[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Aham. Estive na região dos lagos nesse final de semana, usei Vivo e Claro, mas só encontrei apenas uma torre com banda 28 que era da Vivo. Fui em um local em que a torre mais próxima da Claro estava a exatamente 12km e eu só conseguia sinal 3G em 850 MHz e dificilmente o 4G, sinal em local interno nem preciso comentar, já em local completamente aberto o sinal era 1 e 2 barrinhas, mesmo sem obstaculos na frente pq era do outro lado da "lagoa". A torre da Vivo estava em + - 1.5KM, 4G sempre em 1 e 2 pontos tanto na B7 e B3 funcionando bem pq não é temporada. Enfim, só sei que a Vivo é ridiculamente superior a Claro em sinal nessa região em todas as cidades que passei, porém a banda 28 faz uma falta enorme para a duas, principalmente Claro.


Tim tem cobertura um pouco acima de "boa" na regiao dos lagos, devido ao compartilhamento com a oi e principalmente vivo
nextel por incrivel que pareça tem sinal bom tambem na regiao dos lagos, velocidade não
claro realmente a maioria dos locais ela falta sinal mesmo, porem onde pega.. pega com otima velocidade
acredito que apos a claro absorver a nextel, o sinal dela melhorará bastante, principalmente em estradas e regiões minusculas

Acredito que a Oi, durante esse início do mês de abril, avançou com o refarming da banda 3 no Rio de Janeiro - capital.
Se antes meu aparelho só recepcionava o sinal 4G, banda 3, na Barra da Tijuca e em um pequeno espaço no centro da cidade, de uns 5 dias pra cá meu aparelho recepciona o sinal nesta banda em quase toda a zona norte, sempre agregando com a banda 7, quando essa está disponível.
Como a banda 3 ainda está com apenas 10MHz (+10MHz na b7), meu aparelho não altera o ícone para 4G+.

Ontem fui a Petrópolis e observei que lá a Oi já tem a banda 7 com 20MHz, assim como em Curitiba. Uma pena ainda não haver na capital fluminense, segundo maior mercado do país. Dentre as 4 grandes, ela é a menor no Rio (14,5%), DDD 21, e ainda assim tem apenas 400 mil linhas a menos que em Fortaleza, onde ela é líder disparada (48%) e deu prioridade na melhoria e evolução da rede.

em quais bairros da zona norte notou isso?
* ja peguei o 4g+ da Oi só na praia de ipanema, B3+B7
 
Tim tem cobertura um pouco acima de "boa" na regiao dos lagos, devido ao compartilhamento com a oi e principalmente vivo
nextel por incrivel que pareça tem sinal bom tambem na regiao dos lagos, velocidade não
claro realmente a maioria dos locais ela falta sinal mesmo, porem onde pega.. pega com otima velocidade
acredito que apos a claro absorver a nextel, o sinal dela melhorará bastante, principalmente em estradas e regiões minusculas



em quais bairros da zona norte notou isso?
* ja peguei o 4g+ da Oi só na praia de ipanema, B3+B7

Penha, Ramos, Bonsucesso, Brás de Pina, região de Manguinhos também...
 
Última edição:
Bom dia!

Esse plano da Oi de 50GB por 99 está valendo a pena?

Moro em Salvador e queria saber dos conterrâneos se a cobertura aqui é aceitável?!
 
Bom dia!

Algum cliente da Oi móvel em João Pessoa?

Moro em PE mas vou todas as noites para João Pessoa estudar, e o 4G lá é extremamente lento, sempre abaixo de 1MB, em contrapartida na minha cidade em PE o 4G bate sempre acima dos 12MB.

Alguém tem essa mesma dificuldade?!
 
Galera, preciso MUIIIITOOO da ajuda de vocês.

Moro em São Paulo, na Zona Sul, bairro americanópolis e lá tenho apenas a opção de 1MB pela Vivo. Isso já tem mais de 10 anos e nunca evoluem a rede.
Sendo assim comprei um modem 4G da Claro e a velocidade vai bem, porém gostaria de jogar online (cs go) o ping fica em 40 mais ou menos, mas as vezes fica dando uma travadinha, como se fossem perdas de pacotes.
Comprei um roteador da Asus para fazer o load balance, mas não resolveu em nada.
Alguém já usou o Amplimax da Elsys e será que se eu instalar em casa, ele vai melhorar a estabilidade desse ping?
 
@sagrilo Que estranho teu relato. Meus tios moram no teu bairro e na rua deles tem Vivo ADSL, NET e Live TIM.

EDITADO:

Acabei de falar com meu tio e o bairro é Vila Campestre.
 
@sagrilo Que estranho teu relato. Meus tios moram no teu bairro e na rua deles tem Vivo ADSL, NET e Live TIM.

EDITADO:

Acabei de falar com meu tio e o bairro é Vila Campestre.

Ah entendi, mas obrigado por tentar ajudar.
Estou torcendo pra que diminua o ping, to pensando em comprar e qualquer coisa devolvo nos 7 dias de arrependimento.
 
