Realmente, a Oi está numa encruzilhada. Se não investir maciçamente em boa cobertura no móvel e banda larga fixa séria, não haverá vendas e não entrará dinheiro.
Eles conseguiram o "inconseguível". Compraram a Brasil Telecom, que tinha o filme bem queimado onde atuava, e conseguiram queimar o nome Oi depois que fizeram a incorporação. A Oi está refém das duas maiores terceirizadas que contrata, a RM e a Contax, que conseguem prestar um péssimo atendimento de campo e de call center. Uma burocracia absurda, setores que não se conversam, atendimento que não resolve, técnicos corruptos e boa parte desta corrupção é para contornar problemas criados pela própria Oi. Conheço duas pessoas aqui no meu bairro que tem pequenos comércios com fixo da Oi, mas com internet a rádio lenta e cara mesmo tendo disponibilidade para 15 mega pela Oi, e por quê? Porque não querem serviços da Oi nem pintados de ouro, são lançamentos indevidos na fatura, atendentes que vendem 10 mega onde só pode chegar 1, planos que mudam "do nada", demoras na instalação e o conluio com o Uol e Terra, acabam por fazer um marketing ao contrário.
Aqui na minha cidade, chega a ter uma página no Facebook implorando para ter a GVT, já tem mais de 1100 likes:
https://www.facebook.com/queremosagvt?fref=ts
O cúmulo do absurdo é nós termos um tópico deste tamanho praticamente só de reclamações e de usuários tentando adivinhar de que armário vem a sua linha, possibilidades de upgrade, prints do street view... até eu já tenho a divisão da rede do meu bairro fresquinha na cabeça. Isso era uma coisa que não deveria acontecer, deveríamos ter velocidade mínima de 10 mega sem nos preocuparmos se sincronizou no perfil correto, se teremos que subornar alguém para colocar nossa linha no armário que ela deveria estar, etc. Isso é o FIM!
A Oi, com esta dívida monstra, lembra a Net no início da década de 2000. Mas a Net estava em estado pré-falimentar por ter investido montanhas de dinheiro em cabeamento numa época que TV a cabo no Brasil era luxo. Mas com o triple play e as velocidades de 2, 4 e 8 mega a partir de 2005, começou a virar a mesa e ter lucro, acompanhando o boom da economia e a ascensão da classe C. A diferença é que os cabos que a Net tem nas ruas desde 1993, estão suportando com folga os novos serviços e velocidades, bastando apenas atualização nos nodes e head-ends. A Oi, com sua rede sucateada, não consegue acompanhar as outras empresas e passa vergonha ao oferecer apenas 1 mega pelo preço de 15 da Net ou da GVT. Eu nunca vi alguém fazer portabilidade da GVT e Net para a Oi, só há debandada no lado contrário. E o círculo vicioso se mantém: debandada de clientes e novas assinaturas minguando = menos receitas. Menos receitas = menos dinheiro para investir em treinamento de pessoal e melhoria na rede = atendimento ruim e oferta de baixas velocidades = menos assinaturas e mais clientes portando a linha para a concorrência....e segue o cortejo.
Se ninguém conseguir reinventar esta empresa que parece ainda ter um DNA de estatal, vislumbro um futuro sombrio para a Oi.