[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala galera, blz? Olha só que louco o que tá acontecendo comigo:
Semana passada eu mudei meu plano de 60mb no par metálico para 150mb de fibra.
Logo após a instalação, o técnico falou pra eu não alterar o SSID nem a senha do meu wifi, pq segundo ele, desconfigura alguma coisa e faz o wifi não funcionar de jeito nenhum.
Achei esquisito, pesquisei na internet e não achei nada, decidi mudar pq tudo oq é dispositivo aqui em casa já tá configurado pro meu SSID antigo e nem sei se algum dia eu iria conseguir decorar a senha que me foi dada.

Alterei e ficou tudo tranquilo por uns 3 dias, até que ontem... o wifi parou de funcionar. Só que fazendo uns testes, eu descobri que o wifi não sumiu, ele só ficou com um alcance ridículo de uns 15cm. Se eu encostar meu celular no modem, o wifi conecta de boa.
Isso tudo só na frequência de 2.4ghz. A de 5ghz funciona na casa inteira.

Pensei que pudesse ser o channel, mas já escolhi tudo quanto é channel e permanece a mesma coisa. Isso já aconteceu com alguém? O modem é o F@st 5657.
Não é a primeira vez que vejo alguém falar sobre isso com plano de Fibra. Já vi cliente de Vivo Fibra e Oi Fibra falando que os técnicos orientavam a não mudar a SSID. A lógica disso também queria saber, é algo tão normal de se alterar e não deveria impactar em nada no uso. Agora na TIM também.
Ah sim, fiz tudo certinho.
Colocar em modo bridge foi tranquilo, segui o passo a passo que tem no site da TIM.
O problema é fazer C6 autenticar em PPPoe.

Estou começando a perder a esperança....
Algo na prática tão simples, mas está muito difícil conseguir.

Vou ver se é algum problema do meu roteador, vou tentar pegar um emprestado para ver se da o mesmo problema.
Também pedi para a TIM trocar o modem, sei lá.. tentar todas as alternativas.
Trocar o router eles fazem de tudo para não trocar. A não ser que você fale com o nível 2 do suporte que eles vão entender exatamente o que você quer e autorizem isso. Quando tentei trocar me disseram que só trocavam por defeito e realmente só consegui trocar nesses casos.
 
O meu é um modem roteador, posso usar ele na rede da TIMLIVE como modem+voip, mais também posso usa-lo apenas como um roteador, nesse momento estou usando como roteador. Coloquei como roteador devido as quedas da TIMLIVE... TPLINK V600v... Modem VDSL.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apenas não coloque nada, vejo que está guest, guest não coloca nada e salva, já que é a única opção que tem... reinicia tanto o modem como o roteador...
 
Última edição:
Não é a primeira vez que vejo alguém falar sobre isso com plano de Fibra. Já vi cliente de Vivo Fibra e Oi Fibra falando que os técnicos orientavam a não mudar a SSID. A lógica disso também queria saber, é algo tão normal de se alterar e não deveria impactar em nada no uso. Agora na TIM também.

Trocar o router eles fazem de tudo para não trocar. A não ser que você fale com o nível 2 do suporte que eles vão entender exatamente o que você quer e autorizem isso. Quando tentei trocar me disseram que só trocavam por defeito e realmente só consegui trocar nesses casos.

Vou tentar falar com o técnico, explicar e ver se ele troca.
O técnico que instalou aqui, me falou que todos os modens atualmente são recondicionados.
Devido a demanda, a TIM não tem mais modens novos disponíveis.
Talvez seja por isso que fazem de tudo para não trocar.



O meu é um modem roteador, posso usar ele na rede da TIMLIVE como modem+voip, mais também posso usa-lo apenas como um roteador, nesse momento estou usando como roteador. Coloquei como roteador devido as quedas da TIMLIVE... TPLINK V600v... Modem VDSL.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Apenas não coloque nada, vejo que está guest, guest não coloca nada e salva, já que é a única opção que tem... reinicia tanto o modem como o roteador...

Achei show esse seu router, vc comprou no Brasil?
Não encontrei nenhum lugar que comercializa essa versão.

Ainda estou no prazo de devolução do C6 que comprei pela internet.
Estou pensando seriamente em devolver e ir atrás de um VDSL já que pode usar ele como apenas router se futuramente eu trocar de provedor.

Sem palavras para agradecer a ajuda de vcs!
Show d+ e ainda ter a paciência em explicar, pois eu não manjo nada de rede, router... to bem desatualizado.
 
Não sei ser o mesmo acaso mais toda vez que cai a energia o modo Bridge ser perde e para funcionar novamente é um parto, já fiquei até mais que 2 horas fazer para funcionar, o que eu faço, desligo o modem e roteador e ligo ao mesmo tempo, geralmente funciona, após isso aguarde uns 10min, ser não funcionar tente novamente... O modo Bridge da Timlive é uma merda como todo o suporte lixo dessa operadora, IPV6 já até desistir...
Aqui quando falta luz ou cai a internet, é uma joça para o Archer C6 sincronizar com o modem da Tim, que fica em brudge. Às vezes leva até dez minutos pra voltar ao normal.
 
Vou tentar falar com o técnico, explicar e ver se ele troca.
O técnico que instalou aqui, me falou que todos os modens atualmente são recondicionados.
Devido a demanda, a TIM não tem mais modens novos disponíveis.
Talvez seja por isso que fazem de tudo para não trocar.





Achei show esse seu router, vc comprou no Brasil?
Não encontrei nenhum lugar que comercializa essa versão.

Ainda estou no prazo de devolução do C6 que comprei pela internet.
Estou pensando seriamente em devolver e ir atrás de um VDSL já que pode usar ele como apenas router se futuramente eu trocar de provedor.

Sem palavras para agradecer a ajuda de vcs!
Show d+ e ainda ter a paciência em explicar, pois eu não manjo nada de rede, router... to bem desatualizado.
Desculpe por não conseguir te ajudar mais, espero que consiga resolver, acho que o roteador não tem problema mais sim a rede tim que é problemática... Esse modem não encontra mais, e acho que nem o modelo um grau acima o VR900 ou VR900v com voip... Mesmo ser encontrasse seria muito caros, não valeria apena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui quando falta luz ou cai a internet, é uma joça para o Archer C6 sincronizar com o modem da Tim, que fica em brudge. Às vezes leva até dez minutos pra voltar ao normal.
A rede da tim é uma porcaria, mais vc fala isso para os cabeças de bagre lá não adianta...
 
Não é a primeira vez que vejo alguém falar sobre isso com plano de Fibra. Já vi cliente de Vivo Fibra e Oi Fibra falando que os técnicos orientavam a não mudar a SSID. A lógica disso também queria saber, é algo tão normal de se alterar e não deveria impactar em nada no uso. Agora na TIM também.
A lógica disso é fazer propaganda da internet da operadora, já que o nome da operadora aparece no nome da rede.

Quando alguém busca uma rede wi-fi vai aparecer um monte de redes com o nome das operadoras.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A rede da tim é uma porcaria, mais vc fala isso para os cabeças de bagre lá não adianta...
Os dois últimos "técnicos" que estiveram aqui não sabiam como funcionava um modem em bridge. Eles ficaram esperando a luz da internet acender, eu tive que falar que bastava a luz do PON acender. Isso o cara vendo os dois modens, um ao lado outeo e conectados por um cabo RJ45.
 
Aqui quando falta luz ou cai a internet, é uma joça para o Archer C6 sincronizar com o modem da Tim, que fica em brudge. Às vezes leva até dez minutos pra voltar ao normal.

Olá Roberto,
Pelo que entendi vc conseguiu sincrozinar o Archer C6 com o modem da TIM em Bridge.
Estou tentando com esse router mas sem sucesso, pode me mostrar como configurou o seu para conseguir sincronizar?

Abaixo como está o meu:



Obrigado!


Desculpe por não conseguir te ajudar mais, espero que consiga resolver, acho que o roteador não tem problema mais sim a rede tim que é problemática... Esse modem não encontra mais, e acho que nem o modelo um grau acima o VR900 ou VR900v com voip... Mesmo ser encontrasse seria muito caros, não valeria apena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A rede da tim é uma porcaria, mais vc fala isso para os cabeças de bagre lá não adianta...

Cara eu só tenho agradecer a sua ajuda!
Conclusão que só não deu certo por causa da porcaria da TIM, afinal nem no suporte deles conseguem chegar em alguma conclusão.
E pelo visto muitas pessoas tem o mesmo problema.

Agora nem sei o que faço, se cancelo e tendo outra operadora.
Aqui no meu endereço chega LiveTIm, Vivo Fibra e Net Claro.

LiveTim tá nesse nó, não consigo trabalhar direito de casa.
Vivo eu cancelei faz 1 semana devido um problema que ficaram dias sem conseguir resolver.
Net Claro não sei se é uma boa, tem aquelas questão de não ser fibra o uploud é muito baixo pq usa o cabo coaxial.

Já to arrependido, devia ter brigado mais com a VIVO, pq durante 1 ano funcionou que é uma maravilha e em duas semanas virou um terror.

Abraços,
 
No meu C6 não tem essas opções de desabilitar o VLAN.

Na mesmo menu de "internet" não tenho todas essas opções.


Seu router é ADLS/VDSL tem mais opções.
Curioso é que onde o seu tem IPTV o meu é IPTV/VLAN e tem como desativar
naE5o0c.png


Fala galera, blz? Olha só que louco o que tá acontecendo comigo:
Semana passada eu mudei meu plano de 60mb no par metálico para 150mb de fibra.
Logo após a instalação, o técnico falou pra eu não alterar o SSID nem a senha do meu wifi, pq segundo ele, desconfigura alguma coisa e faz o wifi não funcionar de jeito nenhum.
Achei esquisito, pesquisei na internet e não achei nada, decidi mudar pq tudo oq é dispositivo aqui em casa já tá configurado pro meu SSID antigo e nem sei se algum dia eu iria conseguir decorar a senha que me foi dada.

Alterei e ficou tudo tranquilo por uns 3 dias, até que ontem... o wifi parou de funcionar. Só que fazendo uns testes, eu descobri que o wifi não sumiu, ele só ficou com um alcance ridículo de uns 15cm. Se eu encostar meu celular no modem, o wifi conecta de boa.
Isso tudo só na frequência de 2.4ghz. A de 5ghz funciona na casa inteira.

Pensei que pudesse ser o channel, mas já escolhi tudo quanto é channel e permanece a mesma coisa. Isso já aconteceu com alguém? O modem é o F@st 5657.
Falei com meu amigo e ele colocou um roteador que já tinha como ponto de acesso wifi.

Coloquei o modelo desse roteador no Google e achei esse comentário no youtube:
02mJFKj.png


Pelo visto ele é bem problemático mesmo
 
Curioso é que onde o seu tem IPTV o meu é IPTV/VLAN e tem como desativar
naE5o0c.png



Falei com meu amigo e ele colocou um roteador que já tinha como ponto de acesso wifi.

Coloquei o modelo desse roteador no Google e achei esse comentário no youtube:
02mJFKj.png


Pelo visto ele é bem problemático mesmo
Curioso mesmo...
Depois que vi sua mensagem pensei que pudesse ser alguma atualização, pois ele está com o firmware de fábrica.
Fiz a atualização para a versão mais atual e mesmo assim nada mudou, está apenas como IPTV.

Passei o domingo todo tentando resolver isso, pois amanhã tenho que trabalhar e está muito ruim desde que troquei para LIVE TIM.
Como falei antes, no passado eu tive LIVE TIM, foi tão fácil colocar em bridge e usar o meu roteador velhaco.

Amanhã vou testar com outro router, só para tirar a dúvida mesmo.
Como vou ter que ir para empresa, já que está impossível trabalhar de casa.... vou ver se consigo um router emprestado com o pessoal do TI.


A saga continua!
 
Olá Roberto,
Pelo que entendi vc conseguiu sincrozinar o Archer C6 com o modem da TIM em Bridge.
Estou tentando com esse router mas sem sucesso, pode me mostrar como configurou o seu para conseguir sincronizar?

Abaixo como está o meu:


Obrigado!
Julio, não sei se vou poder te ajudar, pois quando eu comprei e instalei o modem, eu lembro de ter colocado o F@ST 5655v2 em bridge, conforme instruções no site da Tim e a configuração do Archer C6 eu não lembro direito como eu fiz. Sei que foi muito simples e rolou de boa. Acho até que foi meio que automático pelo próprio C6.

Veja os prints que tirei.

EOqTORe.jpg

Pp9tSGC.jpg

ySAmxCO.jpg

O que pude pude observar é que os números de VLAN ID estão diferentes.
 
