Cabo CAT5e - Limitando à 10Mbps (10MB)

Isac Gabriel

Active Member
Registrado
Olá pessoal, gostaria de esclarecer uma dúvida...
Para uso no trabalho observei que a conexão Wifi do meu roteador dava um atraso de ~4ms e oscilava bastante quando muita gente conectada.
Tendo isso em consideração, fui em uma loja aqui da região e peguei 15 metros de cabo CAT5e (vou passar na laje e descer por um conduíte separado).

Porém, na loja o vendedor me fez a observação de que o cabo dele era um utilizado em "CFTV", já achei estranho, mas ele garantiu que poderia ser usado sem problemas...

Ao chegar em casa, liguei o cabo no roteador e no meu computador, e pra minha surpresa ficou capado em 10MB pelo cabo.
Considerando que minha internet é de 100MB, realmente não fez sentido.

Será que é o cabo ou alguma configuração no roteador?
Desde já, agradeço!
 
Aconteceu o mesmo comigo, eu tenho uns 3 cabos CAT5e e um deles nao pega mais de 10 e o outro pega

nao soube ver o que estava fazedno diferença e estou meio com medo de ir lá comprar o qnto eu preciso aqui para realizar a conexão.


Na duvida, pagar o cat6
 
A crimpagem dos conectores foi feita na loja mesmo? Os pares de fios coloridos seguem a sequência correta nos terminais?

Pergunto isso pois passei por situação parecida com a sua lá no meu trabalho.

Pasme, contrataram "profissionais" para fazer uma reforma elétrica e o cabeamento estruturado para cerca de 20 pontos, apenas 5 atingiam mais que 10 Mbps, fui averiguar e notei que os "profissionais" não se preocuparam em obedecer a norma e fizeram a crimpagem dos cabos de qualquer jeito.

Sobrou pro amador aqui resolver o problema que os "profissionais" deixaram, cortei fora os conectores crimpados errados e refiz da maneira correta, além de mudar a disposição dos fios nas "tomadas" de rede.

Em resumo, seu problema pode ser por causa da maneira como montaram os conectores RJ45 desse cabo.
 
A crimpagem dos conectores foi feita na loja mesmo? Os pares de fios coloridos seguem a sequência correta nos terminais?

Pergunto isso pois passei por situação parecida com a sua lá no meu trabalho.

Pasme, contrataram "profissionais" para fazer uma reforma elétrica e o cabeamento estruturado para cerca de 20 pontos, apenas 5 atingiam mais que 10 Mbps, fui averiguar e notei que os "profissionais" não se preocuparam em obedecer a norma e fizeram a crimpagem dos cabos de qualquer jeito.

Sobrou pro amador aqui resolver o problema que os "profissionais" deixaram, cortei fora os conectores crimpados errados e refiz da maneira correta, além de mudar a disposição dos fios nas "tomadas" de rede.

Em resumo, seu problema pode ser por causa da maneira como montaram os conectores RJ45 desse cabo.
Sim, conforme você falou, foram eles que crimparam na hora.
Basicamente, eu compro o metro, e eles montam os conectores com base na metragem depois.

Vou tentar mandar uma foto mais tarde dos conectores, sinceramente não sei a ordem dos fios internos.
 
Sim, conforme você falou, foram eles que crimparam na hora.
Basicamente, eu compro o metro, e eles montam os conectores com base na metragem depois.

Vou tentar mandar uma foto mais tarde dos conectores, sinceramente não sei a ordem dos fios internos.

Para operar em 100Mb/s, precisa de apenas 04 condutores do cabo. Os pinos são 01,02,03 e 06 do RJ45, sendo que os pinos 01 e 02 são um par trançado e os pinos 03 e 06 são o outro.
 
É chatinho crimpar perfeito... Eu mesmo erro umas duas vezes kkk
 
Aparentemente, os dois lados estão crimpados na mesma sequência, mas não sei se está certo ou não.
A qualidade não está das melhores, pois não consegui focar bem.

01:


02:
 
Basta um destes fios estar rompido dentro do cabo pra não atingir a velocidade e o cabo que vendem hoje em dia é uma porcaria completa, o bom e blindado mesmo tá pra mais de 2 reais o metro.
 
cat5e tem limitações e a maioria são mal construidos.

vai de cat6 de boa qualidade que eles possuem blindagem, só ver que são mais grossos.
 
