concorrencia com wimax vai ter
a tva vai lançar wimax começo de 07 tambem aki em curitiba
agora e so esperar
segue texto abaixo
Convergência Digital :: 01/11/2006
A TVA e a Samsung Electronics assinaram nesta quarta-feira, 1o de novembro, o contrato comercial para implementar no Brasil o WiMAX versão 802.16-e, que permite portabilidade e mobilidade. Esta é a terceira etapa do acordo firmado entre as duas empresas em novembro de 2005. Os testes da infra-estrutura foram feitos em São Paulo, função da alta densidade populacional e das interferências radiofônicas da cidade.
Porém, após a conclusão da fase de projeto, a operadora de TV paga, adquirida pela Telefônica, decidiu lançar o serviço na capital paranaense, que lhe permitirá iniciar a operação ainda no primeiro semestre de 2007. A TVA também já opera na cidade oferecendo serviço de TV por Assinatura nas plataformas Cabo e MMDS.
Com o WiMAX, a TVA passa a oferecer também serviços de banda larga, cobrindo a área metropolitana da cidade.
O WiMAX, baseado no padrão IEEE 802.16-e, permite a comunicação móvel de dados em alta velocidade e sem fio, com capacidade de 3 Mbps por usuário, com mobilidade total de até 120 Km/h e pode ser usado nos padrões portátil e móvel. Além da plena mobilidade e acesso a internet sem fio, o WiMAX Móvel também oferece a vantagem do baixo custo na transmissão e recepção de dados, além do uso eficiente do espectro.
Os testes pré-comerciais provaram o funcionamento da tecnologia no ambiente densamente povoado, englobando questões relativas à qualidade e alcance do sinal, blindagem da transmissão a interferências, portabilidade e mobilidade.
A implementação do WiMAX vai permitir às escolas de Curitiba terem acesso ao Projeto Social Escola Modelo, desenvolvido em parceria com a Intel, e alinhado com os planos de inclusão digital do governo. As Escolas Modelo contam com acesso à banda larga e TV por Assinatura oferecidos pela TVA, conteúdo digital da Ática&Scipione e da Fundação Victor Civita e ainda de um guia de utilização desses conteúdos em sala de aula produzido pela Fundação Victor Civita.
A iniciativa prevê novas abordagens de capacitação e desenvolvimento das habilidades profissionais de professores para a utilização da tecnologia em sala de aula.