Curioso é que onde o seu tem IPTV o meu é IPTV/VLAN e tem como desativar
naE5o0c.png



Falei com meu amigo e ele colocou um roteador que já tinha como ponto de acesso wifi.

Coloquei o modelo desse roteador no Google e achei esse comentário no youtube:
02mJFKj.png


Pelo visto ele é bem problemático mesmo

Põe problemático nisso, mas fiz igual seu amigo e funcionou! Peguei o modem antigo da tim que os técnicos disseram pra eu guardar e tô usando ele como ponto de acesso.
Agora a rede 5g é direto pelo modem novo e a 2g é pelo AP.
Brigadão pela força!
 
Julio, não sei se vou poder te ajudar, pois quando eu comprei e instalei o modem, eu lembro de ter colocado o F@ST 5655v2 em bridge, conforme instruções no site da Tim e a configuração do Archer C6 eu não lembro direito como eu fiz. Sei que foi muito simples e rolou de boa. Acho até que foi meio que automático pelo próprio C6.

Veja os prints que tirei.

EOqTORe.jpg

Pp9tSGC.jpg

ySAmxCO.jpg

O que pude pude observar é que os números de VLAN ID estão diferentes.

Opa Roberto!

Obrigado pelas informações, vou tentar testar hoje a noite com base nos parâmetros que vc usa.
Esse seu modem eu conheço, alguns anos atrás eu tinha LIVE TIM e tinha exatamente o mesmo modem.
Lembro-me que foi fácil configurar em bridge, tinha um router velho que foi tranquilo.

Agora esse modelo que instalaram tecnocolor não vai por nada!
Vou tentar convencer o técnico a trocar o modem, quem sabe resolve.

Abraços,
 
Não sabia dessa da TIM regular franquia, de 17 pra 2 TB (17 era o valor antigo). Com menos que os 400 Mega deles (200 de up) vc já consegue passar isso tranquilamente, em torno de 4x


SOM.png


Isso é o que eu consumo no 300/150 da VIVO. Então pra que oferecer velocidades fantásticas, se é ilusão achar que você vai conseguir usar o quanto quer? Não seria mais honesto botar 2 TB e a internet ser, sei lá, de 60 Mega? Hoje com arquivos enormes de jogos, vídeo 4K, 8K, HDs de 10, 15 TB, hospedagem mesmo gratuita que consome muito upload, enfim, querem que a pessoa use apenas pra rede social, Youtube, ler email?

Graças a este fórum evitei a burrada de cogitar sair da VIVO pra TIM daqui a alguns meses, quando acabasse meu desconto.

A menos que mudem essa política ridícula. Outra coisa: penei pra achar o PDF desse contrato, pois os do site não mencionam isso. Mas ele está lá, sim:


O link pra ele está nessa matéria. Assim como a tal "cartinha" que a TIM manda pra quem usa mais que esses 2 TB. Como disseram aqui, diante desse tipo de atitude é pra você não voltar mais pra essa empresa. Se não consegue oferecer 400 ou mais, então cape a velocidade pra 50, 25, até 10 Mega, pra ser condizente com essa limitação.

Não vale a pena ficar se estressando com Anatel, consumidor.gov, processo na justiça, pois pode ser que eles se safem. Ainda que a lei de alguma forma os proteja, por exemplo nessa parte do Código do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Ainda que a suspensão da ANATEL pra esse tipo de prática e outros artigos do próprio CDC (como obrigar a destacar de forma ostensiva esse tipo de coisa, algo que duvido muito as campanhas e propagandas enganosas deles façam), é uma operadora que eu evitaria contratar. A VIVO por mais defeitos que tenha ao menos pra mim em mais de 10 anos de uso nunca fez nada semelhante. Já a TIM está fazendo, e a NET/Claro sempre fez com aquele Virtua.
 
Última edição:
Ah sim, fiz tudo certinho.
Colocar em modo bridge foi tranquilo, segui o passo a passo que tem no site da TIM.
O problema é fazer C6 autenticar em PPPoe.

Estou começando a perder a esperança....
Algo na prática tão simples, mas está muito difícil conseguir.

Vou ver se é algum problema do meu roteador, vou tentar pegar um emprestado para ver se da o mesmo problema.
Também pedi para a TIM trocar o modem, sei lá.. tentar todas as alternativas.
Você colocou o DHCP desativado no modem da TIM? Creio que sim.
 
Não sabia dessa da TIM regular franquia, de 17 pra 2 TB (17 era o valor antigo). Com menos que os 400 Mega deles (200 de up) vc já consegue passar isso tranquilamente, em torno de 4x


SOM.png


Isso é o que eu consumo no 300/150 da VIVO. Então pra que oferecer velocidades fantásticas, se é ilusão achar que você vai conseguir usar o quanto quer? Não seria mais honesto botar 2 TB e a internet ser, sei lá, de 60 Mega? Hoje com arquivos enormes de jogos, vídeo 4K, 8K, HDs de 10, 15 TB, hospedagem mesmo gratuita que consome muito upload, enfim, querem que a pessoa use apenas pra rede social, Youtube, ler email?

Graças a este fórum evitei a burrada de cogitar sair da VIVO pra TIM daqui a alguns meses, quando acabasse meu desconto.

A menos que mudem essa política ridícula. Outra coisa: penei pra achar o PDF desse contrato, pois os do site não mencionam isso. Mas ele está lá, sim:


O link pra ele está nessa matéria. Assim como a tal "cartinha" que a TIM manda pra quem usa mais que esses 2 TB. Como disseram aqui, diante desse tipo de atitude é pra você não voltar mais pra essa empresa. Se não consegue oferecer 400 ou mais, então cape a velocidade pra 50, 25, até 10 Mega, pra ser condizente com essa limitação.

Não vale a pena ficar se estressando com Anatel, consumidor.gov, processo na justiça, pois pode ser que eles se safem. Ainda que a lei de alguma forma os proteja, por exemplo nessa parte do Código do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Ainda que a suspensão da ANATEL pra esse tipo de prática e outros artigos do próprio CDC (como obrigar a destacar de forma ostensiva esse tipo de coisa, algo que duvido muito as campanhas e propagandas enganosas deles façam), é uma operadora que eu evitaria contratar. A VIVO por mais defeitos que tenha ao menos pra mim em mais de 10 anos de uso nunca fez nada semelhante. Já a TIM está fazendo, e a NET/Claro sempre fez com aquele Virtua.
Pior que uma pessoa que já me atendeu na central, nível 2, já disse pra "tomar cuidado pra não ser cancelado por alto consumo", porque eu comentei que o consumo de streaming por mês passava de 800GB. Se a gente for procurar algo pra ver na TV aberta que seja interessante, é difícil achar. Logo, com YouTube e outros streaming à disposição, dá pra escolher o que ver né? Pra que pagamos internet se não é pra usar? Igual você falou, pra atualizar Facebook? Ler e-mail? Mandar WhatsApp? Não é só pra isso. O móvel aguenta esse tipo de perfil.
Fica na Vivo Fibra se ela não tiver algo desse tipo, parece melhor.
 
Pior que uma pessoa que já me atendeu na central, nível 2, já disse pra "tomar cuidado pra não ser cancelado por alto consumo", porque eu comentei que o consumo de streaming por mês passava de 800GB. Se a gente for procurar algo pra ver na TV aberta que seja interessante, é difícil achar. Logo, com YouTube e outros streaming à disposição, dá pra escolher o que ver né? Pra que pagamos internet se não é pra usar? Igual você falou, pra atualizar Facebook? Ler e-mail? Mandar WhatsApp? Não é só pra isso. O móvel aguenta esse tipo de perfil.
Fica na Vivo Fibra se ela não tiver algo desse tipo, parece melhor.
O motivo pra qualquer franquia é sempre o mesmo, inclusive pra móvel: a operadora simplesmente não investiu o suficiente, sei lá, no financiamento do backbone ou seja lá o nome que esse troço tenha, que permite que digamos 1 milhão de usuários consigam contratar internet de 400 Mega. Vejam o caso de celulares em que não constroem torres suficientes pra levar o sinal, ou ainda modernizam as antigas, e por isso a ligação cai ou fica uma droga o sinal do 3G/4G, mas claro, isso não impede a operadora (nem sempre, pois as vezes aparece algum juiz obrigando a parar com essa prática) de ficar enfiando mais e mais pessoas no serviço.

Sabe o que ela faz? Vende 500, 600 Mega, 1 Giga pra todo mundo, quando esses 2 TB da franquia na verdade fazem com que essa velocidade seja um 50 Mega disfarçado. Seria como eu te vender uma Ferrari e você ter estradas pra correr tranquilo a 300 km/h (sem bater em ninguém), inclusive conseguir fazer isso em 5 segundos após você meter o pé no acelerador, mas aí vc acelera pra 60 km/h e o carro "trava" pra impedir que vá além.

No fim das contas se trata de uma propaganda enganosa, uma venda de ilusões que se estivéssemos num país sério seria barrada, ou no mínimo, mas no mínimo mesmo, se divulgar de forma ostensiva (isso é artigo do Código do Consumidor, vejam lá) a limitação. Só que se a TIM tasca esse aviso na mesma página onde fala ULTRAVELOCIDADE!!!!!!!! MAIOR QUE A DA VIVO!!!!!! aí ela fica em maus lençóis.

É aquilo que eu sempre digo: se a operadora não investiu $$$$$$$ suficiente, se não tem estrutura pra acomodar X usuários (ou mesmo problemas numa área), então faça o seguinte: limite a quantidade de pessoas, colocando a velocidade mais alta e sem frescura de franquia. Só que a ganância e malandragem imperam no Brasil, por isso que fazem esse tipo de desonestidade. Veja que eu ia sair da VIVO pra TIM justamente pra aumentar as velocidades de DL e UP, mas se com 1 semana já fosse chamado atenção pra reduzir meu consumo, aí não compensaria.

Nada contra quem contrata 400 Mega e fica só vendo Netflix, Youtube, Instagram. Mas eu me reservo no direito de fazer tudo isso e ficar todo dia upando 100 GB ou baixando 200. E não venham dizer que isso detona a rede, pois a operadora sabe que heavy users são minoria. O que ela quer é sacanear, mesmo. Mas felizmente muitos estão acordando e pulando fora dessa roubada. E mais: a NET fazia isso com o Virtua, que era extremamente limitado especialmente na velocidade de upload, e naquela época nem fibra era, e sim se não me engano cabo.

Porém se entendi direito ao menos eles avisavam isso claramente (não escondido num PDF do contrato) e tinham até contador de consumo. Isso é respeitar o consumidor, embora eu não concorde com a limitação.
 
O motivo pra qualquer franquia é sempre o mesmo, inclusive pra móvel: a operadora simplesmente não investiu o suficiente, sei lá, no financiamento do backbone ou seja lá o nome que esse troço tenha, que permite que digamos 1 milhão de usuários consigam contratar internet de 400 Mega. Vejam o caso de celulares em que não constroem torres suficientes pra levar o sinal, ou ainda modernizam as antigas, e por isso a ligação cai ou fica uma droga o sinal do 3G/4G, mas claro, isso não impede a operadora (nem sempre, pois as vezes aparece algum juiz obrigando a parar com essa prática) de ficar enfiando mais e mais pessoas no serviço.

Sabe o que ela faz? Vende 500, 600 Mega, 1 Giga pra todo mundo, quando esses 2 TB da franquia na verdade fazem com que essa velocidade seja um 50 Mega disfarçado. Seria como eu te vender uma Ferrari e você ter estradas pra correr tranquilo a 300 km/h (sem bater em ninguém), inclusive conseguir fazer isso em 5 segundos após você meter o pé no acelerador, mas aí vc acelera pra 60 km/h e o carro "trava" pra impedir que vá além.

No fim das contas se trata de uma propaganda enganosa, uma venda de ilusões que se estivéssemos num país sério seria barrada, ou no mínimo, mas no mínimo mesmo, se divulgar de forma ostensiva (isso é artigo do Código do Consumidor, vejam lá) a limitação. Só que se a TIM tasca esse aviso na mesma página onde fala ULTRAVELOCIDADE!!!!!!!! MAIOR QUE A DA VIVO!!!!!! aí ela fica em maus lençóis.

É aquilo que eu sempre digo: se a operadora não investiu $$$$$$$ suficiente, se não tem estrutura pra acomodar X usuários (ou mesmo problemas numa área), então faça o seguinte: limite a quantidade de pessoas, colocando a velocidade mais alta e sem frescura de franquia. Só que a ganância e malandragem imperam no Brasil, por isso que fazem esse tipo de desonestidade. Veja que eu ia sair da VIVO pra TIM justamente pra aumentar as velocidades de DL e UP, mas se com 1 semana já fosse chamado atenção pra reduzir meu consumo, aí não compensaria.

Nada contra quem contrata 400 Mega e fica só vendo Netflix, Youtube, Instagram. Mas eu me reservo no direito de fazer tudo isso e ficar todo dia upando 100 GB ou baixando 200. E não venham dizer que isso detona a rede, pois a operadora sabe que heavy users são minoria. O que ela quer é sacanear, mesmo. Mas felizmente muitos estão acordando e pulando fora dessa roubada. E mais: a NET fazia isso com o Virtua, que era extremamente limitado especialmente na velocidade de upload, e naquela época nem fibra era, e sim se não me engano cabo.

Porém se entendi direito ao menos eles avisavam isso claramente (não escondido num PDF do contrato) e tinham até contador de consumo. Isso é respeitar o consumidor, embora eu não concorde com a limitação.
A NET ainda tem o contador de consumo, mesmo não aplicando a franquia. Já a TIM aplica a franquia e não tem como a gente saber quanto gastou. Eu tô só esperando acabar meu contrato que renovei na black friday pra pular fora. Vou voltar pra Predialnet.
 
Pessoal, boa noite. Moro em Salvador e queria saber se vale a pena migrar da internet da Claro para a Tim Live. Agradeço desde já.
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Complementando a pergunta acima, jogo muito FPS online, principalmente Warzone! Se tiverem informações referente ao "ping" agradeço também, pois as rotas utilizadas pela Claro são uma tristeza.
 
Manualmente não.
Não desabilitei o DHCP e depois coloquei em modo Bridge.
Eu coloquei em modo bridge e entendi que quando deixa o modem em modo bridge automaticamente desabilita o DHCP.

Vou dar uma olhada nisso quando chegar em casa.
Olha, eu uso o modo bridge na TIM também, e já percebi que alternar entre Bridge/Router não "desconecta" o modem e disponibiliza a conexão imediatamente para outro dispositivo.
A primeira vez eu fiquei putasso por que achei que o modo bridge não estava funcionando.. até que eu pensei que seria possível que ao virar a chave o modem da TIM não liberasse a conexão e teria que esperar um timeout no terminal do lado deles. Deixei a configuração do modem como bridge antes de dormir e deixei o roteador preparado pra discar o PPPoE durante a noite.
Quando foi pela manhã, ele estava conectado. Depois testei novamente voltar pra configuração onde o modem da TIM discava, e precisou de uns 10 minutos pra ele conseguir estabelecer. Não sei se é o mesmo tempo em todas as cidades, mas geralmente consigo alternar a conexão entre 10-15 minutos.
 
Pessoal, boa noite. Moro em Salvador e queria saber se vale a pena migrar da internet da Claro para a Tim Live. Agradeço desde já.
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Complementando a pergunta acima, jogo muito FPS online, principalmente Warzone! Se tiverem informações referente ao "ping" agradeço também, pois as rotas utilizadas pela Claro são uma tristeza.
Vou procurar como testar no servidor do CoD Warzone e posto aqui.
 
Olha, eu uso o modo bridge na TIM também, e já percebi que alternar entre Bridge/Router não "desconecta" o modem e disponibiliza a conexão imediatamente para outro dispositivo.
A primeira vez eu fiquei putasso por que achei que o modo bridge não estava funcionando.. até que eu pensei que seria possível que ao virar a chave o modem da TIM não liberasse a conexão e teria que esperar um timeout no terminal do lado deles. Deixei a configuração do modem como bridge antes de dormir e deixei o roteador preparado pra discar o PPPoE durante a noite.
Quando foi pela manhã, ele estava conectado. Depois testei novamente voltar pra configuração onde o modem da TIM discava, e precisou de uns 10 minutos pra ele conseguir estabelecer. Não sei se é o mesmo tempo em todas as cidades, mas geralmente consigo alternar a conexão entre 10-15 minutos.
Estou tentando todas as dicas, até agora não consegui.
Vou tentar fazer isso que falou, vou deixar a noite toda o roteador tentando conectar.

Qual é o seu modem da TIM?
O meu é o Tecnocolor TG789, já to pegando ranço dele !
 

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