Se as duas pontas estão na mesma sequência a minha suspeita cai por terra.

Restaria verificar o cabo em um "testador" de cabos, mas a possibilidade do problema estar no cabo é menor.
 
vou passar na laje e descer por um conduíte separado
Alguma chance de vc ter feito força demais no cabo/conectores durante a passagem ou fez o teste antes? O ideal é que se passe apenas o cabo "limpo" e faça os conectores depois.

Ao chegar em casa, liguei o cabo no roteador e no meu computador, e pra minha surpresa ficou capado em 10MB pelo cabo.
Só pra ter certeza, você fez o teste analisando a velocidade de negociação do link (windows/linux) e não Speedtest, certo?

Basicamente, eu compro o metro, e eles montam os conectores com base na metragem depois.
Apesar de ser algo pontual (pelo que entendi), sugiro que você compre tudo separadamente e faça os conectores você mesmo.

Um alicate de crimpar meia boca e um testador de cabos simples são baratos e já servem pra tirar a duvida e ver se todos os pares do cabo estão ok.

Em tempo: Você mencionou a velocidade da internet mas não falou do roteador/provedor, há alguns que limitam a porta de seus equipamentos para usar para IPTV ou coisa do gênero, teste em mais de uma porta do roteador para ter certeza.

É chatinho crimpar perfeito... Eu mesmo erro umas duas vezes kkk
Já me bati com conector vagabundo, não dá pra buscar sempre o mais barato pois há diferenças neles que podem atrapalhar já na montagem.

Basta um destes fios estar rompido dentro do cabo pra não atingir a velocidade e o cabo que vendem hoje em dia é uma porcaria completa, o bom e blindado mesmo tá pra mais de 2 reais o metro.
Não só dentro do cabo como no conector também, eu já sofri com alicate ruim que não conseguia apertar os 8 pinos para 'furar' os fios de maneira correta, causando mal contato.

cat5e tem limitações e a maioria são mal construidos.

vai de cat6 de boa qualidade que eles possuem blindagem, só ver que são mais grossos.
Não vamos causar desinformação pois o fato de ser cat6 não minimiza a existência de cabos ruins também, da mesma forma que eles não são "à prova de crimpagem ruim".
 
Alguma chance de vc ter feito força demais no cabo/conectores durante a passagem ou fez o teste antes? O ideal é que se passe apenas o cabo "limpo" e faça os conectores depois.


Só pra ter certeza, você fez o teste analisando a velocidade de negociação do link (windows/linux) e não Speedtest, certo?


Apesar de ser algo pontual (pelo que entendi), sugiro que você compre tudo separadamente e faça os conectores você mesmo.

Um alicate de crimpar meia boca e um testador de cabos simples são baratos e já servem pra tirar a duvida e ver se todos os pares do cabo estão ok.

Em tempo: Você mencionou a velocidade da internet mas não falou do roteador/provedor, há alguns que limitam a porta de seus equipamentos para usar para IPTV ou coisa do gênero, teste em mais de uma porta do roteador para ter certeza.


Já me bati com conector vagabundo, não dá pra buscar sempre o mais barato pois há diferenças neles que podem atrapalhar já na montagem.


Não só dentro do cabo como no conector também, eu já sofri com alicate ruim que não conseguia apertar os 8 pinos para 'furar' os fios de maneira correta, causando mal contato.


Não vamos causar desinformação pois o fato de ser cat6 não minimiza a existência de cabos ruins também, da mesma forma que eles não são "à prova de crimpagem ruim".
Olá @neo666, então vamos lá:

Como não tenho essas ferramentas básicas, acabei fazendo no local que me vendeu o cabo e fizeram a crimpagem por conta deles.
Confesso que preciso investir nessas ferramentas se eu quiser me precaver e me livrar de possíveis problemas.

Para fins de mensurar a velocidade do link, usei o speedtest e um torrent com boas seeds. Além de um ping para o server do trabalho.
Você mencionou o "teste de velocidade de negociação do link", como posso fazer isso? Desculpe, mas sou leigo em alguns aspectos.

Por fim, mas importante: Roteador Mercusys MW305R (Acho que é segunda linha da TP-link, mas posso estar enganado, esse roteador é do provedor local).
Devido à mudanças recentes, um provedor maior acabou comprando o meu provedor, então segue o link do BGP: https://bgp.he.net/AS269062

Mas apesar disso tudo, venho atualizar a questão:
Como podem ver, eu criei o tópico ontem à noite, onde estava ocorrendo essa limitação do cabo.
Hoje pela manhã, logo após que tirei as fotos resolvi testar novamente o cabo, de forma idêntica ao de ontem à noite... e para minha surpresa o cabo está funcionando.
Sinceramente fiquei confuso, penso que pode ter sido algum mal encaixe ou talvez o próprio cabo esteja com algum mal contato.

Considerando isso, ainda gostaria de fazer o teste que mencionou acima, como posso realizar?
 
Você mencionou o "teste de velocidade de negociação do link", como posso fazer isso? Desculpe, mas sou leigo em alguns aspectos.
Então, se vc usar Windows é bem simples, no W10 fica ali ao lado do relógio (Configurações de Rede e internet -> Alterar Opções do Adaptador -> Ethernet).

Você abrirá uma tela como a abaixo onde é descrita a velocidade efetiva do link entre o PC e o roteador:

1581438857772.png


Salvo engano esse Mercusys tem portas de rede 10/100Mbps então na tela deverá estar 100Mbps.
 
Entendi, pra fins de finalização do tópico segue o teste:

Penso que era algum mal contato, realmente, pois até o momento está funcionando bem.
Agradeço a todos que ajudaram!
 
Imaginava que o cabo climpado errado nem conectava.
Tenho um alicate desses há mais de 10 anos, quando instalei minha primeira rede, com modem ADSL da Oi+ Switch de 8 portas, tudo via cabos.

Uso Cat 7, mas já testei os Cat 5e que tenho aqui e não existe diferença.
 
cat5e tem limitações e a maioria são mal construidos.

vai de cat6 de boa qualidade que eles possuem blindagem, só ver que são mais grossos.
Boa noite usa tópico pra tirar uma dúvida tenho 300megas no cabo CAT5e está chegando normal os 300megas mais a latência está alta em jogos ... Gostaria de saber sem trocar cabo pra cat6 esse latência melhor ou isso não enfluencia, obg
 
Boa noite usa tópico pra tirar uma dúvida tenho 300megas no cabo CAT5e está chegando normal os 300megas mais a latência está alta em jogos ... Gostaria de saber sem trocar cabo pra cat6 esse latência melhor ou isso não enfluencia, obg
nao vai muda absolutamente nada latencia com cat5 ou cat6
 
Boa tarde!

Aproveitando o tópico. Estou com um problema, resolvi aumentar minha internet de 100 para 300mega, porem mesmo minha placa sendo gigabit ele não passa de 94mega, utilizo cabo Cat5e. Ja testei com outro cabo e nada, ja atualizei driver e tmb nao resolveu. Alguem poderia me ajudar? Obrigado
 
Boa tarde!

Aproveitando o tópico. Estou com um problema, resolvi aumentar minha internet de 100 para 300mega, porem mesmo minha placa sendo gigabit ele não passa de 94mega, utilizo cabo Cat5e. Ja testei com outro cabo e nada, ja atualizei driver e tmb nao resolveu. Alguem poderia me ajudar? Obrigado
Qual é o roteador seu PC está ligado?
 
Boa tarde!

Aproveitando o tópico. Estou com um problema, resolvi aumentar minha internet de 100 para 300mega, porem mesmo minha placa sendo gigabit ele não passa de 94mega, utilizo cabo Cat5e. Ja testei com outro cabo e nada, ja atualizei driver e tmb nao resolveu. Alguem poderia me ajudar? Obrigado
O cabo tá saindo direto do modem pro Pc ou tem um roteador no meio? Já verificou se sua placa mae do Pc é gigabit?
 
Qual é o roteador seu PC está ligado?
Esta ligado no próprio roteador da VIVO. Marca MitraStar Modelo GPT-2731GN2A4P
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O cabo tá saindo direto do modem pro Pc ou tem um roteador no meio? Já verificou se sua placa mae do Pc é gigabit?
Sim, vai direto do roteador pro meu PC. Já verifiquei e vi que a placa mae é gigabit (modelo ASUS B85M-G).
 
Esta ligado no próprio roteador da VIVO. Marca MitraStar Modelo GPT-2731GN2A4P
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, vai direto do roteador pro meu PC. Já verifiquei e vi que a placa mae é gigabit (modelo ASUS B85M-G).
Já experimentou trocar o cabo? Reinstalar driver de rede?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo