• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[ BSOD's ] Identificando os códigos de erro

galera to com um erro na tela azul, IRQL NOT LESS OR EQUALL, alguém ja viu isso.....
 
Esse erro deve esta relacionado algo no sistema do windows, reparando deve resolver.
 
galera to com um erro na tela azul, IRQL NOT LESS OR EQUALL, alguém ja viu isso.....
Fica de olho no overclock da memória, caso tenha.

Checa o sistema em busca de arquivos corruptos. Vai no prompt de comando e põe

sfc /scannow

Por via das dicas, roda o diagnóstico de memória, do Windows. Só buscar por memória ali no menu iniciar, deve ser um dos primeiros itens a aparecer. Tem que reiniciar, pra esse.
 
Não acho que seja memória e sim o sistema porque já tive o mesmo erro e reparando pele menos aqui resolveu.
 
Não acho que seja memória e sim o sistema porque já tive o mesmo erro e reparando pele menos aqui resolveu.
Um overclock de memória pode causar corrupção no Windows. É um ciclo possível. Então SE o usuário tem overclock na memória, vale olhar.

Existem erros imediatos, causam BSoD assim que você mexe em timings, não inicia, volta pro BIOS etc.

Mas existem também erros intermitentes, que podem causar mais dano do que aparentam.

O comando sfc /scannow vai checar se tem algo corrompido e corrigir o que der. Recuperar o Windows é mais chato, então não recomendaria como primeira ação.

E o erro aí pode ter se originado por outro motivo. Essa é a beleza e o inferno de ter um PC: muitas variáveis, muitas combinações diferentes de hardware e software em casa sistema.

Tela azul do Windows é mais um sinal do que um mapa.
 
Um overclock de memória pode causar corrupção no Windows. É um ciclo possível. Então SE o usuário tem overclock na memória, vale olhar.

Existem erros imediatos, causam BSoD assim que você mexe em timings, não inicia, volta pro BIOS etc.

Mas existem também erros intermitentes, que podem causar mais dano do que aparentam.

O comando sfc /scannow vai checar se tem algo corrompido e corrigir o que der. Recuperar o Windows é mais chato, então não recomendaria como primeira ação.

E o erro aí pode ter se originado por outro motivo. Essa é a beleza e o inferno de ter um PC: muitas variáveis, muitas combinações diferentes de hardware e software em casa sistema.

Tela azul do Windows é mais um sinal do que um mapa.
Concordo que tem vários fatores que podem ocorrer a tela azul, as vezes o erro não é no sistema e sim uma falha de overclock como voltagem a mais ou a menos,mas no meu sistema esse erro conseguir resolver nesse método que mencionei talvez para outro usuário com o mesmo erro não resolva, por isso que não temos 100% de certeza nesses códigos que aparecem.
 
Preciso de um help
To tendo problemas para finalizar meu OC...
Senti diferença no desempenho (melhoria) , nao deu erros no HWinfo e nem no memtest, porem durante a jogatina diaria, jogos estão dando crash ou PC ficando com tela preta (travado+preto) e luz de energia da placa de video acende e o rgb trava
Alguem tem noção oque pode ser? se preciso mando todas as info do OC
 
Preciso de um help
To tendo problemas para finalizar meu OC...
Senti diferença no desempenho (melhoria) , nao deu erros no HWinfo e nem no memtest, porem durante a jogatina diaria, jogos estão dando crash ou PC ficando com tela preta (travado+preto) e luz de energia da placa de video acende e o rgb trava
Alguem tem noção oque pode ser? se preciso mando todas as info do OC
Bem provável que seja muita ou pouca voltagem, fez OC na CPU e na GPU ?
 
Preciso de um help
To tendo problemas para finalizar meu OC...
Senti diferença no desempenho (melhoria) , nao deu erros no HWinfo e nem no memtest, porem durante a jogatina diaria, jogos estão dando crash ou PC ficando com tela preta (travado+preto) e luz de energia da placa de video acende e o rgb trava
Alguem tem noção oque pode ser? se preciso mando todas as info do OC
Quando o RGB trava, ele geralmente volta pro padrão por causa do crash.

Você pode tentar localizar o código erro no Visualizador de Eventos do Windows, pesquisar se tem algo que te ajude a delimitar o erro, especialmente o que tá indicado em Crítico, Error > BugCheck etc.

Se você fez overclock e o erro começou depois, é natural (e muita chance de correto) assumir que não está estável, não. Teste sintético é muito diferente de usabilidade normal.
O teste é uma base, pra você seguir pro uso cotidiano. Se passa no teste e trava usando o Chrome, jogando algo que você sempre joga, algo está errado.

Pode ser voltagem, se você travou, mas pode ser muito overclock no core, na RAM, se for CPU pode estar estávio nos cores mas não no uncore (cache) e por aí vai.

Inclusive, tem overclock ou até undervolt que parece estável num Time Spy da vida, mas quando você roda o jogo, ele em si não aceita bem a configuração, porque cada engine e programação vai se comportar diferentemente. Exemplo meu aqui é com o CONTROL, que é pesado em uso de RT. Quando rodo uma voltagem baixa, 0.725mV + core travado em 1860 MHz, ele trava. Tive que aumentar a voltagem pra ele aguentar o stress nos RT cores.
 
Acabei deixando muita coisa em aberto, o OC foi na memoria ram
Retirei todos os outros (CPU/GPU) para confirmar se tinha ligação, mas realmente ta ligado as memorias
Possuo 4x8GB
 
Acabei deixando muita coisa em aberto, o OC foi na memoria ram
Retirei todos os outros (CPU/GPU) para confirmar se tinha ligação, mas realmente ta ligado as memorias
Possuo 4x8GB
OC em memória é mais difícil do que GPU e CPU juntos! Dá ruim com frequência, sim. Meu overclock atual levei, sem brincadeira ou exagero, quase 2 meses (se não mais) pra estabilizar. Não tem muito a ver com capacidade, não.

Se continuar dando ruim mesmo você tendo voltado ao normal, dá aquele sagrado comando no prompt

sfc /scannow

Tem o diagnóstico de memória pelo Windows, também, mas esse faz num momento que você não estiver usando o PC, porque ele reinicia e demora um tanto.
 
Acabei deixando muita coisa em aberto, o OC foi na memoria ram
Retirei todos os outros (CPU/GPU) para confirmar se tinha ligação, mas realmente ta ligado as memorias
Possuo 4x8GB
Sinceramente tu tem boas memórias para fazer OC eu nem mexeria nelas e partia para CPU~GPU.
 
Vou aproveitar esse final de semana para fazer mudanças e testes
Sinceramente tu tem boas memórias para fazer OC eu nem mexeria nelas e partia para CPU~GPU.
Boas sim, porem XMP (3200) nao funciona, oque sempre acho estranho, segundo kit de memorias em que tenho esse problema ...
Esta tudo manual, principalmente clock
Só estou em duvida pois no DRAM Calc o CL fica 16 e estou usando 14, mas creio que meu problema esteja em TRC e CLK, pois são coisas que nem setando a placa aceita muito baixo
O mais engraçado, meus erros só ocorrem jogando LOL
 
Vou aproveitar esse final de semana para fazer mudanças e testes

Boas sim, porem XMP (3200) nao funciona, oque sempre acho estranho, segundo kit de memorias em que tenho esse problema ...
Esta tudo manual, principalmente clock
Só estou em duvida pois no DRAM Calc o CL fica 16 e estou usando 14, mas creio que meu problema esteja em TRC e CLK, pois são coisas que nem setando a placa aceita muito baixo
O mais engraçado, meus erros só ocorrem jogando LOL
Tu já tentou aumentar um pouco somente a voltagem no XMP ? Tenta aí que pode ser que resolva.
 
Tu já tentou aumentar um pouco somente a voltagem no XMP ? Tenta aí que pode ser que resolva.
Primeiro, faz bem descobrir qual o tipo de memória para daí aumentar voltagem, o pouco que seja. Melhor guia que eu conheço:

Sobre baixar pra CL pra 15, 14, cara, isso impacta nos timings no geral. Talvez sua memória até rode 15, 14, mas sem editar o restante dos timings, difícil.

Minha memória o XMP dela é 3600 MHz CL18. Eu rodo a 4000MHz CL16.
 
Sim cara mas as vezes pode ser falta de voltagem e não timings das memórias mesmo rodando no XMP.
 
Vou aproveitar esse final de semana para fazer mudanças e testes

Boas sim, porem XMP (3200) nao funciona, oque sempre acho estranho, segundo kit de memorias em que tenho esse problema ...
Esta tudo manual, principalmente clock
Só estou em duvida pois no DRAM Calc o CL fica 16 e estou usando 14, mas creio que meu problema esteja em TRC e CLK, pois são coisas que nem setando a placa aceita muito baixo
O mais engraçado, meus erros só ocorrem jogando LOL
Não é incomum ao se utilizar 4 pentes de ram o XMP não funcionar.

Muitas vezes um leve aumento na tensão da memória (Como o Cata sugeriu) já resolve seu problema.
 
Não é incomum ao se utilizar 4 pentes de ram o XMP não funcionar.

Muitas vezes um leve aumento na tensão da memória (Como o Cata sugeriu) já resolve seu problema.
@sid_brain acho que você perdeu o meu ponto. O que eu falei pro @zVilela foi checar através de um guia qual é o tipo de IC da memória dele (Micron, Samsung B-Die etc).

Se ele simplesmente aumentar voltagem sem saber qual é o limite da memória que ele tá usando, é arriscado.

E o que você disse sobre usar 2-4 pentes, super. Vai depender do tipo de memória dele. Se ele comprou 2 kits de 2x8GB, especialmente. O perfil XMP que veio ali considerar o uso de 2 slots.
E placas-mães diferentes tem comportamentos diferentes com 2 ou 4 slots ocupados etc.
 
Não é incomum ao se utilizar 4 pentes de ram o XMP não funcionar.

Muitas vezes um leve aumento na tensão da memória (Como o Cata sugeriu) já resolve seu problema.
Bem por aí Sid as vezes o cara fica mudando mudando o timing e não fica estável e com um pequeno aumento na voltagem já mata a xarada.
 
Bem por aí Sid as vezes o cara fica mudando mudando o timing e não fica estável e com um pequeno aumento na voltagem já mata a xarada.
Voltagem é um dos últimos passos de overclock em memória. E tem controlador integrado que é mais sensível a alteração de voltagem, outros são sensíveis com temperatura etc.

A dica é válida, mas não dar o contexto mais amplo, complica. Tunar memória não é fácil, não adianta muito tratar como tal.
 
Voltagem é um dos últimos passos de overclock em memória. E tem controlador integrado que é mais sensível a alteração de voltagem, outros são sensíveis com temperatura etc.

A dica é válida, mas não dar o contexto mais amplo, complica. Tunar memória não é fácil, não adianta muito tratar como tal.
Pode até ser um dos últimos passos para overclock nas memórias mas quando usei umas Platinum 3000Mhz ela só ficava estável com timings de fábrica com um acréscimo de voltagem mas cada chip se comporta de maneira diferente.
 
Bem por aí Sid as vezes o cara fica mudando mudando o timing e não fica estável e com um pequeno aumento na voltagem já mata a xarada.
Exato.

Já tive isso esse problema, ativei o XMP e subi 0.02 ou 0.03 (não me lembro exatamente) e problema resolvido.

4 anos com o PC e zero dor de cabeça
 
Exato.

Já tive isso esse problema, ativei o XMP e subi 0.02 ou 0.03 (não me lembro exatamente) e problema resolvido.

4 anos com o PC e zero dor de cabeça
Ta aí uma dica não só minha como sua que pode resolver muita dor de cabeça na hora de mexer nas memórias 😉
 
Hoje a noite eu vou postar algumas coisas aqui caso consigam me ajudar vou ficar muito grato
Pois quero deixar o PC 100% para amanha fazer stream do New World
Vou ver se consigo deixar rodando no CL 14 3466mhz, se nao vou tentar a parada do XMP + voltagem
Uma coisa que talvez seja a xarada, no Dram calculator, somente puxando os dados do XML, ele puxa o dado "manual" onde não aceita a opção fast, e o CL fica em 16


Edit - 13:50
Fiz uma alteração fixando as voltagem do VDDP no mais baixo junto ao VSOC ( minha placa nao tem muitas alternativas nesses locais e nunca vi ficar abaixo de 1.1v SOC )
Fiz alguns teste e resolvi mudar o ProcODT, e diferente de qualquer outra memoria que ja usei antes abaixou para 36.9 sem dar erros
Duvidas restantes , sera que vai ficar de boas? A taxa de read , write , copy e a lantencia estao boas?
Print Configs

Apresentou erro, alterei VDDP, e baixei para 3333mhz, se ficar estavel nisto ja estou satisfeito, cheguei no ponto que só quero jogar, ja q nada da certo
 
Última edição:
Hoje a noite eu vou postar algumas coisas aqui caso consigam me ajudar vou ficar muito grato
Pois quero deixar o PC 100% para amanha fazer stream do New World
Vou ver se consigo deixar rodando no CL 14 3466mhz, se nao vou tentar a parada do XMP + voltagem
Uma coisa que talvez seja a xarada, no Dram calculator, somente puxando os dados do XML, ele puxa o dado "manual" onde não aceita a opção fast, e o CL fica em 16


Edit - 13:50
Fiz uma alteração fixando as voltagem do VDDP no mais baixo junto ao VSOC ( minha placa nao tem muitas alternativas nesses locais e nunca vi ficar abaixo de 1.1v SOC )
Fiz alguns teste e resolvi mudar o ProcODT, e diferente de qualquer outra memoria que ja usei antes abaixou para 36.9 sem dar erros
Duvidas restantes , sera que vai ficar de boas? A taxa de read , write , copy e a lantencia estao boas?
Print Configs

Apresentou erro, alterei VDDP, e baixei para 3333mhz, se ficar estavel nisto ja estou satisfeito, cheguei no ponto que só quero jogar, ja q nada da certo
Se você só quer jogar ativa o XMP e acrescenta um pouco a voltagem e veja se fica estavel em jogos caso sim nem mexe mais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo