode não ser muito, mas os clientes da Claro sairão beneficiados nesse sentido. Além de manter essas torres, é possível que como contrapartida para autorizar a compra a Anatel exija mais alguma meta de cobertura.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo