Pra ter uma noção de quanto a linha da gvt suporta, vc tem que saber a distancia que o cabo percorre, do TAR até o
DSLAM, se for abaixo de 1.5km, deve suportar 15mb.
Pelos relatos que li, é bem difícil achar um técnico que instale uma linha, em ruas que ainda não foram cabeadas pela GVT, se a gvt ta disponível pra vc, é melhor assinar, dificilmente sera pior que o velox.
Na minha opinião, a OI não trata o velox como uma prioridade (principalmente em cidades sem grandes concorrentes), o velox é só uma "renda extra". Eles instalam algumas URAS nas cidades, e o assinante tem que ter a sorte de conseguir uma linha que venha do dslam, sorte de conseguir um PAR bem conservado, sorte de ser atendido por um técnico bom.
Parece que o foco, é só ganhar dinheiro quando o velox funciona, se o assinante começa a ter problemas graves, eles preferem cancelar do que resolver.
Pelo menos, é isso que noto, como assinante do serviço a mais de 10 anos.
Acho que a OI não vai investir em grandes melhorias da rede de cobre, pelo alto custo, em um pais grande como o Brasil, quando eles acabassem de modernizar a planta de cobre, a fibra(FTTH), já estaria obsoleta:seferrou:

. E com essa divida enorme que a OI acumulou, os investimentos em vdsl e fibra vão demorar...
O setor de qualidade/ouvidoria serve pra tentar apagar esses "incêndios", que ocorrem quando o setor técnico não resolve uma falha a contento do assinante.