Ah entendi, mas obrigado por tentar ajudar.
Estou torcendo pra que diminua o ping, to pensando em comprar e qualquer coisa devolvo nos 7 dias de arrependimento.

Cara, eu moro bem próximo de você e certamente utilizamos até a mesma ERB (Jardim Itacolomi). Uso a Claro 4g como internet fixa a um ano e meio e o meu ping sempre esteve por volta dos 25~35ms no Speedtest. Basicamente o mesmo na época que usava no Speedy. Acho que em questão de latência, não houve piora. Agora de um mês pra cá senti esses "stuns" em games também que ai começa a incomodar.
 
Cara, eu moro bem próximo de você e certamente utilizamos até a mesma ERB (Jardim Itacolomi). Uso a Claro 4g como internet fixa a um ano e meio e o meu ping sempre esteve por volta dos 25~35ms no Speedtest. Basicamente o mesmo na época que usava no Speedy. Acho que em questão de latência, não houve piora. Agora de um mês pra cá senti esses "stuns" em games também que ai começa a incomodar.

Pois é amigo, aqui o ping fica por aí, uns 35~40, jogável, porém do nada ele sobre por um tempo pra 200 e depois baixa. Minha dúvida é se realmente o amplimax vai deixar mais instável por tem um sinal bem mais forte que o modem pen drive.
 
Cara, eu moro bem próximo de você e certamente utilizamos até a mesma ERB (Jardim Itacolomi). Uso a Claro 4g como internet fixa a um ano e meio e o meu ping sempre esteve por volta dos 25~35ms no Speedtest. Basicamente o mesmo na época que usava no Speedy. Acho que em questão de latência, não houve piora. Agora de um mês pra cá senti esses "stuns" em games também que ai começa a incomodar.

Ahhh, esqueci... Qual seu plano na claro?
 
Pois é amigo, aqui o ping fica por aí, uns 35~40, jogável, porém do nada ele sobre por um tempo pra 200 e depois baixa. Minha dúvida é se realmente o amplimax vai deixar mais instável por tem um sinal bem mais forte que o modem pen drive.
 


Ahhh, esqueci... Qual seu plano na claro?

Eu não uso aqueles modem pen drive, eu uso aqueles box (Huawei E5172) que pega as bandas 3 e 7. Toda vez que ele se conecta na banda 7 tenho esses problemas, quando ele entra na banda 3 fica muito melhor.

A minha teoria é: Mudar para a melhor frequência, que é a 3, o problema que o meu modem e o seu por exemplo se conecta na que ele quer. O Amplimax você pode escolher a banda que quer conectar, fora o ganho em sinal que ele tem, possa ser uma baita de uma vantagem.

Você pode usar um celular como roteador para fazer esse teste. Usei o meu celular para ter essa conclusão.

Inicialmente meu plano era de 80GB+Noites em Claro, quando chegou a blackfriday mudei para o plano de 120GB+120 BLACKFRIDAY+NOITES EM CLARO

Tenho no total 360GB para usar no mês

Screenshot-2019-04-17-Minha-Claro.png
 
Última edição:
Eu não uso aqueles modem pen drive, eu uso aqueles box (Huawei E5172) que pega as bandas 3 e 7. Toda vez que ele se conecta na banda 7 tenho esses problemas, quando ele entra na banda 3 fica muito melhor.

A minha teoria é: Mudar para a melhor frequência, que é a 3, o problema que o meu modem e o seu por exemplo se conecta na que ele quer. O Amplimax você pode escolher a banda que quer conectar, fora o ganho em sinal que ele tem, possa ser uma baita de uma vantagem.

Você pode usar um celular como roteador para fazer esse teste. Usei o meu celular para ter essa conclusão.

Inicialmente meu plano era de 80GB+Noites em Claro, quando chegou a blackfriday mudei para o plano de 120GB+120 BLACKFRIDAY+NOITES EM CLARO

Tenho no total 360GB para usar no mês

Screenshot-2019-04-17-Minha-Claro.png
Caracaaaa q leggalll bichooooo... Issso ai mannn.. ainha eh 120 + noites em claro... Vou fazer um teste e te falo como foi... Mas obrigado demais pela atençãooo.
 
Tentei mapear as erbs 4G na B3 da Oi aqui em Recife e não deu certo, tem algum bug no cellmapper que ele não registra as ERBs do Chip 2 no moto Z2, lá ele mostra as ERBs do chip 2 como "TIM" que é a do chip 1.
 
Tentei mapear as erbs 4G na B3 da Oi aqui em Recife e não deu certo, tem algum bug no cellmapper que ele não registra as ERBs do Chip 2 no moto Z2, lá ele mostra as ERBs do chip 2 como "TIM" que é a do chip 1.

Provavelmente a Oi entrou em "TIMBRASIL (99)"
Da uma olhada no mapa
 
Alguém sabe se a Oi está com algum problema ou manutenção na zona norte do RJ?

Eu sempre fico com três barras de sinal no 4G do meu iPhone e hoje só da sem serviço ou fica uma barra no 3G.
 
Com as operadoras fazendo acordo de ran sharing triplo do 4G na B7 apenas para "cumprir metas", a expectativa é que gradativamente as operadoras passem a utilizar a B7 com sua banda total de maneira independente né?
 
Com as operadoras fazendo acordo de ran sharing triplo do 4G na B7 apenas para "cumprir metas", a expectativa é que gradativamente as operadoras passem a utilizar a B7 com sua banda total de maneira independente né?

só aonde for economicamente viável para a operadora em questão.
a tim msm deve ser uma das que dificilmente vai sair do ran sharing, só de exemplo aqui na BH ela não faz a própria rede b7, fica tudo a custas da oi, os caras preferem investir mais na b28, b1, b3 e b5(pra usar no 3g) por aqui.

e n a problemas em manter a rede em triple ran sharing, des de que n sature os equipamentos e o link da torre.
 
Alguém sabe se a Oi está com algum problema ou manutenção na zona norte do RJ?

Eu sempre fico com três barras de sinal no 4G do meu iPhone e hoje só da sem serviço ou fica uma barra no 3G.

Acredito que ela esteja ampliando o refarming da banda 3 e isso está impactando algumas torres. Próximo onde moro o sinal ficou péssimo, sem funcionar, e no dia seguinte a banda 3 estava ativa e agregando com a 7.
 
Tenho notado uma certa instabilidade do sinal da Claro em alguns momentos. As vezes cai o 4G e fica só no 3G. As vezes cai totalmente o sinal. O curioso é que nesses momentos meu telefone entra no VoWifi. Quando o sinal volta, o VoWifi cai.
 
Eu não uso aqueles modem pen drive, eu uso aqueles box (Huawei E5172) que pega as bandas 3 e 7. Toda vez que ele se conecta na banda 7 tenho esses problemas, quando ele entra na banda 3 fica muito melhor.

A minha teoria é: Mudar para a melhor frequência, que é a 3, o problema que o meu modem e o seu por exemplo se conecta na que ele quer. O Amplimax você pode escolher a banda que quer conectar, fora o ganho em sinal que ele tem, possa ser uma baita de uma vantagem.

Você pode usar um celular como roteador para fazer esse teste. Usei o meu celular para ter essa conclusão.

Inicialmente meu plano era de 80GB+Noites em Claro, quando chegou a blackfriday mudei para o plano de 120GB+120 BLACKFRIDAY+NOITES EM CLARO

Tenho no total 360GB para usar no mês

Screenshot-2019-04-17-Minha-Claro.png
Caracaaaa q leggalll bichooooo... Issso ai mannn.. ainha eh 120 + noites em claro... Vou fazer um teste e te falo como foi... Mas obrigado demais pela atençãooo.

Fala, galera do modem 4G.
Estou pra entrar no clube por conta de uma chácara. Também achei que os planos da Claro são muito superiores a concorrência. Já sei que tem sinal 4G (não consegui identificar qual banda) e H+ no local.
Tem algum modem que se conecta em todas as bandas? Eles agregam?

Desconheço totalmente sobre o assunto ainda, os modems fáceis de comprar são esses das operadoras. Vi que o ZTE atende B7 e B28 apenas.
 
Pessoal, tem algum modo de consultar qual a banda que estou conectado no iPhone e se estou agregando portadoras? Pelo *3001#12345#* eu vou em "CA Status" mas fica aparecendo "Waiting for Update".

E no Android, qual o melhor aplicativo para ver isso (sem root)?

Pergunto isso porque no site da Anatel consta que a VIVO já disponibiliza a banda 28 aqui, mas acho que não está funcionando isoladamente nem em agregação de portadoras.

Valeu, abraço!
 
Última edição:
Amigos, alguma previsão de quando ou se a Oi irá habilitar o WiFi Calling? Ou algo do tipo.
 
Fala, galera do modem 4G.
Estou pra entrar no clube por conta de uma chácara. Também achei que os planos da Claro são muito superiores a concorrência. Já sei que tem sinal 4G (não consegui identificar qual banda) e H+ no local.
Tem algum modem que se conecta em todas as bandas? Eles agregam?

Desconheço totalmente sobre o assunto ainda, os modems fáceis de comprar são esses das operadoras. Vi que o ZTE atende B7 e B28 apenas.

A TIM sempre foi péssima nesses planos;

A Vivo era pioneira por causa do Vivobox, franquia boa por um preço legal, fiquei por 4 anos com ela, mas o preço começou a subir demais no final de 2017, quando cancelei pagava 199 reais por 80GB;

A Claro os planos eram horríveis até 2017 vendendo plano de 20GB por 200, ela deu uma repaginada no portfólio e preços, lançou o plano de 80GB por 140 e mais 10 reais pegava o noites em claro totalizando 160GB e foi ai que assinei.

Aqui no Brasil só vendem (as operadoras) modens em B3 e B7 e os mais novos em B28. Ainda não tem nenhum CAT6, onde consegue encontrar é no eBay, modelo Huawei E5186, ele é LTE CAT6, logo faz a agregação de frequência, mas não sei se tem um bom ganhado comparado com essas antenas rurais. Mundo perfeito seria um Amplimax em CAT6
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo