Seu post do início do fim também é totalmente subjetivo, baseado no que você gosta. Ou você tá baseando seus "fatos" em alguma crítica super especializada que com dados concretos que pegou todos esses jogos e numa análise de gráficos, jogabilidade, som, fluidez e chegou em uma nota 6~7?
Na minha visão a questão é toda de EXPECTATIVA x o que o jogo realmente ENTREGA. Quando anuncia um novo BF/CoD é criado um hype gigantesco em cima, e o que o jogo entrega? Mais do mesmo ou muitas vezes pior, e não preciso nem enumerar aqui, basta entrar em qualquer tópico e ver o que a comunidade pensa. Já esses jogos que você tem trauma é justamente o contrário, eu e muita gente vai jogar sem expectativa nenhuma, muitas vezes em uma free weekend da vida, feito por uma companhia indie que não tem 5% da bala das grandes desenvolvedoras, e você é surpreendido quando eles entregam muito mais do que se esperava. Alguns eu diria que gráfico é até nota 4, mas o som é nota 9, a jogabilidade é mais elaborada, e a fluidez é muito mais que correr segurando W e pulando igual um bola de praia atirando em qualquer coisa que vê pela frente. Fora outras coisas que vão muito além do que todo mundo olha (gráfico e jogabilidade). Eu como jogador de CS que só queria trocar tiro e ser top1 de frag nos FPS da vida, no Squad por exemplo a variedade comunicação (local, squad, líders, commanders), estratégia depois que você entende o jogo de verdade, os 100 players que até anos atrás eram novidade, tudo me abriu novas visões de como me divertir e me fisgou por uns bons anos.
E sim, isso tudo é prova de como estamos carentes de FPS realmente bons, mas também é prova de como os gamers atuais se iludem pelo hype, o "jogo do momento", aquele que tem mais gente jogando na Steam, que o streamer favorito pago pra fazer propaganda está jogando, e o real é deixado de lado, o que de fato o jogo entrega. Prova disso é como as companhias grandes fazem dinheiro com preorder, na primeira semana o jogo mais fail já é recorde de lucro porque a galera compra sonhos para depois se decepcionarem quando já é tarde demais, os gráficos ultra fodas que te força a fazer upgrade todo ano e a jogabilidade inovadora de rapel não foram suficientes para te fisgar no jogo por mais de 1 mês.