• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Bipe de placa mãe

Daniel Lemos

Member
Registrado
Recentemente troquei de placa mãe, fui de uma tuf b360m-plus gaming/br para uma Gigabyte z390 Gaming X. Ela funciona normalmente e felizmente corrigiu vários problemas que tive com a Tuf. Porém ao ligar o PC ela não bipa, da video e boot normal mas não bipa. É normal? Devo me preocupar?
 
Normalmente na BIOS das placas mãe, vc pode optar se deseja que ela emita o "bip" de inicialização, ou não.
No caso da Gigabyte, eu não achei essa opção no manual.

Aliás, na pagina 17, ele diz que deveria bipar pelo menos uma vez na inicialização.

O problema pode ser no próprio speaker, que pode estar mal encaixado no "Front Panel Header".

Depois me fale o que descobriu.
Valeu!
 
Normalmente na BIOS das placas mãe, vc pode optar se deseja que ela emita o "bip" de inicialização, ou não.
No caso da Gigabyte, eu não achei essa opção no manual.

Aliás, na pagina 17, ele diz que deveria bipar pelo menos uma vez na inicialização.

O problema pode ser no próprio speaker, que pode estar mal encaixado no "Front Panel Header".

Depois me fale o que descobriu.
Valeu!
Obrigado eu consegui aqui. Nem sabia da existência dessa pecinha kkk.

Se eu puder aproveitar o tópico, agora ela está dando 3 bipes juntos e rápidos e depois um bipe separado. Placas da gigabyte tem esse padrão?
 
O problema era o speaker mal encaixado mesmo?

Em relação aos 3 bips rápidos, pelo padrão da Gigabyte, seria um problema nas Memórias DRAM - Memory parity check error.

Veja se elas estão corretamente encaixadas nos slots certos.
Se vc tiver mais que um módulo de memória, eles devem estar divididos por canal, para funcionar em Dual Channel.

Canal A: DDR4_A1 e DDR4_A2
Canal B: DDR4_B1 e DDR4_B2
(página 10 do manual)

Acredito que o bip separado seja a da inicialização.
Mas vale a pena pesquisar se existe um outro padrão de bip, sendo 3 rápidos + 1 separado, que eu não encontrei.

Depois nos conte se deu certo.
Abraços.
 
O problema era o speaker mal encaixado mesmo?

Em relação aos 3 bips rápidos, pelo padrão da Gigabyte, seria um problema nas Memórias DRAM - Memory parity check error.

Veja se elas estão corretamente encaixadas nos slots certos.
Se vc tiver mais que um módulo de memória, eles devem estar divididos por canal, para funcionar em Dual Channel.

Canal A: DDR4_A1 e DDR4_A2
Canal B: DDR4_B1 e DDR4_B2
(página 10 do manual)

Acredito que o bip separado seja a da inicialização.
Mas vale a pena pesquisar se existe um outro padrão de bip, sendo 3 rápidos + 1 separado, que eu não encontrei.

Depois nos conte se deu certo.
Abraços.
Fiz oq disse, e eu reparei que são 4 bipes e depois de alguns segundos dá um bip sozinho. São tão curtos q quase não dá para perceber. Um detalhe é que minha placa mãe precisa de 8 + 4 pinos conectados na CPU e minha fonte esta ligada somente com os 8 necessários. O pc funciona normal, da video, rodo programas pesados, não tem problema nenhum com ele, só me preocupo com esses 4 bips. Gravei um breve video mostrando o que está acontecendo:


EDIT: sim era o speaker mesmo, foi só encaixa-lo que começou a bipar normalmente.
 
Essa informação é bem relevante (8 + 4 pinos).
Será que a sua fonte deveria fornecer a energia correspondente as pinos restantes?
Provavelmente no manual deve ter alguma informação a respeito.

Pelo site da Gigabyte, 4 beeps continua a ser problema na DRAM (basic memory 64K address check error).
Recomendo vc retirar completamente as memórias ram e recolocá-las, se certificando que elas estão bem encaixadas.
Depois entrar na BIOS ou nas Propriedades do Computador e ver se toda a memória RAM está realmente sendo reconhecida pelo sistema.

Ficamos no aguardo.
 
Essa informação é bem relevante (8 + 4 pinos).
Será que a sua fonte deveria fornecer a energia correspondente as pinos restantes?
Provavelmente no manual deve ter alguma informação a respeito.

Pelo site da Gigabyte, 4 beeps continua a ser problema na DRAM (basic memory 64K address check error).
Recomendo vc retirar completamente as memórias ram e recolocá-las, se certificando que elas estão bem encaixadas.
Depois entrar na BIOS ou nas Propriedades do Computador e ver se toda a memória RAM está realmente sendo reconhecida pelo sistema.

Ficamos no aguardo.

Fiz isso sim, retirei e recoloquei as memórias e fui na bios novamente verificar se ele reconhece as memórias e o sistema reconhece normalmente as memórias. Até mesmo troquei de encaixe e também reconhece (são dois módulos de 16gb da hyperX, operando em dual)
 
Muito estranho, esses bips, sendo que aparentemente tudo está normal.

O que eu sei, é que configurações da DRAM na BIOS podem acarretar em problemas desse tipo.
Por exemplo: algumas configurações erradas de consumo de energia das DRAMs podem levar a erros nos testes de inicialização.
Similar ao que está ocorrendo contigo. Mas no geral, não inicializa normalmente, voltando pra BIOS ou ficando tela preta.

Vc teria de ver essas configurações na BIOS, checando se tudo está de acordo.
Mas isso demanda muita pesquisa, pois terá saber como deve estar cada opção das configurações.
Meio complicado mesmo.

Lembrei tbm que teclas do teclado apertadas quando o PC inicializa, tbm dá bips contínuos.
Será que pode ser algum problema desse tipo?

Mas antes de tudo, tem que tirar a duvida dos pinos, pois pode ser deficiente alimentação da placa mãe.
Vou tentar dar uma olhada no manual.

Se descobrir qualquer novidade, nos informe.
Abraço.
 
Os quatro bips rápidos no começo normalmente são por usar uma placa de vídeo moderna (as RTX 3000) com a placa-mãe em modo CSM/Legacy. Nada com o que se preocupar. Se não quiser mais ouvir esses bips vai ter de trocar pra UEFI nativo/desligar o CSM (e reinstalar o Windows),
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo