Cabo CAT5

Viencho

New Member
Registrado
É normal um cabo CAT5 passar mais de 100MB? O cabo que eu uso no meu notebook atualmente é CAT5 e consegue transferir mais que 100MB (as portas do router e do notebook são Gigabit) e isso que eu não consigo entender.
 
É normal um cabo CAT5 passar mais de 100MB? O cabo que eu uso no meu notebook atualmente é CAT5 e consegue transferir mais que 100MB (as portas do router e do notebook são Gigabit)
Cat5/5e é mais 'sensível' mas pode trafegar gigabit sem problemas, basta estar bem crimpado e não ser muito longo.

e isso que eu não consigo entender.
Normalmente temos tópicos de pessoas com cabos Cat6 (de má qualidade, mal crimpado, conector ruim, etc.) se queixando de não passar dos 100Mbps, sua dúvida é inédita :bem:
 
Cat5/5e é mais 'sensível' mas pode trafegar gigabit sem problemas, basta estar bem crimpado e não ser muito longo.


Normalmente temos tópicos de pessoas com cabos Cat6 (de má qualidade, mal crimpado, conector ruim, etc.) se queixando de não passar dos 100Mbps, sua dúvida é inédita :bem:
Há como se saber se a limitação é da qualidade do cabo e da execução do serviço (crimpagem etc) ou da categoria dele? Tenho um pc desktop aqui conectado via cabo e sequer há descrição da categoria no cabo (se é 5, 5e etc), mas a conexão via cabo fica limitada exatamente a 100 Mbps e não passa disso por nada nesse mundo. E isso vale para outros pontos de acesso via cabo no local. Não sei se seria viável passar os cabos tudo novamente e tava pensando se era mais fácil arranjar um bom adaptador wifi pro desktop e colocar um bom roteador dual band do lado do modem, já que ele fica quase colado no pc (uns 5 metros), mas local meio inacessível. LIgar o pc via cabo diretamente no roteador fora dos conduítes fica inviável pelo local que teria de passar...
 
Há como se saber se a limitação é da qualidade do cabo e da execução do serviço (crimpagem etc) ou da categoria dele?
Teoricamente, para manter uma conexão gigabit, todos os 8 fios precisam estar firmes e bem conectados nas duas pontas. É preciso também que não haja interferencia eletromagnetica entre os fios que degrade a conexão.
Com tudo isso dito, duas coisas podem limitar sua velocidade: Ou a crimpagem está mal feita, com mal contato com o fio de cobre; ou o RJ45 é de baixa qualidade e o contato não está bem encostado na porta do roteador/cliente; ou o cabo é tão longo que o crosstalk (interferencia) degrada a conexão.
O mais comum é que um dos 8 fios esteja com mal contato e quando isso acontece, a conexão deixa de ser gigabit e é fechada em 100mbps.
Uma conexão Wifi nunca terá comparação à um cabo de rede.
Antes de gastar com Wifi ou um cabo novo, caso nao tenha, eu pegaria emprestado com alguém um bom alicate de crimpar, um testador, compraria um bom par de conector RJ45 e refaria as cimpragens...
 
Há como se saber se a limitação é da qualidade do cabo e da execução do serviço (crimpagem etc) ou da categoria dele? Tenho um pc desktop aqui conectado via cabo e sequer há descrição da categoria no cabo (se é 5, 5e etc), mas a conexão via cabo fica limitada exatamente a 100 Mbps e não passa disso por nada nesse mundo. E isso vale para outros pontos de acesso via cabo no local. Não sei se seria viável passar os cabos tudo novamente e tava pensando se era mais fácil arranjar um bom adaptador wifi pro desktop e colocar um bom roteador dual band do lado do modem, já que ele fica quase colado no pc (uns 5 metros), mas local meio inacessível. LIgar o pc via cabo diretamente no roteador fora dos conduítes fica inviável pelo local que teria de passar...
Entre o PC e o roteador, há algum switch?
Se houver switch, ele é gigabit?

Esse cabo que você relata, ele é montado ou vem de fabrica?
Alguns cabos que vem de fabrica com router/switch, vinham com apenas 2 pares, não permitindo conexão gigabit.

Em distâncias curtas, a maioria dos casos de problema é na crimpagem.
Erro na ordem dos fios ou mesmo falta de contato em um deles.
 
Há como se saber se a limitação é da qualidade do cabo e da execução do serviço (crimpagem etc) ou da categoria dele? Tenho um pc desktop aqui conectado via cabo e sequer há descrição da categoria no cabo (se é 5, 5e etc), mas a conexão via cabo fica limitada exatamente a 100 Mbps e não passa disso por nada nesse mundo. E isso vale para outros pontos de acesso via cabo no local. Não sei se seria viável passar os cabos tudo novamente e tava pensando se era mais fácil arranjar um bom adaptador wifi pro desktop e colocar um bom roteador dual band do lado do modem, já que ele fica quase colado no pc (uns 5 metros), mas local meio inacessível. LIgar o pc via cabo diretamente no roteador fora dos conduítes fica inviável pelo local que teria de passar...
Seguindo o que os colegas falaram acima, há várias hipóteses para o problema que vão desde conectores até alguma eventual torção no cabo que pode ter rompido um ou mais fios internos.

Faltaram informações um pouco mais específicas sobre o seu cenário (qual o roteador atual, se todos os dispositivos são gigabit, se há switches pelo caminho, etc.), mas vamos lá:

Note que vc pode verificar a velocidade do 'link' entre o PC e o roteador/switch sem necessariamente rodar speedtest, basta ir nas configurações do adaptador de rede no Windows que irá aparecer lá, normalmente as velocidades mostradas ali são 100Mbps ou 1Gbps, ou seja, mesmo que sua conexão com a internet tenha uma velocidade intermediária não há meio termo.

Como você já tem cabos pela casa não faz muito sentido abandoná-los para usar Wi-Fi enquanto uma infinidade de pessoas gostaria de fazer justamente o caminho oposto para garantir velocidade e estabilidade, muitos não o fazem porque não tem como passar cabos de rede pela casa pelos motivos mais variados, normalmente preguiça ou por morar de aluguel.

Em seu lugar inicialmente eu tentaria refazer a crimpagem dos cabos, se não der certo outra alternativa é substituir os cabos por novos e neste caso dá pra usar os antigos como guia, isso pode facilitar as coisas e certamente vai custar menos que adaptadores e/ou roteador Wi-Fi novos, que podem não atingir a estabilidade/velocidade que vc deseja, causando bastante frustração.
 
Entre o PC e o roteador, há algum switch?
Se houver switch, ele é gigabit?

Esse cabo que você relata, ele é montado ou vem de fabrica?
Alguns cabos que vem de fabrica com router/switch, vinham com apenas 2 pares, não permitindo conexão gigabit.

Em distâncias curtas, a maioria dos casos de problema é na crimpagem.
Erro na ordem dos fios ou mesmo falta de contato em um deles.
Não, o cabo liga diretamente a tomada RJ45 ao modem/roteador pelo que vi. Não há switch ou qualquer aparelho entre eles.
Esse cabo foi adquirido em loja do setor e a crimpagem e montagem das tomadas foi feita por um eletricista, pelo que lembro.
A distância é relativamente curta nesse caso, com certeza não passa de 10 a 20 metros de cabo pela minha estimativa.
Pelo jeito, tenho que verificar essa questão da crimpagem e da montagem das tomadas. Às vezes o problema está aí. Devo começar pelo modem, para confirmar que ele tá entregando 100% da velocidade conectando direto nele. Daí tenho que ver a qualidade dessa montagem. Em realidade, da forma que entendo, os cabos aqui funcionam como extensão direta entre o ponto de acesso de rede (tomada RJ 45) e o modem. Agradeço pelas dicas. É como da imagem abaixo e o cabo sem nenhuma inscrição nele, todo azul:

cj_tomada_rj45_5e_blux_home_branca_4x2_10479_5_1566856443_1297_600x600.jpg

fe66144a6dc4969dd671df31906ec77c

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seguindo o que os colegas falaram acima, há várias hipóteses para o problema que vão desde conectores até alguma eventual torção no cabo que pode ter rompido um ou mais fios internos.

Faltaram informações um pouco mais específicas sobre o seu cenário (qual o roteador atual, se todos os dispositivos são gigabit, se há switches pelo caminho, etc.), mas vamos lá:

Note que vc pode verificar a velocidade do 'link' entre o PC e o roteador/switch sem necessariamente rodar speedtest, basta ir nas configurações do adaptador de rede no Windows que irá aparecer lá, normalmente as velocidades mostradas ali são 100Mbps ou 1Gbps, ou seja, mesmo que sua conexão com a internet tenha uma velocidade intermediária não há meio termo.

Como você já tem cabos pela casa não faz muito sentido abandoná-los para usar Wi-Fi enquanto uma infinidade de pessoas gostaria de fazer justamente o caminho oposto para garantir velocidade e estabilidade, muitos não o fazem porque não tem como passar cabos de rede pela casa pelos motivos mais variados, normalmente preguiça ou por morar de aluguel.

Em seu lugar inicialmente eu tentaria refazer a crimpagem dos cabos, se não der certo outra alternativa é substituir os cabos por novos e neste caso dá pra usar os antigos como guia, isso pode facilitar as coisas e certamente vai custar menos que adaptadores e/ou roteador Wi-Fi novos, que podem não atingir a estabilidade/velocidade que vc deseja, causando bastante frustração.

Fui em configuração do Windows e percebi que o cabo desse acesso deve estar ligado ao roteador, que é um TL-WR941HP, que por sua vez recebe o sinal do "modem" (um intelbras) e distribui o sinal wifi e via cabo para os aparelhos. Mas tem alguns cabos que estão ligados diretamente ao "modem" (Ont 142n). Talvez possa ser isso também, porque:

Portas Ethernet1x Porta WAN 10/100 Mbps
4x Portas LAN 10/100 Mbps

Terei que ver se a troca desse roteador por outro com portas gigabit pode resolver a situação. Valeu.
 
Última edição:
Não, o cabo liga diretamente a tomada RJ45 ao modem/roteador pelo que vi. Não há switch ou qualquer aparelho entre eles.
Esse cabo foi adquirido em loja do setor e a crimpagem e montagem das tomadas foi feita por um eletricista, pelo que lembro.
A distância é relativamente curta nesse caso, com certeza não passa de 10 a 20 metros de cabo pela minha estimativa.
Pelo jeito, tenho que verificar essa questão da crimpagem e da montagem das tomadas. Às vezes o problema está aí. Devo começar pelo modem, para confirmar que ele tá entregando 100% da velocidade conectando direto nele. Daí tenho que ver a qualidade dessa montagem. Em realidade, da forma que entendo, os cabos aqui funcionam como extensão direta entre o ponto de acesso de rede (tomada RJ 45) e o modem. Agradeço pelas dicas. É como da imagem abaixo e o cabo sem nenhuma inscrição nele, todo azul:

cj_tomada_rj45_5e_blux_home_branca_4x2_10479_5_1566856443_1297_600x600.jpg

fe66144a6dc4969dd671df31906ec77c

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Fui em configuração do Windows e percebi que o cabo desse acesso deve estar ligado ao roteador, que é um TL-WR941HP, que por sua vez recebe o sinal do "modem" (um intelbras) e distribui o sinal wifi e via cabo para os aparelhos. Mas tem alguns cabos que estão ligados diretamente ao "modem" (Ont 142n). Talvez possa ser isso também, porque:

Portas Ethernet1x Porta WAN 10/100 Mbps
4x Portas LAN 10/100 Mbps

Terei que ver se a troca desse roteador por outro com portas gigabit pode resolver a situação. Valeu.
Já tive bastante dissabor com essas tomadas RJ45 no passado mas acho que você mesmo já matou a charada pois provavelmente é o TP-Link que está limitando a conexão via cabo por ter portas 10/100, tudo que estiver conectado a ele fatalmente ficará com velocidade degradada, vale para dispositivos Wi-Fi também mas sabemos que neles isso não faz muita falta no dia a dia.

Dependendo da localização física dos equipamentos e da forma como eles estão configurados outra alternativa pode ser comprar um switch gigabit de 5 ou 8 portas e colocá-lo entre a ONT e o TP-Link (por exemplo) e plugar os equipamentos cabeados a ele, dessa forma você 'pula' a limitação das portas físicas do TP-Link e não precisa gastar em um roteador novo, até porque o Wi-Fi desse TL-WR941HP apesar de ser mais antigo deve te atender bem pois tem uma potência legal.

Se quiser retomar essa discussão futuramente crie um novo tópico ou use um dos fixos/dedicados no topo da seção, dessa forma não misturamos muito os assuntos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo