• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

TIM ativou o VoLTE em todo o estado do RJ. Provavelmente o próximo deve ser SP que também tem cobertura 4G em todos os municípios do estado.

No estado de SP deve faltar somente nas cidades do interior que desligaram a TV analógica no fim do ano passado.
 
Fiquei lendo as postagens anteriores.. Comecei a ficar curioso com essa coisa de frequência e banda.. Como faço para saber com qual frequência e banda estou conectado?

E deixa eu ver se entendi: Quanto mais baixo os Mhz, mais longe o sinal chega, porem não consegue atingir a mesma velocidade nem conectar a mesma quantidade de pessoas de uma conexão tipo 1800mhz.. acho que é mais ou menos isso. hehe

Vamos ver se consigo dar uma luz...

Um princípio básico é que dobrando a frequência (exemplo: de 900mhz para 1800mhz), o raio de alcance é reduzido para 1/4. Triplicando, cai para 1/9.

Usando a velha forma matemática de área do círculo (A=3,14 x r^2) podemos estimar que uma antena funcionando em 900mhz que tenha raio de alcance teórico de 4km vai cobrir uma área circular teórica de 3,14 x 4^2=50,24 km2.

Já uma antena em 1800mhz com raio teórico de 1km (1/4 dos 4km de raio em 900mhz) cobriria 3,14 x 1^2 = 3,14 km2.
Supondo que nesta localidade exista uma densidade de usuários de, por exemplo 10 usuários por km2, temos o seguinte cenário...

900mhz: 50,24 km2 x 10 usuários/km2 = 502 usuários
1800mhz: 3,14 km2 x 10 usuários/km2 = 31 usuários

Assumindo que uma operadora tenha 10mhz de banda tanto em 900 mhz quanto em 1800 mhz é estimado uma capacidade por setor de 75mbps. Geralmente cada antena tem 3 setores, o que daria 225mbps para serem compartilhados por todos os usuários no raio de alcance da antena.

Assim, se todos os usuários estiverem conectados ao mesmo tempo, cada um teoricamente poderia ter uma velocidade de downlink de:

900mhz: 225mbps / 502 = 0,44mbps
1800mhz: 225mbps / 31 = 7,25mbps

Claro que existem outros fatores que influenciam na cobertura e capacidade, mas na teoria é isso aí.

Mas então, como faço para saber qual eu estou conectado? e outra, vi muita gente falando, "aqui em minha casa consigo sinal de duas torres, uma mais próxima e outra mais distante.." e eles escolhiam em qual queriam se conectar e faziam os testes de que frequência estavam conectados.. Como faço isso para escolher em qual torre eu quero se conectar?

A operadora tem um monte de parâmetros para jogar o usuário em uma ou outra antena/banda. Por exemplo, se uma antena está congestionada ou não, se a qualidade do sinal está acima de um mínimo definido por ela, e ela quer preservar o uso de bandas baixas para usuários indoor, etc.

Posso dizer pela Claro, minha operadora. É dificílimo pegar banda 28 (700mhz) na rua, a não ser como banda de agregação. A configuração da rede da Claro prioriza sempre a B7 (2600mhz) que em teoria teria menos usuários conectados e mais capacidade para cada um.

E já me acostumei a ter uma barrinha de sinal no 4g da Claro... ;-)

Para ter mais informações sobre as redes celulares, eu uso o Cellmapper, que pode ser baixado na Play Store do Android. Ele mostra as informações da antena que você está conectado e joga estas mesmas informações em um mapa (www.cellmapper.net), onde elas são agregadas com as informações de outros usuários do app.

Tem o Netmonster, mas acho ele muito bugado, dando muitas informações erradas.

O Network Signal Guru é o melhor se vc tiver root e chipset Qualcomm.
 
No estado de SP deve faltar somente nas cidades do interior que desligaram a TV analógica no fim do ano passado.

