Olá pessoal, boa noite!
Bom, conforme eu havia relatado aqui, fiz o pedido de migração de 35 para 60MB no dia 27 de setembro, com prazo de execução de alteração da velocidade e troca do equipamento de 20 dias. No dia 29 ocorreu a alteração na velocidade, ficou faltando somente o contato da área técnica para agendar a visita e efetuar a troca do modem para um com suporte voip. Como estava pouco me lixando para telefone, e já estava navegando nos 60MB, empurrei com a barriga.
Fechou a fatura com vencimento em 15/10 ainda constando 35, no valor de 109,90. Passou-se o mês inteiro de outubro, chegou novembro, e na segunda feira (05) recebi a fatura com vencimento em 15/11 com os mesmos 35 e mesmo valor... só me ocorreu o seguinte:
"cara, que bagunça... segundo mês que pagarei 60 com valor de 35 e nada dos caras trocarem a porra do equipamento. Enfim, f****-se. Já estou com com os 60 e me lixando para o voip."
Mas eis que na terça feira (06), me liga um número de celular no meu celular, com uma atendente
"bom dia senhor, aqui é da Live Tim, referente a troca do plano e para o técnico trocar o equipamento... o senhor poderia receber ele hoje? Mas é claro - respondi na hora - desde que ele venha e não me dê balão, posso aguardar sim."
Isso foi por volta das 11:40, e o horário acordado foi o período da tarde, a partir das 14:00 até as 19:00. Não levei fé nenhuma, claro, mas por volta das 14:50 encostou um Fiat Mobi com escada com adesivos da Live Tim... há... até que enfim. O técnico era um cara educado pra cacete, logo que ele entrou fiquei curioso e perguntei qual modem era e era um Sagemcom. Ele disse que se quisesse tinha um Technic-
NÃÃOO - interrompi logo ele... "vamos de Sagemcom". Espantei-me quando ele tirou esse bicho da caixa lacradinho:
Levei um choque. Eu saí de um Technicolor TD5336 miudinho, e ele é enorme...
"rapaz, que isso... essa porra parece um assento de cadeira... que isso maluco..." - foi a primeira coisa que me ocorreu, e o técnico não segurou o riso.
Enquanto ele fazia as configurações básicas, íamos conversando sobre a Tim e as tosqueiras deles. Ele me mostrou diversas fotos das instalações de fibra que já fez e os modems que já instalou. Este 5360 pelo menos aqui na minha área o meu é o oitavo que ele instalou. Fiquei um pouco chateado de saber que o outro lado da minha área (centro de Bangu) está fibrado em locais até "considerados buracos quentes" (Estrada do Engenho, Água Branca, etc) e nesta semana mesmo já havia instalado 3 fibras de 150MB com degustação de 300MB... e ele acha que na minha área não vai chegar fibra. Fiquei meio assim, pois estou no centro e bem longe dessas investidas da fibra que a Tim levou, mas não achei muita lógica não uniformizar a tecnologia toda pois até hoje tem demanda aqui e a fibra migraria do mesmo jeito. Enfim, caso seja verdade, se mantiverem o serviço funcionando DECENTEMENTE, os 60MB ainda rendem muito, muito bem.
O técnico levou um pau de uns 40 minutos para "subir" o voip, e não conseguiu. Fizeram-no resetar o modem 2 vezes, caso não funcionasse aguardasse 12 horas ou preparasse um suco de maracujá para encarar o 10341. Eu não esquentei a cabeça, pois a internet estava normal, e ele além de educado fez TODOS os testes na linha ao meu lado e pediu que EU mesmo conferisse TUDO e só fecharia a OS com o meu aval. Testei até enjoar, estava tudo OK, e após os 40 minutos aturando uma verdadeira galinhagem (queria ter gravado isso para vocês ouvirem) no setor responsável pelo fechamento da OS, ele recolheu o modem antigo, preencheu uma papelada digna de cartório, e foi embora me recomendando de que quando do telefone acendesse, estava liberado o voip... caso contrário, 10341. Detalhe que não devolvi o meu TD5330 original, e sim um que comprei num sucateiro de eletrônica por 20 reais que estava funcionando perfeitamente... apenas todo zeradinho para os padrões de fábrica, corri para trocar antes de ele chegar... o "meu" original além de estar todo ajustado para a minha rede de casa, ainda teve umas melhorias na refrigeração que eu fiz, pois se depender da fábrica ele frita. E também era uma carta na manga... se esta porra desse pau, era só espetar ele de volta e continuar.
Na quarta feira (07) de tarde quando cheguei em casa, a luz azulzinha do voip estava lá toda feliz acesa. Pergunta se eu até agora conectei algum telefone para testar? Acho que nem sei como funciona esta merda, nem telefone comum tem mais aqui.
Já o configurei todo conforme o meu uso. Ele parece ter um processamento mais rápido e estável que o Technicolor (tá, eu sei que aquilo é uma Lambreta), tem uma interface bem explicadinha, o Wi-Fi de 2.4G é um pouco melhor e o de 5G incrivelmente atinge um bom resultado na sala. Nos outros cômodos o 5G é uma desgraça, parte característica da tecnologia e parte por graça das "paredes de bunker" da minha casa. Consigo no máximo 45-50MB no Wi-Fi do meu telefone que já é idoso e nem sei se compatível plenamente com o 5G (Galaxy Note II GT-N7100). Por ora está tudo OK.
Outra coisa que notei é que ele parece ser muito estável com o sinal. Minha atenuação que mostrava 19 no Technicolor está em 11 nele, o SNR apesar de ter se mantido na mesma parece que tem uma leitura bugada, pois tem horas que não aparece nada e horas que mostra certinho. Convenhamos que um sinal com 0.00dB tanto de Up quanto de Down não era para funcionar nada, isso é óbvio... mas sincronismo firme nestes dias que tem chovido horrores aqui. O Technicolor estava se comportando de um jeito que na menor poeirinha de chuva ele oscilava e derrubava, voltava e ficava firme inexplicavelmente. Este aqui aparentemente pode até mergulhar a MSAN dentro d'água que ele mantém. Foi muita, muita chuva e não caiu. Achava que era cabo podre, mas era alguma treta no modem, só pode.
Enfim, é isso. Se alguém puder me passar mais informações sobre ele eu agradeço, pois tudo que achei até agora não casa muito com o anunciado na página do fabricante. Queria saber se as portas dele são Gigalan, segundo o site da Sagemcom ele é, mas a cara é diferente e tem um modelo com duas USB´s e este só tem uma... tô meio perdido.
AH, tem mais UMA coisa: esses Led´s azuis são de lascar. Primeira noite meu quarto parecia uma discoteca com lasers azuis. Tive que colocar um livro na frente dele, no dia seguinte fiz uma espécie de insulfilm e prendi provisoriamente para quebrar 80% da luz emitida, vocês não tem idéia, até os Led´s das portas LAN são fortes pra burro e ficavam acendendo a parede igual uma assombração... taquei improviso lá também. Porra, tem tanta frescura no setup e não tem uma forma de programar hora para desligar os Led´s num horário próximo a dormir igual certos roteadores? Esses projetistas tem merda na cabeça.
Abraços!