Bom, galera aqui costuma me zoar de 'mito', porque talvez eu sempre cito o lado competitivo dos jogos, que normalmente eu participo. Modéstia a parte eu sou cobra criada em FPS, sei quando o cara joga bem, quando tem potencial, visão de jogo, posicionamento, flexibilidade, etc. Jogador bom para mim é aquele que costuma pensar para jogar, e é flexível nas diversas situações.
O melhor jogo que já joguei até hoje para treinar PPL é o COD Promod. O promod alia a dinâmica e skill individual do CS com o teamplay, tática e posicionamento do COD2\4. Participei intensivamente da comunidade competitiva do COD durante 8 anos e já vi de tudo. Todo tipo de cheater, de jogador com potêncial, jogador mediano que podia treinar todo dia que não mudava o jeito de jogar, enfim.
Nunca apontei o dedo para ninguém sem provas e ultimamente estou mudando um pouco minha atitude. Não considero stats do BF3 uma prova mas sim uma indicação de que algo está fora do normal.
O caso do jogador que citei, é um caso peculiar. O garoto é amigo de um conhecido meu. Esse conhecido meu me falou que ele havia acabado de compar o BF3 e era muito noob. Aquele tipo de garoto que paga pau de youtubers estrelinhas que não jogam nada no "live", etc. Joguei várias partidas com esse player no mesmo squad, e, se me recordo bem, algumas vezes no TS\Skype. O garoto era tão ruim, desorientado e "imaturo" para o jogo que ele não conseguia manter-se vivo 1min se quer no jogo. Era do tipo de cara que estava tomando tiro e ficava girando em circulos procurando de onde vinha.
2 meses depois o garoto vira o
[email protected] do BF3, ultrapassa em quase o dobro o número de Kills que eu tinha quando tinhamos o mesmo tempo de jogo e ainda me surge com HK de sniper de 57 por cento. Pera lá né...
Outra coisa é que muitos acham que cheater é descarado, mas não. A maioria é aquele cara que usa cheat, macro, em modo "soft". Ou seja, ele obtém vantagem mas não se torna um Deus. Vantagem do tipo, "no recoil", ou então que a mira preferencialmente sempre estará acima do torso do boneco, ou seja, 60 por cento de chance de HS, dano aumentado, ou seja, várias formas de passar "despercebido" pelos mais inocentes.
O BF3 deveria ter o mesmo método de gravação de demos que tem no CS e no COD, aí sim, teríamos uma prova clara. Enquanto isso podemos apenas torcer para que o PB, o GGC, o CleanDOD e outros peguem os cheaters menos atualizados...
Eu jogo BF3 no mesmo estilo que jogava COD... foi como aprendi jogar FPS. Quando fui campeão BR de COD, fui treinado pela equipe campeã de CSS da nossa equipe na época. Inclusive, um dos CSS players compôs nossa line no futuro. Ou seja, jogo mais mapas infantry only, TDM, e etc... Mas também curto Conquest, principalmente jogar de Heli que eu me julgo um piloto acima da média.
Ou seja, já fui chamado de cheaters inúmeras vezes nesses modos de jogo infantry... já fui banido de servidores como ADA no BC2 senão me engano, alguns no BF3 e MOH 2010... sem provas nem nada... mas fazer o que né? Apesar disso, se me pegarem jogando Conquest vão ver que eu sangro para manter um KD acima de 1.3... isso porque eu rusho muito, saio atrás de frag e tento objetivar, ou seja, me exponho demais. O que quero dizer é que o BF3 é um FPS muito dinâmico e é quase impossível um jogador escalonar tanto sua skill num jogo tão dinâmico... o cara tem que ser BOM EM TUDO. Bom em veículos, bom em infantaria, bom em long range, em objetivar, em anti-vehicle... e sei lá... não vejo como um cara consegue manter um KD 60/2 numa partida quando antes ele mal conseguia 2 kills em um server de 1000tk 64 player.
É isso... abaixo segue o rage em cima de mim.