Barulho "TEC" vindo de dentro do gabinete ao rodar jogos

Salvatore182

Hungry Member
Registrado
Fala, galera! De boas?

Queria ver com vocês opiniões do que poderia ser esse barulho que vem de dentro do gabinete quando to jogando alguma coisa...na minha cabeça, me vem a fonte como mais provável, mas vai que seja outra coisa...

O que acontece é o seguinte:
Quando estou rodando um jogo (Atualmente Horizon Zero Dawn), o pc de vez em quando (dá para se dizer de uns 10 em 10 min) dá um "TEC" que vem de dentro do gabinete.
Detalhe: Esse barulho só dá quando o PC está rodando um jogo...em IDLE isso não acontece

Eu já descartei várias opções após alguns testes/upgrades no setup:
Cooler da CPU - fiz o upgrade do Cryorig H5 para o Fuma 2 e continua tendo o TEC
Gabinete - fiz o upgrade de um Sharkoon para o Carbide Spec 06 e continua tendo o TEC
Memória RAM - não faz sentido ser ela (pelo menos pra mim não hehe)

o que me vem a mente que ainda poderia causar isso, mas que é pouco provável:
Placa de vídeo - Talvez por estar "forçando" o slot? Mas acho pouco provável, visto que a placa está até com o suporte instalado para que não force mt o slot PCI
HDD - Já vi relatos em que o HDD causa uns barulhos, mas o meu HDD é utilizado apenas para armazenar arquivos aleatorios e o mesmo nem é utilizado quando o jogo está rodando, visto que tanto o S.O quanto o jogo estão em SSD.

Agora, o que ao meu ver, sobraria para causar o barulho:
Fonte - Pra mim é o que mais faz sentido estar causando esse "TEC" de vez em quando quando estou rodando jogos...Lembrando que em IDLE não tenho este barulho, é somente quando rodo algum jogo que vai exigir mais força do PC...mais uso da GPU, mais energia da fonte, etc.

O que vcs acham? Já passaram por algo parecido?
 
Última edição:
Para ter certeza de que não é o HD:
Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia > Editar Configurações do Plano > Alterar configurações de energia avançadas > Desligar o disco rígido após: 1 minuto.
Já que o S.O. e o jogo estão no SSD também tem a opção de usar por um tempo sem o HD e ver se o barulho persiste.
 
Eu testaria outra fonte também, talvez com a carga a fonte ative algum chaveamento e faça esse barulho.
 
Pode ser a Fan da GPU. Eu tive uma Gainward que fazia um TEC quando acelerava mais a Fan...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo