[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá pessoal,

Venho reportar um efeito colateral observado a partir da ultima quarta feira, dia 27/07/2022. Localidade São Paulo / SP

Falha em algumas aplicações ao usar a rede wi-fi 2.4ghz do modem da Vivo
- PS4 Fat apenas 2.4ghz > Jogos Fall Guys > não inicia as partidas online
- Sega Dreamcast com servidor de dial up via raspberry de 2.4ghz > Jogo 4x4 Evo > não inicia as partidas online

Se você trocar para rede 2.4 roteada do celular funciona. Se eu colocar outro roteador, exemplo TPLINK, criando uma segunda rede 2.4, funciona. Via cabo também funciona.

Outras aplicações podem ter problema, mas foram nestas que tive observação no meu uso.

Alguma coisa foi atualizada no software dos modems fibra da Vivo, no meu caso é um Mitra GPT-2741GNAC-N1 firmware BR_g5.9_1.11(WVK.0)b32

Já esteve em casa o técnico, trocou por outros 3 aparelhos, inclusive outra marca, Askey, apesar de ser idêntico ao Mitra.

Algum erro de parâmetro especifico do funcionamento da rede 2.4ghz dos modems vivos atuais.

Uma reversão para versão de software anterior ou correção via nova versão de software nos modems deverá resolver, até o momento é o que pude observar, se mais alguém tiver o problema reportem aqui.

Equipe da Vivo está investigando e já tenho chamado Anatel aberto hoje após a troca do aparelho do modem não resolver a questão.

Valeu!

Sobre o comentários dos dois amigos, um comentou que seria a razão do mistura que é feito do 2.4 ghz e 5ghz que o mitra e askey fazem, mas eu isolei o 2.4ghz alterando o modo para WPA/WPA2 Mixed, isso isola um do outro, aumenta a banda de largura (alcance) do 2.4ghz, mas limita a velocidade também. Mesmo assim não resolve o problema.

Quanto ao amigo que disse que não compensa investir em nada apenas em outro router, eu já estou trabalhando com outro roteador, só quero ajudar a Vivo a encontrar o problema que está ocorrendo no 2.4 do modems deles!

Alguém que tenha um PS4 e possa tentar entrar numa partida online do FallGuys pela rede 2.4 do modem da vivo, se alguem puder fazer esse teste e me dizer o resultado, agradeço
 
Sobre o comentários dos dois amigos, um comentou que seria a razão do mistura que é feito do 2.4 ghz e 5ghz que o mitra e askey fazem, mas eu isolei o 2.4ghz alterando o modo para WPA/WPA2 Mixed, isso isola um do outro, aumenta a banda de largura (alcance) do 2.4ghz, mas limita a velocidade também. Mesmo assim não resolve o problema.

Quanto ao amigo que disse que não compensa investir em nada apenas em outro router, eu já estou trabalhando com outro roteador, só quero ajudar a Vivo a encontrar o problema que está ocorrendo no 2.4 do modems deles!

Alguém que tenha um PS4 e possa tentar entrar numa partida online do FallGuys pela rede 2.4 do modem da vivo, se alguem puder fazer esse teste e me dizer o resultado, agradeço
Eu usava aqui em casa o wifi desse mitra que vc citou e tinha um problema no Xbox 360 que de forma alguma ficava online na xbox live.
Testava com hotspot no celular e funcionava. Colocava um outro router com wifi e funcionava.
Além disso notava algumas falhas em alguns apps que as vezes paravam de responder.
Gastei bastante tempo analisando esse problema e no fim acabei comprando um tplink C80, coloquei o mitra em bridge e acabaram os problemas.
 
Mais alguem ai teve um aumento na conta a partir do mes de Julho ?

Tenho um plano de 200mb que paraga $95.
A conta do mes de julho ja veio com um preço maior ($106). Achei que seria só algum bug e nao me importei, mas a conta desse mes agora veio novamente no mesmo valor.

Não sei se foi geral ou só aqui, sera que consigo voltar pro valor antigo ?
 
Mais alguem ai teve um aumento na conta a partir do mes de Julho ?

Tenho um plano de 200mb que paraga $95.
A conta do mes de julho ja veio com um preço maior ($106). Achei que seria só algum bug e nao me importei, mas a conta desse mes agora veio novamente no mesmo valor.

Não sei se foi geral ou só aqui, sera que consigo voltar pro valor antigo ?
Aqui de R$93 foi para R$113 mas eu pagava esse valor em 12/2021 e estou com degustação de 600 Mb/s.
 
Vivo Fibra - Região 1 ou 2 ???

vivo-1-C-Wan-Service.png

vivo-2-C-WAN-service.png


por que isso acontece, alguma mudança de rota?
não entendo nada de VLAN ID, Igmp Proxy, Igmp Source
se alguem puder explicar..
 
Mais alguem ai teve um aumento na conta a partir do mes de Julho ?

Tenho um plano de 200mb que paraga $95.
A conta do mes de julho ja veio com um preço maior ($106). Achei que seria só algum bug e nao me importei, mas a conta desse mes agora veio novamente no mesmo valor.

Não sei se foi geral ou só aqui, sera que consigo voltar pro valor antigo ?
Eu pagava 79,99 por 300mb, recebi o em-mail informando sobre o aumento de R$ 14,00. Liguei na mesma hora para o setor de cancelamento e alteraram o valor para 89,99 e me deram degustação para 600mb.
 
Vivo Fibra - Região 1 ou 2 ???

vivo-1-C-Wan-Service.png

vivo-2-C-WAN-service.png


por que isso acontece, alguma mudança de rota?
não entendo nada de VLAN ID, Igmp Proxy, Igmp Source
se alguem puder explicar..

Efetivamente você quer saber qual configuração usar? O significado dos termos você consegue encontrar pela internet...

Região 1 = Estado de SP
Região 2 = Demais estados

Se a dúvida for diferente tente ser um pouco mais específico.
 
Efetivamente você quer saber qual configuração usar? O significado dos termos você consegue encontrar pela internet...

Região 1 = Estado de SP
Região 2 = Demais estados

Se a dúvida for diferente tente ser um pouco mais específico.
como faço para saber se minha conexao trafega nas rotas da antiga gvt ou telefonica?
 
como faço para saber se minha conexao trafega nas rotas da antiga gvt ou telefonica?
Traçando uma rota qualquer. Quem está em SP normalmente vê 'telesp' nos endereços reversos dos primeiros roteadores enquanto o pessoal de outros estados vê 'gvt', mas não é regra absoluta e também não costuma influenciar o tráfego até o destino.

Mas isso não tem relação direta com seu post anterior e vc ficará ainda mais confuso fazendo essas perguntas soltas então pergunto novamente: Qual é a sua dúvida real?
 
Traçando uma rota qualquer. Quem está em SP normalmente vê 'telesp' nos endereços reversos dos primeiros roteadores enquanto o pessoal de outros estados vê 'gvt', mas não é regra absoluta e também não costuma influenciar o tráfego até o destino.

Mas isso não tem relação direta com seu post anterior e vc ficará ainda mais confuso fazendo essas perguntas soltas então pergunto novamente: Qual é a sua dúvida real?
realmente apareceu "ip-dsl.telesp.net.br" nos primeiros saltos
é que antigamente eu usava gvt, e o ping pra servidores fora do brasil era melhor mais estavel. agora a atual vivo (telesp) tem uma ligeira maior latencia
essas primeiras rotas que a conexão passa (telesp), tem como a vivo trocar por linha de comando ou é algo que precisa de uma manobra fisica?
 
realmente apareceu "ip-dsl.telesp.net.br" nos primeiros saltos
é que antigamente eu usava gvt, e o ping pra servidores fora do brasil era melhor mais estavel. agora a atual vivo (telesp) tem uma ligeira maior latencia
essas primeiras rotas que a conexão passa (telesp), tem como a vivo trocar por linha de comando ou é algo que precisa de uma manobra fisica?
Suas perguntas provavelmente são para tentar saber se tem como voltar para a rota da GVT né?

Não.

Questão de rota é questão interna da operadora e é muito difícil (praticamente impossível) um usuário fazer a operadora mudar a rota. Só em casos de uma quantia enorme de reclamações, como teve a uns anos atrás com o caso da Twitch onde a rota da Vivo estava com defeito na Twitch.

Questão de milissegundos eles não se importam e não mexe.

Se você é de SP, utilizará a rota Telesp com a Região 1. Se for outros estados, a região 2. Essa divisão ocorre devido ao fato da Telefônica ter incorporado a estrutura da GVT (ASN, IP, etc), mas tirando os primeiros saltos (GVT) no final tudo vai para o ASN da Telefonica. A rota internacional, por exemplo, é a mesma. A diferença é praticamente até chegar ao IX SP, apenas.

Essa mudança de ping é natural, as rotas mudam, outras ficam mais congestionadas, a GVT pode ter melhor troca naquela epoca, não é estritamente algo sobre a região e não há nada que possa ser feito.
 
Eu pagava 79,99 por 300mb, recebi o em-mail informando sobre o aumento de R$ 14,00. Liguei na mesma hora para o setor de cancelamento e alteraram o valor para 89,99 e me deram degustação para 600mb.
Como foi sua conversa ? Ligou pedindo pra cancelar por causa do aumento e já ofereceram isso ?
Vou tentar o mesmo aqui, quero saber o que/ como falar com eles
 
Como foi sua conversa ? Ligou pedindo pra cancelar por causa do aumento e já ofereceram isso ?
Vou tentar o mesmo aqui, quero saber o que/ como falar com eles

Não existe forma correta, tem boa vontade do atendente e as vezes tem "promoção" para você. Não é 100% de certeza conseguir, tem vários exemplos deles nem se importar você pedir para cancelar e eles darem prosseguimento a solicitação.
 
Última edição:
Alguém sabe dizer se mudança para endereço onde a Vivo também está disponível mantém a oferta/acordo atual (pessoa física)? Como que funciona, tem que encerrar primeiro o contrato atual e então solicitar nova instalação, em um novo contrato?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais alguem ai teve um aumento na conta a partir do mes de Julho ?

Tenho um plano de 200mb que paraga $95.
A conta do mes de julho ja veio com um preço maior ($106). Achei que seria só algum bug e nao me importei, mas a conta desse mes agora veio novamente no mesmo valor.

Não sei se foi geral ou só aqui, sera que consigo voltar pro valor antigo ?

Foi geral esse aumento, a Vivo alega ser Nova Condição Comercial (NCC), que ocorre todo mês de julho, mesmo que ainda não tenha passado 12 meses desde o início da fidelidade. Na Oi também reajustava nesse mês, mesmo o início da vigência sendo em outubro.

Pelo que a atendente me falou, é um reajuste autorizado pela Anatel, que divulga o índice, e infelizmente parece que não tem escapatória. O que o povo costuma fazer é renovar fidelidade pelo valor antigo para não esquentar a cabeça. É o que fiz quando era cliente da Oi, só não fiz de novo esse ano com a Vivo porque pretendo voltar para a Oi caso permaneça no imóvel atual.
 
Última edição:
sobre essa questão do aumento dentro do período de fidelização, recebi um sms falando q minha conta ia subir 10,00 em setembro.... mas vou deixar quieto. Da mais dor de cabeça reclamar, perder tempo com isso, do q pagar os 10,00.... 94,00 pelos 600 mbps (degustação) me parece justo ainda....
 
Existe uma forma de fazer a rede 2.4ghz virar uma só realmente de 2.4, tem que entrar no setup pelo usuário support, lá na rede 5ghz tem 2 redes, sendo uma a real 2.4ghz e uma a de 5ghz mas com o ssid igual a de 2.4ghz, é só desativar essa "sub-rede", e a com o ssid que corresponde a de 5ghz continua separada. Segue em anexo o print das configurações como estão no meu askey (wl0 seria a 2.4ghz e wl1 a 5ghz)

Valeu pelo guia, consegui desativar essa rede 802.11n em 5GHz no Askey RTF8115VW. A interface é um pouco diferente do que a da ONT nos prints, mas a lógica é a mesma. Mas tem algum benefício real em fazer isso, tipo diminui interferência? Ou é só pra garantir que dispositivo antigos só de fato se conectem em uma rede de 802.11n de 2.4GHz?
 
sobre essa questão do aumento dentro do período de fidelização, recebi um sms falando q minha conta ia subir 10,00 em setembro.... mas vou deixar quieto. Da mais dor de cabeça reclamar, perder tempo com isso, do q pagar os 10,00.... 94,00 pelos 600 mbps (degustação) me parece justo ainda....
Eu recebi mas não aumentaram mas se subir não vou nem perder tempo ja reclamo direto no consumidor.gov.br
se me venderam 89.99 reais por 12 meses, então eles tem que cumprir oque prometeram. Ja pago o plano de celular pos pago também,
não da para ignorar esses simples aumentos.
 
Alguém sabe dizer se mudança para endereço onde a Vivo também está disponível mantém a oferta/acordo atual (pessoa física)? Como que funciona, tem que encerrar primeiro o contrato atual e então solicitar nova instalação, em um novo contrato?
Se há cobertura é só pedir a mudança de endereço, os demais itens devem -ou ao menos deveriam- permanecer inalterados.
 
Como foi sua conversa ? Ligou pedindo pra cancelar por causa do aumento e já ofereceram isso ?
Vou tentar o mesmo aqui, quero saber o que/ como falar com eles
Exatamente isso. Falei que recebi um e-mail com aumento e pedi para ver se tinha algo a oferecer. Todas as vezes que fiz isso sempre me ofereceram algo melhor.
 
Galera será que a vivo irá levar muito tempo pra alterar as velocidades dos planos ? visto que das grandes todas já possuem planos 1Gbps para consumidor residencial.

Abaixo um camparativo aqui da região, OI, TIM, CLARO, ALGAR todas já com planos 1Gbps

w5O6Fw7.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo