• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Estou tentando todas as dicas, até agora não consegui.
Vou tentar fazer isso que falou, vou deixar a noite toda o roteador tentando conectar.

Qual é o seu modem da TIM?
O meu é o Tecnocolor TG789, já to pegando ranço dele !
É um Sagecom 5655v2. Quando o bridge não tava conectando eu cheguei até a escutar do suporte que só funcionava na porta lan 2 e 4:chan:
Detalhe que eu não precisei configurar nada de vlan no roteador, apenas o PPPoE guest/guest
A unica coisa que não consegui até hoje foi usar IPv6, já ativaram e recebo IP, mas não recebo um gateway e rotas. Já solicitei a correção umas 2x e eles fecham o chamado
 
É um Sagecom 5655v2. Quando o bridge não tava conectando eu cheguei até a escutar do suporte que só funcionava na porta lan 2 e 4:chan:
Detalhe que eu não precisei configurar nada de vlan no roteador, apenas o PPPoE guest/guest
A unica coisa que não consegui até hoje foi usar IPv6, já ativaram e recebo IP, mas não recebo um gateway e rotas. Já solicitei a correção umas 2x e eles fecham o chamado


Bom dia! Amigo você conseguiu então ativar o bridge ?
Eu já gastei dias tentando... realmente não sabia dessa história de conectar na porta 2....talvez eu até tente fazer isso hoje...

Eu precisava fazer o seguinte:

a impressora Epson L4160 é conectada no DIR842 da Dlink... Queria ela disponível no modem da Tim 5655 (acho que é versão 1), e no Dlink , tipo impressora em rede.

O modem da tim tem DLNA, mas esse dlink não reconhece, sabe dizer o que posso fazer?

E também conseguiria fazer uma rede wifi unica entre o Tim Live 5655 e o DLINK, para que os aparelhos eletrônicos fiquem conectados sempre, mesmo com 2 Wi-Fi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, hoje algum técnico deve vir aqui, porque meu 5655 anda meio lento, e quando há quedas de energia, tenho que reiniciar ele umas 3 vezes pra fazer ele voltar a conexão..

Alguém sabe dizer quais modelos exatamente a TIM está trabalhando de modem?.
Se há diferenças de hardware? Qualidade?
 
Pessoal, boa noite. Moro em Salvador e queria saber se vale a pena migrar da internet da Claro para a Tim Live. Agradeço desde já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Complementando a pergunta acima, jogo muito FPS online, principalmente Warzone! Se tiverem informações referente ao "ping" agradeço também, pois as rotas utilizadas pela Claro são uma tristeza.

Demorou, mas consegui fazer o teste:
rB966C8.jpeg


A maioria das vezes fica assim. No máximo 40ms.
 
Minha fatura desse mês veio apenas 10 reais (taxa de instalação 9/12).

Tive problema no mês passado e fiquei pouco mais de uma semana sem internet, mas o desconto desses dias não é suficiente pra quase zerar a fatura. Não veio nenhuma cobrança de internet, informação sobre desconto, nada. Apenas a taxa de instalação.
Quando acesso o Meu Tim o app diz que não tenho nenhum serviço ativo com a Tim.

Que bagunça!
 
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(
 
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(
troca de DNS e vê se vai.... compare os pings com diferentes DNS... tenta o 8.8.8.8, 1.1.1.1, 200.221.11.101, 9.9.9.9... etc... vai q funciona
 
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(
Sou de SP, aqui tudo funcionando. Porém, em Brasília já é fibra, pode ser problema específico dessa tecnologia. Aqui é cabo metálico ainda.
 
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(
Sou do Rio e tá tudo normal aqui. Também tenho fibra e uso o DNS padrão da TIM
 
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(
Use o DNS benchmark pra ver qual DNS é melhor pra você.

Depois de feito o teste mude e veja se a lentidão persiste.
 
Estou em dúvida sobre qual provedora pegar.

Tenho 2 opções, Vivo e TIM, mas enquanto a Vivo está cobrando 120 por 70mb a TIM cobra 115 por 150mb e promoção de 300mb por 1 ano de fidelização, ou seja, mais de 3x a velocidade da Vivo.

Da muita dor de cabeça a Tim? É estável? Seria fibra então eu não espero que seja caro.
 
Estou em dúvida sEvuye qual provedora pegar.

Tenho 2 opções, Vivo e TIM, mas enquanto a Vivo está cobrando 120 por 70mb a TIM cobra 115 por 150mb e promoção de 300mb por 1 ano de fidelização, ou seja, mais de 3x a velocidade da Vivo.

Da muita dor de cabeça a Tim? É estável? Seria fibra então eu não espero que seja caro.
Evite dor de cabeça e vá de Vivo Fibra 70 mega.
 
Estou em dúvida sobre qual provedora pegar.

Tenho 2 opções, Vivo e TIM, mas enquanto a Vivo está cobrando 120 por 70mb a TIM cobra 115 por 150mb e promoção de 300mb por 1 ano de fidelização, ou seja, mais de 3x a velocidade da Vivo.

Da muita dor de cabeça a Tim? É estável? Seria fibra então eu não espero que seja caro.
vai de vivo 70mb, depois vc liga la e pede uma degustação de 300mb ou 600 hehe
 
Última edição:
Mesmo caro assim? Eita.

A Tim não tá entregando ou o suporte técnico deles que é péssimo?

Sei que tô pedindo muito mas poderia elaborar? Uma rápida pesquisa que fiz no Google dizia que a Tim era melhor, agora isso, me confundi todo.
O suporte é péssimo. Enquanto o serviço tá funcionando é mil maravilhas, mas qualquer problema é dor de cabeça. Se sua internet cair, o suporte vai ficar dando 8 horas pra resolver cada vez que você ligar. Essas 8 horas podem durar semanas (é uma reclamação comum sobre a operadora desde, pelo menos, 2013 e nunca resolveram). Além disso tem o limite de uso. Caso você extrapole a "franquia" de 2TB num mês, seu contrato pode ou não ser cancelado. Isso tá previsto no regulamento dela. Aqui no fórum houve vários casos e alguns processaram a operadora. E não tem como você saber quanto de internet usou. É uma surpresa.
 
UPDATE DA INSTALAÇÃO: UMA JORNADA CUMPRIDA

Chegado o dia da Instalação do meu serviço TIM Fiber (18/03/2021) na parte da manhã (08h até 13 h), lembro-me de estar bastante Apreensivo e Tenso com a chegada do instalador, conforme acordado com aquela atendente que mencionei num dos meus Posts anteriores e lembro-me de ficar controlando o relógio toda hora e num dado momento qdo deu 10 h em ponto, considerando que uma Instalação do serviço de Fibra (FTTH ) demora por volta 2h ou um pouco mais, caso haja alguma Situação Adversa ou Empecilho, eu não me contive e liguei p/ a atendente que fez o meu agendamento, lembrando que eu tinha o nrº de celular dela gravado na bina no meu fixo e assim que ela atendeu expressei a minha Preocupação pq o horário limite segundo eles era 13 h, creio que depois dessa hora seja o horário de almoço deles retornando supostamente às 14 h, e então ela tentou me tranquilizar dizendo que o instalador já estava com a minha OS e ele seguramente iria comparecer no local antes das 13 h.

Qdo ela disse isso, eu logo rebati ao argumento dela dizendo que ela me garantiu na nossa última conversa que "Ela Estaria Acompanhando Pessoalmente o Tratamento Da Minha Instalação e Concluiu Afirmando Que Se Comprometeria Em Fazer a Minha Instalação Do Serviço Da Fibra (FTTH) Ocorrer Na Data e Horários Agendados" e assim questionei a ela onde estava a Veracidade de tudo isso, visto que já tinha passado um pouco das 10h e nada do instalador aparecer para dar andamento ao serviço e fui enfático ao dizer que uma Instalação do serviço de Fibra Ótica (FTTH) pode demorar cerca de de 2 h ou até mesmo mais se não houver algum Contratempo/ Complicação durante o processo, ela me disse então que ela iria fazer tudo que estivesse ao alcance dela para fazer com que o Instalador tentasse comparecer na minha residência antes das 11 h e eu então lembrei a ela que eu que Não queria passar por mais nenhum Desconforto, Desgaste e Decepção com relação a essa instalação agendada, pois isso já tinha se tornado uma Odisseia cheia de Percalços Desnecessários e Inconvenientes e acrescentei que não admitiria falhas dessa vez, caso ocorresse mais uma Solicitação de reagendamento, eu iria prosseguir nesse mesmo dia dia (18/03/201) com as Intenções propostas na minha Manifestação no Consumidor.gov, tentei referir-me ao lance de fazer com que os meus supostos seguidores do YouTube deixassem uma Enxurrada de Reclamações e Solicitações, deixando inclusive o Link do "Fake" vídeo lá no Facebook da Live TIM para que a minha Instalação desse serviço ocorresse definitivamente e sem mais Desculpas ou qq tipo de Adiamento, por fim ela me disse várias vezes p/ eu ficar tranquilo que essa instalação iria ocorrer o mais breve possível e faria de tudo que fosse possível para que o instalador chegasse no meu Prédio antes das 11 h, nossa prosa/ conversa durou ± 15 min.

Passados 30-40 min depois da conversa que tive com essa atendente, o interfone tocou e o porteiro disse que era um instalador da TIM, mal pude acreditar que o cara chegou lá nesse ínterim e, é claro, que fiquei naquele momento mais Tranquilo e Animado, pedi então p/ o porteiro para não entregar nenhuma chave pra ele (PTR e Caixas De Distribuição do Prédio) e mandei ele subir...

Pouco tempo depois, notei movimentação no Hall do meu andar, já estava com a porta aberta, fui encontrá-lo próximo ao elevador e era um rapaz negro que me passou uma Boa Impressão pelo papo inicial que tivemos e disse logo pra ele que já era cliente Live TIM já há quase 6 anos e meio, já tinha passado por várias Adversidades e Transtornos com a TIM, fazia parte do maior Fórum de Rede e Internet do Brasil e, por conta disso, me ajudou a conhecer melhor a reputação da empresa nos comentários do Tópico da LT, aliás não eram nada bons, e tb lá pude aprender a ler e avaliar os meus parâmetros no serviço VDSL, passei pra ele que eu tinha um Link de 35 MB no par metálico e iria permanecer com ele por mais algum tempo, todavia deixei bem claro que essa Instalação foi contratada pelo irmão, sendo assim as instalações tinham CPF diferentes e acrescentei ainda que tinha feito um serviço particular p/ fazer o recabeamento da minha Rede Interna usando um cabo CCE-APL (50 x 2) desde a tomada do meu quarto até o PTR do Prédio, sendo que foi aproveitado um duto que tinha uma boa folga pra fazer a Instalação, inclusive era através desse mesmo duto que os outros instaladores da TIM usaram para fazer as instalações dos outros moradores da Fibra da TIM.

Ele me pediu então que pegasse as chaves para abrir o PTR e as Caixas De Distribuição dos andares, peguei com o porteiro e entreguei a ele e pelo que eu pude observar no meu recabeamento da minha Rede Interna e tb pela informação que um instalador que fez o serviço da minha vizinha me passou, os cabos seguem das Caixas de Distribuição do 8º e 5 º andar, sendo que essas são os melhores aqui no quesito de arrumação e aparência e depois é necessário usar um passa fio até a Caixa de Distribuição do 3º andar e depois até o 1º andar, sendo que da Caixa de Distribuição do 5º andar até o 3º andar tem que passar o passa fio unido a Fibra por um duto, totalmente com folga, já no 3º andar andar a Caixa está vazia, eles usam a do 5º andar para fazer a Distribuição do sinal do serviço VDSL aqui, e digo que é mole passar a Fibra ou mesmo outro cabo até a Caixa do 3º andar, bastando apenas esperar o passa fio chegar na parte superior esquerda (Buraco) dessa Caixa no 3º andar e depois prosseguir para a Caixa do 1º andar que por sinal tb está vazia, usando é claro o passo fio unido a Fibra, esperar a ponta do passa fio surgir no canto superior esquerdo (Buraco) dessa Caixa desse andar e seguir agora com mesmo procedimento para o Play, nessa Etapa é que as coisas começam a ficar difíceis por conta de algumas curvas do duto do Play, mas depois que se consegui chegar a Caixa de Distribuição do Play, essa tb está vazia, o serviço fica bem mais fácil pra levar o passa fio unido a Fibra até o PTR do Prédio, uma observação que acho que devo esclarecer é que qdo disse que as Caixas de Distruibuição do 3º andar, do 1º andar e a do Play estão vazias, na verdade apenas cabos passam por elas (NET, o meu cabo blindado do meu serviço VDSL e agora as Fibras da TIM, esse duto era somente usado anteriormente para os cabos da NET TV).

Não preciso dizer que passei essas informações pra ele antes dele começar com o processo de cabeamento da minha TIM Fiber e não sei nem se foi válido, pq ele já estava abrindo a minha Caixa de Disbribuição do meu lado no Hall e tb a outra Caixa do outro lado, achando que ambas tinham uma conexão, mas essa Caixa serve aos moradores daquele lado do Prédio, ambas as Caixas nesse andar seguem por caminhos diferentes passando pelas Caixas que citei acima, lembrando que cada andar possui 2 Caixas de Distribuição que servem para moradores de um lado do Prédio (Frente, Traseira e Laterais) e para moradores do outro lado do Prédio (Frente, Traseira e Laterais), e tb passam por caminhos ou dutos diferentes, um de cada lado, mas qdo o cabo chega no Play, vc observa que os cabos da NET, o meu cabo CCE-APL do meu serviço VDSL e as Fibras da TIM seguem por um duto vindo lá da Caixa de Distribuição do meu lado e o da outra Caixa de Distribuição do outro lado do Hall do meu andar que serve aos serviços da NET e a Fibra da TIM segue por um outro duto e tudo isso desemboca num Buraco gde no canto superior direito do PTR, não sei como isso é possível, mas é exatamente assim que acontece...

Qdo notei que ele pensava que as Caixas de Distribuição tinham uma suposta conexão e ele tinha que passar o cabo da outra Caixa pra minha do meu lado, chamei ele e mostrei a ele por onde o meu cabo CCE-APL e tb as poucas Fibras da TIM entravavam... entravam num duto do meu lado e seguiam conforme a Trajetória referente as Caixas de Distribuição e andares envolvidos no processo descrito acima, levei ele nos andares pra mostrar isso e aí ele pescou logo como tinha que fazer e começou a Instalação.

Primeiramente, ele decidiu começar pela passagem da Fibra da minha sala até a Caixa de Distribuição do meu lado e inicialmente ele achou que não daria pra passar o passa fio unido a Fibra por conta do cabo da SKY + o meu Cabo espesso CCE-APL (50x2) do meu serviço VDSL, foi aí que ele percebeu que daria Sim pra passar e qdo ele notou que tinha um cabo CCI seguindo pra minha sala, resolveu usar ele como guia, e assim ele passou a Fibra até a caixa de tomada com espelho 4X4 com furo que fica na sala, mas eu esqueci de dizer pra ele que aquele cabo era o cabo do nosso telefone fixo da OI (cada morador aqui tem o direito a 2 cabos telefônicos na Plumada do Prédio), pois o outro cabo o carinha que vez o meu recabeamento do serviço VDSL usou como guia, aí o cara teve que refazer o serviço passando um outro cabo, não sei se era um CCE ou CCI, usando um passa fio, por sinal o Passa Fio Que Eles Usam Para Passar a Fibra Nos Prédios é Relativamente Bem Espesso, e ele então conseguiu restabelecer o meu sinal da minha linha telefônica e seguiu para passar a Fibra unida a esse passa fio espesso até o interior da minha sala, mas deixei ele tranquilo qdo comuniquei a ele que o rapaz que fez o recabeamento da minha Rede Interna, usou um passa fio do meu quarto até a sala pra passar o meu cabo CCE-APL (50X2) e deixou ali enroladinho um cabo CCI dentro da caixa de tomada com espelho 4 X 4 com 2 splitters no meu quarto e me disse que esse cabo poderia me ser útil um dia, usando ele como guia qdo quisesse passar qq cabo da sala pro meu quarto.

Bem, depois ele prosseguiu para fazer a instalação da Fibra da minha Caixa de Distribuição do meu lado, seguindo as Etapas que descrevi acima,fizemos todo processo passando a Fibra usando aquele passa fio profissional do 5º andar até a Caixa do 3º andar (1ª Etapa), conforme disse ela está vazia, e eu sempre gosto de acompanhar e se possível ajudá-los para tentar agilizar de alguma forma o serviço, então eu e meu irmão caímos dentro e fomos ajuda-lo, e assim que ele começou a passar a Fibra do 5º andar até o 3º andar, ficamos aguardando até que o passa fio unido a Fibra surgisse no canto superior esquerdo da Caixa (Buraco) desse andar e qdo notávamos que a ponta do passa fio estava pintando no tal do "Buraco", gritamos pra ele parar, lembrando que ele tinha que passar a Fibra por alguns andares, citados num parágrafo acima, ele nos passou que queria elas "razoavelmente esticada", deixando uma certa folga é claro, e deixou bem claro que nós tínhamos que ir passando ela Sem Deixar Ela Dobrar Ou Sofrer Alguma Avaria, depois que a Fibra chegou naquela Caixa no 3º andar, ele passou o passa fio unido a Fibra num outro "Buraco" no canto inferior esquerdo daquela Caixa, eu digo "Buraco" mas é na verdade a entrada de um duto, e agora era vez de prosseguir com esse processo para a Caixa de Distribuição do 1º andar, essa tb está vazia, e ele começou a passá-la e assim que ela surgiu no canto superior esquerdo da Caixa do 1º andar nós gritamos pra parar, eu e meu irmão revezávamos nesse lance de ver se a Fibra chegou na Caixa do andar, mas tb procurávamos ter cuidado pra que ela Não Dobrasse ou Sofresse qq Avaria, e assim que ela chegou na Caixa do 1º andar ele a inseriu com o passo fio no "Buraco" no canto inferior esquerdo daquela Caixa e ai ele deu andamento ao serviço pra passar a Fibra p/ o Play.

Bem, foi aí que eu fiquei preocupado, pq qdo o rapaz que fez o meu recabeamento da Minha Rede Interna passando um cabo CCE-APL (50X 2) da tomada do meu quarto até o PTR do meu Prédio, ele fez todo esse processo, inclusive conforme disse anteriormente foi essa Dica que passei para esse instalador, mas esse rapaz encontrou dificuldades ao passar um cabo blindado e espesso da Caixa de Distribuição do 1º andar até o Play, pois há algumas curvas no duto e ele só conseguiu passar esse cabo usando um passa fio unido ao cabo, mas lambuzou o cabo com detergente e foi justamente essa informação que eu passei para esse instalador que estava passando a Fibra, ou seja, que talvez ele encontraria dificuldades qdo chegasse no Play, mas contrariando todas as minhas expectativas, ele começou a passar o cabo unido a Fibra usando aquele passa fio profissional e de repente qdo notamos ela surgiu no canto superior esquerdo da Caixa do Play, essa é outra Caixa que está vazia, nós gritamos então pra ele parar, ele veio até o Play par ver se precisava fazer algum ajuste, ou seja se deveria esticar ela mais um pouco ou não, mas como ele mesmo disse, ele preferi deixá-la "razoavelmente esticada", deixando uma certa folga e notamos que os outros instaladores deixaram as Fibras das demais instalações cheias de Barriga, deixando elas com uma folga muito gde, tivemos até que empurrar pra dentro da Caixa do Play esse excesso de Fibra, ele então prosseguiu para a última Etapa que seria passar a Fibra até o PTR do Prédio, mais uma vez ele inseriu a Fibra no canto inferior esquerdo da Caixa do Play e nós ficamos aguardando o passa fio unido a Fibra aparecer naquele único "Buraco", no canto superior direito do PTR do Prédio e assim que notamos a ponta do passa fio, gritamos pra parar e Voilà, chegamos ao término da passagem da Fibra desde da minha sala até o PTR/ DG do Prédio e depois de ele fazer alguns reajuste, agora... agora era a hora dele aportar a Fibra no CTOI (Caixa De Terminação Ótica Interna):

=> https://bit.ly/3dNjV2R

Creio que ele descascou a Fibra e colocou nela numa espécie de conector na terminação da Fibra no "CTO Predial" (CTOI), depois abriu o CTOI e plugou numa Porta /Acoplador determinado e, conforme me foi sugerido pelo amigo Flávio, eu deveria ficar de olho na Medição da Potência que seria dada no Power Meter para que o GPON de Clase B+ ficasse dentro de um "Range" de Transmissão dessa Potência onde a minha Recepção de Dados (RX) deveria ficar entre - 8 dBM e - 28 dBM, sendo que os valores de Sinal Negativo menores possuem valores maiores, assim o maior valor aqui é - 8 dBM que está acima do valor limite -28 dBM, e sendo assim esses valores de Potência Devem Ficar Dentro Do Limite De - 28 dBm para que a Instalação seja considerada Bem Sucedida, todavia para esse instalador que trabalha p/ TIM há 5 anos e com serviços de Instalação do TIM Fiber (FTTH) há 3 anos, o Valor Ideal Deveria Marcar Não mais que - 25 dBM, tentei passar tais informações pra ele antes dele aferir o Valor da Minha Potência (RX) no Power Meter, mas ele disse que esse era o Padrão de Potência Limite da TIM para uma Instalação Bem Sucedida (FTTH).

Bem, ele então mediu a Potência que estava chegando até o CTOI e deu - 16. XX (não me lembro do valor certo após o separador decimal depois do XX) e eu diria que fiquei Contente e agora bastava ver o qto de Potência (RX) eu estaria recebendo depois de concluída a Instalação desse serviço do meu TIM Fiber e ele verificasse com o Power Meter qual a seria o valor da Potência dada no meu quarto, lugar onde ficaria a ONT, mas eu observei que ele vez uma Boa Instalação contando com a nossa Ajuda e, fora isso, nos ficamos ali acompanhando tb o serviço dessa Instalação e acho que isso foi extremamente válido pq o cara era grandão e um tanto gordo e se ele fizesse esse serviço de Instalação da Fibra (FTTH) sozinho, subindo e descendo lances de escadas, não ia dar coisa Boa, até mesmo o meu irmão que não entende nada X nada, achou que a Instalação ficou "Legal" e sem querer usar com ênfase de algum Enaltecimento ou Louvor da nossa Colaboração, eu acho Sim que a nossa Participação foi de um valor Significativo e Relevante no processo de Instalação da Fibra na minha Rede Interna, mas ainda faltava levar a Fibra até a tomada do meu quarto.

Agora faltava a última Etapa para concluir a Instalação da minha TIM Fiber na minha Rede Interna e seria então passar a Fibra da sala até o meu quarto e, conforme dito anteriormente, eu já tinha dito a ele que o cara que fez a o recabeamento da minha Rede Interna referente ao meu serviço VDSL, resolveu usar um passa fio para passar o meu cabo CCE- APL (50 x2) da caixa de tomada com espelho 4 X 4 com 2 plitters do meu quarto até a sala e eu sabia que seria algo meio complicado pq o duto do meu quarto até a sala faz curvas e isso eu pude tb verificar qdo fizeram a Instalação do meu serviço VDSL aqui, mas esse rapaz conseguiu passar o passa fio de Boa e ele deixou o cabo CCI que fazia o trajeto sala => quarto ali, deixou ele enroladinho dentro da caixa de tomada com espelho 4 X 4 com 2 splitters e me disse que ele iria deixá-lo ali pq eu um dia talvez pudesse precisar e não é que isso poupou um bom trabalho para esse instalador, pois eu estou certo que não seria nada mole achar o caminho até a sala usando um passa fio espesso, ainda mais para esse instalador que era gde e "meio gordo" e eu tb não tenho muito espaço aqui, muito embora antes dele chegar eu tive que mudar todo o meus cabos de lugar, afastar a minha mesa etc...

Usando então o cabo CCI deixado no duto que conecta a sala ao meu quarto, ele usou esse cabo como guia e passou a Fibra rapidinho e sem entender bem como as coisas rolam nessa Etapa final, eu pensei que ele iria usar o outro splitter, nada a ver, ele fez os arranjos de tudo que tinha ser feito ali dentro daquela caixa de tomada antes de colocar o espelho 4X4 com 2 splitters e a minha Sorte é que há um pequeno espaço na parte superior dessa caixa de tomada e qdo é colocado o espelho 4 X 4 com 2 splitters, ele fica certinho nos outros lados, já na parte de cima há essas pequenas aberturas e assim que ele colocou o espelho 4 X 4 com 2 splitters, a Fibra Não foi esmagada/ sofreu nenhuma avaria, ficou Sim com uma boa margem/ folga, ainda bem!!!

Um ponto que eu acho que vale apena destacar, depois de ver alguns vídeos no YT é que a Fibra Ótica colocada nas Instalações Prediais usam cabos finos, no caso da TIM eles possuem uma camada externa protetora que deixa o cabo da Fibra, digamos, até "firme", só não pode dobrá-lo ou sofrer avarias, pois isso poderia causar problemas, tipo pode atenuar consideravelmente o sinal. Já as instalações residenciais são usados um cabo drop (compacto) que "lembra" um cabo telefônico, mas certamente não tem a ver com um cabo telefônico (FI), e então esses cabos drop (compacto) são cabos "Flat" e possuem uma camada protetora, na minha opinião, mais rígida em comparação aos que são usados nas Instalações Prediais, pode ser apenas uma mera impressão, porém acho que até a Fibra desse tipo de cabos são mais espessas em comparação com a outra (Predial), não sei dizer ao certo!!! Bem que eu queria que fosse usado esse tipo de cabo de Fibra (cabo drop compacto) no meu serviço de Instalação da TIM Fiber, mas eu creio que eles preferem usar esse cabos finos em Prédios com muitos apartamentos, pq fica mais fácil passá-lo pelo(s) duto(s) sem correr o risco de obstruções.

Bem já no meu quarto, ele começou a descascar a Fibra e por Sorte ele deixou um pedaço até razoavelmente Bom para esse propósito que ele teria que fazer, depois eu fui pesquisar um pouquinho mais sobre essa Etapa na Internet, o instalador então começou a descascar a Fibra, limpava ela com a mão e depois eu suponho que tentava colocá-la num suposto "Gabarito" (eu não tenho certeza se essa Caixinha Retangular, acho que era metálica, se chama "Gabarito" e estou me baseando numa Instalação de um serviço FTTH de uma instalação residencial de um vídeo que encontrei no YT e postarei essa Etapa da Instalação Final Desse Serviço Do TIM Fiber logo abaixo) e eu fiquei de olho nele o tempo todo e ele Não conseguia colocar o diacho da Fibra nesse suposto "Gabarito" e depois tentava novamente inseri-la dentro desse suposto "Gabarito" e falhava e tentava novamente e sempre depois de descascá-la ou ele limpava com a mão ou levava a boca e molhava ela com a saliva, como se fosse enfiar uma linha no buraco da agulha, até que chegou uma hora que ele conseguiu e eu atrás dele com uma Lanterna Grande de Led e Potente colocando ela o mais próximo dele pra iluminar ali a área e ver se ele acertava aquela parada e finalmente... finalmente depois de algumas tentativas, o cara finalmente conseguiu colocar a Fibra dentro daquele suposto "Gabarito"___ Uff!! Mal Pude Acreditar!!!

Bem, depois de conseguir colocar a Fibra nesse suposto "Gabarito", ele notou que tinha cortado uma boa parte do cabo da Fibra, nesse processo todo descrito acima, daquele pedaço razoavelmente Bom que ele trouxe até o meu quarto, aí ele teve que ir lá na Caixa de Distribuição do meu lado e lembro-se que ele deixou uma pequena sobra da Fibra antes de inseri-la no duto que daria até a sala, voltou até a sala e abriu tb o espelho 4 X4 com furo para puxar essa pequena sobra e então ele nos mandou lá pra essa Caixa de Distribuição pra verificarmos se ele puxaria somente essa pequena sobra, sem esticar a Fibra demais e qdo ele puxou essa pequena sobra da Fibra e notamos que já estava o suficientemente Bom para não deixá-la esticada demais, ele deixou bem claro essa instrução, gritamos pra parar e depois ele fez o mesmo procedimento da sala pro meu quarto e ele pediu novamente p/ que ficássemos de olho para que aquela pequena sobra de Fibra não ficasse esticada demais qdo ele a puxasse lá do meu quarto e obviamente qdo notamos que já estava suficientemente Bom, gritamos pra parar, e ai não preciso dizer que antes de iniciar o processo para tentar aumentar a extensão cabo dessa Fibra sem esticá-la demais, ele teve que tirar fora o espelho 4 x 4 com 2 splitters da tomada da caixa do meu quarto, agora depois de conseguir um pedaço de Fibra com uma extensão suficientemente Boa, ele teve que refazer novamente todos os arranjos dentro da caixa de tomada antes de colocar o espelho 4X4 com 2 splitters e depois disso ele colocou a Fibra dentro do suposto "Gabarito" e em seguida dentro de um clivador para poder cortar a Fibra (mesma coisa aqui, esses termos que estou usando, tirei de uma instalação residencial do serviço FTTH de um vídeo que encontrei no YT mostrando tb essa Etapa Final da Instalação Desse Serviço Do TIM Fiber e postarei logo abaixo) e eu que já li que até mesmo um corte mal feito pode causar problemas e então ele cortou a Fibra usando o clivador. Eis Aqui o tal vídeo do YT que me referi acima mostrando o processo Final de uma Instalação residencial do serviço FTTH:

=> https://bit.ly/3cTgCVF

Depois de fazer o corte da Fibra, ele colocou ela dentro de uma caixa retangular (Medidas: 14 cm X 4 cm) um pouco mais acima da minha caixa de tomada com espelho 4 X 4 com 2 splitters, não sei dizer se há ali dentro dessa caixa retangular um conector, ainda bem que ele teve as Sensatez de puxar aquela pequena sobra da Fibra desde a Caixa de Distribuição até o meu quarto, pq senão a Instalação não ficaria Legal, visto que eu teria que colocar essa ONT ("Modem") na minha primeira prateleira, uma vez que dessa caixa retangular que mencionei logo acima sai um cabo fino que é aportado numa porta debaixo da ONT ("Modem") através de um conector, similar ao mostrado no vídeo acima, mas durante esse processo todo ali no meu quarto, depois dele passar aquela pequena sobra da Fibra para aumentar um pouco mais a sua extensão, eu passei a ficar de olho nele pq sabia que ele iria fazer num dado momento tb a Medição da minha Potência (RX) no meu quarto e de repente notei que ele pegou o Power Meter, fiquei de olho no Medidor, mas eu estava de certa forma confiante pq sabia que ele fez uma Boa Instalação (Rede Interna) e claro que nisso tudo de alguma forma contou tb a nossa Colaboração/ Participação.

Qdo ele plugou o cabo no Power Meter para verificar o valor do sinal da Potência (RX) que estava chegando no meu quarto e, por conseguinte na minha ONT, deu -17. XX, não me lembro do valor certo após o separador decimal depois do XX, mas considerando que o valor que estava chegando no CTOI foi de - 16.XX, esse valor que o Power Meter mostrou no meu quarto que estava chegando ali - 17.XX talvez seja por conta que no trajeto da Rede Interna deva possivelmente sofrer alguma atenuação.

A ONT que ele deixou aqui e tb pra todos os outros moradores que conseguiram fazer suas Instalações do serviço TIM Fiber (FTTH), informação dada pelo porteiro, foi uma FiberHome AN5506-04-FAT e eu diria que ela é Bem Bonita e deixei ela juntinho do meu Modem do meu serviço VDSL, conforme já dito eu vou permanecer com ambos os serviços (FTTH & VDSL) por algum tempo e eu ainda não tb tive tempo pra retornar os meus cabos p/ o lugar onde estavam antes dessa Instalação, arrumar essa ONT e tb o Modem na minha prateleira, mas tenho tb que me livrar de algumas coisas, até porque eu pretendo comprar um Roteador Legal e colocá-lo ali em cima também, já estou pesquisando no Google e tb vou pedir Ajuda aqui no Fórum de indicações sobre um Bom Roteador para servir a essa ONT, mas não vai dar pra fazer esse investimento logo agora pq tenho antes que rever o meu orçamento/ gastos...

Conforme já disse logo acima, essa ONT é Bem Bonita e possui recursos na sua parte traseira:
2 WLAN (WLAN1 & 2 ), 2 WPS (WPS1 & 2), Portas Para Entrada p/ VOIP (o meu irmão Não quis o VOIP qdo contratou o serviço, há essa opção de vc assinar com ou sem o serviço do VOIP!!!), 4 Portas LAN, igual aos Modems, 2 Portas USB, Botão On /OFF, Uma Entrada "Power" para vc colocar a Fonte De Alimentação da ONT (eu achei a Extensão dela Curta em comparação com outras que tenho qui, inclusive a do meu Modem do meu serviço VDSL) e o Reset. Não há nenhuma Porta WAN, pois conforme disse acima, o Instalador colocou a fibra dentro de uma caixa retangular (Medidas: 14 cm X 4 cm) e dali sai um cabo fino que é aportado em uma porta debaixo dessa ONT através de um conector.

Infelizmente, não deu pra tirar fotos da ONT FiberHome AN5506-04-FAT (eu vou deixar de qq forma uns Links Úteis com Dicas mais abaixo e ai pode-se ter uma Boa ideia de como é essa ONT, simplesmente é exatamente igual a minha), inclusive o meu Modem está coladinho nela, tenho que arrumar isso qdo tiver um tempinho, pq no momento essa ONT está apenas mostrando a sua parte Traseira, aliás eu a coloquei em cima da minha primeira prateleira que não é muito Larga, eu sempre usei o meu Modem do meu serviço VDSL na Diagonal e tb pretendo usar aqui essa ONT e o Roteador qdo comprar na Diagonal, acho mais fácil pra mim, tenho acesso a parte traseira com facilidade da ONT, incluindo as portas e outros recursos e tb consigo ter um ângulo de visão dos LEDs na parte da Frente e na minha opinião a intensidade de luminosidade desses LEDs é "Forte", agora como a ONT está voltada com a parte Traseira pra mim, não consigo perceber nada, mas talvez qdo colocá-la na Diagonal nessa prateleira devo senti alguma diferença___Ah!!! Estou usando um cabo CAT 7 (1 metro) conectando essa ONT ao meu Computador, tenho um outro cabo CAT 7 (1 metro) com qualidade ainda melhor, custou mais caro na ocasião, e vou usar ele nessa ONT mais tarde ou reservar pra usá-lo no Roteador que pretendo comprar mais tarde.

Com relação a interface dessa ONT FiberHome AN5506-04-FAT, eu diria que ela é demasiadamente SIMPLES até mesmo esse Modem que eu tenho aqui do meu serviço VDSL dá de 10 a Zero nela nesse quesito e Não pense que essa ONT tem algum meio de chegar as suas Configurações Avançadas, pq simplesmente Não Há!!!

Qdo o técnico foi embora, aliás ele ficou aqui um pouco mais que 2 horas e olha que nós ajudamos ele nesse serviço, mas eu diria que ele é um cara Legal, Comunicativo e Paciente (me deixou até o nrº do seu celular), mas há de se dizer que eles ficam ligando pra eles qdo dá uma certa hora quase o tempo todo e eu já testemunhei isso em outros eventos qdo eu via eles ligarem incessantemente pra eles, creio que sejam os Supervisores, para que eles acelerarem o serviço p/ pegar então outras OS, francamente isso é um Absurdo pq no caso da Instalação do serviço da Fibra da TIM Não é uma Instalação Gratuita, pagamos R$ 180 (R$ 15 parcelado em 12 vezes) e se surgisse alguma eventualidade que requeresse desse instalador mais tempo, e aí como é fica ou melhor dizendo Não fica, mas essas terceirizadas que prestam serviço aqui no Rio jamais irão mudar para dar aos clientes uma Boa Qualidade de Serviço (eu fico em cima deles observando, tentando bater um papo/ puxar conversa c/ eles e tb chamando a Atenção deles qdo vejo que há algo pra eles arrumarem/ dar um jeito) e segundo esse instalador que fez esse serviço da minha instalação da Fibra (FTTH) são 2 terceirizadas que a TIM trabalha aqui no Rio: a Tel Telecomunicações (essa terceirizada já trabalha prestando serviço pra TIM desde de lá no início) e a uma tal de Ezentis que fica na Baixada Fluminense.

Pois bem, voltando ao lance de qdo o técnico foi embora, ele tinha me dito que teria que fazer a Configuração da minha ONT ainda no processo de passar a Fibra pelos dutos e não é que eles ficaram ligando tanto pra ele quase o tempo todo, e deu no que deu, ele foi embora sem sequer me mostrar como eu faria para chegar na Página de Login e, por conseguinte, entrar nas Configurações da ONT e assim que notei que ele não me passou o endereço na Página de Login e não meteu um dedo nas Configurações dessa ONT, eu logo liguei pra ele e ele insistia em me dizer que eu deveria usar o tão conhecido endereço do Gateway Padrão 192.168.1.1 pra chegar na tal Página de Login, mas só que isso leva a uma Página pra que vc faça Alterações na sua Rede Sem Fio, alterando o Nome da Rede e a Senha e por mais que eu dissesse que isso levava a um lugar errado, ele não entendia e me perguntava se eu tinha pego as informações de Login corretas, Essas Informações De Login (Username & Senha) Ficam Numa Etiqueta Debaixo Da ONT, Creio Que No Canto Inferior Direito e, é claro, que aquela Página era p/ uma outra finalidade e ele não entendia isso, me disse então que iria dar um pulinho aqui no sábado (20/03/2021) e chegou o dia e naaaaaada dele aparecer, eu liguei pra ele pra cobrar a Configuração que ele disse que iria fazer, na verdade acho que ele não entendia de porr@ nenhuma, e ele me disse então que ele só poderia comparecer aqui na segunda-feira (22/03/2021) no horário comercial, pois naquele sábado (20/03/2021) ele estava lotado de serviço e depois mandou um WhatsApp p/o Smartphone do meu irmão e agora temos mais um forma de contato com ele.

Qdo percebi que daquele Mato Não Iria Sair Cachorro, já no dia seguinte (domingo - 21/03/2021) decidi tentar buscar tais informações no Google e comecei a pesquisar sobre essa ONT, lá vc usualmente só encontra a referência de Modem, e por Sorte... um Golpe de Sorte achei um Youtuber, dono de um canal, que tem o serviço da TIM Fiber e, por sinal, ele já teve algumas ONTs, creio que ele esteja com a FiberHome AN5506-04-FAT agora e ele tb dá algumas Dicas em Vídeos Tutorias dessa ONT (eu vou passar mais abaixo as Dicas dele sobre essa ONT FiberHome AN5506-04-FAT , tb Dicas de outras que ele já teve e eu suponho que isso talvez possa ser útil de alguma forma) e foi lá... foi lá que eu encontrei o endereço de acesso pra entrar na Página de Login dessa ONT => 192.168.1.1/login.html (vc então deve colocar as informações de Login que estão na etiqueta debaixo da ONT) e assim foi como eu finalmente consegui entrar nas Configurações da ONT FiberHome AN5506-04-FAT com uma Interface, na minha opinião, Nada Legal!!!

Todavia, eu devo confessar que antes de sentar p/ fazer as tais pesquisas no Google sobre como é que eu faria para conseguir acesso a Página de Login e assim entrar nas Configurações dessa ONT, eu não me contive e qdo o instalador desligou a ligação naquele sábado (20/03/2021) e remarcou para outro dia, eu liguei logo pro SAC da TIM e falei com um atendente e expliquei a situação, mas infelizmente o cara era totalmente Despreparado, não sabia me informar o endereço para entrar na Página de Login dessa ONT e assim conseguir entrar nas suas Configurações, visto que ele não sabia de nada x nada, ele me sugeriu fazer um agendamento com o Staff do Nível 2 da TIM (eu já conversei algumas vezes com eles no passado e posso dizer que eles são provavelmente os mais qualificados) e então o tal atendente topeira me agendou para segunda-feira (22/03/2021) ao meio-dia.

Vale ressaltar que até aquele momento, antes de fazer o agendamento com o Staff do Nível 2, eu ainda não tinha descoberto/ encontrado nos Vídeos Tutoriais do YT o tal endereço para entrar na Página de Login e, por conseguinte, conseguir entrar nas Configurações dessa ONT e não é que antes mesmo do meio-dia o telefone tocou e era um cara lá do Nível 2 da TIM.

Eu expliquei a ele que o instalador saiu às pressas e sequer me deu o endereço para acessar a Página de Login da ONT FiberHome AN5506-04-FAT e disse a ele que acabei descobrindo através de Dicas em Vídeos Tutorias dessa ONT dadas por um Youtuber, ele preferiu fazer o passo a passo comigo, muito embora eu já dito que eu já tinha conseguido fazer o procedimento, mas seguimos adiante, qdo então e eu inseri na Barra de Endereço o endereço de acesso pra entrar na Página de Login dessa ONT => 192.168.1.1/login.html, ele me disse que tinha um modo mais simples ainda, fiquei Pasmado qdo ele me disse que eu poderia chegar na Página de Login dessa ONT usando o seguinte endereço => 192.168.1.1/normal (Depois que descobri como é que faço para acessar a Página de Login dessa ONT e entrar nas Configurações dela, meu irmão passou um ZAP para o técnico dizendo que eu já tinha encontrado o endereço no YT)

Sim ele estava certo, o endereço é bem mais simples que o outro e aproveitei o gancho e trocamos ideias, tirei algumas dúvidas e ele então confirmou algo que eu ainda não tinha certeza que se o cabo da Fibra da TIM saia da MSAN e ele respondeu que Sim, eles instalam uma placa dentro da MSAN, depois os cabos de Fibra da TIM seguem para o(s) CTO (caixa externa) e CTOI (caixa interna - Prédio), ele me ajudou tb a abrir as minha portas para o meu uTorrent no Port Triggering (outras ONTs que eu assisti no YT tinham tanto o Port Forwading qto o Port Triggering, mas elas eram tb versões mais antigas dessa ONT) e é facil fazer, se alguém eventualmente precisar basta me contactar, esse cara parecia ser Bem Atencioso e eu disse a ele que eu tinha aqui em casa um Modem/ Roteador TP-Link Archer VR600 Sem Uso que possuía as opções de usá-lo como DSL Modem/ Roteador, Roteador 3G/4G & Roteador Wireless e ele confirmou ao ler partes das especificações desse Modem/ Roteador da TP-Link que ele era de fato um equipamento Gigabit e poderia ser usado como Roteador, mas ele disse que se fosse ele... ele venderia que compraria um Bom Roteador com mais recursos, pois esse Modem/ Roteador TP-Link Archer Archer VR600 era mais um Modem/Roteador, ele me disse que a TIM trabalha com ± 20 Modelos de Modems (o instalador que esteve aqui disse pra mim que a terceirizada dele só trabalha com 3 Modelos para a Instalação da Fibra da TIM), ele me esclareceu tb outras dúvidas que eu não me lembro agora, mas ele tb Não Mexeu Em Nada Nas Configurações Dessa ONT, todavia Nada me impedi de qdo eu vier a precisar, eu torno a ligar pra lá e pedir pra fazerem um agendamento com o Staff do Nível 2 da TIM, só não sei se quem me atender será tão Solícito e Paciente igual a esse cara que eu tive a Sorte de pegar no Nível 2 da TIM.

Bem, depois de todos esses Percalços/ Adversidades que tive para finalmente ter o meu serviço de Fibra (FTTH) da TIM instalado na minha residência, eu venho testando o desempenho desse Link 300 MB (DL) & 150 MB (UP) e prefiro colocar esse assunto da seguinte maneira:


Vídeos: eu venho assistindo àlguns vídeos no YT e eu diria que até que eles carregam Legal, mas se eu escolho um vídeo, dependendo da resolução, HD até 4k , ele vai liberando o carregamento conforme o vídeo vai passando/ sendo assistido, uns carregaram até uma certa parte rapidinho, já outros demoram mais, isso vai depender da resolução, mas quase sempre liberando o vídeo aos poucos, uns adiantando bem mais à frente, enquanto outros não, mais uma vez isso depende da resolução que escolho, claro que eu adoraria descobrir uma maneira de desabilitar o "Dash" deles como uma ou outra extensão te dava essa possibilidade no passado, mas eles deram um jeitinho e acabaram com a farra!!!


Testes De Velocidade: Bem isso é o que eu mais tenho feito para verificar se a velocidade contratada está chegando ou não aqui e diria que está chegando até mais, dependendo onde vc realiza os testes, Online ou Baixando Arquivos (eu gosto de baixar ISOs do Index da UFPR pq seus Servidores estão aqui e elas possuem um tamanho razoável, baixando ISOs como as do Debian e as do Mint, já Não sei mais onde procurar para encontrar o Index das ISOs da Fendora, e baixo elas usando um Gerenciador de Download, sempre usei isso!!!)

Qdo o técnico esteve aqui ele me deixou com um IP originalmente do Rio e naquele dia que fiquei fazendo vários testes de velocidade até tarde, eu achei o resultados Muito Bons, mas eu tive que desligar essa ONT e qdo tornei a ligá-la, verifiquei o IP dado/ atribuído em alguns Sites que são específicos em "Geolocation" e "Lookup"e usando como referência o meu IP me diziam que eu estava em Mesquita, já outros me diziam que eu estava no Rio, mas eu suponho que eu estava/ estou com um IP de Mesquita, mas decidi de qq forma deixar rolar e estou desde a Instalação com um "Uptime" sem alterações, incluindo o IP, mas eu estou quase convicto que em se tratando especificamente dos Testes De Velocidade Online, as coisas não são mais como antes, agora tenho que repetir algumas vezes o teste para conseguir resultados próximos que tive anteriormente.

Na minha opinião, os Testes de Velocidade Online de agora estão bem inferiores a como eles eram antigamente e eu me atreveria a dizer nessa comparação que eles deixaram de ser tão confiáveis e que alguns apresentam "bugs" em alguns momentos, fora o lance de te dar uma quantidade muito pouca de Servidores e recursos, isso não era assim há algum tempo atrás, tomo como exemplo o Speedtest e o Minha Conexão, ambos estão com uma quantidade bem inferior em relação ao nrº de Servidores e há algum tempo atrás vc tinha vários Servidores de Qualidade aqui no Rio e ainda podia escolher manualmente, agora vc tb pode escolher o Servidor para realizar o teste, alguns te dão até a opção p/ trocar a cidade, mas do que adianta isso se agora vc só tem alguns poucos Servidores e muitos deles estão distantes.

Testei vários e tb não os achei nada satisfatórios, somente o que mais me agrada é o FAST (Netflix) é o que mais se manteve sem fazer alterações e me dá a velocidade mais correta, os outros que falei anteriormente tb dão, mas conforme disse essas mudanças que eles fizeram ao longo do tempo às vezes comprometem o resultado e há ocasiões que vc tem repetir o teste___Sinto Saudade!!!

Ah!! Um adendo que acho devo que colocar aqui já que estou falando sobre velocidades e especialmente da velocidade desse Link de 300 MB (DL) & 150 MB (UP). Lembro-me qdo ainda estava conversando com o Supervisor de Vendas no Prédio, ele me disse que a minha velocidade do "UP" iria dar algo acima de 180 MB, eu confesso que não levei a sério e não é que esses testes me mostraram que isso é de fato verdade e eu vou mostrar alguns resultados desses aqui pra demonstrar como está chegando a velocidade aqui, lembrando que estou ainda no momento em outro município da região metropolitana do Rio: Mesquita

Conforme disse, venho tb fazendo testes baixando ISOs da UFPR, os Servidores deles estão aqui no Brazil, costumo usar o Index do Debian e do Mint (os arquivos possuem tamanho que variam de 1.4 GB a 1.9 GB), creio que para fazer testes de velocidade até que não está mau, mas confesso que às vezes qdo me dou por conta, já baixou e tenho então que prestar Atenção no Medidor de Velocidade do NetWorx (eu gosto desse software, uso uma versão portátil, + simples e bem antiga, mas já experimentei outras versões mais novas e não achei os resultados tão Bons/ Corretos), mas a principal função do NetWorx é fazer o Monitoramento e Registro detalhado do uso do seu Tráfego/ Consumo de Dados do seu PC e agora que a "outra" resolveu criar uma regra para Franquia De Consumo De Dados, aplicando Punições totalmente Descabíveis e Injustas, não me resta outra solução a não ser usar o NewWorx para me auxiliar a ver como está o meu Consumo diário, semanal e mensal e o Legal dele é que ele possui alguns outros recursos, mas é claro que existem outros software com inúmeros recursos para fazer esse Monitoramento de uma forma bem mais Complexa e Detalhada dentre eles estão, por exemplo, os da Solaris e os da Paessler

Qdo baixo essas ISOs dos Servidores da UFPR costumo usar Gerenciadores de Download e o meu Predileto/ Preferido é o Internet Download Manager (IDM) e sempre usei ele para fazer os meus Downloads, mas infelizmente eu não sei bem o porquê, agora depois que passei a ter um Link de 300 MB, venho tendo uma série de eventos de "Disco 100% de Tempo de Atividade" especialmente qdo baixo arquivos maiores, como essas ISOs da da UFPR, ele até começa a baixá-las e realmente em "Full", mas depois de algum tempo, o meu LED do meu HD Não para de trabalhar, fica piscando incessantemente e logo depois a velocidade baixa, o Download pode prosseguir, já agora com uma velocidade muiiiito mais reduzida até que as partes se unam e o Download seja concluído ou qdo o Download chega numa determinada parte mais adiante, quase que terminado o Download, aí então simplesmente tudo trava e tenho que esperar o diacho desse travamento passar, mas depois que ele passa o LED do meu HD continua piscando e trabalhando por mais um tempo e se tenho a oportunidade de abrir o "Monitor de Recursos" e colocar na aba "Disco", antes de baixar tais arquivos, verifico que o processo envolvido é quase sempre o "Sistema"e tendo em vista que eu por ora Não posso mais usar o IDM, fui buscar outras opções e fiquei surpreso que muitos desses Gerenciadores de Download tinham "Reviews" que os colocavam à frente do IDM e no momento estou usando o Free Download Manager e o JDownloader 2 e eu diria que foram os únicos Gerenciadores de Download que deixaram o meu HD ficar quieto, sem interferir nos Downloads, ambos possuem recursos diferentes, o JDownload 2 é bem mais antigo e sem novas "Releases" (Lançamentos) já há um longo tempo e na hora do Download é o que menos sofre variações no "Gráfico de Velocidades "(DL & UP) do NetWorx ficando quase linear e a velocidade tb vem no máx. e por um acaso eu li um comentário no Softpedia que dizia que o "instalador" dele estava cheio de "detecções" e fui passar ele no VirusTotal e achei 11 "Ameaças", sei não, eu acho que vou deixar ele de fora. Agora, não sei bem o porquê, mas desses 2 Gerenciadores de Download, o que eu acho que eu mais gostei foi o Free Download Manager que permite vc fazer ajustes em Preferências >>> Limite de Tráfego no nrº de conexões (baixo, médio e alto) e tb na velocidade de Download e Upload (baixo, médio e alto), podendo escolher aqui a opção Ilimitada, fora isso ele te permite tb baixar Torrents, qto aos Downloads eu acho que ele foi o que apresentou mais variações no "Gráfico de Velocidades "(DL & UP) do NetWorx em comparação com o JDownloadder 2, mas a velocidade tb baixa Bem. Todavia, pra mim, não há outro igual ao Internet Download Manager (IDM) e se não fosse esse lance que mencionei logo acima, eu estaria usando ele de Boa, sempre usei ele para fazer os meus Downloads, capturar/ baixar vídeos do YT e dentre vários outros recursos que ele possui, acho ele simplesmente o Melhor e vou ver se depois de instalar um SSD + 2 HDs no meu Computador e redirecionar os Downloads para outro HD, vamos ver se assim esse problema é resolvido, talvez comprando até um outro SSD para redirecionar os Downloads talvez possa dar um jeito nisso, caso eventualmente não dê certo redirecionar os arquivos para o HD, sei que com isso a vida útil desse SSD vai durar bem menos, pois estaria comprometendo o TBW desse SSD, vou levar esse problema p/ o meu técnico e ver o que ele acha de tais supostas soluções, quero muito poder a voltar a usar o Internet Download Manager, pois já estou acostumado com ele e faço isso há anos.

Bem, o meu Computador está em processo de Manutenção, levei ele pro meu técnico que faz serviços pra mim há anos p/ resolver um problema sério que deu nele, felizmente ele conseguiu resolver o problema, tb aproveitou pra fazer uma Limpeza e só faltava formatá-lo e a meu pedido, ele deixou que eu trouxesse o meu PC para a casa para fazer os Backups dos meus arquivos antes de formatá-lo, só que ele me liberou o meu PC há ± 2 meses atrás pra fazer os tais Backups para um dos meus HDs externo e não é que eu me deparei com outro problema que surge pq vc atribui nomes longos a arquivos e, se for o caso, as suas pastas e subpastas e essa Porcaria/ Desgraça Não permite que vc mova ou exclua nenhuma pasta e arquivo, pois assim que vc tenta fazer essa Tarefa, pinta na Tela uma msg dizendo "Os Nomes Dos Arquivos Seriam Longos Demais Para a Pasta De Destino", já tentei de tudo pra resolver isso e a única solução é vc ter muiiiita Paciência p/ fazer uma Revisão das informações que vc pôs naquelas pastas e/ ou arquivos, dar a eles outros nomes até que o caminho pasta => subpasta (se houver alguma) => arquivo fique com até no máximo 255 caracteres e fazer todo esse Trabalho árduo foi e está sendo realmente bem... bem difícil, pois tive que não só renomear tudo até que ficasse com a Droga desses 255 caracteres, mas tb tive que organizar caprichadamente as dezenas e dezenas e dezenas de pastas e arquivos que tenho no meu HD e finalmente depois de concluir todo essa trabalheira, comecei a passar cautelosamente essas pastas e arquivos para o meu HD externo e aí a TIM chegou aqui com a Fibra Ótica (FTTH) e depois do meu irmão contratar o serviço da TIM Fiber, não preciso dizer que começaram os diversos problemas com aqueles agendamentos e reagendamentos e tudo isso tirou a minha Atenção p/ terminar de fazer os meus Backups e depois que o serviço de instalação da Fibra (FTTH) foi finalmente concluído, de uma certa forma isso acabou mexendo com os meus horários e desde a Instalação fico aqui um Bom tempo aproveitando o serviço e tb testando o seu desempenho.

Bem, já passei realmente da conta e acabei escrevendo muito além do que devia e peço Desculpas as pessoas por ter me estendido tanto, aos amigos que quiserem ter Paciência e ler, eu agradeço e fico Grato, já aqueles que não puderem por qq razão, eu agradeço da mesma forma.

Conforme disse acima, eu consegui achar o endereço da Página de Login e, dessa forma, entrar nas Configurações dessa ONT FiberHome AN5506-04-FAT qdo por um acaso encontrei um Youtuber, dono de um canal, que postou algumas Dicas De Vídeos Tutoriais dessa ONT e tb de algumas outras que ele já teve desde a sua Instalação, creio que foram 3 ONTs, não preciso dizer que essa é a ONT que eu os moradores daqui recebemos da TIM, irei então compartilhar essas Dicas e espero que isso possa ser útil de alguma forma. Os 2 primeiros Vídeos Tutorias, inclusive é desse Youtuber que me ajudou a encontrar o endereço que me levou as Configurações dessa ONT, Monstra Como é Exatamente a Minha ONT FiberHome AN5506-04-FAT que, na minha opinião, ela é Bonita, possui uma Interface Nada Legal... Bem Simples e Esquenta Bastante, haja vista os vários pequenos furos e aberturas laterais para Ventilação, aqui logo na Página de Status dessa ONT são dadas algumas informações e uma delas é a Temperatura que sempre está acima de 50°c. Bem, eis aqui os Links das Dicas dos tais Vídeos Tutoriais:


• Alterar IP Do Modem FiberHome AN5506-04-FAT MODEL:

=> https://bit.ly/3qs9yUy


• Usar Modem Como Roteador Sem Fio ≥ FIBERHOME AN5506 :

=> https://bit.ly/3v1luQJ


• Alterar Rede S/ Fio Modem FiberHome AN5506-04-FAT - TIM LIVE:

=> https://bit.ly/3cqKs4S

• Alterar Rede Sem Fio e Senha | Tim Live|Modem Sagemcom F@ST 5655V2:
(Embora o Autor Desse Vídeo Esteja Usando Uma Outra ONT, Uma Das 3 Que Já Teve, Para Fazer Alterações Na Rede Sem Fio Da ONT Sagemcom F@ST 5655V2, Alterando Assim o Nome Da Rede e Também a Senha Da ONT. Todo Esse Procedimento Mostrado Aqui Talvez Seja Também "Válido" Para a ONT FiberHome AN5506-04-FAT, Pois Uma Evidência Simples Disso é Que a Página Para Se Fazer Tais Alterações Na ONT Modem Sagemcom F@ST 5655V2 é EXATAMENTE IGUAL a Da ONT FiberHome AN5506-04-FAT)

=> https://bit.ly/3crGjh5


• Interface Modem Sagecom F@st 5655v2 | TIM:

=> https://bit.ly/3fqYOEa


• Alterar Senha e Nome Da Rede Sem Fio Do Modem ZTE ZXHN F680:

=> https://bit.ly/3fvkO0y



Agradeço a todos aos amigos aqui do Fórum que me ajudaram dando opiniões durante todo esse tempo, uma Jornada que finalmente agora chegou ao fim, minha Instalação Do Serviço Da Fibra TIM (FTTH) foi enfim concluída.



Obg //
 
Última edição:
A NET ainda tem o contador de consumo, mesmo não aplicando a franquia. Já a TIM aplica a franquia e não tem como a gente saber quanto gastou. Eu tô só esperando acabar meu contrato que renovei na black friday pra pular fora. Vou voltar pra Predialnet.
Wooow!!! Predialnet sempre foi o meu Sonho, embora essa Operadora não tenha uma área de cobertura Grande, igual a muitas dessas Safadas que só querem saber de lucrar, eu penso que a Predialnet é uma empresa relativamente "pequena" que atende àlguns poucos bairros, mas o seu Portfólio oferece planos muiiito Bons com velocidades variadas, sendo que a max. é 350 MB, tudo isso a um preço in-crí-vel e fora o serviço prestado ao cliente que, de um modo geral, é Ótimo/ Maravilhoso.

Se tiver a oportunidade, faça isso sem pensar e a aí verás o quão diferente é a Qualidade de Serviço. Muito Boa Sorte!!!
 
O suporte é péssimo. Enquanto o serviço tá funcionando é mil maravilhas, mas qualquer problema é dor de cabeça. Se sua internet cair, o suporte vai ficar dando 8 horas pra resolver cada vez que você ligar. Essas 8 horas podem durar semanas (é uma reclamação comum sobre a operadora desde, pelo menos, 2013 e nunca resolveram). Além disso tem o limite de uso. Caso você extrapole a "franquia" de 2TB num mês, seu contrato pode ou não ser cancelado. Isso tá previsto no regulamento dela. Aqui no fórum houve vários casos e alguns processaram a operadora. E não tem como você saber quanto de internet usou. É uma surpresa.
Essa da franquia assusta, pq quando eu tiver um Pc eu baixo muito torrent, vou de vivo mesmo então, não quero dor de cabeça.
 
A NET ainda tem o contador de consumo, mesmo não aplicando a franquia. Já a TIM aplica a franquia e não tem como a gente saber quanto gastou. Eu tô só esperando acabar meu contrato que renovei na black friday pra pular fora. Vou voltar pra Predialnet.
Se você está falando da Predialnet, você está no estado do Rio de Janeiro.
Dessa forma, você está sem franquia enquanto durar o estado de pandemia. De acordo com a Lei 8888/2020, empresas de tv por assinatura, telefonia e internet não podem multar consumidores por quebra de fidelidade enquanto durar o estado de pandemia (que obviamente ainda está em vigor).
Embasado nessa lei, mudei meu celular da Claro para a Tim e da Tim para a Vivo em menos de um ano. Estava insatisfeito com os sucessivos erros de cobrança da Claro. Com isso, mudei para a Tim. Mudei em seguida para a Vivo porque tinha uma promoção boa.
 
Nessas horas só sinto falta da GVT, um absurdo que deixaram ela ser comprada e agora a gente não tem mais porra nenhuma que preste em Salvador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E a Fibra da Oi é boa? Tem na rua paralela da casa pra que vou me mudar, posso encher o saco deles pra ver se eles puxam pra lá, melhor que a Tim com certeza é né? E 99 reais tá muito barato, grana tá curtíssima kk
 
Última edição:
Bom dia Colegas, estou a dias com problema de lentidao em sites para fora do brasil. Hoje está pior. Nem site abre, fica so carregando e nao sai disso. Moro em Brasilia (Aguas Claras).

Alguem mais está com esse problema. Gmail não abre, youtube. Não sabia que a tim era tao ruim com rota fora do Brasil. :(

Minha mãe é de AC e utiliza a Canaã Telecom, recomendo muito o serviço deles.

Estou em Samambaia/DF e utilizo a TIM 400/200Mb, e não estou tendo esse tanto de problema.
 
Estou em dúvida sobre qual provedora pegar.

Tenho 2 opções, Vivo e TIM, mas enquanto a Vivo está cobrando 120 por 70mb a TIM cobra 115 por 150mb e promoção de 300mb por 1 ano de fidelização, ou seja, mais de 3x a velocidade da Vivo.

Da muita dor de cabeça a Tim? É estável? Seria fibra então eu não espero que seja caro.
Eu poderia te recomendar a TIM Live Fibra porque é uma tecnologia nova, à prova de futuro, etc, mas tem que torcer pra não dar problema, vejo muita reclamação de quem tem a TIM Live Fibra, eu tenho a VDSL2 a alguns anos e é boa. Nesse caso a Vivo, que também é fibra até o cliente, mesmo vendendo 70 Mega no mínimo, possui boas rotas e um atendimento melhor.
Mesmo caro assim? Eita.

A Tim não tá entregando ou o suporte técnico deles que é péssimo?

Sei que tô pedindo muito mas poderia elaborar? Uma rápida pesquisa que fiz no Google dizia que a Tim era melhor, agora isso, me confundi todo.
O suporte técnico da TIM Live até que tem melhorado ultimamente. O agendamento por exemplo, era feito somente pelo atendente/representante e você não tinha controle disso. Agora, eles enviam um WhatsApp com perfil verificado para seu número, você mesmo agenda a visita técnica, data, horário e recebe inclusive o nome completo do técnico que vai fazer a visita. Durante a visita, depois que o trabalho é realizado, ele tem que mandar do celular dele um comando pra você aprovar o serviço, chega outra mensagem no WhatsApp pra você confirmar. Depois ainda ligam pra confirmar se foi realmente feito algo.
Tirando isso, quando você reclama de algo, no primeiro atendimento você passa uma raiva tendo que explicar.
Não é que a TIM Live seja ruim, ela é muito boa, rede nova e boa, fibra até o cliente, boas rotas internacionais, ping baixo, mas o suporte e a franquia de 2TB acaba fazendo você ficar com muito pé atrás.
O suporte é péssimo. Enquanto o serviço tá funcionando é mil maravilhas, mas qualquer problema é dor de cabeça. Se sua internet cair, o suporte vai ficar dando 8 horas pra resolver cada vez que você ligar. Essas 8 horas podem durar semanas (é uma reclamação comum sobre a operadora desde, pelo menos, 2013 e nunca resolveram). Além disso tem o limite de uso. Caso você extrapole a "franquia" de 2TB num mês, seu contrato pode ou não ser cancelado. Isso tá previsto no regulamento dela. Aqui no fórum houve vários casos e alguns processaram a operadora. E não tem como você saber quanto de internet usou. É uma surpresa.
Exatamente esse tipo de coisa que acontece, ficam sempre atualizando o horário de manutenção sem resolver em muitos casos. E se alcançar os 2TB, você não é bloqueado para o próximo mês voltar, é cancelado mesmo por uso indevido. Algo ridículo e não tem um contador do uso dentro do site Meu TIM, algo básico que qualquer operadora tem.
Essa da franquia assusta, pq quando eu tiver um Pc eu baixo muito torrent, vou de vivo mesmo então, não quero dor de cabeça.
Se vai baixar muita coisa, esquece a TIM Live, vai de Vivo Fibra.
Se você está falando da Predialnet, você está no estado do Rio de Janeiro.
Dessa forma, você está sem franquia enquanto durar o estado de pandemia. De acordo com a Lei 8888/2020, empresas de tv por assinatura, telefonia e internet não podem multar consumidores por quebra de fidelidade enquanto durar o estado de pandemia (que obviamente ainda está em vigor).
Embasado nessa lei, mudei meu celular da Claro para a Tim e da Tim para a Vivo em menos de um ano. Estava insatisfeito com os sucessivos erros de cobrança da Claro. Com isso, mudei para a Tim. Mudei em seguida para a Vivo porque tinha uma promoção boa.
O difícil é fazer as operadoras cumprirem isso.
Nessas horas só sinto falta da GVT, um absurdo que deixaram ela ser comprada e agora a gente não tem mais porra nenhuma que preste em Salvador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E a Fibra da Oi é boa? Tem na rua paralela da casa pra que vou me mudar, posso encher o saco deles pra ver se eles puxam pra lá, melhor que a Tim com certeza é né? E 99 reais tá muito barato, grana tá curtíssima kk
Na época que a GVT foi vendida, ela tinha acabado de chegar em São Paulo, existia no Brasil todo, menos aqui. A TIM viu a oportunidade de ter a expansão da sua banda larga fixa ali e a Vivo atravessou e levou. Na época, a GVT era a esperança de internet rápida na periferia de SP, porque só tinha Vivo ADSL 1 Mega, 2 Mega. A Vivo levou e a expansão parou. A vantagem pra Vivo foi automaticamente ganhar atuação fora de SP, já que ela só tinha aqui, pra TIM, seria atuar em outros estados, fora SP e RJ e ter TV.
Hoje, a TIM Live já conseguiu expandir pra fora de SP e RJ mesmo sem a GVT, TV DTH está caindo em desuso, pra ela foi até melhor.
Ou seja, o fim da GVT para nós, usuários comuns, foi ruim, porque saiu um player do mercado. Menos uma opção. Hoje ela estaria atuando com FTTH com certeza.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo