Não acho que isto seja um grande problema. Ok, o conjunto disto tudo (ausência no Steam, usar Origin, apenas 1 soldado e etc.) pode desanimar um pouco e tal, mas vamos ser sinceros, já era esperado que a EA iria forçar a utilização do Origin.
Quanto ao fato de utilizar o mesmo nick do Origin, acho que não vai ser tão ruim assim. Provavelmente vão implementar uma função para alterar o Origin ID ou algo do tipo. E quem atualmente joga algum Call of Duty (os mais novos), já deve estar acostumado com o fato de não poder recomeçar a "carreira" no multiplayer do zero. E pelo que vejo no BFBC2, muita gente briga para liberar os unlocks e chegar em level alto, duvido que alguém vai querer passar por isso tudo de novo só pela "emoção", tendo em vista que temos (ao menos no BFBC2) várias metas para poder cumprir, como adquirir as Gold Stars, Platinum Star das armas.
E referente a não ter no Steam... Bom, isso eu admito que senti falta. Porém, se eu jogar o Beta e achar o jogo bom, de repente compro ele direto pelo Origin ou versão box, mas não vou deixar de jogar apenas pelo fato de não ter no Steam. E olha que sou fanático por esta plataforma da Valve! Adoro e praticamente todos meus jogos são por lá.
Na minha opinião, acho que o pessoal poderia se revoltar e "desistir" do BF3 realmente se ele não tivesse servidores dedicados, houvesse cobrança de mensalidade, liberar armas com dinheiro real ou bobagens do tipo... Aí sim, a história seria diferente.
Mas claro, é minha opinião apenas.
