[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VERO INTERNET - FIBRA ÓPTICA

Sim, esperar instalarem, depois testar o XONE e ver se consigo reclamar até deixar a "NAT Aberta" ... Acredito que terei problemas com isso ... Mas era a Vero ou a Copel ... Só essas duas no meu "novo endereço", e pelo oq vi, a Vero dá retorno e tenta resolver os problemas, já a Copel não ...
sim, bom que a vero esta no site anatel, entao e de boa, se nao resolverem passivamente, essa minha operadora visaonet, era boa, expandiu em varias cidades, e os tecnicos da cidade que eles abrem server apenas para instalar novos clientes, entao e complicado, nao querem arrumar, nem mandar tecnico, mesmo relatando o que tem realmente, e hoje so suporte por whatsapp e complicado, efeito pandemia, corte de gastos
e agora de quebra colocaram cgnat em todoas as cidades e todos os clientes, so os chatos como eu que tem ipv4 real, resto tudo cgnat
 
A vero antes mesmo de existir, antes de ter a fusão de 8 pequenos provedores da região centro oeste de Minas, já usavam CGNAT. Atualmente unico provedor que tem disponivel muito ipv4 real para distribuir sem precisar de CGNAT é a Oi.

Atualmente infelizmente qualquer provedor que contratar é quase que 99% de chance de vir CGNAT e inclusive em quase todos já vem até informado em contrato, uma grande maioria já possui ipv6 real funcioando, mas quase nenhum serviço usa ipv6...ai acaba dando problema.

A vantagem que assim como a Vero... alguns vários outros provedores, conversando e solicitando ainda se consegue um ipv4 real... mas acredito que vai chegar em um momento que realmente não vai ter como mesmo, como já é abortado no tópico oficial sobre esse assunto aqui no fórum.
 
Utilizo tem uns 2 anos a Vero aqui em Juiz de Fora - MG. Muito boa (pelo menos pra mim). Atualmente estou no plano de 1 Gigabit.

13224243202.png


Sobre CGNat: algumas vezes quando tinha problema na rede (queda de poste, cabos arrebentados, enfim... algo grave), minha conexão ia meio que "automaticamente" para o CGNat. Mas em todas as vezes que liguei e pedi pra tirar do CGNat, me atenderam na hora.

Nada a reclamar.
 
A vero antes mesmo de existir, antes de ter a fusão de 8 pequenos provedores da região centro oeste de Minas, já usavam CGNAT. Atualmente unico provedor que tem disponivel muito ipv4 real para distribuir sem precisar de CGNAT é a Oi.

Atualmente infelizmente qualquer provedor que contratar é quase que 99% de chance de vir CGNAT e inclusive em quase todos já vem até informado em contrato, uma grande maioria já possui ipv6 real funcioando, mas quase nenhum serviço usa ipv6...ai acaba dando problema.

A vantagem que assim como a Vero... alguns vários outros provedores, conversando e solicitando ainda se consegue um ipv4 real... mas acredito que vai chegar em um momento que realmente não vai ter como mesmo, como já é abortado no tópico oficial sobre esse assunto aqui no fórum.
a oi usa os ips dos acessos moveis, vendidos para tim, claro e vivo
 
a oi usa os ips dos acessos moveis, vendidos para tim, claro e vivo
oi tem que eu lembre, 3 asn's https://ipinfo.io/AS14571, https://ipinfo.io/AS7738 , https://ipinfo.io/AS8167
o menor é o da movel e nesse ela sempre usou cgnat, e as outras operadoras no movel também
a questão se ela vai ficar com esses blocos depois da venda movel e depois da vtal.


Utilizo tem uns 2 anos a Vero aqui em Juiz de Fora - MG. Muito boa (pelo menos pra mim). Atualmente estou no plano de 1 Gigabit.

13224243202.png


Sobre CGNat: algumas vezes quando tinha problema na rede (queda de poste, cabos arrebentados, enfim... algo grave), minha conexão ia meio que "automaticamente" para o CGNat. Mas em todas as vezes que liguei e pedi pra tirar do CGNat, me atenderam na hora.

Nada a reclamar.
então melhoraram, na época do powerline só via reclamação
 
oi tem que eu lembre, 3 asn's https://ipinfo.io/AS14571, https://ipinfo.io/AS7738 , https://ipinfo.io/AS8167
o menor é o da movel e nesse ela sempre usou cgnat, e as outras operadoras no movel também
a questão se ela vai ficar com esses blocos depois da venda movel e depois da vtal.



então melhoraram, na época do powerline só via reclamação
sou usuario deles desde 2013, e sempre pego os ips e guardo, tanto no movel, quanto na fibra
exemplos ipv6 oi fibra {antiga as brasil telecom e tambem virou esse ae} , ipv6 oi movel em sp, com ddd 19 { esse ja passou ate usar o sinal 4G+ da tim }, (so que esse as e da telemar), todos feitos no site https://bgp.he.net
e os ipvs no meuip, todos os ipv6 tem correspondencia com ipv4, sobre cgnat, nao sei, unica coisa que sei que a oi usa TS [ trafing shaping ], anos ja esse uso, pois sou usuario adsl ainda 15mb e sou usuario fibra 100mb, e em ambos eles limitas as vezes uso de torrent, isso comparando mesmo arquivo no torrent em outro host desses provedores locais com ip fixo ipv4
 
sou usuario deles desde 2013, e sempre pego os ips e guardo, tanto no movel, quanto na fibra
exemplos ipv6 oi fibra {antiga as brasil telecom e tambem virou esse ae} , ipv6 oi movel em sp, com ddd 19 { esse ja passou ate usar o sinal 4G+ da tim }, (so que esse as e da telemar), todos feitos no site https://bgp.he.net
e os ipvs no meuip, todos os ipv6 tem correspondencia com ipv4, sobre cgnat, nao sei, unica coisa que sei que a oi usa TS [ trafing shaping ], anos ja esse uso, pois sou usuario adsl ainda 15mb e sou usuario fibra 100mb, e em ambos eles limitas as vezes uso de torrent, isso comparando mesmo arquivo no torrent em outro host desses provedores locais com ip fixo ipv4
quero saber de onde que se tirou que a oi usa os ips da Oi Móvel em cgnat, onde que eles foram vendidos

Na rede móvel da Oi, sempre foi utilizado ipv4 em cgnat, diferente da Oi Velox que sempre utilizou IPv4 válido.

A Oi não usa traffic shaping, o fato de a velocidade não bater o contratado no torrent, não significa a presença de TS, tem n fatores para isso ocorrer.
 
oi tem que eu lembre, 3 asn's https://ipinfo.io/AS14571, https://ipinfo.io/AS7738 , https://ipinfo.io/AS8167
o menor é o da movel e nesse ela sempre usou cgnat, e as outras operadoras no movel também
a questão se ela vai ficar com esses blocos depois da venda movel e depois da vtal.



então melhoraram, na época do powerline só via reclamação
Até hoje vejo muita reclamação, mas talvez eu tenha dado sorte ou o povo que é muito chato. Usava em outro bairro e rodava tranquilo. Mudei novamente e continua tranquilo.
 
  • Curtir
Reações: wwt
Até hoje vejo muita reclamação, mas talvez eu tenha dado sorte ou o povo que é muito chato. Usava em outro bairro e rodava tranquilo. Mudei novamente e continua tranquilo.
Minha "experiencia" é o povo que reclama demais sem motivo. Aqui na minha cidade, vejo uma galera que reclamada do WIFI, ai vc vai ver, a pessoa ta usando um notebook antigo que custa trafegar 30mb/s no wifi, ou um celular mais antigo que só tem rede 2.4g que custa trafegar 50mb/s. Ou então outros casos que acontece muito, em que o provedor instalar só a ONU e o roteador para wifi e autenticar via PPPoE é por conta do cliente e botam um equipamento /100 com wifi só 2.4G.

Realmente tem casos que são problemas do provedor, mas eu já vi muitos casos dessa forma citada acima.
 
Minha "experiencia" é o povo que reclama demais sem motivo. Aqui na minha cidade, vejo uma galera que reclamada do WIFI, ai vc vai ver, a pessoa ta usando um notebook antigo que custa trafegar 30mb/s no wifi, ou um celular mais antigo que só tem rede 2.4g que custa trafegar 50mb/s. Ou então outros casos que acontece muito, em que o provedor instalar só a ONU e o roteador para wifi e autenticar via PPPoE é por conta do cliente e botam um equipamento /100 com wifi só 2.4G.

Realmente tem casos que são problemas do provedor, mas eu já vi muitos casos dessa forma citada acima.

Exatamente isso. Pessoas que utilizam equipamentos antigos ou já com problemas (e obviamente refletindo em baixas velocidades e quedas) é o que eu mais imagino que aconteça. Wi-Fi mal configurado é outra hipótese, que tendo um pouco de entendimento já evitaria visita técnica e reclamação. A maioria esmagadora dos clientes são leigos, não tem jeito.
 
@PCPR deu ruim sua instalação com a Vero? pois vc não postou mais nada a respeito...

Até agora, tudo tranquilo! Não postei nada, pois estava correndo atrás de cancelar a Oi Fibra, lá de Curitiba ... deu dor de cabeça, quase dois meses correndo atrás, só consegui cancelar com o intermédio direto do Procon/PR ... ignoraram a Anatel e Consumidor.gov ... cagaram ...!!! Depois que fui pessoalmente no Procon, daí sim resolveu ...

Mas no geral, a Vero tá bacana ... link de 380 megas, mas chega tranquilo 450 megas em média ... tentei cancelar aqueles Vero Livro, Vero Família, Vero Play, Watch Brasil ... mas não consegui kkkkkkkkkkkkk!!! Vem tudo discriminado na fatura ... 5 reais ali, 5 reais aqui, 3,90 acolá ...

Para os serviços de streaming, está bem sussi ... só o roteador que eles fornecem, que o Wi Fi é bem ruizinho, daí tentam "alugar" um amplificador ... eu desabilitei o Wi Fi, e fiz uma ponte meu com Draco AC1200 (Wi Fi muito melhor) ...

Games online, praticamente não joguei muito ... quase nada ... joguei um pouco de Star Wars Battlefront II em servidores internacionais (onde encontra partidas mais facilmente), e de boa, latência um pouco mais baixa que na Oi Fibra, e sem oscilações ...

XBOX ONE, to com NAT moderado e duplicado (duplicado eu sei o motivo, estou fazendo ponte com outro router) ... não sei como posso deixar a NAT Aberta com a Vero, sem a necessidade de "contratar" um ip fixo/público ... o que deixa a latência do XONE mais alta ... mas como eu não jogo online nele, MUITO raro... de boa...
 
Até agora, tudo tranquilo! Não postei nada, pois estava correndo atrás de cancelar a Oi Fibra, lá de Curitiba ... deu dor de cabeça, quase dois meses correndo atrás, só consegui cancelar com o intermédio direto do Procon/PR ... ignoraram a Anatel e Consumidor.gov ... cagaram ...!!! Depois que fui pessoalmente no Procon, daí sim resolveu ...

Mas no geral, a Vero tá bacana ... link de 380 megas, mas chega tranquilo 450 megas em média ... tentei cancelar aqueles Vero Livro, Vero Família, Vero Play, Watch Brasil ... mas não consegui kkkkkkkkkkkkk!!! Vem tudo discriminado na fatura ... 5 reais ali, 5 reais aqui, 3,90 acolá ...

Para os serviços de streaming, está bem sussi ... só o roteador que eles fornecem, que o Wi Fi é bem ruizinho, daí tentam "alugar" um amplificador ... eu desabilitei o Wi Fi, e fiz uma ponte meu com Draco AC1200 (Wi Fi muito melhor) ...

Games online, praticamente não joguei muito ... quase nada ... joguei um pouco de Star Wars Battlefront II em servidores internacionais (onde encontra partidas mais facilmente), e de boa, latência um pouco mais baixa que na Oi Fibra, e sem oscilações ...

XBOX ONE, to com NAT moderado e duplicado (duplicado eu sei o motivo, estou fazendo ponte com outro router) ... não sei como posso deixar a NAT Aberta com a Vero, sem a necessidade de "contratar" um ip fixo/público ... o que deixa a latência do XONE mais alta ... mas como eu não jogo online nele, MUITO raro... de boa...

Não dá pra usar por ipv6 aí? A Vero usa então CGNAT no ipv4?
 
Não dá pra usar por ipv6 aí? A Vero usa então CGNAT no ipv4?

Sim, quando questionei o técnico que veio realizar a instalação, ele informou que em IPV4, usa CGNAT ... não sei se tem como fazer alguma coisa para deixar a NAT Aberta no XONE ...

Sobre o IPV6. acabei nem me atentando ou questionando sobre isso ... vou dar um bizu no roteador depois, para ver se tem IPV6 e, se tiver, se esta habilitado ....
 
Sim, quando questionei o técnico que veio realizar a instalação, ele informou que em IPV4, usa CGNAT ... não sei se tem como fazer alguma coisa para deixar a NAT Aberta no XONE ...

Sobre o IPV6. acabei nem me atentando ou questionando sobre isso ... vou dar um bizu no roteador depois, para ver se tem IPV6 e, se tiver, se esta habilitado ....

Acho que em CGNAT não dá não... mas vc nem chegou a perguntar se daria pra te tirar do CGNAT? pois a Claro também usa o CGNAT por padrão, mas basta pedir o "rollback" que eles te tiram do CGNAT e te dão um IP válido... acho que vale a tentativa.
 
Acho que em CGNAT não dá não... mas vc nem chegou a perguntar se daria pra te tirar do CGNAT? pois a Claro também usa o CGNAT por padrão, mas basta pedir o "rollback" que eles te tiram do CGNAT e te dão um IP válido... acho que vale a tentativa.

Boa idéia ... vou tentar ... mas a principio, de acordo com o cara que veio realizar a instalação, somente com "ip fixo" ... daí cobram um valor a mais ... !!

Mas não sei o que deu com a Vero, estou a dois meses com eles praticamente, e a primeira fatura veio "proporcional", no valor de R$27,70 ... agora veio a segunda fatura, teoricamente "cheia", e veio o falor de R$38,25 .... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... que continue assim! kkkk

No mais, tá de boa ... estou jogando online no PC, latências legais e estáveis (melhor que a Oi Fibra) ... no XONE eu praticamente não jogo online ... quem joga mais é meu filho, e joga "Minecraft" e "Minecraft Dungeons" e nunca reclamou de nada ... então de boa até o momento! .... Mesmo com "NAT moderado" e "duplicado" kkkkk
 
Não dá pra usar por ipv6 aí? A Vero usa então CGNAT no ipv4?

Demorei, mas consegui ver só hje com calma ...

Sim, tem IPv6 e tá conectado ...

Algumas dicas para deixar só em IPv6 e testar? Router é um HG8145V5 ...
 
Demorei, mas consegui ver só hje com calma ...

Sim, tem IPv6 e tá conectado ...

Algumas dicas para deixar só em IPv6 e testar? Router é um HG8145V5 ...
Se for pra utilizar no Xbox one, não vai funcionar. O Xbox one ainda utiliza 99% ipv4. Pra jogos , não tem suporte a ipv6.

Só resolve essa questão de duplo NAT através de um ipv4 público.
 
1. Galera, nunca entendi essa história do CG NAT atrapalhar tanto assim a conexão a ponto de implorar um IPv4 público pro provedor. Não jogo online, então realmente não sei quais problemas se tem.
2. Mas de qualquer forma, o CGNAT não deveria impedir a conexão com qualquer servidor na SAÍDA da tua conexão.

3. Aqui, só tive problema instalando colocando uma escola num link de 600Mbps da Vero. ONT/ONU Fiberhome herança do provedor local comprado pelo grupo.
4. Habilitava a rede WiFi pra galera (uns 50 simultâneos, no mínimo) e o link com a internet morria. Só permitia tráfego com o que a Vero tinha de cache local (Google e YouTube principalmente). Sistemas de governo, e-mail, Adrenaline tudo dando timeout. Não lembro qual era o plano contratado, mas como era do Estado, imagino que fosse link empresarial simples (não dedicado).

5. Resolvemos com a secretaria de educação (ou os próprios professores) instalando a Claro Fibra empresarial.

6. Como lá na região onde tive contato com a Vero as ONT/ONU Fiberhome não eram tão eficientes no roteamento quanto roteadores que tinha à mão (tipo os TP-Link Archer, Mikrotik RB750gr3), sempre pedi pra colocar a ONT (de qualquer provedor) em bridge e colocar o PPPoE no próprio roteador. Sempre tive ganho super relevante de performance e corta um ponto de roteamento que pode dar problema, tanto usando IPv4 público quanto em CGNAT.

7. Recomendo abandonar a busca pelo fim do NAT e evitar ao máximo os pontos com roteamento em casa que ganha muito mais em performance do que qualquer outra coisa.

8. CGNAT ou mesmo NAT moderado ou duplo (recebendo IPv4 público em casa, mas com NAT sobre NAT) vai te causar problema se:
a. Firewall do teu roteador rejeitar muitas conexões por excessos por segundo/minuto (já vi fibra da Oi e roteador TP Link fazer isso);​
b. Algum dispositivo fazendo roteamento no meio do caminho tiver pouca capacidade de processamento de pacote - especialmente ONT/ONU;​
c. Firewall do provedor ou mesmo do teu roteador rejeitar as conexões no "retorno" do servidor.​

9. Do IPv6, sempre habilito e, na Vero, estava navegando tri bem em conexão comum, sem liberar o WiFi pra gurizada.

10. Na região, o único problema que vi acontecer foi esse aí do item 4. Em conexões de casa ou pequenas empresas, nenhuma reclamação!

11. Do IPv6 que o PCPR pediu
Demorei, mas consegui ver só hje com calma ...

Sim, tem IPv6 e tá conectado ...

Algumas dicas para deixar só em IPv6 e testar? Router é um HG8145V5 ...
12. Pode ir nas configurações do Windows e desabilitar o IPv4 ou colocar um IP aleatório e deixar o IPv6 automático pra testar a navegação.

13. Mas se teu PC pegou IPv6, provavelmente google e YouTube no PC, Android e iPhone já está puxando por IPv6.

14. Em casa, o tráfego está bem parelho. Tenho quase 900GB/IPv4 e 610GB/IPv6 nos últimos tempos (não sei quanto hahaha) pela Oi Fibra.
 
  • Curtir
Reações: wwt
Bem, só para informar a galera que não sei oq aconteceu, mas o XONE está com NAT Aberta depois que comecei a usar ele na rede Wi Fi 5G (roteador Draco, rede Wi FI dele é muito boa, ótimo alcance para rede 2.4Ghz ... já a de 5Ghz, como padrão, não vai longe... uso ele (o Draco) pois o roteador de fibra da Vero é muito ruim para o Wi Fi) ... kkkkkkkkk ... então, de boa!

Outra novidade, acabei de migrar para o plano de 650MB, por R$115,00 .... achei interessante, mesmo o Upload sendo a metade ...
 
  • Curtir
Reações: wwt

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo