@torrentman olha só o que eu descobri (e fui burro de não ter feito esse teste antes):
- Ao enviar um arquivo pra uma conta (só uso gratuitas, aquelas que dão 15 GB) do Google Drive a velocidade não passa de 230 KB/s (50/5 Mega de conexão, sendo que 5 Mega = 700 KB/s de upload).
- Eu tenho múltiplas contas do Google Drive. Fiz o seguinte teste:
* Abri os navegadores Chrome, Opera, Firefox e Comodo Dragon. Nos 3 últimos eu entrei em 3 contas diferentes.
Ao somar os 3 eu consigo isso de upload:
Só pode estar ocorrendo uma dessas hipóteses:
1) A Vivo/GVT estar limitando minha conexão de banda larga fixa, por conta do uso excessivo de upload;
2) O Google estar fazendo o mesmo
3) Problema na conexão que apenas afeta a velocidade de envio de um arquivo sozinho, baixando de 700 pra 200 e poucos KB/s.
Só desse teste ter mostrado essa velocidade aí em cima você diria (por inferência) que a hipótese #1 está descartada? E que só pode ser ou a 2) ou a 3)?
E como pode ser a #3 se a conexão está normal?
Sou de Recife/PE. O modem usado é o da Vivo, aquele preto, mas está ligado também num roteador, TP-LINK, Archer C8. E a conexão está ligada direto lá na caixa do prédio, lá embaixo. Não sei se vc lembra, mas relatei uma vez aqui no tópico que meu conduite está obstruído, aí tiveram de desligar as extensões dentro de casa e ligar com um cabo só, vindo do armário lá embaixo, pra tomada do meu quarto. Uso telefone fixo com uma segunda base, e ele é ligado na mesma tomada da internet.
Sobre o armário principal, ele fica a uns 500, 600m no máximo daqui. O 50 Mega sempre funcionou bem, porém já está no limite.
OBS: essa tela mostra quase 700 KB/s, mas é dos 3 envios somados. O que significa que cada um está sendo enviado a uns 200 KB/s, e como eu preciso enviar arquivos grandes esse teste não adianta de nada.
********
Atualizando: consegui! Por um milagre eu descobri onde estava o defeito: foi de fato nessa atualização do Windows (uso o 10, de 64 bit, tendo instalado a Fall Creators Update dias atrás, coincidentemente quando começou o problema, no entanto não pude precisar se foi ao mesmo tempo), ou então a atualização sozinha não fez nada, mas o driver lixão da RealTek sim (apesar de eu estar usando a última versão do fabricante).
Eu havia seguido somente essas dicas:
http://www.drivethelife.com/windows-10/slow-internet-after-windows-10-creators-update.html
Desfiz o método 2 (Way #2) agora há pouco, e como não sou bobo pesquisei pelo nome da placa de rede + "upload problem". Achei esse link:
https://answers.microsoft.com/en-us...ery-slow/f42884d5-37fa-45d7-89a0-552f81ab1671
Ele manda desligar tudo dentro das opções avançadas, exceto a FLOW CONTROL. Fiz isso e desativei/reabilitei o driver da placa de rede. O resultado é esse aí: velocidade com picos de 700 KB/s pra um só envio (e uma só conta), e pelo Google Drive.
E olhem que eu já havia jogado TOTALMENTE a toalha e estava 100% crente que alguém estava limitando a velocidade. Ou a Google ou a Vivo/GVT. Infelizmente não estou podendo testar com um segundo PC (estou sem notebook que ligue direto por cabo), por isso também não pude descartar ser culpa do update.
****
Reiniciei a máquina e a velocidade voltou a cair pra 230, 40. Desativei e reativei o adaptador de rede e agora está chegando aos 700. Vou investigar mais a fundo.
Ih, rapaz, pior que é isso mesmo: basta desativar o adaptador de rede, e depois reativar, pra velocidade magicamente sair dos 230 pra 700 e poucos KB/s (máximo). Bizarro total esse bug, já testei depois de reiniciar a máquina e continua dessa forma pra aumentar o upload. Nunca vi nada igual.