Obrigado.
Bom, eu andei lendo um pouco online sobre a latência. A conclusão que eu havia chegado é que latências baixas é algo muito importante para jogar online. Mas que a latência pode ser percebida em streaming de vídeos, por exemplo, se for muito alta.
Não encontrei nenhuma comparação decente entre os provedores de banda larga feita por um site especializado. São todas comparações superficiais, feitas por informações dos próprios provedores e dados de terceiros (como Anatel e Netflix). Ninguém se diga a efetivamente testar os serviços para ver o que é realmente melhor ou não, se entrega o contratado, a estabilidade, a latência, etc. Só o que encontrei foram informações desencontradas de usuários, e alguns vídeos no YouTube. Isso tudo me deixou com algumas dúvidas.
1. A Live Tim é apontada como a melhor Internet, normalmente por gamers e heavy users. Entretanto, tenho visto muitas reclamações até que constantes de Internet indisponível por períodos às vezes razoavelmente longos de tempo (alguns dias). Tive Vivo Fibra por dois anos e ela nunca me deixou na mão. Pode ser que a Tim Live seja estável em umas regiões e em outras não, e que eu tenha tido sorte com o Vivo Fibra. Tudo o que eu não quero é uma Internet que não esteja disponível. Prefiro mil vezes uma Internet lenta, com ping baixo, e cara, do que uma Internet que não funciona como eu preciso. Existe de fato alguma recorrência nessa constatação de que o Vivo Fibra é muito mais constante do que o Live Tim?
2. Nas comparações de velocidade do YouTube, os resultados são diferentes:
- Nessa aqui, de 2017, foi comparada Live Tim de 90 mbps com Vivo Fibra de 50 mbps. A Live Tim e o Vivo Fibra tiveram ping parecido (118ms contra 130ms) em servidores em Miami, mas a velocidade do Vivo Fibra foi bem aquém do contratado.
- Nesse aqui, de 2014, foi comparada Live Tim de 50 mbps com Vivo Fibra de 100 mbps. A Live Tim se saiu melhor no teste, especialmente nas velocidades em servidores internacionais. Mas o ping de ambas foi alto nos servidores internacionais, e a Live Tim foi medíocre em todos os testes com servidores internacionais.
3. Os vídeos também mostram resultados interessantes.
- Nesse vídeo no YouTube, de 2015, foi feita uma comparação entre Live Tim de 35 mbps e Vivo Fibra de 100 mbps. O Vivo Fibra fez o streaming a 480p, e o Live Tim chegou a 1080p, mesmo com velocidade quase um terço menor.
(
)
- Nesse vídeo, também de 2015 e do mesmo autor, o Vivo Fibra também alcança 480p no Netflix.
- Nesse aqui, de 2017 e de um autor diferente, ele não mostra qual a resolução do Netflix rodando no Vivo Fibra de 100 mbps, mas ele engasga um pouco no YouTube a 2160p.
Nesse vídeo aqui, de 2015, o Vivo Fibra de 200 mbps engasga no Netflix, que vai bem no Net Virtua de 60 mbps. Há quem fale que a Vivo Fibra pratica traffic shaping. Não sei o que acontece, mas uma velocidade de 100 mbps deveria ser suficiente para rodar vídeos a 2160p sem engasgar.
4. Por outro lado, nesse teste, de 2017, o Vivo Fibra de 300 mbps se saiu muito bem tanto em servidores nacionais como internacionais.
Enfim, não cheguei a uma conclusão ainda. Quero saber de outros usuários como é a experiência com Netflix no Vivo Fibra, e como é o uso em geral, especialmente em velocidades altas. Alguém fez algum teste de verdade, como o com o app Wehe (
https://dd.meddle.mobi/) para checar se a Vivo está comprovadamente fazendo traffic shaping com o Fibra?