Boa noite galera, tudo bem?
Esse mês estou completando 1 ano de Vivo Fibra 100mb, no Rio de Janeiro. Antes eu tinha NET não fibra de 120. Nesse 1 ano a Vivo, no que tange a internet (eu tive alguns problemas com a TV), foi excelente, com as velocidades corretas de upload e download e ping muito baixos (jogo com frequência LoL, Overwatch, Paladins, Dota, CS... enfim, os mais comumente jogados). No entanto, acerca de 3 semanas, meu ping disparou em todos esses jogos, saindo de 10~25ms para 60-90ms! Comecei a realizar testes de trace route que nem louco, postei nos foruns dos jogos e fiz uma série de ligações para a Vivo. O que eu descobri durante esse processo investigativo foi:
152-255-140-69.user.vivozap.com.br! Esse imundo tá atrapalhando meu acesso e elevando meu ping, é o único passo do trace route que faz o ping elevar! O IP associado a esse ''vivozap'' varia e todos eles me sacaneiam. Entrei em contato com os caras, expliquei a situação, o atendente resetou minhas portas e meu DNS e nada. Em seguida agendaram um técnico que veio hoje em minha residência. Conversa vai, conversa vem, o cara me falou que muitas pessoas aqui do Rio tão tendo problemas com ping e que a Vivo tem ciência de que isso está ocorrendo papo de 3 meses porém ''não sabe (nas palavras dele) como resolver'' e que não tem previsão de resolução. Para a visita não ser em vão, ele trocou meu modem sob o pretexto de que isso poderia melhorar e não resolveu nada (apesar de ter melhorado o sinal do meu Wifi, parecia que meu modem tava com uns parâmetros de sinal ruins mesmo hehe). Por fim, liguei para Vivo e fui direto para o cancelamento, lá a atendente me sugeriu uma última solução, ou possível solução:
REFAZER TODO O CABEAMENTO DA MINHA RESIDÊNCIA, DESDE O POSTE (ou armário, como ela chamou) ATÉ O MEU MODEM! (segundo o supervisor dela isso resolveria por que, com alguma frequência, os caras vão realizando conexões para novos clientes e o armário começa a zoar).
Depois de minha longa história, eu venho aqui pedir uma ajuda: alguém sabe se existe alguma forma de resolver esse meu pepino ou a única maneira é pular do barco e deixar o navio naufragar? Pensei em possibilidades:
1- deixar o modem da vivo em bridge, comprar um modem de qualidade. (não sei se surtiria algum efeito).
2- ANATEL, ANATEL, ANATEL.
3- Ativar um tal de fullcone NAT (confesso que não faço a menor ideia do que é isso!)
4- De fato cancelar...
Por fim, vocês considerariam refazer todas a instalação como um possível resolução (de qualquer forma está agendado já!)?
Obrigado a todos!