Eu peguei os dados do site da TV perfeita referente aos municípios em que a banda 28 já foi liberada, e joguei no mapa:



Considerando que SP têm 645 municípios, e na lista atual só têm 120 liberados, ainda há um bom chão. Contudo, acredito que até o final de 2019 deve estar com mais de 90% .
 
Quando trabalhei para o projecto da TIM, eles só estavam a activar o VoLTE nos locais com cobertura nos 700 MHz.
Dessa vez eles ativaram o VoLTE até mesmo em locais sem 700 MHz, pelo menos no estado do RJ apenas 13 cidades tem cobertura em 700 MHz de acordo com a lista de cidades ativadas em março da TV perfeita. No interior funciona somente na banda 3 e 7. Começaram a ativar a banda 28 em mais cidades da região metropolitana no mês passado, provavelmente devem começar ativar em algumas cidades do interior logo em breve.
 
Dessa vez eles ativaram o VoLTE até mesmo em locais sem 700 MHz, pelo menos no estado do RJ apenas 13 cidades tem cobertura em 700 MHz de acordo com a lista de cidades ativadas em março da TV perfeita. No interior funciona somente na banda 3 e 7. Começaram a ativar a banda 28 em mais cidades da região metropolitana no mês passado, provavelmente devem começar ativar em algumas cidades do interior logo em breve.
Exato, pego volte da TIM aqui no Rio independente da frequencia, e se estra agregada ou não, interior pego só a B3 mesmo, as vezes só B7 e as vezes ambas agregadas, B28 quase nao vejo por la
 
Na TIM agora tem voLTE mesmo na banda 7 que é provida pela Oi? Se não me engano não tinha na 7 e ela nem agregava com a 3 e 28.

Funciona no RJ sim. Mas é isso, a B7 não agrega com as outras porque a infra é provida pela Oi.
 
Oq vcs acham de comprar um aparelho novo em pleno 2019 sem a B28?
dando exemplo dos xiaomi que possuem boa configuração, mas não tem suporte B28 e nem suporte ao VoLTE.
 
Eu temo que o VoLTE seja um fracasso no brasil, estamos no processo de implantação do 4G desde 2012/2013 e até agora apenas meia dúzia de aparelhos nacionais suportam esse tecnologia, sem contar nas condições que algumas operadoras impõem, como ter que ser um plano pós, e a demora da ativação nas cidades...
Espero que dê certo, mas agora ta igual a Microsoft prometendo milhões de novidades com o novo Windows 10 Mobile e virou um fracasso mundial..
 
Oq vcs acham de comprar um aparelho novo em pleno 2019 sem a B28?
dando exemplo dos xiaomi que possuem boa configuração, mas não tem suporte B28 e nem suporte ao VoLTE.
 
Eu temo que o VoLTE seja um fracasso no brasil, estamos no processo de implantação do 4G desde 2012/2013 e até agora apenas meia dúzia de aparelhos nacionais suportam esse tecnologia, sem contar nas condições que algumas operadoras impõem, como ter que ser um plano pós, e a demora da ativação nas cidades...
Espero que dê certo, mas agora ta igual a Microsoft prometendo milhões de novidades com o novo Windows 10 Mobile e virou um fracasso mundial..
Xiaomi Mi 9 tem B28.
Mi 8 Lite.
Redmi Note 6 PRO / Note 5.
Linha Mi Mix.

Agora o VoLTE pra mim não faz falta não, mas prefiro pegar algum modelo que tenha a Banda 28.
 
Oq vcs acham de comprar um aparelho novo em pleno 2019 sem a B28?
dando exemplo dos xiaomi que possuem boa configuração, mas não tem suporte B28 e nem suporte ao VoLTE.
 
Eu temo que o VoLTE seja um fracasso no brasil, estamos no processo de implantação do 4G desde 2012/2013 e até agora apenas meia dúzia de aparelhos nacionais suportam esse tecnologia, sem contar nas condições que algumas operadoras impõem, como ter que ser um plano pós, e a demora da ativação nas cidades...
Espero que dê certo, mas agora ta igual a Microsoft prometendo milhões de novidades com o novo Windows 10 Mobile e virou um fracasso mundial..

Talvez o VoLTE não vá pegar de fato por ser um recurso criado depois do deployment da tecnologia. Acredito que com o 5G será diferente.
Os modelos de entrada novos parecem não ter suporte a esse recurso, por exemplo.
 
Oq vcs acham de comprar um aparelho novo em pleno 2019 sem a B28?
dando exemplo dos xiaomi que possuem boa configuração, mas não tem suporte B28 e nem suporte ao VoLTE.
 
Eu temo que o VoLTE seja um fracasso no brasil, estamos no processo de implantação do 4G desde 2012/2013 e até agora apenas meia dúzia de aparelhos nacionais suportam esse tecnologia, sem contar nas condições que algumas operadoras impõem, como ter que ser um plano pós, e a demora da ativação nas cidades...
Espero que dê certo, mas agora ta igual a Microsoft prometendo milhões de novidades com o novo Windows 10 Mobile e virou um fracasso mundial..

Acho q nao vale a pena pegar aparelho sem a B28.
 
Pessoal, existe alguma forma de descobrir se alguma ERB da Vivo possui cobertura na B28 aqui na minha cidade? Tipo algum mapa ou algo assim.
 
Pessoal, tudo bem?
Portei minha linha pra Claro mas tenho percebido duas coisas: o sinal quando ligo o aparelho demora um tempinho pra subir (consideravelmente mais que o da Tim que sobe praticamente instantâneo) e o 4G se desabilitou sozinho.

APN tá tudo certo, celular em 4G automático. Lembro que teve gente que precisou ligar no SAC pra ativarem de novo. Tem algum outro jeito sem precisar falar com atendente? Será que isso voltará a acontecer?

Obrigado!
 
Acho q nao vale a pena pegar aparelho sem a B28.
 
Pessoal, existe alguma forma de descobrir se alguma ERB da Vivo possui cobertura na B28 aqui na minha cidade? Tipo algum mapa ou algo assim.
Existe como descobrir obviamente na prática né? kkk
que é utilizando um aparelho e forçando a B28 ou verificar nos aplicativos que mostram a frequência.

mas tem um site da anatel que vc consegue ver em teoria as frequências que cada torre utiliza, desde 1800,2600 a 700, nem sempre é verdade, mas a maioria das informações lá são verídicas.
https://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php
 
Existe como descobrir obviamente na prática né? kkk
que é utilizando um aparelho e forçando a B28 ou verificar nos aplicativos que mostram a frequência.

mas tem um site da anatel que vc consegue ver em teoria as frequências que cada torre utiliza, desde 1800,2600 a 700, nem sempre é verdade, mas a maioria das informações lá são verídicas.
https://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php

Nessa tabela, nao apareceu as licenças da vivo.
 
Se a sociedade evoluiu nas ultimas decadas, foi certamente em sensacionalizar tudo.
monopolio ocidental kkkkkkk, estamos na guerra fria agora...
Se tu quer comparar nossa rede com algo como a koreia ou japao, eu acho que certamente deve ser bem mais facil e rapido gerenciar um pais todo cuja a area eh 40% do estado do rio grande do sul (koreia do sul = 100k km2 vs RS com 280k km2) e que em torno, bem mais barato.
Imagina se toda nossa internet existisse dentro da regiao metropolitana de SP? daria para colocar um PTT em cada bairro e fibrar tudo, simplesmente se pegassemos a infra atual ja existente. Certamente teria 40gbps disponivel tambem
 

Nenhuma operadora dos eua realmente eh boa, exceto as MVNOs que sao irrelevantes. Anos atras teve a promocao "uncarrier" da tmobile, e o CEO deles vivia no twitter falando dos beneficios, enquanto todos eles eram algos que a gente tem como garantido no brasil.
A unica parte boa de la eh o formato de leasing, mas isso nao eh algo das operadoras em si ou do mercado mobile, mas sim um formato de venda que nao existe no brasil como um todo.(meu colega de la tem um s10+ por 50USD upfront + 10/mes)
Teria que vir outras europeias

Exatamente. muitas pessoas axam q a internet movel dos EUA é uma maravilha. Agora nao sei como esta, mas a alguns anos atras, as operadoras de la vendiam o nosso 3,5G (3G plus) como tecnologia 4G.
 
Exatamente. muitas pessoas axam q a internet movel dos EUA é uma maravilha. Agora nao sei como esta, mas a alguns anos atras, as operadoras de la vendiam o nosso 3,5G (3G plus) como tecnologia 4G.
Nunca achei que a internet móvel no estados unidos fosse perfeita, mas sempre imaginei que em questão de cobertura era muito boa e sempre achei que talvez o problema fosse o preço das coisas e o marketing mentiroso, por exemplo, vender o 3.5G como 4G.

Mas vamos levantar a questão, é melhor o nosso 3.5G(vulgo 4G americano) com média velocidade de 20Mb de download ou o "nosso" 4G com média de 10/15Mb de down?
no mais, discordo dessa prática mentirosa de vender o 3.5G como 4G, eu prefiro ter a tecnologia 4G de verdade mesmo, mesmo que a velocidade esteja baixa, o fato de ter a tecnologia é um avanço, pois pra melhorar a velocidade é mais fácil que implantar um 4G de verdade(caso as operadoras americanas forem usar o 4G de verdade)
 
Oq vcs acham de comprar um aparelho novo em pleno 2019 sem a B28?
dando exemplo dos xiaomi que possuem boa configuração, mas não tem suporte B28 e nem suporte ao VoLTE.
 
Eu temo que o VoLTE seja um fracasso no brasil, estamos no processo de implantação do 4G desde 2012/2013 e até agora apenas meia dúzia de aparelhos nacionais suportam esse tecnologia, sem contar nas condições que algumas operadoras impõem, como ter que ser um plano pós, e a demora da ativação nas cidades...
Espero que dê certo, mas agora ta igual a Microsoft prometendo milhões de novidades com o novo Windows 10 Mobile e virou um fracasso mundial..
Sinceramente para mim nao importa - se o sinal aonde tu mais usa eh tao ruim que tu precisa resortar a uma unica banda para poder usar o servico, a qualidade da operadora ja esta abaixo do nivel usavel.
Claro que ela tem valor, mas ai vai do teu uso. Aqui ela so deu valor no predio do meu medico e da minha vo, e isso nao sei nem se eh por que colocaram mais antenas ou nao (nao posso fazer root no meu celular p usar o network signal guru)

Lembrando que eh um caso diferente de quando a gente so tinha a B7, mas agora a cobertura 4G ja eh bem alta com b3 e b7 e refarmings / afins
 
Pessoal, tudo bem?
Portei minha linha pra Claro mas tenho percebido duas coisas: o sinal quando ligo o aparelho demora um tempinho pra subir (consideravelmente mais que o da Tim que sobe praticamente instantâneo) e o 4G se desabilitou sozinho.

APN tá tudo certo, celular em 4G automático. Lembro que teve gente que precisou ligar no SAC pra ativarem de novo. Tem algum outro jeito sem precisar falar com atendente? Será que isso voltará a acontecer?

Obrigado!

Só entrando em contato mesmo, tem alguma problema na linha.

Tem o chat. Basta entrar no minha claro > atendimento > fale com a claro > chat
 
Sinceramente para mim nao importa - se o sinal aonde tu mais usa eh tao ruim que tu precisa resortar a uma unica banda para poder usar o servico, a qualidade da operadora ja esta abaixo do nivel usavel.
Claro que ela tem valor, mas ai vai do teu uso. Aqui ela so deu valor no predio do meu medico e da minha vo, e isso nao sei nem se eh por que colocaram mais antenas ou nao (nao posso fazer root no meu celular p usar o network signal guru)

Lembrando que eh um caso diferente de quando a gente so tinha a B7, mas agora a cobertura 4G ja eh bem alta com b3 e b7 e refarmings / afins
Minha pergunta foi por causa de algumas coisas, por exemplo a TIM só está ativando novas antenas somente com a B28, aqui em Recife a TIM já ativou mais de 15 torres novas 4G, Todas somente com B28 e algumas com a B1, meu medo é que a VIVO e Claro passe a focar em novas torres somente B28, assim como a TIM já está fazendo.

Se for levando em consideração a lógica da TIM, daqui até a implantação do 5G, a tendência será as operadoras focarem na B28.
 
Uma dúvida, ao invés de 10Mhz, haveria condições de ter leiloado 20Mhz no leilão dos 700Mhz? seria necessário liberação de mais canais UHF?

O motivo pelo qual a TIM e a Oi adquiriram os 2600Mhz em apenas 10Mhz foi devido ao valor ser mais barato ou não tinha mais espectro?
 
Última edição:
Minha pergunta foi por causa de algumas coisas, por exemplo a TIM só está ativando novas antenas somente com a B28, aqui em Recife a TIM já ativou mais de 15 torres novas 4G, Todas somente com B28 e algumas com a B1, meu medo é que a VIVO e Claro passe a focar em novas torres somente B28, assim como a TIM já está fazendo.

Se for levando em consideração a lógica da TIM, daqui até a implantação do 5G, a tendência será as operadoras focarem na B28.
 
Uma dúvida, ao invés de 10Mhz, haveria condições de ter leiloado 20Mhz no leilão dos 700Mhz? seria necessário liberação de mais canais UHF?

O motivo pelo qual a TIM e a Oi adquiriram os 2600Mhz em apenas 10Mhz foi devido ao valor ser mais barato ou não tinha mais espectro?

a primeira parte da sua pergunta é uma incógnita, cada operadora implementa a rede de uma forma diferente, a tim resolveu que b28 é meta pra ela, então estão implementando essa banda feito loucos, as outras por enquanto n tem esta meta, mas nada impede de seguirem este mesmo caminho.

já a banda de 10Mhz, bom b28 tem espectro definido entre uplink de 703 – 748 e downlink de 758 – 803, tu só tem que casar a msm quantidade de banda de up + down e da pra tirar canais de ate 20Mhz, mas n teria como ter 4 blocos de 10Mhz como atualmente tem.
e hj pelo leilão que a anatel fez ainda tem 5Mhz de reserva na b28, n sei se é pra banda de guarda com tv uhf ou se vão inventar de leiloar ele no futuro pra uso em lte.
só pra exemplificar a b28 hj no brasil:
700%20MHz_abr15.png

image.png

http://www.teleco.com.br/4g_freq.asp
aonde esta restante do brasil vago seria destinado pra OI, mas ele n tinha grana no momento do leilão pra pagar pelo direito de uso, e ate hj esta vago.

e a questão da b7 10Mhz é justamente por serem mais baratas, tanto a claro quanto a vivo pagaram muita grana pelos 2 canais 20Mhz leiloados.
 
Vamos ver se consigo dar uma luz...

Um princípio básico é que dobrando a frequência (exemplo: de 900mhz para 1800mhz), o raio de alcance é reduzido para 1/4. Triplicando, cai para 1/9.

Usando a velha forma matemática de área do círculo (A=3,14 x r^2) podemos estimar que uma antena funcionando em 900mhz que tenha raio de alcance teórico de 4km vai cobrir uma área circular teórica de 3,14 x 4^2=50,24 km2.

Já uma antena em 1800mhz com raio teórico de 1km (1/4 dos 4km de raio em 900mhz) cobriria 3,14 x 1^2 = 3,14 km2.
Supondo que nesta localidade exista uma densidade de usuários de, por exemplo 10 usuários por km2, temos o seguinte cenário..

Obrigado pela explicação.
 
FYI; Os testes de voLTE da claro ainda nao vieram pro sul, peguei meu S10+ ontem e nao pegou voLTE em nenhum ponto entre poa e canela
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo