O Pace 5471 é um baita modem/roteador mas ele marca umas coisas estranhas. Meu SNR de download é de cerca de 14~14,2dB e marca o sincronismo máximo acima de 100.000kbps.
No seu caso, com 15,1dB, marca apenas 97388kbps... não sei quais os parâmetros que o chip dele pega para jogar o sync máximo. Pois teoricamente o seu sync máximo deveria ser 105000~1100000kbps.
Meu SNR era 16.1~16.6dB antes da empregada meter a vassoura bem na tomada do telefone que vem o cabo FEB lá do poste até aqui meu quarto. Perdi uns 2,5~3dB com a cagada que ela fez.
Vou ver se compro uma tomada telefônica comum essa semana e vou colocar nova, a que uso ainda tem o logo da GVT (colocada em 2014), e como a parede dá para um banheiro, mesmo eu ter pedido para o técnico deixar fora da parede, solta, deve pegar umidade.
Se eu comprar a tomada, acho que vou pegar um pequeno pedaço de madeira, aparafusar na parede e a tomada do telefone vou ficar na madeira. Ela isolaria bem a umidade do outro lado da parede. A parede fica atrás da mesa do PC que é fechada atrás, então a madeira aparafusada nem iria aparecer, só proteger da umidade os contatos a tomada telefônica nova que vou comprar.
Já o par metálico que vem da rua parece estar bem brilhante, sem sinal de oxidação por umidade e tal. Vou comprar a tomada nova para ter meus 16,5dB de SNR de novo (450m contando as curvas do fio do meu modem até o armário da GVT na esquina).
Sei que os meus 14,2dB atuais estão mais do que bons pra segurar o link VDSL 55000/6000, mas quanto mais sinal puro chegando ao modem, melhor. O Pace não detecta um pacote de erro sequer a dias ligado, quero que permaneça 100% assim sempre.
Mas empregada é um troço complicado. O técnico da GVT tinha deixado bem certinha a tomada, que a GVT usava até o logo tinha, mandei ele deixar ela solta sem encostar na parede para não pegar umidade, e a louca vem com vassoura e mete em cima do cabo.
Isso é uma mudança que a Vivo resolveu fazer para todas as conexões xDSL dela no país (70~80% das conexões dela são xDSL ainda, não são muitos felizardos com Vivo Fibra fora da grande SP)...
É uma mudança feita no DSLAM que não adianta mudar modem, mexer em configuração que vai alterar. Eles mudam no armário e pronto, o modem vai sincronizar daquela forma.
Vai aumentar uns 15~20ms no ping geral, pois no salto nº2 para o gateway (armário), vai ter essa latência extra. Eu imagino que 15~20ms de ping a mais não vai atrapalhar tanto como o pessoal tem falado.
Eu jogava com a GVT e até ano passado com a Vivo já CSGO com 30~35ms de ping, se eu jogar com 45~50ms de ping, não tem problema, não é algo absurdo que impeça de jogar. Simplesmente vai ter uma pequena latência a mais.
Pessoal exagera, acha que o perfil em interleaved vai ficar a conexão ruim, que será necessário trocar de operadora. Relaxem, no dia a dia não vai mudar nada na vida de nós, assinantes da GVT/Vivo.
Agora que não tenho jogado, nem vou notar. Ando mais baixando/upando arquivos mesmo, quando jogo é um single player mesmo e olhe lá. A conexão vai continuar estável e sem problemas. Só o ping para o gateway nos tracerts vai ficar nuns 15~20ms e deu.
Nem esquentem a cabeça... aqui no meu bairro nem mudaram ainda, acho que até final de agosto eles mudam. Mas pra mim não faz a menor diferença. Contanto que a conexão chegue sempre o contratado, não tenha perda de pacotes e não caia, está OK.
O que gera o maxrate não é apenas o valor do SNR, tem outros fatores também como a potência do sinal, a atenuação causada neste sinal, chipset do DSLAM, etc.
Aumentar seu SNR não fará o sinal "vir mais puro". Para um usuário com SNR 10 e outro com SNR 30 não há diferenças práticas... Principalmente no caso do interleaved.
Outra coisa é a quantidade de erros que mostra no modem, esse valor é mascarado pela firmware do mesmo em alguns casos... Basta pegar um modem que você tenha acesso a mais informações (o seu Tp-link antigo deve ter isso por SSH) e verás que alguns erros foram gerados. Com um GV2764 ou GV5350 também verias isso.
Segue print dos meus parâmetros, 50Mbps em fast, modem ligado na 3a extensão do apartamento, DSLAM fica há 40m de distância (ou melhor, a distância é do 8o andar do prédio até o térreo, depois 40m até o armário que fica aqui em frente ao prédio).
Se eu quisesse, poderia trocar meu fio que sai do DG do prédio, poderia ligar o modem na primeira entrada do telefone do apartamento, ou então colocar o fio CCI direto aqui pro quarto, e daqui distribuir pros outros quartos + sala para se ligar o telefone, mas na real, não há necessidade alguma.
Sim, cara eu sei de tudo isso. Inclusive depende muito do chipset do modem e do hardware do armário a taxa de sincronismo.
Aqui por exemplo, fica sempre em 54998/6000, já no teu caso fica em 55000/5992, bem diferente. Provavelmente o hardware do DSLAM que você está conectado difere do meu.
A potência de sinal também interfere bastante, com certeza. E o perfil estar em fast ou interleaved não tem o que fazer, é algo configurado no armário (DSLAM) e nós temos que aceitar.
Só achei teu nível de SNR muito baixo para 40m de distância de cabo do DSLAM. Tão próximo assim era para dar mais de 20dB pelo menos.
Mas naturalmente um SNR de 15dB e um de 30dB ambos de 50Mbps não vão ter diferença alguma na performance. Contanto que o par externo seja de qualidade, bem isolado e se possível sem emendas, ambas irão funcionar da mesma forma.
Abraço amigo.
Então... Primeiro que dependendo do modem eu pego uma sync diferente. Não vou mudar agora pq você sabe que o processo é chato, mas pra referência:
GV2764: 55000/5992
GV5350: 54998/6000
Arcadyan: 54995/6000
Mitrastar: 55000/6000
O que falei do meu sinal, é pq está ligado na terceira extensão aqui do apartamento. Tem alguns emendas!
Além do que, a fiação do DG até aqui em cima também é velha.
Quando eu tinha 15Mbps, minha atenuação era 2.3 no mesmo modem (tecnologias diferentes = parâmetros diferentes).

