[AJUDA] Cabo Displayport acendendo LEDs vermelhos do gabinete, mesmo com o PC fora da tomada?

TTechnology

Member
Registrado
Olá, semana passada eu comprei um segundo monitor igual ao meu primeiro (famoso Phillips 242v8a) para ficar com os 2 monitores iguais.

Eu também comprei um cabo Displayport da marca F3 (única que achei nas lojas físicas, eu vacilei em não colocar no carrinho da Kabum o maldito cabo kkk) pois minha placa de vídeo Gigabyte RX 5600XT Gaming OC só tem apenas 1 entrada HDMI, sendo que as outras 3 são somente Displayport.

Okay, tudo bem, tá tudo funcionando normal... Até que eu desliguei o PC.

Os LEDs vermelhos de tanto:
  • Meu cooler da CPU (MA620P), ligado na placa mãe.
  • Meus LEDs do gabinete (cooler e frontal), ambos estão ligados no controlador que veio com o gabinete.
  • Minha GPU (o GIGABYTE que fica na parte lateral, RBG minúsculo só pra dizer que tem).

Ficam ligados (e depende, as vezes o do gabinete não acende, outras a GPU não acende, assim vai) O cooler do CPU sempre acende.

Eu pensava que tinha algo haver com o monitor/filtro de linha, tanto que no vídeo que eu fiz foi quando descobri que tirando da tomada o monitor que o Displayport estava ligado os LEDs apagavam. Então comecei a fazer testes.

Meu resultado foi: é o cabo Displayport, eu tentei colocar o cabo até no monitor que sempre tive e o resultado deu positivo, se o PC está desligado e o Displayport está conectado (NÃO IMPORTANDO QUAL MONITOR SEJA, DESDE QUE ESTEJA ENERGIZADO) os LEDs vermelhos acenderão.

Até aí tudo bem, só LEDs vermelhos ligando (MESMO SE EU TIRAR MEU PC DA TOMADA/DESLIGAR A CHAVE DE FORÇA DA CPU) sim, preocupante, tem energia aí passando onde não deveria, mas ok. Até que 3 vezes meu PC simplesmente não ligou, eu tive que ficar apertando o power algumas vezes até funcionar, coisa que nunca aconteceu antes!!!!!!

Antes de usar esse monitor com cabo displayport eu usava um antigo Samsung Syncmaster de 2010 (19 polegadas, TN, mas o bichinho tinha 170º de angulo de visão, eu adorava ele, mas o tempo dele chegou ao fim) eu usava um cabo DVI com um adpatador Displayport. Nunca tive problemas. Foi só mudando para esse cabo novo aí que esse problema surgiu.

Vídeo:


Esqueminha meia boca explicando todo o caminho que a "energia" está passando para acender os LEDs:
mcnYRFn.png

Não sei se o meu Cooler do CPU acende por causa da placa mãe ou por causa da fonte.

Eu já tentei desativar o Erp (já vinha desativado, eu ativei e não mudou nada), mexi em outras paradas da BIOS (quando eu via que não mudava, eu voltava para como era), e agora estou com medo, isso calaramente não deveria acontecer... Ou é normal? Não achei nada disso na internet. O que devo fazer?

Specs:
  • CPU: Ryzen 5 1600AF em stock.
  • Cooler CPU: Cooler Master MA620P TUF Edition.
  • Placa mãe: Gigabyte B450M DS3H.
  • RAM: 2x 8GB Crucial Ballistix 2666MHz (OC para 2933MHz) CL16.
  • GPU: Gigabyte RX 5600XT Gaming OC em stock com BIOS "nova" (veio de fábrica).
  • Fonte: Cougar VTE 500w Bronze.
  • Gabinete: NOX Infinity Sigma (vem com um controlador para 4 fans + 4 LEDs) vem com um fan, o traseiro do vídeo.
  • 2x Fan Corsair AF140 branco (acho que se fossem RGB também brilhariam vermelho)
  • Teclado: Logitech G512 Carbon
  • Mouse: Logitech G300S
 
Boa noite amigo.
Acho que o pessoal não responde por preguiça de ler uma dúvida mais bem descrita. Hehehehe.

Eu não sei se vou poder te ajudar, ou se vc já achou a resposta.
Mas meu PC tbm fica com alguns LEDs acesos, mesmo quando está desligado, ou fora da tomada.
Pois alguns periféricos continuam ligados em fontes de força próprias e acabam alimentando minimamente o PC.
Nesse caso, quando eu tiro o PC da tomada, até o LED da fonte fica acesa (muito bizarro), e meu teclado sempre está com as luzes ligadas, mesmo com o PC desligado, e a única conexão ser o USB entre o teclado e o PC.
Lembrando que um LED precisa de pouca voltagem para acender, inclusive as vezes pode funcionar com voltagens bem mais baixas, mas mesmo assim apresentando claridade similar.
Pelo que eu sei, os LEDs não seriam "dimerizáveis" pela voltagem e sim pela corrente.

Mas meu PC nunca deu problema para iniciar por este motivo.
Será que não foi apenas uma coincidência e vc atribuiu o problema aos LEDs ficarem acesos?

Nos fale se conseguiu resolver o problema.
Forte abraço!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em tempo: lembrei sobre aterramento. No meu caso, onde tive que instalar meu PC o aterramento é deficiente, e acredito que isso ocasione ou "piore" a situação.
Qual é o seu caso? A tomada possui um aterramento adequado? Será que isso poderia estar influenciando?
 
Sinistro em....tem coisa muito errada ai, pc desligado da tomada não pode ter leds acesos na placa mae, placa de video ou no gabinete e etc...se isso ocorre e é por conta do cabo como vc afirmou já, experimente um outro modelo de cabo DP e veja o resultado, pois te garanto que dessa forma se ficar é iminência de problemas na certa afinal tem voltagem alimentando o circuito de forma reversa e isso pode levar sua placa de video pro brejo em primeiro lugar, jamais um cabo hdmi ou DP pode alimentar o circuito do PC, se isso ocorreu aí é mais uma prova de que hardware não é uma ciência exata como pregam, e que existem muitas bizarrices no mundo da eletrônica como eu sempre acreditei!
 
Isso é um problema do cabo displayport e se chama "backdrive".


Aconselho a trocá-lo o mais rápido possível por um cabo certificado e de qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sinistro em....tem coisa muito errada ai, pc desligado da tomada não pode ter leds acesos na placa mae, placa de video ou no gabinete e etc...se isso ocorre e é por conta do cabo como vc afirmou já, experimente um outro modelo de cabo DP e veja o resultado, pois te garanto que dessa forma se ficar é iminência de problemas na certa afinal tem voltagem alimentando o circuito de forma reversa e isso pode levar sua placa de video pro brejo em primeiro lugar, jamais um cabo hdmi ou DP pode alimentar o circuito do PC, se isso ocorreu aí é mais uma prova de que hardware não é uma ciência exata como pregam, e que existem muitas bizarrices no mundo da eletrônica como eu sempre acreditei!
Eletrônica é uma ciência exata sim, pode confiar, só é uma merda pra estudar :risos:
 
Isso é um problema do cabo displayport e se chama "backdrive".


Aconselho a trocá-lo o mais rápido possível por um cabo certificado e de qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eletrônica é uma ciência exata sim, pode confiar, só é uma merda pra estudar :risos:
por diversas vezes eu duvido dessa ciência exata!
 
Conforme o brother aí em cima falou, é um problema conhecido dos cabos DP.

Quando fui comprar o meu eu fiquei com maior medo de comprar um que tivesse esse problema, porém me indicaram um que vende da kabum, da marca 5+.

Esse é um cabo relativamente barato e tá funcionando tudo aqui sem nenhum problema.
 
Conforme o brother aí em cima falou, é um problema conhecido dos cabos DP.

Quando fui comprar o meu eu fiquei com maior medo de comprar um que tivesse esse problema, porém me indicaram um que vende da kabum, da marca 5+.

Esse é um cabo relativamente barato e tá funcionando tudo aqui sem nenhum problema.
Ontem eu recebi um cabo dp v1.2 da ugreen, que importei do ali, tinham me dito que ele não possui o pino 20 ativo, acho que é verdade. Até agora não notei nada de anormal, não vi nenhum led sinalizando tanto na vga ou na placa mãe.

Quando da esse problema, como é mais ou menos que o pc sinaliza esse erro? Qualquer led tanto da vga ou da placa mãe, ao desligar o pc irá ficar aceso?
 
Ontem eu recebi um cabo dp v1.2 da ugreen, que importei do ali, tinham me dito que ele não possui o pino 20 ativo, acho que é verdade. Até agora não notei nada de anormal, não vi nenhum led sinalizando tanto na vga ou na placa mãe.

Quando da esse problema, como é mais ou menos que o pc sinaliza esse erro? Qualquer led tanto da vga ou da placa mãe, ao desligar o pc irá ficar aceso?

Pelo que vi esse negócio do 20º pino ativado é coisa de fabricante porca, então essas marcas mais conhecidas e/ou mais novas é bem provável que não exista mais o problema.

Sobre os sintomas, eu não sei exatamente tudo que acontece, mas li que o pc fica com comportamento estranho, pode não dar vídeo, pode apresentar algum erro na mobo.

Questão do led acesso pode ser porque está passando energia no cabo (o que não deveria acontecer, 20º pino deve estar ativado).
 
Pelo que vi esse negócio do 20º pino ativado é coisa de fabricante porca, então essas marcas mais conhecidas e/ou mais novas é bem provável que não exista mais o problema.

Sobre os sintomas, eu não sei exatamente tudo que acontece, mas li que o pc fica com comportamento estranho, pode não dar vídeo, pode apresentar algum erro na mobo.

Questão do led acesso pode ser porque está passando energia no cabo (o que não deveria acontecer, 20º pino deve estar ativado).
Ah, entendi, então o da ugreen realmente vem com o pino 20 desativado, mesmo com o pc desligado, nada fica ativo nem na placa mãe ou vga, nem os fans ficam com led aceso, então deve está ok.

Usando ele até agora, funcionando normalmente, nenhum problema aparente, também já verifiquei se o cabo estava esquentando, está ok também a temperatura.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo