Aqui começou a acontecer uma coisa estranha há uns 15 dias na minha Vivo VDSL, inclusive fiz chamado técnico nesse meio tempo e nada foi identificado na área externa, então decidi por conta própria avaliar o que está havendo.
Primeiro, meu cenário:
Vivo VDSL 50Mbps
Modem Askey RTV9015VW (bridge) -> Mikrotik RB951G-2hND (fazendo a discagem PPPoE, AP guest (com limite de banda e sem senha), server DNS e server DHCP) -> Archer C7 (AP 5GHz + AP 2.4GHz)
O problema que comecei a ter foi de inúmeras perdas da conexão PPPoE em horários aleatórios. Pelo mikrotik eu consigo avaliar, as vezes as perdas se dão a cada 2 MINUTOS exatamente, e em alguns dias chegou a 70 desconexões.
Bem, o primeiro teste que fiz, e mais ridículo: colocar o modem no modo roteador e deixar ele como servidor DHCP, etc. Nesse caso, passou pelo menos 24h sem perder a conexão, achei que o problema era na rede da vivo, então voltei o modem pro modo bridge, e o problema voltou.
Tenho alguns testes em mente a fazer, mas não os executo pq dá um super trabalho ficar desconfigurando e reconfigurando essas coisas, e eu não estou tão livre.
Mas pretendo deixar o modem em bridge, e deixar o C7 fazendo a discagem e verificar se terei perda do PPPoE neste cenário.
Caso não tenha, começo a pensar que a Vivo está com algum "bloqueio" em relação ao meu Mikrotik, numa tentativa de evitar que clientes comprem internet e revendam no bairro. Mas antes de chegar nessa conclusão, tentarei pegar outra RB, ou então reconfigurar a minha RB do zero. Deixando o mais perto da configuração padrão possível (neste caso, eu receio que o uPnP do Mikrotik esteja derrubando o PPPoE de alguma maneira).
Por fim, estou postando este relato, pois talvez tenha algum outro usuário com um cenário parecido com o meu e talvez descubramos algo juntos.