[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Então, a adsl sempre cai quando a internet cai. ai o modem fica procurando adsl de novo até ela ficar acesa.
Só não estou entendendo porque tá dando esses tipos de coisa.. tem 2 semanas que começou mais ou menos, e só ta se intensificando sabe..
será que pode ser meu modem com problema?

Tipo.. hoje o dia inteiro, caiu 2 vezes pela tarde, e depois só agora a noite que começou essa doideira ai.. a partir das 22hs +/-

Ps: Meu plano é o velox de 10mb. Uso o modem TP-Link TD8816 e o router D-Link DIR600
O telefone está com muitos chiados?
Eu acredito que seja problema em seu par, teria que abrir um chamado do Oi Fixo para ele verificar no poste isso.
Se você diz que já trocou a fiação interna, incluindo os filtros, então a causa mais provável é essa.

Mas é sempre bom testar outro modem e ver as diferenças nos parâmetros e quedas, pois há alguns que caem mais que os outros.

Eu tive um problema do tipo, meu modem estava sincronizando com SNR e Atenuação diferente do que era, as vezes a conexão caía, mas o telefone apresentava alguns problemas eventualmente...
Coloquei outro e com o reparo já feito, voltou ao padrão da minha linha.

Recomendo também que leia esse tópico:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...usar-para-melhorar-redes-telefonicas-snr.html
 
O telefone está com muitos chiados?
Eu acredito que seja problema em seu par, teria que abrir um chamado do Oi Fixo para ele verificar no poste isso.
Se você diz que já trocou a fiação interna, incluindo os filtros, então a causa mais provável é essa.

Mas é sempre bom testar outro modem e ver as diferenças nos parâmetros e quedas, pois há alguns que caem mais que os outros.

Eu tive um problema do tipo, meu modem estava sincronizando com SNR e Atenuação diferente do que era, as vezes a conexão caía, mas o telefone apresentava alguns problemas eventualmente...
Coloquei outro e com o reparo já feito, voltou ao padrão da minha linha.

Recomendo também que leia esse tópico:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...usar-para-melhorar-redes-telefonicas-snr.html
Rapaz, meu telefone anda com um pouco de chiado sim, pequeno mas perceptível.. E nos últimos dias ele vem recebendo chamadas falsas sem ninguém do outro lado da linha, direto isso ta? Teve um dia ai q ele ficou ate sem sinal.. Mas voltou logo depois.. Será um problema no meu spot do armárioda oi ali??
 
Rapaz, meu telefone anda com um pouco de chiado sim, pequeno mas perceptível.. E nos últimos dias ele vem recebendo chamadas falsas sem ninguém do outro lado da linha, direto isso ta? Teve um dia ai q ele ficou ate sem sinal.. Mas voltou logo depois.. Será um problema no meu spot do armárioda oi ali??
Isso pode ser linha cruzada (crosstalk)...
Acho que é no TAR o teu problema, deve estar com umidade e oxidado também...
Melhor ir abrindo um reparo do Fixo. :awesome:
 
56ms de ping para rede da copel que nojo, lixo, já vi que ficarei longe da OI sempre, mesmo com essa nova VDSL. Aqui com 35MB na GVT com 3.9MB de upload, consigo 12ms no máximo para esse servidor da copel.

A rede da Oi não é ruim, ruim são os armários e ultima milha que conectam o assinante. As linhas com atenuação altíssima, sincronismo em modo Interleved, e etc.

Quem já trabalhou com acesso a rede metálica de qualidade sabe do potencial da Oi. Até o 4G da Oi tem melhor latência na maioria dos server que o extraordinária b@sta GVT que tenho...

Aqui minha internet ultra top GVT
4568035867.png


Teste em uma rede de fibra da OI 5/5.

4568010833.png


PS: Sobre o VDSL da Oi testado em algumas cidades, no meio de 2011, infelizmente não desenrolou, por vários motivos. A grande maioria dos assinantes estão + distante que o padrão VDSL permite para velocidade de 25 a 50 Mbps, Aquele visionário de *****, que era presidente da Oi, o interesse dele era retorno $$ lucro dele e sócios das marca. E por fim essas metas que o governo estipula de levar acesso e orelhão até para dentro do Rio Amazonas, junta a dificuldade técnica, falta de interesse em investir e padrões inovadores e ainda a falta de grana (concorrência forte levando os clientes para outras empresas Net fixa e Tim Movel).
 
Última edição:
Estou com um problema com a Oi (para variar), meu gateway padrão foi mudado (o antigo ficava no próprio Estado) e agora me enfiaram em um do RJ sendo que moro no MT. Resultado disso foi um aumento de 30ms em média no ping em qualquer servidor.

Existe algo que posso fazer?

Ping para o gateway: 33ms.
 
Estou com um problema com a Oi (para variar), meu gateway padrão foi mudado (o antigo ficava no próprio Estado) e agora me enfiaram em um do RJ sendo que moro no MT. Resultado disso foi um aumento de 30ms em média no ping em qualquer servidor.

Existe algo que posso fazer?

Ping para o gateway: 33ms.
O Gateway está no mesmo lugar de sempre, alteraram simplesmente porque estão implantando IPv6 e de quebra já mudam o padrão do IPv4, esses serviços de localização por IP não são muito confiáveis.

Verifique se não chegou aí, e qual era o Gateway e qual o que ficou?
Aqui estão colocando na faixa de 152.*.*.*

E as rotas devem ter piorado por não estar configurado adequadamente ainda com o novo, tente ficar trocando o IP até "tentar" conseguir uma rota melhor.

PS: Se o Gateway fosse no RJ você teria mais era que agradecer, 33ms entre o seu estado e o RJ "seria razoável" e você teria Pings na casa dos 30~40ms para o Sudeste.
 
Última edição:
O Gateway está no mesmo lugar de sempre, alteraram simplesmente porque estão implantando IPv6 e de quebra já mudam o padrão do IPv4, esses serviços de localização por IP não são muito confiáveis.

Verifique se não chegou aí, e qual era o Gateway e qual o que ficou?
Aqui estão colocando na faixa de 152.*.*.*

E as rotas devem ter piorado por não estar configurado adequadamente ainda com o novo, tente ficar trocando o IP até "tentar" conseguir uma rota melhor.

PS: Se o Gateway fosse no RJ você teria mais era que agradecer, 33ms entre o seu estado e o RJ "seria razoável" e você teria Pings na casa dos 30~40ms para o Sudeste.
Aparentemente você está certo (em relação a localização do IP). Meu ping para o sudeste nesse novo IP está 75~90ms e antes ficava 40~55ms.

Gateway Antigo: 201.10.196.86
Gateway Novo: 191.223.30.1
 
Última edição:
Aparentemente você está certo, o gateway novo na verdade está em Brasilia. Meu ping para o sudeste nesse novo IP está 75~90ms e antes ficava 40~65ms.

Gateway Antigo: 201.10.196.86
Gateway Novo: 191.223.30.1
Realmente não está boa a latência, aqui quando deram um upgrade no Backbone Regional não ficou bom de início, só foi melhorar com o tempo. Eu como usuário do Velox, tinha latências de 130~140ms o dia inteiro para o Sudeste, hoje já consigo de 95~110ms em muitas ocasiões, mas minha latência para o Gateway é bem elevada (47~60ms) e moro no Nordeste.

Veja o tracert para o seu Gateway:
Rastreando a rota para 191.223.30.1 com no máximo 30 saltos


1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
2 47 ms 48 ms 47 ms 200-217-90-56.host.telemar.net.br [200.217.90.56]
3 47 ms 48 ms 59 ms gi3-3.1521-anl-ma-rotd-02.telemar.net.br [200.164.32.21]
4 112 ms 113 ms 107 ms 200199124233.user.veloxzone.com.br [200.199.124.233]
5 103 ms 109 ms 99 ms 200.164.14.31
6 104 ms 109 ms 104 ms 200.199.54.160
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 159 ms 158 ms 149 ms 177.2.192.105
9 153 ms 156 ms 150 ms 200.199.193.162
10 151 ms 151 ms 136 ms 191.223.30.1

Está variando de 40~62ms do RJ até o Gateway, somando com tua latência para o Gateway, bate com o que você disse.
Então o melhor a ser feito é esperar melhorar, tentar pegar outra faixa de IP e assim ver se estabiliza o ping (reiniciar o modem).
 
Realmente não está boa a latência, aqui quando deram um upgrade no Backbone Regional não ficou bom de início, só foi melhorar com o tempo. Eu como usuário do Velox, tinha latências de 130~140ms o dia inteiro para o Sudeste, hoje já consigo de 95~110ms em muitas ocasiões, mas minha latência para o Gateway é bem elevada (47~60ms) e moro no Nordeste.

Veja o tracert para o seu Gateway:
Rastreando a rota para 191.223.30.1 com no máximo 30 saltos


1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
2 47 ms 48 ms 47 ms 200-217-90-56.host.telemar.net.br [200.217.90.56]
3 47 ms 48 ms 59 ms gi3-3.1521-anl-ma-rotd-02.telemar.net.br [200.164.32.21]
4 112 ms 113 ms 107 ms 200199124233.user.veloxzone.com.br [200.199.124.233]
5 103 ms 109 ms 99 ms 200.164.14.31
6 104 ms 109 ms 104 ms 200.199.54.160
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 159 ms 158 ms 149 ms 177.2.192.105
9 153 ms 156 ms 150 ms 200.199.193.162
10 151 ms 151 ms 136 ms 191.223.30.1

Está variando de 40~62ms do RJ até o Gateway, somando com tua latência para o Gateway, bate com o que você disse.
Então o melhor a ser feito é esperar melhorar, tentar pegar outra faixa de IP e assim ver se estabiliza o ping (reiniciar o modem).
Pelo jeitou vou ter que esperar, já tentei reiniciar o modem diversas vezes (umas 15 seguidas, acredite) e o menor ping que consegui para qualquer servidor do sudeste foi 72.
 
Vão enviar um cabista aqui em casa para verificar meu telefone e internet. Espero que mandem um bom, para fazer um serviço decente. Meus parâmetros estão sincronizado em apenas Velocidade de Upstream 445 kbps Velocidade de Downstream 4191 kbps e minha internet vive caindo.

Meu telefone algumas vezes apresenta chiados e outros dias não. Recebo várias vezes chamadas e quando atendo, desliga.
Falaram que poderia ser problema do telefone e vão ver o que é antes de resolver a internet.

Espero que minha internet volte a ser o que era antes. Sincronizado normalmente. Alguém teve problema com parâmetro errado e conseguiu resolver ?
 
Vão enviar um cabista aqui em casa para verificar meu telefone e internet. Espero que mandem um bom, para fazer um serviço decente. Meus parâmetros estão sincronizado em apenas Velocidade de Upstream 445 kbps Velocidade de Downstream 4191 kbps e minha internet vive caindo.

Meu telefone algumas vezes apresenta chiados e outros dias não. Recebo várias vezes chamadas e quando atendo, desliga.
Falaram que poderia ser problema do telefone e vão ver o que é antes de resolver a internet.

Espero que minha internet volte a ser o que era antes. Sincronizado normalmente. Alguém teve problema com parâmetro errado e conseguiu resolver ?
Aqui era o cabeamento interno com problema,os tecnicos da oi vieram e trocaram o cabeamento interno por 30 dilmas.
O modem sincronizou certo na hora,pode ser o cabeamento na rua também
 
Vão enviar um cabista aqui em casa para verificar meu telefone e internet. Espero que mandem um bom, para fazer um serviço decente. Meus parâmetros estão sincronizado em apenas Velocidade de Upstream 445 kbps Velocidade de Downstream 4191 kbps e minha internet vive caindo.

Meu telefone algumas vezes apresenta chiados e outros dias não. Recebo várias vezes chamadas e quando atendo, desliga.
Falaram que poderia ser problema do telefone e vão ver o que é antes de resolver a internet.

Espero que minha internet volte a ser o que era antes. Sincronizado normalmente. Alguém teve problema com parâmetro errado e conseguiu resolver ?

Nossa cara, estou exatamente com o mesmo problema que o seu!
Meu telefone tem um ruído de fundo. Direto recebe ligações sem que exista sequer alguém do outro lado da linha. Minha internet tá caindo SINISTRAMENTE ADOIDADA, hoje já foram mais de 40 vezes, eu não consigo nem contar mais.. to muito puto mesmo.. como foi que você abordou com eles pelo telefone para enviarem um cabista assim?
Tipo, eu vou mudar pra GVT, mas eles ainda não abriram espaço pra mim no armário, to esperando os dias passarem pra receber a ligação.. mas nesse meio tempo ta muito impossível de usar a internet aqui, até o fixo ta fudido.. queria consertar isso sabe..
------------
Aqui era o cabeamento interno com problema,os tecnicos da oi vieram e trocaram o cabeamento interno por 30 dilmas.
O modem sincronizou certo na hora,pode ser o cabeamento na rua também
Você também tava com esse mesmo problema de ligação no telefone, ruído de linha e internet caindo??
Cara, amanhã eu vou comprar 15 metros de cabo de telefone novo, a melhor marca que tiver, o mais tecnológico sei lá kkkkkkkkkkkk e vou trocar aqui de casa, na moral!! se for isso vou ficar muito feliz! é muito fácil de fazer pqp..
 
Nossa cara, estou exatamente com o mesmo problema que o seu!
Meu telefone tem um ruído de fundo. Direto recebe ligações sem que exista sequer alguém do outro lado da linha. Minha internet tá caindo SINISTRAMENTE ADOIDADA, hoje já foram mais de 40 vezes, eu não consigo nem contar mais.. to muito puto mesmo.. como foi que você abordou com eles pelo telefone para enviarem um cabista assim?
Tipo, eu vou mudar pra GVT, mas eles ainda não abriram espaço pra mim no armário, to esperando os dias passarem pra receber a ligação.. mas nesse meio tempo ta muito impossível de usar a internet aqui, até o fixo ta fudido.. queria consertar isso sabe..
------------

Você também tava com esse mesmo problema de ligação no telefone, ruído de linha e internet caindo??
Cara, amanhã eu vou comprar 15 metros de cabo de telefone novo, a melhor marca que tiver, o mais tecnológico sei lá kkkkkkkkkkkk e vou trocar aqui de casa, na moral!! se for isso vou ficar muito feliz! é muito fácil de fazer pqp..
Cara, liguei pra lá, falei que tava com internet caindo, parâmetros sincronizado errado e que meu telefone apresentava ruídos as vezes. O atendente fez um teste, viu que realmente só estava recebendo 4mb no modem e marcou para terça o cabista. Ele disse que pode ser problema nos cabos ou até na porta que sai do poste pra minha casa.

Aqui era o cabeamento interno com problema,os tecnicos da oi vieram e trocaram o cabeamento interno por 30 dilmas.
O modem sincronizou certo na hora,pode ser o cabeamento na rua também
Já troquei cabos e nada de resolver. Vamos ver o que eles vão falar.
 
Nossa cara, estou exatamente com o mesmo problema que o seu!
Meu telefone tem um ruído de fundo. Direto recebe ligações sem que exista sequer alguém do outro lado da linha. Minha internet tá caindo SINISTRAMENTE ADOIDADA, hoje já foram mais de 40 vezes, eu não consigo nem contar mais.. to muito puto mesmo.. como foi que você abordou com eles pelo telefone para enviarem um cabista assim?
Tipo, eu vou mudar pra GVT, mas eles ainda não abriram espaço pra mim no armário, to esperando os dias passarem pra receber a ligação.. mas nesse meio tempo ta muito impossível de usar a internet aqui, até o fixo ta fudido.. queria consertar isso sabe..
------------

Você também tava com esse mesmo problema de ligação no telefone, ruído de linha e internet caindo??
Cara, amanhã eu vou comprar 15 metros de cabo de telefone novo, a melhor marca que tiver, o mais tecnológico sei lá kkkkkkkkkkkk e vou trocar aqui de casa, na moral!! se for isso vou ficar muito feliz! é muito fácil de fazer pqp..
Era o mesmo problema.
Como o cabeamento era subterraneo tava juntando muita umidade e os fios se corroeram.
 
Era o mesmo problema.
Como o cabeamento era subterraneo tava juntando muita umidade e os fios se corroeram.
Nossa, sério?
A rede telefônica aqui de casa é de 1986, quando meu pai adquiriu a linha dele (nessa época ninguém tinha telefone, e era relativamente caro uma linha)
E acho que aqui o condutor passa por debaixo do piso de casa, logo a fiação telefônica pode ter sofrido com esse PEQUENO TEMPO de 29 anos kkkkkkkkkkkkkkk....
Vou comprar um fio telefônico interno novo amanhã, o que tiver melhor isolamento, e vou trocar desde a caixinha do muro da frente de casa alí até aqui dentro onde ligo no telefone e modem pelo microfiltro adsl. Espero que resolva o problema..
É foda essas coisas né, do nada vem o problema.. A apenas uns 3 meses atrás que começou a primeira caida assim que eu me lembre, o telefone começou a receber chamadas tem 1 mes +-, e as caidas de internet adoidadas a umas 2 semanas.. só que agora tá muito impossível, cai direto mesmo, não to aguentando..
Valeu!
 
Melhor deixar em G.DMT mesmo, até mesmo pela distância.
Esse negócio de latência é bem complicado de resolver na Oi, seu perfil está em Interleaved - fazendo aumentar a latência para evitar possíveis erros e quedas, padrão que a Oi utiliza.
Agora se fosse Fast, sua latência seria bem baixa, porém estaria sujeita a mais quedas, por isso a Oi não a utiliza.
.

Então, trocar a fiação nesse caso melhoraria?
Creio que em G.DMT meu perfil esteja em FAST, pois ele sincroniza muito rápido. Em ADSL, por exemplo, leva bem mais tempo e o profile sempre muda, o que me leva a crer que essa esteja em Interleaved...
 
Então, trocar a fiação nesse caso melhoraria?
Creio que em G.DMT meu perfil esteja em FAST, pois ele sincroniza muito rápido. Em ADSL, por exemplo, leva bem mais tempo e o profile sempre muda, o que me leva a crer que essa esteja em Interleaved...

Fast ou Interleaved nao interfere no tempo de sincronizaçao , o tempo para sincronizar é diferente pois sao modulaçoes diferentes. Fast ou Interleaved influencia somente nas latencias , em fast voce tem tempos de resposta mais baixo ja em interleaved pings mais altos.

Mas existem alguns DSLANS que mesmo em interleaved o tempo de respostar para o gateway é menor do que em fast. Acho que depende das placas xdsl implantadas neles.
Aqui eu pego 8 ms para o gateway com 15mb de net da Oi mesmo estando em Interleaved. Na outra modulaçao em G.DMT o ping sobe para 18 ms ~ 20ms mesmo estando em fast nos stats do modem.

Acho que deu pra dar uma explicada. :haha:
 
Fast ou Interleaved nao interfere no tempo de sincronizaçao , o tempo para sincronizar é diferente pois sao modulaçoes diferentes. Fast ou Interleaved influencia somente nas latencias , em fast voce tem tempos de resposta mais baixo ja em interleaved pings mais altos.

Mas existem alguns DSLANS que mesmo em interleaved o tempo de respostar para o gateway é menor do que em fast. Acho que depende das placas xdsl implantadas neles.
Aqui eu pego 8 ms para o gateway com 15mb de net da Oi mesmo estando em Interleaved. Na outra modulaçao em G.DMT o ping sobe para 18 ms ~ 20ms mesmo estando em fast nos stats do modem.

Acho que deu pra dar uma explicada. :haha:

O post foi de ontem, mas vaí aí. Em GDMT as minhas latências ficam em média 10ms mais baixo, o que me leva a crer que este profile está em Fast.
O interleaved demora mais pelo que eu sei, pois o modem e o dslam "conversam" entre si para ver qual é a melhor velocidade para se sincronizar no momento. E é o que acontece, pois em ADSL2 (apenas) sincroniza com a maior latência e profile diferente de 5664 de upstream.

8ms pro gateway? Qual sua distância da central?
 
8ms pro gateway? Qual sua distância da central?

Aqui é uns 650 m do armario, eu estou com problemas no profile, meu modem esta alinhando so com 13000 vou ter que ligar la pra voltarem o meu perfil para 16000 de novo , mas da uma preguiça pqp

OWAlJqz.png
 
Aqui é uns 650 m do armario, eu estou com problemas no profile, meu modem esta alinhando so com 13000 vou ter que ligar la pra voltarem o meu perfil para 16000 de novo , mas da uma preguiça pqp

E eu que tenho 10mb de velox e no meu profile tá alinhando com 7995.... cara.. não to pegando 7mb no speed test.. sabe uma maneira fácil de falar com o suporte pra eles consertarem essa sincronização de perfil???? dá pra fazer isso por telefone ou apenas com o técnico indo na casa da pessoa?? obrigado!!!
 
E eu que tenho 10mb de velox e no meu profile tá alinhando com 7995.... cara.. não to pegando 7mb no speed test.. sabe uma maneira fácil de falar com o suporte pra eles consertarem essa sincronização de perfil???? dá pra fazer isso por telefone ou apenas com o técnico indo na casa da pessoa?? obrigado!!!
Depende da sua sorte em pegar alguém do suporte que entenda, uma vez demorei um certo tempo para explicar ao "suporte" que eu me referia ao Perfil e não a velocidade de navegação (ficavam falando que só garantiam 40% e bla bla bla).

Vão ter duas chances: vão arrumar via telefone mesmo como já aconteceu comigo ou marcar para um técnico vim na sua residencia e fixar ai. Das 6 vezes que precisei de reparo no Perfil foram 4 vindo na minha casa e 2 via telefone.
 
Depende da sua sorte em pegar alguém do suporte que entenda, uma vez demorei um certo tempo para explicar ao "suporte" que eu me referia ao Perfil e não a velocidade de navegação (ficavam falando que só garantiam 40% e bla bla bla).

Vão ter duas chances: vão arrumar via telefone mesmo como já aconteceu comigo ou marcar para um técnico vim na sua residencia e fixar ai. Das 6 vezes que precisei de reparo no Perfil foram 4 vindo na minha casa e 2 via telefone.

Puts, tenso mesmo cara!
Mas bom, já que existe a possibilidade de alguém entender e fixar por telefone, como já ocorreu com você, vou ficar ligando pra lá até cair numa pessoa experiente kkkkkkkkk...
Mas antes vou fazer a troca da fiação interna aqui de casa, agorinha mesmo.. valeu!
 
Puts, tenso mesmo cara!
Mas bom, já que existe a possibilidade de alguém entender e fixar por telefone, como já ocorreu com você, vou ficar ligando pra lá até cair numa pessoa experiente kkkkkkkkk...
Mas antes vou fazer a troca da fiação interna aqui de casa, agorinha mesmo.. valeu!
Quando terminar, posta aqui se resolveu.
 
Fast ou Interleaved nao interfere no tempo de sincronizaçao , o tempo para sincronizar é diferente pois sao modulaçoes diferentes. Fast ou Interleaved influencia somente nas latencias , em fast voce tem tempos de resposta mais baixo ja em interleaved pings mais altos.

Mas existem alguns DSLANS que mesmo em interleaved o tempo de respostar para o gateway é menor do que em fast. Acho que depende das placas xdsl implantadas neles.
Aqui eu pego 8 ms para o gateway com 15mb de net da Oi mesmo estando em Interleaved. Na outra modulaçao em G.DMT o ping sobe para 18 ms ~ 20ms mesmo estando em fast nos stats do modem.

Acho que deu pra dar uma explicada. :haha:

Apenas complementando a sua informação, a aplicação da interleaved path foi inserida no xDSL para fazer correções de erros que são provenientes de linhas de má qualidade e de maior distância da central. Com isso é gerado uma latência maior pois no modo FAST não seria necessário tal função.

O modo interleaved seria uma técnica usada como "resistência" aos ruídos nas linhas.
Indo mais fundo no assunto, alguns DSLAMS não tinham essa opção de configuração de "path latency", a pioneira modulação DMT tinha um único modo de latência que hoje é conhecido como FAST, esse por sua vez não faz nenhum tipo de verificação de dados tanto para entrega quanto para recebimento.

Por fim, os DSLAMS deveriam serem setados para que após o sincronismo do modem com ele fosse escolhido o 'melhor' modo de latência após as condições da linha ( SNR e Atenuação ). Ou seja, o latency mode deveria ser AUTO e não MANUAL como faz a nossa querida Oi.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo