[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Já fiz todo o pedido por lá, identificou mesmo meu cadastro para ser avisado quando liberasse. Perfil verificado, então fui na confiança.
Mostrou o CEP, tudo certinho.
Instalação marcada. Só não sei se alguém vai me ligar pra confirmar isso.
E no site também não tem nada, espero que não cancelem e falem "Você vai esperar lançar pra todos". kkk
Aparece até um protocolo lá, "bL" alguma coisa.

Se realmente já tiverem liberado as vendas, acredito que alguém vai te ligar antes pra confirmar tudo.
 
Se realmente já tiverem liberado as vendas, acredito que alguém vai te ligar antes pra confirmar tudo.

O bot me mandou mensagem de novo pra eu comprar. Mas eu já comprei ué. Tá bugado.
 
Última edição:
jardim penfigo, saida sidrolandia, onde judas perdeu as meias
Aí não tem topnet ou a digitalnet? ambas são mt boas... as rotas da oi fibra aqui em cg não são mt agradáveis kkkk, mas se o seu foco não for jogar e sim ter uma velocidade boa, pode ir sem medo pra oi fibra.
 
Post editado porque aparecia no Google Notícias.

Resumindo o que tinha aqui, liguei no 0800 pra esclarecer sobre o pedido que fiz com o Vendedor Virtual.
Ele não me disse se tinha ou não tinha um pedido lá, mas falou meu endereço.
Disse que provavelmente não vai subir porque o plano pedido aqui vai ser diferente, mesmo valor, só que com mais velocidade.

Espero que não dê problema, perguntei se o pedido que fiz daria algum problema quando for liberado as vendas daqui a alguns dias, ele disse que não.
 
Última edição:
Oi entregando abaixo do contratado novamente aqui em Salvador-BA, bastou cair uma chuvinha hoje :v (teste feito no próprio servidor da Oi no speedtest)
7246214167.png
oloco pensei q chuva so afetase na epoca do adsl agora fibra com mesmo problema? pode isso chuva afeta os CTO umidecer ali e sinal fica ruim ?
 
oloco pensei q chuva so afetase na epoca do adsl agora fibra com mesmo problema?
Então, aqui era 100% estável, mas já tem mais ou menos duas semanas que percebo essas variações quando está chovendo. Fiz o teste novamente aqui e voltou ao normal :/ não sei se é algum rompimento ou manutenção na área tbm, vou ficar de olho aqui pra ver...
 
Não somente o computador, mas o modem e todos os equipamentos conectados na rede interna precisam ser bons para você usufruir de altas taxas de velocidade e um tempo de resposta mínimo (LAN, SSD, Modens, Roteadores, Switches, etc). O maior problema hoje em dia, é que as operadoras entregam equipamentos que em teoria suporte a velocidade contratada pelo cliente, mas na prática o cenário é totalmente diferente pois são equipamentos com baixo poder de processamento (CPU) deixando a conexão com menor qualidade e latências altas. Se eu conectar o cabo de rede no meu computador e ao modem da Oi Fibra ou esses TP-Links básicos que são vendidos no mercado e colocar para baixar uns 10 torrents ao mesmo tempo consumindo toda a velocidade contratada, a latência na minha rede local vai explodir, basta um simples comando ping 192.168.X.X para obter resultados altíssimos, imagina conexões externas? Jogar um CS:GO por exemplo, torna-se impossível.

Com o Mikrotik, este cenário acima é amenizado, pois posso deixar vários torrents abertos que a latência da minha rede local e externa continuará boa, quando abro o winbox aqui, o uso de CPU do Mikrotik fica em torno de 50%, 60% de uso com o modelo RB750Gr3, ou seja, o meu modem da Oi Fibra só recebe o sinal, mais nada, ele está em Bridge, todo o poder de roteamento dele foi transferido para o Mikrotik, assim eu alivio a carga do modem e ele se dedica a entregar apenas o sinal da Oi, até as redes WiFi (2.4GHz e 5GHz) dele eu desativei pra ele ficar o mais "tranquilo" possível. E o Wi-Fi eu utilizo 1 Ubiquiti, mas pretendo adquirir +3, fica até melhor que uma rede Mesh.

Uma rede bem montada, com equipamentos de alta qualidade, não necessariamente precisa ser Cisco pois é muito caro. Mas se você somar o Mikrotik + Ubiquiti em uma residência ou em uma empresa, você irá obter resultados incríveis, fica bastante profissional.
Exatamente!

Por isso instalei a firmware da OpenWRT no TP-LINK ARCHER C7 colocando a ONT da Oi em Bridge. Assim eu ativo o SQM (QOS mais avançado).

O ruim mesmo é que apesar de não ser um roteador tão básico, mas ainda assim fraco em questão de processamento devido a CPU ser uma Single Core, não aguenta setar apenas 85% da minha velocidade do Down ou Up no SQM para que os pacotes sejam bem organizados em caso de uso de outros dispositivos na rede (celular, notebook vendo streaming e etc...), pois exige muito da CPU do roteador esse algorítimo de QOS mais avançado, principalmente se for setado em CAKE, então, tenho que deixar mais de 50% setado para ter um resultado bom. Uso o FQ_Codel para não puxar tanto da CPU e ele poder trabalhar de boa principalmenta na jogatina online evitando assim o chamado Bufferbloat:

a.png
a.png


Com um roteador mais parrudo ele poderia trabalhar melhor essa questão do inchaço de rede com maiores velocidades. Quando vou fazer um Download pesado vou lá e desativo o SQM e pra jogar ativo. Latência aí bem controlada com jogo, streaming, torrent tudo ao mesmo tempo e o ping nem oscila.

Ressaltando que dá pra usar tranquilo com maiores velocidades, mas se tiver muito uso de outros dispositivos ao mesmo tempo, a latência pode oscilar:

a.png


Resultados de alterações do ping realizando um download que puxa quase toda a conexão com SQM (QOS) configurado com velocidade Down/Up 170/50:

ping 8.8.8.8 -t

Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=43ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=36ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=51ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=52ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=52ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=27ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=54ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=57ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=56ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116

Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
Pacotes: Enviados = 14, Recebidos = 14, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 26ms, Máximo = 57ms, Média = 39ms


Resultados de alterações do ping realizando um download que puxa quase toda a conexão com SQM (QOS) configurado com velocidade Down/Up 35/35:

ping 8.8.8.8 -t

Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=25ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=26ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=25ms TTL=116
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=25ms TTL=116

Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
Pacotes: Enviados = 16, Recebidos = 16, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 25ms, Máximo = 26ms, Média = 25m

Oscilação só ocorreu no primeiro teste com QOS setado com Down/Up @170/50, porque o processador do meu TP-LINK é fraco para gerir altas velocidade configurado no QOS, mas com uma velocidade setada menor no QOS, os pacotes não são perdidos mesmo fazendo um download ao mesmo tempo em que vc joga ou usa para outro fim. Portanto não basta ter apenas uma grande velocidade, tem que saber configurar sua rede interna como Aline Ogawa mencionou.
 
Última edição:
ONT da minha vizinha estava ruim ont huawei hg8245w5-6t trocaram por essa aqui EchoLife EG8145V5 ela tem 500 megas Contagem, MG Grande Belo Horizonte
Segue ai as imagens do modelo novo e
 
Última edição:
ONT da minha vizinha estava ruim ont huawei hg8245w5-6t trocaram por essa aqui EchoLife EG8145V5 ela tem 500 megas Contagem, MG Grande BH
sera q é melhor que o nokia G-140W-h
 
Então, aqui era 100% estável, mas já tem mais ou menos duas semanas que percebo essas variações quando está chovendo. Fiz o teste novamente aqui e voltou ao normal :/ não sei se é algum rompimento ou manutenção na área tbm, vou ficar de olho aqui pra ver...
Pode cair o temporal aqui que continua de boa. Essa chuva pesada em Salvador aí desses dias não mudou em nada aqui. Fibra é bem imune a esse tipo de coisa. Possa ser alguma coisa mal instalada lá na ONT onde está a porta de sua Fibra.

Digo isso, pois eu vi de perto os caras instalando as conexões dentro da ONT daqui e tem que ser bem feita apesar de ser tudo padronizada. Na ONT do poste anterior estava toda mal instalada e nos testes não dava lá na leitura o correto do RX que é para dar. Os caras refizeram do zero, pois ali enche de água. Mas os fios da Fibra ali com tudo em ordem, pode cair o temporal e ter fio desencapado faiscando perto que não interfere na Fibra, digo as velocidades como acontecia na época do lixo do maldito ADSL.
 
Verdade, fui testar aqui e deu 100% de perda também, como o Modem não entra em bridge eu coloco ele entregando o IP num roteador meu próprio e esse roteador entrega DHCP para as máquinas com os DNS do Google, não estou tendo problemas de lentidão nem nada, mas não coloco o roteador numa DMZ, não sei qual seria a diferença prática de não fazer essa parte.
Acredito que o DMZ não faça essa diferença, aqui ficou instavel por 1hr e meia ontem , mas foi só. No seu caso o DHCP do modem e do roteador separado ativados não dá conflito?
 
ONT da minha vizinha estava ruim ont huawei hg8245w5-6t trocaram por essa aqui EchoLife EG8145V5 ela tem 500 megas Contagem, MG Grande Belo Horizonte
Segue ai as imagens do modelo novo e

É modelo da Huawei também. Bom saber.
 
Acredito que o DMZ não faça essa diferença, aqui ficou instavel por 1hr e meia ontem , mas foi só. No seu caso o DHCP do modem e do roteador separado ativados não dá conflito?

Só entregar faixas de IP diferentes, como os equipamentos da rede conectam ao roteador e o modem fica com wi-fi inativo, conectado um cabo da lan dele na wan do roteador e era isso.

Além disso ainda tenho um segundo roteador entregando wi-fi em outra ponta do apartamento com os mesmos SSID's, canais e etc... São dois Archer C7 no caso.
 
Aqui tb está ruim. Consegui melhorar colocando o dns do google. 8.8.8.8 e 8.8.4.4 nas configurações de rede do ps4.

Resolveu, em ambos os consoles. Valeu :bat:
 
@maismais você comentou que se cadastrou no site, recebeu mensagem do bot vendedor da fibra?
 
Passe o modo para router. Depois vai no advanced -> network e marca a caixa do VLAN ID e após preencha o nº da VLAN. Selecione conection type como dynamic ip.
O meu não deixa, o VLAN ID só aparece se estiver no modo VDSL Router, não tem outro lugar que eu possa adicionar ele.


 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo