• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Biostar TA75A+ Llano forte ,vídeo,fotos e review

PcCI2iminal

Criminoso Registrado
Registrado
[video=youtube;CBRgXE_76Sg]http://www.youtube.com/watch?v=CBRgXE_76Sg[/video]​

Já fazem algumas semanas que a Biostar TA75A+ foi lançada, mas apenas agora surgiu a oportunidade de testá-la
A Biostar TA75A+ é uma placa-mãe soquete FM1 baseada no chipset AMD A75, com formato ATX, dois slots PCI Express x16 (16x+4x), um ótimo sistema de refrigeração ,com todos os capacitores sólidos japoneses e excelentes opções de overclock e com certeza não irão agradar apenas a comunidade overclocker ,mas também todos os iniciantes e curiosos.

Llano e FM1​
A nova APU de 32 nm (Accelerated Processing Units) ou Unidades de Processamento Acelerado que também é conhecido pelo codinome Llano foi originalmente desenvolvido para atender ao mercado de notebooks e também micros de mesa ,a APU é um processador da AMD que possue uma CPU , uma GPU e um chip ponte norte (incluindo um controlador de memória) na mesma pastilha de silício,este projeto também é conhecido como AMD Fusion.
Os processadores terão dois ou quatro núcleos de processamento, 4 MB de cache L2, controlador de memória DDR3 integrado,a GPU tem suporte gráfico DirectX 11 (série Radeon HD 6000) e o TDP de até 100 W.
A APU A-Series utiliza um novo tipo de soquete, que é chamado FM1,ele é menor que o atual AM3,por isso não são compátiveis entre si e nem poderiam pois para utilizar todo o seu potêncial é necessário o trabalhar em conjunto com o chipset A75.


Biostar TA75A+​
Ela é um placa grande ,no formato ATX (30.5x24.4cm),são quatro soquetes de memória DDR3-1866, dois slots PCI Express x16, seis portas SATA3, quatro portas USB3.0, áudio de oito canais, rede Gigabit Ethernet e saídas de vídeo HDMI, DVI e VGA.
Quanto a aparência a Biostar resolveu não inovar tanto assim,as cores padõres foram mantidas ,com a predominância do vermelho e branco contrastando com a tonalidade escura do seu pcb,eu particularmente gosto demais desta combinação de cores.
Os dissipadores (belos por sinal) agora vem cobertos por uma chapinha de metal ,onde nitidamente é possível ler as inscrições "Biostar" e ela fez questão de estampar o nome da empresa tanto no dissipador gigante do VRM quanto no menor que esta situado bem em cima do SB950 e irei deixar o meu palpite(mesmo sem ainda sequer ter ligado a máquina),eles são excelentes e irão manter o sistema muito bem refrigerado.]
Quando eu bati o olho na placa logo reparei que ela tem um erro no design,as travas do PCI-E estão na posição errada,quem tem uma VGA dual slot terá sérios problemas para fazer a remoção da placa,pois como vocês mesmo podem reparar ,a trava ficará bem embaixo do cooler da VGA ,onde o espaço é minimo,pois mal cabe um dedo.
Eu sei que não é o fim do mundo ,mas para quem troca de VGA com certa frequência ou gosta de fazer a manutenção regular irá entender o meu ponto de vista.
A distribuição das expansões foi muito bem balanceada ,lógico que o seu tamanho ajudou ,pois como ela é uma ATX,mas eu já vi muita ATX mal projetada,mas desta vez os espaços foram bem aproveitados,a distância entre os slots de expansão foram projetados de forma inteligente e mesmo que você opte por uma VGA dual slot ainda sobraria um slot PCI-e x1 e dois PCI.
Todas as portas SATA3 foram colocadas na posição 90 grau e desta maneira não poderão ser bloqueadas pela VGA e a Biostar TA75A+ oferece suporte RAID 0,1 e 10.
O áudio de 9 cabnais é gerado pelo Realtek ALC892 8-Channel HD Audio com suporte THX Estudio Pro ,são quatro saídas USB3.0,sendo duas delas soldadas no PCB e mais uma expansão. e quatro saídas USB2.0 localizadas na parte trazeira e mais três expansões.
A única Gigabit Ethernet é controlada por um chip Realtek RTL8111E - 10/100/1000 e são três saídas de vídeo sendo um HDMI,VGA e DVI.


  • Supported Socket FM1 processors AMD A-series/ E2-series processor
  • Supported AMD Mutil Core(x4,x2)
  • AMD 100W processor support
  • AMD A75 Chipset
  • 4 DIMM supported DDR3-2000(OC)/1866/1600/1333/1066
  • Supported SATA 6Gb/s 2X speed than current SATA 3G
  • AMD Dual Graphics Technology
  • Supported USB 3.0
  • BIOSTAR G.P.U ( Green Power Utility ) for green power saving your desktop

  • CPU SUPPORT
  • AMD A8 Processor
  • AMD A6 Processor
  • AMD A4 Processor
  • AMD E2 Processor
  • Maximum CPU TDP (Thermal Design Power) : 100Watt
  • MEMORY
  • Support Dual Channel DDR3 2000(OC)/1866/1600/1333/1066/800 MHz
  • 4 x DDR3 DIMM Memory Slot
  • Max. Supports up to 32GB Memory
  • EXPANSION SLOT
  • 2 x PCI Slots
  • 2 x PCI-E x1 2.0 Slot
  • 2 x PCI-E x16 2.0 Slot (x16 + x4)
  • STORAGE
  • 6 x SATA3 6Gb/s Connector
  • Support SATA RAID: 0,1,10
  • USB
  • 2 x USB 3.0 Port
  • 1 x USB 3.0 Header
  • 4 x USB 2.0 Port
  • 3 x USB 2.0 Header
  • GbE
  • Realtek RTL8111E - 10/100/1000 Controller
  • INTEGRATED VIDEO
  • By CPU model
  • Maximum resolution: VGA:1920x1600, DVI-D:1920x1200, HDMI:1920x1200
  • CODEC
  • Realtek ALC892 8-Channel HD Audio
  • REAR I/O
  • 1 x PS/2 Keyboard
  • 2 x USB 3.0 Port
  • 4 x USB 2.0 Port
  • 1 x HDMI Connector
  • 1 x DVI Connector
  • 1 x VGA Port
  • 1 x RJ-45 Port
  • 6 x Audio Connector
  • INTERNAL I/O
  • 1 x USB 3.0 Header
  • 3 x USB 2.0 Header
  • 6 x SATA3 6Gb/s Connector
  • 1 x Front Audio Header
  • 1 x Front Panel Header
  • 1 x S/PDIF-OUT Header
  • 1 x CPU FAN Header
  • 2 x System FAN Header
  • 1 x Serial Header
  • 1 x CIR Header
  • DIMENSION
  • ATX Form Factor Dimension: 30.5cm x 24.4cm ( W x L )
  • OS SUPPORT
  • Support Windows XP / Vista / 7
  • ACCESSORIES
  • 3 x SATA Cable
  • 1 x SATA Power Cable
  • 1 x I/O Shield
  • 1 x CD Driver
  • 1 x User Manual

FOTOS


1.JPG

2.JPG

3.JPG

4.JPG

5.JPG

6.JPG

7.JPG

8.JPG

9.JPG

10.JPG

11.JPG

12.JPG

13.JPG

14.JPG

15.JPG

16.JPG

17.JPG

18.JPG


UEFI BIOS
[video=youtube;NNkiNR4QV4k]http://www.youtube.com/watch?v=NNkiNR4QV4k[/video]​


Biostar Toverclocker

Atualmente ele é um dos aplicativos para overclock em tempo real mais versáteis que existem,ele surgiu na época do lançamento da Biostar TPower i55 e era uma reinvidicação do time de overclock da Biostar ,pois o anterior era muito bugado e geralmente travava assim que algum ajuste de frequência fosse alterado,era um sofrimento danado,tanto que os ajustes de clock eram feitos pelo SETFSB e as voltagens setadas diretamente na Bios,só que tinha um detalhe ,alguns ajustes não poderiam ser configurados para testes extremos,um deles era o VTT.
Eu irei explicar rapidamente o que ocorria e qual foi a solução.
Se você estivesse trabalhando no subzero(LN2 ou Gelo Seco) o sistema nem iria dar Post se a voltagem VTT estivesse acima de 1.3v ,o que convenhamos... era praticamente nada,foi nesta época que solicitamos ferramentas para overclock mais estáveis ,pois os ajustes deveriam ser feitos dentro do windows e em tempo real e os engenheiros da Biostar além de desenvolverem o Toverclocker, eles também nos presentearam com uma função que foi uma mão na roda ,O.M.G.
detalhes sobre o O.M.G.
http://www.biostar.com.tw/app/en/news/news.php?id=63
Durante o Post seria necessário apenas apertar a tecla F10 para ter acesso ao painel de controle do O.M.G.,depois bastaria setar a voltagem necessário e continuar o carregamento sem necessidade de reboot,que era o grande problema,pois após o reboot os sensores seriam resetados e a máquina não iria ligar.
A interface do Toverclocker pouco mudou,apenas foi extendido o suporte para outras plataformas ,inclusive o AMD e hoje ele esta tão estável que praticamente não existe um limite de frequência a ser setado,mas é lógico que os limites da cpu precisam ser respeitados

TOVERCLOCKER - interface e funções

Detalhes da CPU,tais como frequência,bclk,versão da Bios ,etc
1.jpg


Detalhes da memória tais como fabricantes,SPD
2.jpg


Opções de overclock - frequência
3.jpg


Opções de voltagem
4.jpg


Opção MODE,para ajuste automatico de overclock
5.jpg


Controle dos fans
6.jpg



Nova Bios Beta 0802

A nova Bios Beta 0802 agora esta bem melhor que a versão oficial anterior,agora é possível setar sem problema algum valores acima de 110MHz para a frequência bclk,os ajustes de latência agora também estão estáveis e não serão mais regravados erroneamente como ocorria na versão 0617,só que o multiplicador 1866 ainda apresenta o mesmo problema,se você por acaso usar este divisor as latências independente do que for setado serão reescritas para CL11 ou até CL12,isso dependendo do clock qu estiver,com certeza este divisor força o auto ajuste de latência e a Biostar prometeu uma nova Bios corrigindo este problema.

Bem simples,o que foi setado na bios agora esta em sincrônia com o que é mostrado na aba Memory do CPU-Z
mem%202200.jpg

Inclusive houve um aumento substancial na capacidade de overclock,agora é possível atingir o mesmo nível dos testes realizados em laboratório.
A primeira versão pública estava uma negação ,pois não era possível atingir mais do que 110MHz.


152mhz%20bclk.jpg


Resultados


Muita atenção ,os resultados obtidos pelo Criminal Cafe podem não ser idênticos aos outros testes que estão à disposição na web,pois cada site de review usa sua própria metodologia e principalmente nos testes referentes ao desempenho da controladora SATA ,pois alguns preferem usar discos mais lentos enquanto outros já preferem utilizar SSD,eu optei desta vez por um disco mecânico de 3Tera SATA3 da Western Digital ,todos os drivers foram atualizados para a versão mais atual,inclusive já estou usando o Catalyst 11/7.
O sistema utilizado foi o Windows Seven 64-bit SP1 e com todas as suas atualizações.
Os testes foram executados com o sistema em stock ou seja com clock default de 2900MHz,e as memórias com divisor 1600MHz,latência 6-6-6-29.
Para evitar que algum fator externo prejudicasse os resultados dos testes eu optei por rodar três vezes cada um deles,inclusive o longo teste PCmark Vantade,com tempo de duração de 1 hora e meia e dos três resultados obtidos de cada testes eu escolhi o segundo maior.



24.JPG

23.JPG

19.JPG

22.JPG



Desempenho da controladora nativa SATA3


Western Digital 3Tera SATA3

crystalmark.jpg

atto%20ok.jpg

sandra%201%20ok.jpg

sandra%202%20ok.jpg


Desempenho em games


Futuremark
3dvantage.jpg

3d11.jpg


Tecnologia Eyefinity

Será que é possível rodar Eyefinity com o vídeo integrado?
Sim ,o Llano tem suporte a tecnologia Eyefinity e não só é possível rodar como também os resultados foram supreendentes para um IGP
e inclusive o Llano roda jogos atuais em DX11,mas é lógico que não podemos exigir demais ou melhor,o termo correto seria "esperar" muita coisa de uma APU ,
pelo menos não com uma resolução tão absurda.


Eyefinity 3840x1200
[video=youtube;NmzfuFVOfsY]http://www.youtube.com/watch?v=NmzfuFVOfsY[/video]


Overclock


Depois de tudo o que eu mostrei a APU já pode ser considerada uma bela solução,principalmente para quem quer gastar pouco, porém ela pode se tornar ainda mais ágil se for overclockada.
Eu nem irei perder meu tempo tentando explicar o óbivo,confiram vocês mesmos o vídeo que eu fiz e vejam que é possível obter ganhos de até 20% em um jogo pesado como o Lost Planet2


default vs 1000MHz vs 1100MHz vs 1150MHz
[video=youtube;VozY7Sr2kqM]http://www.youtube.com/watch?v=VozY7Sr2kqM[/video]

Desempenho com uma placa high end

Se o desempenho em games da nova APU é mais do que satisfatório, o mesmo não podemos dizer quando usamos uma placa dedicada,pois o Llano não acrescenta nada em termos de processamento bruto,ou seja um Phenom neste caso seria muito mais indicado,ainda mais levando em conta as limitações do overclock,pois mesmo sendo um processador de 32nm ele não sobe tão bem quanto o Phenom2 e se for comparado com o Intel 32nm ai o abismo seria muito maior,neste teste espcifico eu utilizei a cpu com 3624MHz ,que é o maior clock estável nas condições que foram ministrados os testes ,ou seja com um bom air cooler e temperatura ambiente de 30c.

HIS HD6990
[video=youtube;6UzsAJg0cPg]http://www.youtube.com/watch?v=6UzsAJg0cPg[/video]


Desempenho Global

Futuremark
pcmark.jpg


link direto
http://3dmark.com/pcmv/459987



Frequência da CPU e Overclok

Como eu já havia citado anteriormente,a APU não sobe bem,isso mesmo sendo fabricada em 32nm.Levando em consideração o alto poder de overlcock do Phenom era de se esperar que o Llano fosse um canhão,mas não é e irei mais longe nas críticas,atualmente não existe nenhum Llano que atinja 4Ghz estável para uso diário e se alguém falar o contrário estará mentindo.
Experiências negativas não faltam ,principalmente quando as mudanças são drásticas como foi no caso do A64 ,o primeiro processador com controladora integrada e mais tarde com o Nehalem ,o primeiro Intel com controladora on die,em ambos os casos as primeiras revisões patinaram e feio no quesito overclock.
Mais tarde a Intel também trouxe uma drástica mudança e lançou a primeira cpu com vídeo integrado,o Clarkdale ,ele foi o primeiro dual core construído em 32nm ,mas contrariando a escrita ele foi uma referência em termos de overclock,tudo o que se esperava de uma processador de 32nm foi correspondido e nem memso o vídeo integrado atrapalhou,provavelmente o Clarkdale também foi um dos responsáveis pela expectativa criada em torno do Llano.
O Llano não gosta de voktagem ,pois ele esquenta com muita facilidade e se torna instável e o que é pior ,existem muitos relatos de usuários perdendo suas APUs por excesso de voltagem,então é preferível refriar ele da melhor forma possível e evitar ao máximo qualquer incremento na voltagem ,para quem entende um pouco de overclock sabe que se as condições térmicas forem favoráveis a frequência da cpu irá subir com mais facilidade.


Overclock , Consumo e Thermalssss

processando......
 
Última edição:
O meu próximo review será um comparativo entre a Biiostar TA75A+ vs ASUS F1A75-V Pro vs GA-A75-UD4H
espero que lhe ajude na escolha ;)
 
Gostei muito dessa mobo + proc., vou montar uma config. dessa pra minha noiva e outra pro meu pai.

O meu próximo review será um comparativo entre a Biiostar TA75A+ vs ASUS F1A75-V Pro vs GA-A75-UD4H
espero que lhe ajude na escolha ;)
 
Jessé eu já montei o meu HTPC baseado no Sandy


mas se por acaso o Llano fosse lançado na época que eu havia montado o meu mini combo,com certeza eu iria pensar seriamente em pegar um Llano..
que seria o meu primeiro AMD....depois de 8 anos ....
 
Criminal,vc sabe se a Biostar pretende lançar alguma placa no formato mini itx?
e mais uma dúvida ,a AMD deverá produzir processadores Llano Black Edition,será que eles serão melhores no overclock que a versão atual?

parabéns pelo review
 
Vi o primeiro video explicando a parceria com a BIOSTAR achei ótimo ate então vai facilitar ao o usuário a se informar com RMA (maior vilão dos usuários) , novidades e sugestões. Nota 10 pra vocês. Já estou em busca do Llano achei a venda do APU mas não achei da mobo ainda (vou continuar procurando). Quanto a matar a APU por excesso de voltagem não faço overclock mas serve de alerta para quem gosta :D valeu
 
Esse Llano é muito bom para usuarios menos exigentes mesmo, aposto que vai vender que nem agua. Se tiver que recomendar PCs para amigos e parentes, que só vão usar office, internet e joguinhos, acho que não tem melhor escolha. Claro, se o preço for bom também.
 
interessante mas confesso que esperava mais da cpu citada, pelo menos uns 4ghz em 95W pra ficar bem na foto
agora amd com arquitetura antiga de phenom II gravado em 32nm mas que mal passa de 3600Mhz não é uma boa não, vamos ver como se sai nas proximas revisões

agora pra montar um pc pra minha mãe por exemplo não pensaria duas vezes e pegaria o processador citado.
 
Muito bem feito o review parabens !!

mais deveria chegar mais longe no over por ser mais refinado que o phenom II mais nada que uma versão black edition nao resolva....:D
 
Criminal,vc sabe se a Biostar pretende lançar alguma placa no formato mini itx?
e mais uma dúvida ,a AMD deverá produzir processadores Llano Black Edition,será que eles serão melhores no overclock que a versão atual?

parabéns pelo review

atualmente a única ITX da Biostar que esta no catalogo é a TH61 ITX e não tenho nenhuma informação referente ao FM1,mas se a Biostar embarcar nessa ai seria o HTPC perfeito ;)

Vi o primeiro video explicando a parceria com a BIOSTAR achei ótimo ate então vai facilitar ao o usuário a se informar com RMA (maior vilão dos usuários) , novidades e sugestões. Nota 10 pra vocês. Já estou em busca do Llano achei a venda do APU mas não achei da mobo ainda (vou continuar procurando). Quanto a matar a APU por excesso de voltagem não faço overclock mas serve de alerta para quem gosta :D valeu

qualquer dúvida sobe os produtos ou serviços pode perguntar ;)


O Llano é um processador cheio de contradições,
por ser em 32nm ele deveria ser um canhão em over mas não é ,só que a controladora dele é um show a parte e as memórias sobem demias,mas atualmente é quase que descartável ,pois não adianta usar 2400Mhz de memória sendo que o processador estará "travado" em 3600MHz ,3700Mhz no máximo
mas para quem curte over vale pelo gostinho de poder atingir um clock que antes era uma exclusividade da Intel.

voltando ao over e também sobre os futuros lançamentos,nem mesmo a versão Black Edition irá resolver essa limitação,ele continuará "travado" em 3600-3700Mhz no ar e apenas facilitará a vida de quem faz overclock pelo multiplicador.
apenas haverá um aumento no poder de overclock se houver uma nova revisão do Llano,mas ai ele já cairá no esquecimento dos overclockers de plantão,pois teremos o bulldozer,
esse sim será o crime para over :D
enquanto o llano será o crime para HTPC e placas de vídeo low end :D
 
sei lá criminal, acredito que com a chegada dos ivy bridge em 22nm o crime seja no lado azul, aqui to com 36% de overclock diario, vejo usuarios com até 50% ou mais em 32nm, com um intel em 22nm acho teremos usuarios comuns com 50% de ganho e entusiastas com ganhos de até 70% sob o clock padrão, sei la, não vejo o bulldozer com bons olhos atualmente, mas venderá muito até a intel entrar nos 22nm
 
o Buldozer será o que o llano não é ,um veneno para over,mas mesmo com grande potêncial ele chega tarde ,pois a Intel já vendeu tanto Sandy Bridge que quem tem um dificilmente passará para o lado da AMD
e enquanto a AMD estréia o processo de 32nm a Intel já passando pro 22nm...sempre será assim
 
uma duvida!!! usando memoria 1333MHz pederia desempenho em relação a 1866 (suporte nativo da APU) ?
 
o que está matando pelo menos aqui é o preço das mobos, a mais em conta que achei foi R$390. Belo review e bela mobo essa biostar.
 
uma duvida!!! usando memoria 1333MHz pederia desempenho em relação a 1866 (suporte nativo da APU) ?

a APU usa a memória do sistema ,então haverá uma diferença sim no desempenho em jogos

o que está matando pelo menos aqui é o preço das mobos, a mais em conta que achei foi R$390. Belo review e bela mobo essa biostar.

acredito que esta Biostar que eu mostrei não deva custar mais do que R$350.00
 
Review monstro japa. Acho que quem perde com essa história de APU é a nVidia, um dos segmentos que ela mais lucra é o LOW/mainstream. As geforce 8400/8500/9400/9500 vendem muito até hoje. Com APUS esse mercado pode morrer e a nvidia não possui concorrentes para as APUS. Prevejo tempos difíceis se a nvidia não se atualizar.
 
um Llano básico pra HTPC com video acelerado gpu.....
perfect....
 
boa MB, tinha achado alguns dos seus videos por acaso no youtube a alguns dias, bem interessante... e bom review

mas o que me chama a atenção e negativamente é que o OC complicou em relação a AM3, não tanto como por bclk nos sandy bridges felizmente, mas...
agora um grande problema que vejo com essa MB e todas FM1 no mercado é que elas estão carregadas de recursos, mas dificilmente você precisa de tudo isso em uma plataforma como essa, com performance de CPU que já não é TÃO alta e para quem vai usar IGP, espero que o A55 chegue logo e corrija isso, essa plataforma precisa de MBs de baixo custo ao estilo H61 da Intel....

fora isso apesar de não ser uma maravilha a performance de CPU é boa, e do IGP muito bom, consumo em idle também pelo que vi, e é hora de popularizar DDR3 acima de 1600MHz também para aproveitar bem o IGP.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo