[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Rapaziada, qual a diferença do mitrastar n1 pro n2?

Qual hgu novo (atualizado) que a vivo ta colocando na rua nas novas instalações, para substituir os antigos, com uma performance melhor?
Pergunto isso pq tem modelos antigos e novos em circulação, acredito que alguns com um processador melhor e mais rápido que outros.
Já tive 2, Askey rtf3505-N1 e Mitrastar gpt2741-N1 ambos n1. O Mitrastar teve uma resposta melhor que o askey, tanto no nivel de sinal Rx e Tx e na performance em geral

Procurei mas quase não existe informação sobre modelos que a vivo utiliza, hardware, processador, performance, etc

O que me dizem dos modelos N2 seria uma versão mais atualizada do N1 antigo. Ou N2 pertence à região?

Alguém que adquiriu o novo plano de 600mb trocaram o modem por um modelo diferente?
Oque sabemos é que as HGU não estão sendo trocadas quando é solicitado os 600mb
so é trocada quando o técnico ou a CO não sabem resolver
 
Instalaram as CTO da Terra Fibra aqui no Bairro Parque Vitória na Cidade de Franco da Rocha/SP
bZ8UKG4.jpg
 
Rapaziada, qual a diferença do mitrastar n1 pro n2?

Qual hgu novo (atualizado) que a vivo ta colocando na rua nas novas instalações, para substituir os antigos, com uma performance melhor?
Pergunto isso pq tem modelos antigos e novos em circulação, acredito que alguns com um processador melhor e mais rápido que outros.
Já tive 2, Askey rtf3505-N1 e Mitrastar gpt2741-N1 ambos n1. O Mitrastar teve uma resposta melhor que o askey, tanto no nivel de sinal Rx e Tx e na performance em geral

Procurei mas quase não existe informação sobre modelos que a vivo utiliza, hardware, processador, performance, etc

O que me dizem dos modelos N2 seria uma versão mais atualizada do N1 antigo. Ou N2 pertence à região?

Alguém que adquiriu o novo plano de 600mb trocaram o modem por um modelo diferente?
Até agora não vi relatos de nenhuma HGU com perfomance muito diferente do que já existe por aí....essas versões podem indicar apenas a troca de aaglum componente interno por questões de disponibilidade.
 
Aqui ainda nao consegui, alguns amigos tentaram e tambem nao conseguiram, somente ligando no suporte da vivo? como voces fizeram?

 
Bom, estou pela 1a vez com um "problema" com a vivo! Navegação funcionando muito bem, ipv6 ipv4 tb, chegando os 600 de download mas o upload, que antes chegava sempre 312, agora desde ontem está variando... pelo teste que eles recomendam chegam os 300 megas, mas no teste do google, brasil banda larga, speed teste tá batendo 140, as vezes até 50... estranho! Marquei visita para segunda, moça do suporte me ligou, fizemos uns testes mas não resolveu
 
Aqui ainda nao consegui, alguns amigos tentaram e tambem nao conseguiram, somente ligando no suporte da vivo? como voces fizeram?

Se nao vai por ai, só via telefone ou Ouvidoria
Bom, estou pela 1a vez com um "problema" com a vivo! Navegação funcionando muito bem, ipv6 ipv4 tb, chegando os 600 de download mas o upload, que antes chegava sempre 312, agora desde ontem está variando... pelo teste que eles recomendam chegam os 300 megas, mas no teste do google, brasil banda larga, speed teste tá batendo 140, as vezes até 50... estranho! Marquei visita para segunda, moça do suporte me ligou, fizemos uns testes mas não resolveu
Pode ser algo de rede visto que esta acontecendo a pouco tempo, depois nos conte oq rolou.
 
Eu sei, estou perguntando qual é melhor para instalar, pois eu tenho os dois aqui, e parece que a ont e mais estável, mas tenho dúvidas

Eu penso que quanto menos funções o aparelho tem, mais chance de ser estável ele tem hahaha
Mas não sei até que velocidade essas ONTs chegam. Se aguentam os planos de velocidade mais altas da Vivo.
 
Aqui ainda nao consegui, alguns amigos tentaram e tambem nao conseguiram, somente ligando no suporte da vivo? como voces fizeram?

eu também não consegui até hoje mas não fui atrás
acredito que ligando para o suporte da vivo ou ouvidoria/consumidor
 
Eu penso que quanto menos funções o aparelho tem, mais chance de ser estável ele tem hahaha
Mas não sei até que velocidade essas ONTs chegam. Se aguentam os planos de velocidade mais altas da Vivo.
300mb ele aguentou. só não sei essas 600mb ai que voces tanto falam
 
300mb ele aguentou. só não sei essas 600mb ai que voces tanto falam
Eu prefiro o ONT junto com um bom roteador, mas geralmente da na mesma, na verdade pelo o que eu acompanho aqui nos fóruns e mundo a fora ONT+ROUTER dá um pouco menos de problemas de instabilidade, velocidade abaixo do contratado e tudo mais, do que o HGU em bridge, posso está errado, mas acredito que as ONTs começar a serem deixadas de lado por as grandes operadoras, eu tinha ate visto que pro futuro a VIVO vai deixar a rede de banda larga residencial(e/ou empresarial) montada em um HGU+Routers(Mesh).
 
Eu sei, estou perguntando qual é melhor para instalar, pois eu tenho os dois aqui, e parece que a ont e mais estável, mas tenho dúvidas
Um bom roteador atrás deles faz mais diferença do que a dúvida entre o equipamento "A" ou "B", uma vez que eles só servem para conversão de sinal.

Você tem a faca e o queijo na mão, melhor coisa é testar ambos os cenários por alguns dias e tirar suas próprias conclusões.
 
300mb ele aguentou. só não sei essas 600mb ai que voces tanto falam
HGU em bridge tem algumas vantagens em cima de uma ONT.
Segundo relato de algumas pessoas, o telefone continua funcionando e alguns até mesmo conseguiram fazer funcionar a TV, fora isso você consegue, se quiser, passar a bridge pro router sem precisar de configurar vlan no router, que infelizmente vários não possuem essa configuração.

Agora ONT parece que virou loteria, eu tenho uma RTF7000 que era usada no vivo fibra, eles atualizaram para HGU e não levaram o equipamento antigo embora, enfim usando ela em alguns lugares do estado de SP, que na teoria deveria ser compatível com esse modelo, deu problema. Em alguns lugares funciona normalmente pegando toda a velocidade e em outros lugares fica toda esquisita. Inclusive tem 2 lugares na mesma cidade de SJC, distancia de uns 5km, que em um lugar funciona normal e no outro não.
 
, o telefone continua funcionando
Pois é.........
Tava pensando em tirar o HGU da Vivo e colocar uma ONT da Ubiquiti¹, mas como o telefone pra mim é imprescindível, tive que deixar de lado a possibilidade do Ubiquiti
(vi no Ali algumas ONT da da Huawei incluindo a porta RJ-11 para telefone, mas a porta Otica é azul (SC-UPC) e aqui só tenho cabos SC-APC.... Alem disso nao sei da qualidade da Huawei - principalmente quando comparada com Ubiquiti)

¹ - poderia ser outra ONT, desde que de uma boa marca
 
Instalaram as CTO da Terra Fibra aqui no Bairro Parque Vitória na Cidade de Franco da Rocha/SP
bZ8UKG4.jpg
Mas no estado de São Paulo a Vivo não iria operar por conta própria (sem franquias)?
 
A Vivo nunca disse isso.
Eu achava que ela fosse operar com franquias somente fora do estado de São Paulo, mas me enganei:
Essa franquia oferece planos até 500/250Mbps o que difere do padrão que a Vivo possui atualmente que vai até 600/300Mbps.

Aqui na minha cidade imagino que ela irá operar por conta própria a rede FTTH que a tercerizada Tel está construindo pois as fibras e as CTOs estão identificadas como "VIVO".
Algo que me chamou a atenção foi que não estão aproveitando a estrutura existente da finada GVT (os armários) pois as fibras, pelo menos pelo que eu vi, não estão sendo conectadas as que a GVT possui-a na cidade.
 
Eu achava que ela fosse operar com franquias somente fora do estado de São Paulo, mas me enganei:
Essa franquia oferece planos até 500/250Mbps o que difere do padrão que a Vivo possui atualmente que vai até 600/300Mbps.

Aqui na minha cidade imagino que ela irá operar por conta própria a rede FTTH que a tercerizada Tel está construindo pois as fibras e as CTOs estão identificadas como "VIVO".
Algo que me chamou a atenção foi que não estão aproveitando a estrutura existente da finada GVT (os armários) pois as fibras, pelo menos pelo que eu vi, não estão sendo conectadas as que a GVT possui-a na cidade.
O que a Vivo disse publicamente que não ia operar em SP (pelo menos de início) seria a FiBrasil. E que a rede FTTH própria construída em SP não entraria pra FiBrasil. Só rede já construída fora de SP e em cidades que ela determinar. Tem cidades que a Vivo considerou estratégicas e vai continuar explorando como rede 100% própria, mesmo fora de SP. E estas tb não vão entrar como patrimônio da FiBrasil.


“Dividimos o país em três ‘tiers’ de cidades, o ‘tier 1’ recebe investimento da Telefônica, pertence 100% à Telefônica. O ‘tier 2’ será coberto por acordos, como o que foi feito com American Tower, com donos de fibra. E [na tier 3] a exploração em ‘co-controle’ com um parceiro, sendo 50% do parceiro, 50% dividido entre Telefônica Brasil e Telefônica Infra.”

Este tier 3 é que será alvo da FiBrasil.



“Anunciado em 2020, o projeto de Infraco da empresa prevê a venda da infraestrutura óptica da Telefônica no Brasil fora do estado de São Paulo.”


Qual é a cidade à qual vc se refere? Provavelmente, os cabos ópticos que a GVT usou aí foram muito na conta apenas pra atender o FTTC, e não pensaram em deixar fibras apagadas (sobressalentes) suficientes pra um futuro FTTH fazendo o reúso destes cabos.
 
O que a Vivo disse publicamente que não ia operar em SP (pelo menos de início) seria a FiBrasil. E que a rede FTTH própria construída em SP não entraria pra FiBrasil. Só rede já construída fora de SP e em cidades que ela determinar. Tem cidades que a Vivo considerou estratégicas e vai continuar explorando como rede 100% própria, mesmo fora de SP. E estas tb não vão entrar como patrimônio da FiBrasil.


“Dividimos o país em três ‘tiers’ de cidades, o ‘tier 1’ recebe investimento da Telefônica, pertence 100% à Telefônica. O ‘tier 2’ será coberto por acordos, como o que foi feito com American Tower, com donos de fibra. E [na tier 3] a exploração em ‘co-controle’ com um parceiro, sendo 50% do parceiro, 50% dividido entre Telefônica Brasil e Telefônica Infra.”

Este tier 3 é que será alvo da FiBrasil.



“Anunciado em 2020, o projeto de Infraco da empresa prevê a venda da infraestrutura óptica da Telefônica no Brasil fora do estado de São Paulo.”


Qual é a cidade à qual vc se refere? Provavelmente, os cabos ópticos que a GVT usou aí foram muito na conta apenas pra atender o FTTC, e não pensaram em deixar fibras apagadas (sobressalentes) suficientes pra um futuro FTTH fazendo o reúso destes cabos.
Várzea Paulista - SP
 
Várzea Paulista - SP
é na minha cidade natal Registro-SP, 60 mil clientes, a rede é 100% vivo.
e é recente a rede,(junho 2020) não sabemos qual os critérios que a operadora usa para mapear as cidades
com terra ou rede própria.
 
Última edição:
Um forma de confirmar é entrar no router e ver qual IP você recebeu. Depois em uma maquina ou celular vai em um site tipo meuip.com.br e confirma se é o mesmo.
Se o IP mostrado no site for diferente você está atrás de um NAT da operadora.
No meu roteador o IP da WAN começa com 100....
Ai quando entro no site pra ver o IP aparece como 170... bmjnet.com.br

Eu contratei 90MB que é o que tem disponível aqui por enquanto, ele vem de Ferraz Vasconcelos, aqui em casa está na casa dos 96MB, 80MB, sinal a Ping 3ms.
Minha única ressalva é o NAT mesmo, que sempre fica restrito, vou conversar com o suporte pra ver se eles me orientam com algo.
 
No meu roteador o IP da WAN começa com 100....
Ai quando entro no site pra ver o IP aparece como 170... bmjnet.com.br

Eu contratei 90MB que é o que tem disponível aqui por enquanto, ele vem de Ferraz Vasconcelos, aqui em casa está na casa dos 96MB, 80MB, sinal a Ping 3ms.
Minha única ressalva é o NAT mesmo, que sempre fica restrito, vou conversar com o suporte pra ver se eles me orientam com algo.
Está em CGNAT
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo