MITRASTAR DSL-2401HN-T1C-NV (VDSL2) - QoS e WMM
Tive diversos problemas de desempenho com esse modem e roteador da VIVO (a solução inicial foi desligar o SYSLOG,
conforme tópico). Como 99% dos meus acessos são via WiFi, e tenho apenas 1 conexão via ethernet (XBOX 360), não pode perder a conexão de forma alguma.
Acessando o firmware do modem, em configurações de rede > QoS > Geral (A prioridade de tráfego será atribuído automaticamente pelo: selecionei prioridade Ethernet):
Vale lembrar que o modem é bem completo para QoS (e complexo também), qualquer manobra errada nessa área, você bagunçará tudo. Pela que percebi, as funcionalidades do Mitrastar são idênticas em todas as versões, e na VIVO (Telefônica Espanha = Movistar). São 8 páginas para falar de todas as funções de QoS:
https://www.movistar.es/rpmm/estati...uter-Fibra-Optica-Mitrastar-HGW-2501GN-R2.pdf
Sobre o WMM (prioridade para vídeo, chamadas, jogos e etc... -
mais detalhes de WMM), você pode ativar ele na página inicial do sistema da VIVO, no meu caso 192.168.15.1, em CONFIGURAÇÕES > WIFI > WMM (Habilitado). Lembrando que essa opção melhora bastante a qualidade da conexão! Em vários testes, conseguiu abaixar imediatamente todos os torrents da rede, e dar prioridade para o restante (com exceção de downloads realizados via JDownloader, que imagino que agora com o QoS direto para ethernet não derrube mais o XBOX).
DHCP Reservado:
Fator determinante para evitar queda na qualidade de conexões UDP (jogos, chamadas e vídeos ao-vivo), é manter IP reservado para cada roteador, dessa forma você evita a renovação, e no meio de uma partida de LoL, Age of Empires 2, Counter Strike (CS), e entre outros jogos você não perde a sessão ou fica com lag (lentidão).
NOVOS ROTEADORES NA REDE:
Eu recomendo que deixe em modo BRIDGE (como mencionado aqui no fórum, só não consigo localizar o arquivo, por causa do campo buscar aqui do site desligado) seu MITRASTAR, se não tiver como realizar o QoS completo.
Você pode desligar o WiFi do Mitrastar, e ligar a prioridade da ethernet no Mitrastar, e deixar o novo roteador como AP (access point), e ficar no mesmo DHCP do Mitrastar (não se esqueça de reservar o IP do roteador no DHCP do Mitrastar), assim evitará renovação de IP.
Se for usar o modo DMZ (no sistema da VIVO no modem tem a opção de realizar DMZ) do Mitra, recomendo que realize diversos testes de ligações, jogos e etc... para não afetar a qualidade, se não é melhor fazer o BRIDGE ou o modo AP.
Vale lembrar que ao liberar a DMZ, você expõe seu roteador para a internet (principalmente se ele estiver com o acesso remoto ligado). Então fique atento a atualizações de segurança e autenticação via SSL (HTTPS).
OFF-TOPIC: Não tente mudar a senha da administração geral do modem da VIVO, pois tive a certeza que se não modificá-la, consigo continuar acessando o firmware de fábrica. Só perde mesmo o acesso até o momento pelo que testei, quem muda a senha.