Mas tem uma questão aí, pelo menos em SP, a TIM Live ao invés de praticar um valor de mensalidade competitivo onde ainda não tem FTTH, acabou foi aumentando o valor da mensalidade das velocidades mais baixas do que as da fibra. Eu por exemplo estou pagando 120 por 70 Mega, enquanto onde tem fibra alguém pode pagar 117 (preço atual do site) por 100 Mega.
Mas ai já entra questões de sacanagem e pilantragem da provedora, que é algo mais comum do que parece. Igual o amigo usa GVT, e quer migrar para Live Tim, caso o par metalico atenda bem, sem problemas de atenuação, perda de sinal e etc. Preço por preço, eu continuaria com par metalico sem problema algum. Foi nessa linha de raciocínio disse isso.
O problma é que depois que virou Vivo ficou bem instavel a GVT.... youtube tem hora que não carrega HD, fica travando... internet para de responder... sites param de entrar... Fora que estou pagando uma fortuna (plano não migrado), só pegaria um valor competitivo caso aceitasse uma carência de 1 ano com multa alta... coisa que eu não quero.
No seu caso que tem disponibilidade da Live Tim, e se possui preço bom, eu migraria sem pensar, ainda mais em questões de valores, pior eu imagino que não seja. Tirando essa questão do valor, vc provavelmente está com algum problema em sua porta, pois por mais que um par metálico seja "inferior" a fibra, se estiver tudo configurado, com sinais dentro do padrão, não era pra dar problema algum.
________________
Agora questão de FTTH ser melhor, realmente é sim, se bem configurado, o que não falta é pessoas que possui a tecnologia, e tem mais problemas que um par metalico. Então penso que isso vai muito de quem presta o serviço na região, e o quão levam a sério em levar um serviço de qualidade aos seus clientes, seja provedor grande, pequeno, empresas terceirizadas.