• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Ontem mexi com uma HGU Askey.
Após resetar ela e sem mexer em nada, o único bug que percebi foi a rede 5Ghz criar 2 SSID. Um com o nome igual da rede 2.4GHZ e outro acrescentando o -5G no final.
Pelo acesso a configuração normal (192.168.15.1) nada pode ser feito para corrigir isso, apenas acessando o /padrao e dessa forma resolve isso ai.
Nas configurações normais, as modificações que fiz como fixar IP e redirecionamento de portas, funcionaram perfeitamente. Mudar o nome da rede e senha também funcionaram de acordo.
Outro bug que achei foi na rede 2.4Ghz, não importa se coloca a largura em 20 Mhz ou 40 Mhz, só fica ativo os 20 Mhz.
E mexendo nas configurações /padrao eu fui ativar a rede de convidado e descobri outro bug, no WiFi 5Ghz ele não distribui o IP, o DHCP não funciona. Já no 2.4Ghz funcionou normalmente e deixou a rede devidamente isolada.

Em relação ao WiFi, era um local muito congestionado, então a rede 2.4Ghz se comportou de acordo, com largura de 20Mhz por conta do bug de não ativar os 40Mhz, a velocidade obtida ficou entre 30Mbps e 40Mbps.
Já o 5Ghz funcionou com largura de 80Mhz, conseguindo assim atingir tranquilamente a velocidade máxima contratada no local que era de 300Mbps. Fazendo um rápido teste na rede local, transferindo um arquivo, peguei cerca de 100 MB/s ou 800Mbps.
Nada a reclamar da performance do WiFi.

Uma coisa que me chamou atenção foi no /padrao o QoS estar habilitado e não me pareceu ser algo voltado ao VoIP. Se não me falha a memoria, eu vi isso no HGU Mitrastar e estava desabilitado o que na minha opinião é a decisão mais acertada para esse tipo de equipamento.
Não cheguei a fazer nenhum teste para ver se o QoS realmente funcionava, apenas desabilitei e segui em frente. Me lembrei do pessoal reclamar demais do desempenho desse aparelho Askey e me veio a mente ser culpa do QoS habilitado com o limite de processamento/memória desses HGU´s.
 
Boa tarde pessoal,

A VIVO instalou a fibra na empresa em que trabalho e agora gostaria de saber se eu consigo colocar o modem em bridge. O modem em questao é o Askey RTF8115VW.

Temos um UDM-Pro da Ubiquiti e queria deixar ele fazendo todo o serviço. Antes tinhamos a Claro, ai era só colocar o modo bridge no modem e já era, na VIVO também é assim? Não temos TV e nem telefone.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Vlw!
 
Boa tarde pessoal,

A VIVO instalou a fibra na empresa em que trabalho e agora gostaria de saber se eu consigo colocar o modem em bridge. O modem em questao é o Askey RTF8115VW.

Temos um UDM-Pro da Ubiquiti e queria deixar ele fazendo todo o serviço. Antes tinhamos a Claro, ai era só colocar o modo bridge no modem e já era, na VIVO também é assim? Não temos TV e nem telefone.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Vlw!
Sim, basta configurar o modem em bridge e configurar o ppoe no seu router.
 
Que legal, fora esse hack, as configurações dela são via interface? Ela também faz o ppoe?

Tem interface sim, e dá pra colocar ela como router e fazer pppoe

Só as configs que falei mesmo que precisam ser feitas pelo hack
 
Entendi, obrigado!

Fiz o pedido no Ml,. Tem algum tutorial bom para me indicar para configuração? Sabe se ela já faz o ppoe?

Hoje meu cenário é esse:

VIVO FIBRA HGU Askey, um trambolho, que uso em bridge e não tenho qualquer acesso porque quando coloco em bridge perco o acesso e ai meu Edgerouter X (foi o mais em conta gigabit que consegui que faz um ótimo load balance, mikrotik eu não tive coragem de me aventurar) que está em Load Balance com a Claro, fazendo também o ppoe da VIVO.
Eu já tive experiência com os 2 mikrotik e edgerouter
Acho o edgerouter um pouco mais complicado para se configura, mais a interface achei mais intuitiva em questão de monitoramento
Mikrotik achei mais fácil de se configura, achei melhor em outras configurações que no edgerouter já era um pouco mais complicado,
Acho o mikrotik senti falta do monitoramento igual da edgerouter.
No edgerouter aparece tipo o Facebook quando de dados foi consumidor, se tem PS4 ou ps5 na rede
No mikrotik eu tenho que criar uma regra de Facebook para monitor, só que um posso criar o qos só para Facebook usar 10 megas do meu link, em vez de uma liminar a banda por cada dispositivo
Criei vai regra assim no mikrotik
Facebook 10megas, YouTube 20megas e whatsapp 2megas entre outros
Limitado os site ou os aplicativos da uma estabilidade para minha rede ao vez de limita por dispositivo
Bem o edgerouter teve ter isto, não achei nada na internet então não fui muito a fundo
Agora no mikrotik joga qual coisa na internet aparece várias informações sobre o assunto
Bem os 2 equipamentos são bons, vai depender que o usuário vai pretende fazer, qual vai ser o uso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem jogo seria melhor ir direto para um roteador netduma é mais caro só que tem várias vantagens
 
Eu sou do Nordeste, Aracaju, tem alguma análise que eu deva fazer antes de ter certeza que vai funcionar ou não? Melhora a performance?
não tem como saber, mas é bom olhar se seu ISP aparece como GVT o use aparece outro, vai no site meuip.com.br se do lado do IP aparecer GVT é bem provável que a funcione.

Tutorial de como trocar HGU vivo fibra para uma particular:

tem que fazer algumas configurações e saber qual sua região se é vivo 1 ou vivo 2, se for na vivo 1 (Telesp), só precisa pegar o código SLID do modem original no 192.168.15.1/instalador ou no menu principal em "estatísticas" e depois "gpon" usuário do instalador é support e senha a que vem atrás do modem.

são 10 números do SLID e colocar esse numero no Gpon password no Menu "Gpon Certificação" caso for Uma ONT Tplink. lembrando que seu roteador tem que ter suporte a Vlan a menos que configura na ONT opção,
Network Setting > Vlan Certification
VLAN Mode: VLAN TAG Mode
na vivo 1 A Vlan é 10 e na vivo 2 ex gvt a Vlan é 600. agora na vivo 2 ex GVT o processo é diferente, atrás do seu modem original tem um código chamado Gpon S/N são 4 letras e 8 números, você tem que converter as 4 letras para código Hexadecimal por exemplo as letras INVP fica convertido para 494e5650
site para conversão: https://www.binaryhexconverter.com/ascii-text-to-hex-converter (lembrando que as letras antes da conversão tem que esta em maiúscula se for minúscula vai dar outro resultado.)

ai você vai juntar esse código com os outros 8 números do Gpon S/N por exemplo INVP12345678 ficaria 494e565012345678 e colocar neste modem na parte Gpon serial ou Gpon S/N, para saber se sua região é vivo 1 ou 2 basta entra no site "meu ip" e verificar qual o nome do seu ISP se é telesp ou vivozap (vivo 1) ou se é GVT (vivo 2). o PPPOE no roteador é o padrão vivo cliente@cliente e senha cliente.

vale lembrar que algumas pessoas aqui relataram que não conseguiram na ONT da Tplink que provavelmente em algumas regiões há algum bloqueio, por isso sempre é bom testar tudo é que possível, ontem mesmo eu testei com o 6610 e coloquei os dois códigos o SLID e o Gpon serial não testei com apenas um para vê.

moro na região de Brasília GVT testei o Tplink 6610 e coloquei os dois códigos a password e o serial, no modem original aparece o SLID como "999999999" então acredito que para funcionar tem que colocar os dois. na vivo 1 telesp deve funcionar apenas com o código Gpon password (SLID) como eu já vi em alguns vídeos no Youtube.
 
Muito obrigado pessoal, assim que chegar a onu tp link vou fazer a troca e seguir as instruções de vocês.
 
Alguém sabe se o Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 tem algum segredo pra colocar em bridge?
Já tentei de tudo, pelo painel roxo da vivo, pelo painel padrao, mas sempre dá erro na conexão PPPoE, com o windows e com o TP-link Archer c6

Eu tinha um Askey RTF3505VW-N2 e esse só conectava em bridge na porta LAN3, mas funcionava muito bem, agora com o Mitrastar não funciona nem a pau

EDIT: tenho só a internet, sem telefone ou TV

CONSEGUI: tem que desabilitar o servidor DHCP e as redes wifi do GPT-2741GNAC-N2 e usar a porta LAN1, se não não funciona. Agora está redondo
 
Última edição:
Hj tive a oportunidade de fazer um speedtest na rede a Vivo Fibra RJ usando Wifi 6.
Nas configs do wifi no cel, aparecia "velocidade 1.0Gbps", o plano assinado é 300/150 e o roteador utilizado pro teste foi o Archer AX50.
O aparelho é Galaxy Ultra S21 Ultra.

AqRhav.png
 
Bo noite, atualizando minha novela, depois de quase 5 dias sem sinal aqui, a vivo resolveu o problema. Porem agora nesse momento o youtube esta bem lento. Deixo a qualidade no automatico, e so fica em 360p. Quando forço para ficar em fullhd ele não carrega. Mais alguem de Brasilia com esse problema?
 
Bo noite, atualizando minha novela, depois de quase 5 dias sem sinal aqui, a vivo resolveu o problema. Porem agora nesse momento o youtube esta bem lento. Deixo a qualidade no automatico, e so fica em 360p. Quando forço para ficar em fullhd ele não carrega. Mais alguem de Brasilia com esse problema?
tenta desativar o ipv6, ja tive problemas assim com a net e a vivo, resolvi desativando o ipv6.
 
Sim, basta configurar o modem em bridge e configurar o ppoe no seu router.
Muito obrigado por ajudar! Deu certinho! Desativei o wifi, coloquei modem em bridge, coloquei o PPPoE e foi na hora. Agora estamos com o UDM Pro fazendo todo o serviço de internet aqui na empresa, tá rodando liso. Deixamos a Claro como internet backup + telefone fixo.

Só de curiosidade, a luz do telefone continua acesa no modem da VIVO, não sei se tá funcionando, porque não temos a linha e nem queria desconectar a linha da empresa do modem da Claro pra testar.

Senti uma diferença no ping e na resposividade em geral em relação a Claro. Só queria uma internet dessas lá em casa 🥺

Vlw!
 
Muito obrigado por ajudar! Deu certinho! Desativei o wifi, coloquei modem em bridge, coloquei o PPPoE e foi na hora. Agora estamos com o UDM Pro fazendo todo o serviço de internet aqui na empresa, tá rodando liso. Deixamos a Claro como internet backup + telefone fixo.

Só de curiosidade, a luz do telefone continua acesa no modem da VIVO, não sei se tá funcionando, porque não temos a linha e nem queria desconectar a linha da empresa do modem da Claro pra testar.

Senti uma diferença no ping e na resposividade em geral em relação a Claro. Só queria uma internet dessas lá em casa 🥺

Vlw!
as vezes ocorre isso mesmo do led do telefone, na casa de um amigo fica piscando vermelho
mas a internet funciona normal, e na fatura não vem nada de serviço de telefone
 
Aqui em casa, o led do telefone fica acesso direto, mas não funciona...

Aqui estou ficando puto da cara em ter que usar a HGU da Vivo, porque não tenho controle nenhum sobre nada...

Lá no salão da patroa, temos um link da Claro de 240/30 e um TP-Link WDR4300 fazendo o serviço. No sábado eu reinstalei completamente a Openwrt nele (22.02) e mais algumas coisas, entre elas, o NextDNS. Com o NextDNS configurado, eu consegui bloquear 90% dos ads, propaganda s e afins... ficou "filé"...

Queria fazer isso aqui em casa, mas se aponto os DNS do NextDNS na HGU, depois de um tempo, simplesmente para de navegar aqui em casa ... Aqui não está usando DOH, ao contrário do salão.

Então, pensando nisso, nesse momento, não tenho bolso para investir em um router wifi6 e além do mais, aqui no Brasil, acho que nem temos routers wifi6 compatível com a Open...

Tô quase voltando minha ONU Askey e meu router WDR4300, mesmo que limite a velocidade em 480 / 350 como era antes...

Ainda não consegui descobrir como configurar corretamente a questão da vlan 10, PPPoE e IP dinâmico no Debian, pois queria apenas ter ideia que o limitador é realmente o wdr4300.
 
Alguém aqui já solicitou um prefixo ipv6 maior que /64 pra vivo e foi atendido ?
 
Alguém aqui já solicitou um prefixo ipv6 maior que /64 pra vivo e foi atendido ?

Em instalação residencial impossível. Em link dedicado pode tentar negociar com a gerência.
 
Alguém aqui já solicitou um prefixo ipv6 maior que /64 pra vivo e foi atendido ?
Acho difícil, já que o padrão pra residências é entregar um /64. Por curiosidade pq vc gostaria de mais hosts do quem tem disponível em um /64?
 
Acho difícil, já que o padrão pra residências é entregar um /64. Por curiosidade pq vc gostaria de mais hosts do quem tem disponível em um /64?
questão de pegar um pd maior do que /64 é poder segmentar a rede sem quebrar os slaac e outras coisas do v6 que preveem que a rede tem que ter no mínimo o tamanho /64 pra funcionar.

eu utilizando a claro plano pme no escritório, já tentei a um tempo atras pegar um bloco maior justamente pra seguimento a rede do escritório, os caras simplesmente não sabem o que é tamanho de bloco ip no atendimento, nem no atendimento avançado de suporte do plano pme.
 
Acho difícil, já que o padrão pra residências é entregar um /64. Por curiosidade pq vc gostaria de mais hosts do quem tem disponível em um /64?
Porque vou segmentar minha rede utilizando vlans pra manter tudo organizado, e com apenas um /64 eu não consigo fazer isso utilizando o recurso de auto configuração. (SLAAC)

Sobre a padronização do prefixo, os isp’s tem autonomia para definir o plano de endereçamento, mas a recomendação do nic.br é entregar /56 pra clientes finais e /48 para empresas justamente pra evitar problemas como esse.


Prefiro acreditar que a vivo fez isso por alguma limitação técnica de alguns modelos de ONT e outros dispositivos que não funcionem adequadamente com prefixos maiores, do que por incompetência de seus colaboradores que devem ter no mínimo certificação CCIE routing switching.
 
Como está a questão de jogar online pra quem tem Vivo Fibra em SP?
Alguns dias atrás eu fui jogar online com uma pessoa que usa Vivo Fibra e a experiência não foi boa.
Jogo de luta com travamentos constantes (KOF XIV), jogo multiplayer caindo a sala depois de um tempo (99 Vidas), jogando com a pessoa que usa Vivo Fibra sozinha ou então com mais duas pessoas que estavam usando TIM Live, mesmo assim caía depois de um tempo.
Achei que o problema seria a minha conexão (Oi Fibra), aí roteei a internet do celular (Vivo) pro console e mesmo assim os problemas de conexão com a pessoa que tinha Vivo Fibra continuavam.
O plano da pessoa se não me engano são 150 Mega. Tem 1 ano que assinou, então não deve ter uma ONT antiga. Nem usa outro roteador secundário.
A sensação era de estar jogando com alguém de outro país.
 
Como está a questão de jogar online pra quem tem Vivo Fibra em SP?
Alguns dias atrás eu fui jogar online com uma pessoa que usa Vivo Fibra e a experiência não foi boa.
Jogo de luta com travamentos constantes (KOF XIV), jogo multiplayer caindo a sala depois de um tempo (99 Vidas), jogando com a pessoa que usa Vivo Fibra sozinha ou então com mais duas pessoas que estavam usando TIM Live, mesmo assim caía depois de um tempo.
Achei que o problema seria a minha conexão (Oi Fibra), aí roteei a internet do celular (Vivo) pro console e mesmo assim os problemas de conexão com a pessoa que tinha Vivo Fibra continuavam.
O plano da pessoa se não me engano são 150 Mega. Tem 1 ano que assinou, então não deve ter uma ONT antiga. Nem usa outro roteador secundário.
A sensação era de estar jogando com alguém de outro país.
Meu vizinho que tem um.xbox one não tem oque reclamar da vivo fibra para games
Ping baixo latência baixa em diversos servers, e diversos jogos o mesmo assina o game pass. E estou no centro de São Paulo região da bela vista e moramos no mesmo prédio. Como só estou com notebook não posso opinar na parte de jogos mas peguei o feedback dele.
O problema pode estar na criticada HGU, que pode não estar suportando os videogames de última geração, que no caso dele so funcionou legal usando um roteador top a parte e deixou a hgu em bridge.
Vivo fibra 1 ano atrás os planos era 50mb 100mb e 200mb e 300mb
 
Última edição:
Como está a questão de jogar online pra quem tem Vivo Fibra em SP?
Alguns dias atrás eu fui jogar online com uma pessoa que usa Vivo Fibra e a experiência não foi boa.
Jogo de luta com travamentos constantes (KOF XIV), jogo multiplayer caindo a sala depois de um tempo (99 Vidas), jogando com a pessoa que usa Vivo Fibra sozinha ou então com mais duas pessoas que estavam usando TIM Live, mesmo assim caía depois de um tempo.
Achei que o problema seria a minha conexão (Oi Fibra), aí roteei a internet do celular (Vivo) pro console e mesmo assim os problemas de conexão com a pessoa que tinha Vivo Fibra continuavam.
O plano da pessoa se não me engano são 150 Mega. Tem 1 ano que assinou, então não deve ter uma ONT antiga. Nem usa outro roteador secundário.
A sensação era de estar jogando com alguém de outro país.
Cara eu jogo CS direto com uma galera q usa vivo fibra em SP capital e o ping é 5 no TAB pq ja significa o menor ping no TAB, no net graph deve ta dando 1-2ms
 
as vezes ocorre isso mesmo do led do telefone, na casa de um amigo fica piscando vermelho
mas a internet funciona normal, e na fatura não vem nada de serviço de telefone
Aqui ficava aceso mas quando subiu os 600mbps, o LED do telefone apagou e permanece apagado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como está a questão de jogar online pra quem tem Vivo Fibra em SP?
Alguns dias atrás eu fui jogar online com uma pessoa que usa Vivo Fibra e a experiência não foi boa.
Jogo de luta com travamentos constantes (KOF XIV), jogo multiplayer caindo a sala depois de um tempo (99 Vidas), jogando com a pessoa que usa Vivo Fibra sozinha ou então com mais duas pessoas que estavam usando TIM Live, mesmo assim caía depois de um tempo.
Achei que o problema seria a minha conexão (Oi Fibra), aí roteei a internet do celular (Vivo) pro console e mesmo assim os problemas de conexão com a pessoa que tinha Vivo Fibra continuavam.
O plano da pessoa se não me engano são 150 Mega. Tem 1 ano que assinou, então não deve ter uma ONT antiga. Nem usa outro roteador secundário.
A sensação era de estar jogando com alguém de outro país.
Tenho Claro e Vivo Fibra aqui. Dá na mesma jogar nas duas, não vejo problemas. Estou em Cotia-SP.
 
  • Haha
Reações: gkz
Muito obrigado por ajudar! Deu certinho! Desativei o wifi, coloquei modem em bridge, coloquei o PPPoE e foi na hora. Agora estamos com o UDM Pro fazendo todo o serviço de internet aqui na empresa, tá rodando liso. Deixamos a Claro como internet backup + telefone fixo.

Só de curiosidade, a luz do telefone continua acesa no modem da VIVO, não sei se tá funcionando, porque não temos a linha e nem queria desconectar a linha da empresa do modem da Claro pra testar.

Senti uma diferença no ping e na resposividade em geral em relação a Claro. Só queria uma internet dessas lá em casa 🥺

Vlw!
O telefone funciona mesmo mesmo sem assinar, ele não liga ou recebe mas só vai ligar para números gratuitos tipo número de emergência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hj tive a oportunidade de fazer um speedtest na rede a Vivo Fibra RJ usando Wifi 6.
Nas configs do wifi no cel, aparecia "velocidade 1.0Gbps", o plano assinado é 300/150 e o roteador utilizado pro teste foi o Archer AX50.
O aparelho é Galaxy Ultra S21 Ultra.

AqRhav.png
no wifi 5 eu consigo pegar os 300 megas no xiaomi redmi note 9 pro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o Led do telefone ficar piscando, da para desligar isso no /padrao.
o certo era vim desligado automático ou ficar ligado, normalmente quando você não assina telefone o telefone funciona mas não liga e nem recebe só faz linha e faz chamadas de emergência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

as vezes ocorre isso mesmo do led do telefone, na casa de um amigo fica piscando vermelho
mas a internet funciona normal, e na fatura não vem nada de serviço de telefone
não era para piscar vermelho e sim ficar azul fixo, mesmo você não assinando era para dar linha e ficar azul, o telefone vai dar linha só que não vai ligar e nem receber mas faz ligações para números gratuitos e de emergência. então reclame sobre isso para ver se sobe esse Voip para não ficar piscando vermelho, se pisca vermelho é porque tem algo errado e não era para piscar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo