• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Comprei um chip da OI pra testar em casa, e gente, é uma chacota. Nem 4g pegou! E o 3g extremamente lento.
Eu moro em um bairro de classe média em São Luís, tive 4g da vivo e atualmente uso 4g da claro (achei melhor que a vivo).
A vivo extorque as pessoas, há uns 2 anos funcionava perfeitamente bem, porém esse ano começou a ficar horrível, fiz portabilidade pra claro pagando pouco mais da metade do preço da vivo, não me arrependo.
 
Comprei um chip da OI pra testar em casa, e gente, é uma chacota. Nem 4g pegou! E o 3g extremamente lento.

Eu moro em um bairro de classe média em São Luís, tive 4g da vivo e atualmente uso 4g da claro (achei melhor que a vivo).

A vivo extorque as pessoas, há uns 2 anos funcionava perfeitamente bem, porém esse ano começou a ficar horrível, fiz portabilidade pra claro pagando pouco mais da metade do preço da vivo, não me arrependo.
As vezes não conseguir 4G da Oi é sorte :haha:
5114823630.png
 
Onde o sinal da Oi é bom, os serviços funcionam bem. Aqui no Rio está melhorando com o refarming dos 1800MHz para o 4G mas ainda cai pra 3G.

N8Xf6fH.jpg


Nem tanto, sou da zona sul do Rio, a Oi somente tem boa velocidade onde ela esta com B3+B7, se estiver só na B7 esquece.. fica em uma velocidade ridicula (1 a 8mb) e usando ela no dia a dia, da a impressão que ela prioriza sempre o 3g, entao até o momento é isso.. pouca cobertura 4g que preste, quando fica caindo pro 3g é só jogar para o modo aviao e voltar que ela volta a conectar no 4g, por isso da a entender que eles priorizam o 3g

infelizmente ainda não é tão valida para o dia a dia, a nao ser que quem vá usar nao ligue para travar no stories do instagram, no gps, lentidão para uma simples pesquisa ..etc
 
Aqui em Belém o problema não é nem a força do sinal, e sim a qualidade, parece que alguma coisa cria uma interferência e o SNR do sinal fica baixo o dia todo mesmo com o indicador de sinal no máximo. De madrugada eu consigo em torno de 25Mb no 4G pela B3 e pela B7 eu consigo em torno de 10Mb durante o dia todo (quando eu consigo sinal na B7). Apesar do sinal da B7 ser mais fraco me parece muito mais estável que o da B3.

9GFfcZe.jpg


Para comparação, esse é o sinal da B7...
yLgtFN6.jpg


E 2 testes de velocidade...
B3:
5115659858.png

B7:
5115653048.png
 
Última edição:
Seguem alguns testes que fiz em Goiânia com a Claro, Vivo e Oi essa semana.

Claro: agregando as bandas 3+7+28 (S7 FlAT)
hN3Gfw8m.jpg


Vivo: agregando as bandas 7+28 (Moto G5SPlus)
qgye7rqm.png


Oi: agregando as bandas 3+7 (Moto G5SPlus)
Jl4zF4tm.png


Obs: apenas o teste da Claro que fiz em um bairro diferente do qual moro, pois o 4g não é muito bom e vive caindo pro 3g (de acordo com a atendente aqui é uma área de sombra o que explicaria a variação de sinal) e a banda que cobre a região no 4g é a 1800mhz com isso a velocidade não fica muito diferente daquela da Oi, )

Em relação a Oi, após o refarming da banda 3 pro 4g o sinal melhorou bastante (antes ficava mais em 2g do que em 3g, raríssimas as vezes que pegava 4g no meu bairro) e agora conecto com sinal praticamente cheio em 4g e 4.5g. Com isso decidi migrar da Claro pra Oi e até agora tem me atendido bem tanto em casa como nos locais que transito em Goiânia.
 
5116048878.png

Se a Oi fosse assim o dia todo eu tava tranquilo. Pena que só de madrugada que da pra conseguir isso por aqui. Provavelmente a ERB ta saturada nessa região.
 
5116048878.png

Se a Oi fosse assim o dia todo eu tava tranquilo. Pena que só de madrugada que da pra conseguir isso por aqui. Provavelmente a ERB ta saturada nessa região.
Banda 7?

Será que com os próximos investimentos o 4G da Oi irá melhorar?
Aqui estão terminando de montar a nova torre, não tá com 2 semanas. Muito rápido o serviço.

Esse plano de 12GB da Oi tá bem atrativo, se ela voltar com qualidade, irei testar.
 
Banda 7?

Será que com os próximos investimentos o 4G da Oi irá melhorar?
Aqui estão terminando de montar a nova torre, não tá com 2 semanas. Muito rápido o serviço.

Esse plano de 12GB da Oi tá bem atrativo, se ela voltar com qualidade, irei testar.
Não, esse teste foi na B3 de madrugada. Mas com roteador eu consigo velocidades próximas disso na B7 da Oi também. Só o upload que normalmente fica mais baixo. Eu queria muito que eles ampliassem a cobertura da B7, porque eu acredito que é impossível usar agregação com o sinal do jeito que fica aqui.
 
Não, esse teste foi na B3 de madrugada. Mas com roteador eu consigo velocidades próximas disso na B7 da Oi também. Só o upload que normalmente fica mais baixo. Eu queria muito que eles ampliassem a cobertura da B7, porque eu acredito que é impossível usar agregação com o sinal do jeito que fica aqui.
Pois é, mas o RN4 não suporta esse tipo de agregação.

Com outro smartphone que realmente suporte, como fica? Já testou ?
 
Pois é, mas o RN4 não suporta esse tipo de agregação.

Com outro smartphone que realmente suporte, como fica? Já testou ?
Não, mas eu nem consigo ficar muito tempo conectado na B7, quando eu desligo a B3 o celular vai direto para 3G e volta so as vezes para o 4G na B7 quando o WiFi tá conectado. Quando eu desligo todas as bandas de 2G e 3G e deixo só a B7 ligada, o celular fica sem serviço praticamente o tempo todo.

(Na verdade eu já testei o chip em um Galaxy J2 Prime mas eu não sei se ele suporta agregação.)

Eu quero que a cobertura da B7 melhore pra eu conseguir usar ela quando a B3 estiver inutilizável.
 
Última edição:
Banda 7?

Será que com os próximos investimentos o 4G da Oi irá melhorar?
Aqui estão terminando de montar a nova torre, não tá com 2 semanas. Muito rápido o serviço.

Esse plano de 12GB da Oi tá bem atrativo, se ela voltar com qualidade, irei testar.

Aparentemente, no plano apresentado o foco vai ser fixo B2C e backbone e backhaul pra B2B.
 
Não, mas eu nem consigo ficar muito tempo conectado na B7, quando eu desligo a B3 o celular vai direto para 3G e volta so as vezes para o 4G na B7 quando o WiFi tá conectado. Quando eu desligo todas as bandas de 2G e 3G e deixo só a B7 ligada, o celular fica sem serviço praticamente o tempo todo.

(Na verdade eu já testei o chip em um Galaxy J2 Prime mas eu não sei se ele suporta agregação.)

Eu quero que a cobertura da B7 melhore pra eu conseguir usar ela quando a B3 estiver inutilizável.
Não suporta, pois a velocidade máxima no LTE deste é de 150Mbps de acordo com os sites de pesquisa.
O jeito é testar em um Smartphone mais avançado e ver se há diferenças.

Aparentemente, no plano apresentado o foco vai ser fixo B2C e backbone e backhaul pra B2B.
Que pena que os investimentos no 4.5G não serão prioritários.
O serviço aqui não deverá melhorar então.

Há 4 meses a torre da Oi caiu aqui na localidade e só agora estão terminando de montar a nova, então dá para perceber bem qual o foco deles mesmo.
 
Não suporta, pois a velocidade máxima no LTE deste é de 150Mbps de acordo com os sites de pesquisa.
O jeito é testar em um Smartphone mais avançado e ver se há diferenças.


Que pena que os investimentos no 4.5G não serão prioritários.
O serviço aqui não deverá melhorar então.

Há 4 meses a torre da Oi caiu aqui na localidade e só agora estão terminando de montar a nova, então dá para perceber bem qual o foco deles mesmo.
Pela experiência que eu tenho com as velocidades da Oi nas 2 bandas, agregando deve chegar a uns 30, 40 Mb em horários de baixa demanda. Mesmo com sinal bom na B3, eu nunca consegui mais que 25Mb e o sinal da B7 é quase inexistente aqui... Ou tem poucas ERBs com a B7, ou a maioria ta operando com a potência reduzida.
 
Blumenau SC já esta funcionando o 4g em 700mhz da tim, a principio era a ultima que faltava entre a claro, vivo e tim.
D0VTDEu.png
 
Última edição:
Interessante, a TIM é a única que não ativou a B3 no 4G aqui na Região Metropolitana do Recife, somente B1, B7 e B28, enquanto que nas cidades do interior e da zona da mata estão com a B1+B3+B7+28, enquanto que a Oi, Claro e VIVO está ativando a B3 no 4G em todo estado de PE, já a TIM deixou a B3 restrito as cidades do interior, excluindo a região metropolitana da capital.

Eu entendo a TIM utilizar a B3 nas regiões em que eles não possuem a Banda A, sendo obrigados a dividir o 4G da B1 com o 3G, mas pq nas regiões que possuem a Banda A ainda assim estão utilizando a B3 no 4G?
 
Interessante, a TIM é a única que não ativou a B3 no 4G aqui na Região Metropolitana do Recife, somente B1, B7 e B28, enquanto que nas cidades do interior e da zona da mata estão com a B1+B3+B7+28, enquanto que a Oi, Claro e VIVO está ativando a B3 no 4G em todo estado de PE, já a TIM deixou a B3 restrito as cidades do interior, excluindo a região metropolitana da capital.

Eu entendo a TIM utilizar a B3 nas regiões em que eles não possuem a Banda A, sendo obrigados a dividir o 4G da B1 com o 3G, mas pq nas regiões que possuem a Banda A ainda assim estão utilizando a B3 no 4G?

certamente rolou estudo da região, se ouver muitos dispositivos legados ainda que usam 2g na rede b3, não faz sentido pra ela colocar o 4g na b3 e causar problemas na rede para os cliente que ainda estão com aparelhos 2g only.

é o que rolou aqui em BH com a b5, tem cidades aqui da RMBH que a b5 foi quebrada pra 5Mhz 4g e 5Mhz pra 3g, mas aqui na capital a 3g ocupa 100% da b5.
 
Interessante, a TIM é a única que não ativou a B3 no 4G aqui na Região Metropolitana do Recife, somente B1, B7 e B28, enquanto que nas cidades do interior e da zona da mata estão com a B1+B3+B7+28, enquanto que a Oi, Claro e VIVO está ativando a B3 no 4G em todo estado de PE, já a TIM deixou a B3 restrito as cidades do interior, excluindo a região metropolitana da capital.

Eu entendo a TIM utilizar a B3 nas regiões em que eles não possuem a Banda A, sendo obrigados a dividir o 4G da B1 com o 3G, mas pq nas regiões que possuem a Banda A ainda assim estão utilizando a B3 no 4G?

Enquanto isso aqui em João Pessoa, B3 da Claro é que nem caviar: nunca vi, nem comi, só ouço falar. Pra não dizer que nunca vi, lá no shopping manaíra é onde você irá encontrar a B3 da Claro.
 
Essa indicação de LTE-A ta errada não é?
Pode acontecer do aparelho agregar B7+B7, mas pode ser o caso de um bug do netmonster, que sempre que encontra uma frequência vizinha ele mostra o LTE-A, mesmo o aparelho não agregando naquele momento.
 
Parece a Claro aqui no DF: tem a antiga banda B herdada da saudosa Americel, e 15 MHz na banda 3 (com parte comprada das sobras há poucos anos), e continuam com 10 MHz no 2G, deixando míseros 5 MHz p/ o LTE
 
Deve ser bug, porque no Network Signal Guru não mostra nada relacionado a CA e ta indicando LTE-A tanto na B3 como na B7 no netmonster.
 
O que vocês pensam disso:
https://www.seudinheiro.com/oi-quer-ser-uma-empresa-de-fibra/

essa noticia ae da oi, já tem alguns anos que rola esse boato dela abandonar o móvel.
eu pessoalmente só vou acreditar quando ela realmente efetivar a venda.

sinceramente, pra mim o melhor que pode ocorrer com a oi é ela ser comprada pela tim, pois uma literalmente completa a outra, no caso da tim ela tem móvel mas não tem rede fixa e bb nacional com capilaridade, e a oi tem rede fixa e bb nacional com a maior capilaridade dentre todas as teles mas tem uma rede móvel de doer de ruim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo