Prezados, seguinte, vou explicar tudo que já comentei aqui sobre Aeron/cadeiras, são minhas considerações finais, pois voltei à estaca zero. Não vou colocar imagens diretamente no meu post pra não ficar mais enorme do que já está, então basta visitar os links e clicar em cada um pra abrir em outra aba ou janela, façam isso pra ampliar:
- Bom, no meu quarto fora um PC que uso, eu mandei fazer uma mesa pro tablet, na verdade dois iPADs Pro 9.7 que tenho (um deles uso pra Apple Pencil), com essas medidas: 90 cm de comprimento, 32 de largura e 92 de altura. Fora isso mais uma madeira (pra evitar de cair tudo no chão, ao fundo), de 1 cm de espessura e os mesmos 90 de comprimento (é pregada atrás com uma furadeira). A altura da madeira que é colocada atrás é de 10 cm (4 ficam ocultos e mais 6).
Segue foto de tudo isso:
https://goo.gl/Fim8EP
A ideia é usar numa altura que fique ideal pra leitura, pois uma mesa normal fica boa pra colocar um monitor LCD, mas não um tablet num suporte, ficaria baixo pra ler. O mesmo quarto tem uma mesa maior que isso, pro PC.
Pensei em pegar uma cadeira que fosse ideal pro quarto, mas não uma qualquer. Antes de mais nada vale frisar que esse suporte em formato triângulo (além dele existe outro muito bom nos EUA, se chama TSTAND) até permite que eu coloque 3 travesseiros e leia na cama, mas claro que pra usar 2 tablets ao mesmo tempo ou até mesmo 1, não fica bom, ainda que eu não force o pescoço. Mesmo sentar na cama é ruim pra coluna. E mais: quando você fica deitado relaxa, também associando uma coisa à outra, e se o objetivo é estudar isso não é bom. A pessoa rende mais quando fica sentada, alerta, isso claro dando pausas e não sentado/olhando pra uma tela horas a fio.
Aí resolvi pesquisar as opções de cadeiras que existem por aí, e foram muitas informações escassas do que temos pra vender no Brasil. Quando decidi comprar a Aeron encontrei uma lista de representantes no site da Herman Miller e fui contactando um a um.
Os principais no Brasil são a Atec (RJ ou SP) e Novo Ambiente do RJ. Mas existem outros. O valor mais em conta que eu havia achado era 5700 e um frete de R$ 300. Resolvi fechar com a "Programa Office" de Fortaleza, e no mesmo dia que paguei os boletos recebi resposta da Koerich Corporativo sobre um valor já com frete de 5250. Corri pra cancelar, e fechei a compra. Nem acreditei, pois seria o valor já com frete. Todos os outros passavam valores maiores (na Novo Ambiente, 5890).
A empresa desde o começo se mostrou idônea, e respondeu os questionamentos por email e telefone. Porém, os problemas começaram com a transportadora JADLOG, e a encomenda viria de Curitiba pra Recife (muito longe, se pra SP/RJ são 2.000 km, pra lá são 3). Essa JADLOG se vocês pesquisarem por aí vão ler histórias de terror, acredito que sejam muito piores que os Correios.
A semana passada toda fiquei esperando, até porque aqui está sem o interfone, pedi pra que chamassem em voz alta no local ou ligassem no fixp. Enrolaram por dias até que essa semana foi entregue, em 31/7. Mandaram nota fiscal, tudo certo.
O modelo solicitado foi o mais completo. Esse:
* Tamanho B. Eu tenho: 1.70m, 65 kg, 32 anos. Ela vem em tamanhos A, B e C. É preciso consultar o distribuidor ou visitar esse link:
http://www.atec.com.br/produtos/aeron-chair
Pra descobrir a adequada.
* Tilt Limiter with Seat Angle Adjustment
* Fully Adjustable Arms
* Standard Armpads
* Adjustable PostureFit SL Support
* 2.5-inch Standard Carpet Casters
Todas essas especificações podem ser consultadas em:
http://store.hermanmiller.com/Products/Aeron-Chair
Bastando questionar o vendedor qual delas a cadeira virá. Como dá pra ver nesse link acima, quando você escolhe uma opção melhor de cada uma, o preço sobe.
As únicas ressalvas foram:
1) O tipo dos apoios de braço. Existem dois: de vinyl e de couro (leather). Porém se eu fosse pedir de couro em TODAS AS LOJAS isso acrescentaria + de 500 reais e levaria uns 90 dias pra chegar. Dispensei. A diferença entre os dois é que o de couro é mais confortável.
2) As rodinhas do meu são pra carpete. Existem aquelas pra piso de cerâmica e madeira, e o meu é de cerâmica, mas também não tinham (apesar da ATEC ter colocado a proposta mais cara com elas). Mas isso seria o de menos: tanto os apoios de braço como as rodinhas (casters) podem ser comprados de site estrangeiro.
A troca das rodinhas requer apenas que a pessoa segure as atuais e puxe (ou use uma ferramenta pra isso). Já os apoios de braço apenas precisaria desparafusar os atuais e instalar os novos.
Veio com a Aeron que comprei um manual explicando os ajustes de forma bem resumida (colorido), e um folheto de 1 página mostrando como montar.
http://postimg.org/gallery/31694q1wa/21b24d10/
Assim que a cadeira foi recebida eu já notei isso aqui:
https://postimg.org/image/6mzrcgj4p/
O acertado foi por ela nova/na caixa. Isso não é uma manchinha, deve estar raspado (só no plástico, não na tela/mesh).
Até aí eu ia relevar, apesar de ser sacanagem, pois comprar briga só por um detalhe estético eu não estava com vontade.
Antes de mais nada, é bom informar que a Koerich é listada na página de distribuidores/representantes da HM, e é única do estado do Paraná, junto com a Salvatti, que é dos mesmos donos. Antes de enviar a cadeira, a atendente da loja disse isso, e a NF veio no nome da Salvatti, pois eles que cuidam da logística. O endereço fica próximo, e pelo Google Maps vi que se trata de uma loja também de cadeiras mais caras.
Isso veio na caixa da JADLOG, vejam que de fato se tratou de uma cadeira importada:
https://goo.gl/3g42Ph
Etiqueta da transportadora informando que o peso foi de 25 kg:
http://i.imgur.com/whnXzLv.jpg
E embaixo da cadeira vem essa etiqueta:
http://i.imgur.com/HqgJtL6.jpg
Se eu jogar a referência AER2B23DWALPG1G1G1BBBK23103 no Google vou dar de cara com isso aqui:
https://goo.gl/tGfR5B
Exatamente a mesma que pedi. Referência de modelo do fabricante. E a Koerich como os outros cota em dólar.
Um ponto que achei curioso é que o folheto de 1 página fala pra montar o pistão na aranha (a base com as rodinhas) e depois os dois no assento. Porém quando abri a caixa notei que já estavam montados, sendo necessário apenas encaixar no assento.
E não achei na internet instruções sobre esse tipo de montagem, sendo que pra remasterizada eu já vi até mesmo gente que comprou com tudo 100% montado.
Vejam nesse vídeo:
Questionei a esse respeito porque montar a clássica era algo bem chato.
A "remasterizada" é a versão 2.0 da cadeira, que foi lançada somente em 2016, com algumas melhorias. A clássica/antiga foi descontinuada.
Acredito que existam duas versões pra remessa, uma semi-montada, e outra 100% montada.
Fora a questão da manchinha, eu notei de cara que esse mecanismo (da esquerda) estava assim:
Como dá pra ver aí, ele está torto. O da direita também (só que bem menos), ele ajusta entre a posição "digitador" e a normal, é pra alterar algo na reclinagem, enquanto que o da direita é pra controlar a tensão aplicada justamente nessa reclinação, assim, é pra você ir com mais ou menos facilidade pra trás.
Pesquisando na internet pela remasterizada eu percebo que só a minha cadeira tem os dois mecanismos tortos. O correto é pra ambos virem assim: --------- e não assim: )
Nesse vídeo do rapaz com camisa vermelha dá pra entender, e nesse aqui:
Reparem em toda a série de ajustes que meu modelo deveria permitir. Adiantem o vídeo acima pra 1 minuto e 35. Vejam que tem duas alavancas (essas da seta azul e verde):
No meu estava torto e você só conseguia colocar essa parte da seta vermelha pra cima. A da seta verde não movia de jeito nenhum. E como sei que era pra mover? Simples: em 1m55s no vídeo do Youtube mostrando os ajustes, a mulher consegue:
Até então eu não imaginava que teria vindo com defeito de fábrica. Só que o ajuste das costas (PostureFit) eu também achei que não estava exercendo, por menor que fosse, pressão nenhuma. Sem contar que pra girar a alavanca do PostureFit você precisa fazer mais força do que eu vi em outros vídeos.
Continuando: reclamei com a loja, e ela arranjou pra que no dia SEGUINTE técnicos de outra representante local (Villa Naro, de Recife - inclusive foi o primeiro lugar em que vi a Aeron pessoalmente, sentei e decidi comprar, dispensando as Cavaletti e outras mais baratas - só não fechei com eles porque percebi que ficaria mais caro e que talvez só tivessem pra semanas depois, e um modelo mais simples, não o mais completo. Sem contar que comprando pela internet eu teria direito a devolver, os 7 dias por desistência, do Código do Consumidor).
Quando os técnicos vieram aqui eu achei que iriam apenas tentar me convencer a continuar com a cadeira, e que no máximo iriam me explicar a usar de outro jeito, que eu teria que passar vídeos demonstrando que a minha estava diferente... e que não seriam especialistas.
Nada disso. De cara eles já constataram os defeitos. Tiraram fotos de tudo, até da caixa em que ela veio. Comentaram que ela deveria ter vindo com uma fita protetora, não apenas o durex que cobriu tudo, e que talvez tivesse sido já aberta. Lembram que estranhei a manchinha, e o folheto dizer pra montar o pistão na base/aranha, e o pistão já estar colocado?
Falaram que as fotos seriam enviadas pra HM e que dentro de semanas eu teria uma posição, que se fosse preciso a cadeira seria levada pra loja e que seria feito o reparo, e tudo sem custo algum (afinal, são 12 anos de garantia, certo?). Algo que questionei foi sobre levar pra assistência sem o pistão, pois pra colocar é fácil, já pra arrancar é difícil e às vezes requer que você martele. Sem problemas, levariam protegida em veículo próprio. E eu poderia jogar fora a caixa da JADLOG.
Ao mesmo tempo eu reclamei com a HM (que é de São Paulo), postei no Reclame Aqui, falei com a Villa Naro, demonstrei minha insatisfação. Obviamente em TODAS elas sempre sem intriga, apenas insatisfação normal.
A resposta que tive é que poderia levar até 60 dias (ou pelo menos algumas semanas) pra conclusão de tudo. Enquanto isso eu poderia continuar com a cadeira em casa.
Foi aí que de manhazinha passei um email pra Koerich e falei categoricamente que não aceitaria reparo algum, e sim uma dessas duas opções:
- Uma nova, zerada.
- O valor pago de volta.
Ou entraria na justiça se não houvesse acordo.
Qualquer um teria ficado fulo, afinal não foram 300, nem 1500, 3000... e sim 5250.
Aí ligaram pra mim no dia 2 e explicaram que não compensaria, que seria arriscado transportar outra pra cá... e ficou decidido que a Koerich devolveria todo o dinheiro, mediante retirada da Villa Naro da cadeira com defeito. No mesmo dia foi feito. E em questão de horas todos os R$ 5250 já estavam de volta na conta que informei, por meio de TED.
Eu inclusive gravei todas as conversas por telefone, e por elas dá pra ver que a garantia dada é de primeiro mundo. Não rolou stress algum, entenderam meu lado.
Eu expliquei isso no email:
Pelo CDC (art. 18) consta que "O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial."
As alternativas do § 1° são
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
Acho que não preciso me estender sobre o quão ruim seria pra mim perder mais um tempão sem poder usar plenamente a cadeira depois de todos os atrasos que tive.
E também a sensação de que seria sacanagem gastar uma nota e se contentar com algo que vai pro reparo logo de cara, não por uso contínuo ou mal uso. E não rolou mal uso, pois sou bem cuidadoso e não deixo ninguém entrar aqui no quarto, ou usar o que tenho.
Seria como comprar uma Ferrari e concordar em arrumá-la assim que você saisse da loja pra dar uma volta. Ora, é óbvio que aí qualquer pessoa devolveria, por mais paciente que fosse. Por melhor que ficasse o conserto ficaria a suspeita de que não estará em condições ideais.
Vocês pagariam tão caro por algo que fosse prometido lacrado e viesse aberto? Ou mandariam devolver? Afinal existe a suspeita de que foi usado. Ou que não está "zero km".
Na minha opinião não foi coisa do transporte, porque os dois mecanismos estavam fora do normal. O da esquerda segundo o técnico veio quebrado por dentro. O da direita até que funcionou, mas com dificuldade ele era acionado, pois não é pra estar torto.
E o PostureFit o técnico me mostrou sendo recolhido ao girar a alavanca (quem usa não consegue ver), mas esse giro é feito com dificuldade e não senti diferença (nas costas) quando experimentei. Pode haver algo minimamente errado nesse ponto também.
Seguem três videos que gravei só mostrando imagens da Aeron:
E fotos tiradas:
http://postimg.org/gallery/26khl1flo/6950f92a/
*****
Sobre a cadeira em si:
- Os apoios de braço permitem repousar os cotovelos sem qualquer incômodo, por menor que seja. Não é um plástico duro, apesar de não serem tão bons quanto couro são confortáveis. Vão pra frente/trás, lados e cima/baixo (pra esse último se destravar a alavanca). Achei muito bons.
- Em matéria de postura, pra mim a cadeira é fantástica e acredito que poucas devem se igualar nesse ponto. Quando você senta realmente percebe que não tem como ela te incomodar.
- No entanto, o que matou a Aeron pra mim, e fico até feliz dela ter vindo com esses problemas técnicos (pois se não tivesse vindo eu talvez poderia ter ficado), pois quando você experimenta não percebe na hora, é o tal do assento em mesh. Pode até ser que a parte das costas também incomode por isso, mas nada pra mim foi pior que o incômodo que senti nas coxas com esse tipo de material.
Eu encontrei uma empresa que vende um assento em couro na medida, e pra Aeron B, nesse site:
https://u-fo.com/collections/monterey-saddle/products/monterey-saddle-black-1
http://design-milk.com/can-the-aeron-chair-be-improved-u-fo-saddle-collection/
Inclusive eu cheguei a pagar por cartão (ia mandar entregar num redirecionador, nos EUA, e de lá pro BRASIL), mas como a Koerich não quis me mandar uma Aeron nova, cancelei igualmente e ainda está pra entrar o estorno. São mais de 700 reais pra ainda serem estornados. Até falei com o admin desse site hoje, e a empresa Shopify, e daqui a alguns dias deve acusar na minha conta.
Só por esse acessório vc paga a bagatela de 220 dólares (fora frete pra mandar pro Brasil, fora impostos, se resolverem taxar). Tem até umas alternativas similares por aí, mas acho que essa deve ser a melhor.
Como eu teria que comprar a Aeron de novo e não estava a fim de sair dos 5250 pra pelo menos 6000, e ainda teria que gastar quase R$ 1 mil com esse assento, desisti de tudo DE VEZ.
Aí não, pô. Já chega.
Você resolve um problema com a Aeron, que é a sua postura (ela de fato ajeita seu corpo nesse sentido), mas cria outro, com esse mesh.
Cadeiras em mesh ou são muito macias (caso da Aeron, e outras TOP) ou duras. Você senta na Aeron e a sensação é que está afundando um pouco. Pelo que pesquisei o problema é que seu peso não fica distribuido em todo o assento, ele meio que pressiona o cóccix e aí você vai querer sair depois de um tempinho.
No caso da Aeron (e falando nisso, a versão 2.0 da Mirra, outra cadeira da Herman Miller, é bem mais criticada, falam que é um plástico duro) e da Ergohuman o assento é do tipo soft/macio, e não duro (que é bem mais desconfortável), só que mesmo assim esse problema continua ocorrendo, e não dá pra ficar sentado horas a fio MESMO.
Existem cadeiras que misturam assento em couro (ou vinyl) e costas em mesh.
Vejam como elas são:
https://www.btod.com/BTOD-100MC.php
https://www.btod.com/VAL-MG9982.php
https://www.btod.com/hum-liberty-task-qs
Outras desvantagens de mesh: irrita a pele e não é bom pra alguns tecidos de roupas. A minha eu tenho certeza que se irritou minimamente com a Aeron.
Durante o tempo que ela esteve aqui eu senti um mal estar (não muito, mas senti) nas coxas.
Pessoas que tem alergia a materiais como polipropileno, polietileno, nylon e PVC não devem usar esse tipo de cadeira. Parece que seda é um tecido que pode ser estragado por esse tipo de revestimento (e outros materiais leves também).
Mesh é algo ruim de limpar e que emporcalha mais fácil. E jamais você pode usar objetos no bolso ou em volta dele, que de alguma forma danifiquem a tela.
Um ponto positivo é que respiram melhor. Mas isso só compensaria se você trabalhasse num escritório em que o ambiente é muito quente. Logo, é uma vantagem ínfima.
Cadeiras com assento em mesh não são acolchoadas. Quando elas vêm em couro, ao sentar a pessoa não entra em contato direto com o material principal, logo repousamos de maneira uniforme no assento inteiro. Já em mesh, suas pernas, traseiro, costas e ombros entram em contato direto com a construção da cadeira e isso é desconfortável.
Aí vocês perguntam: a Aeron ficaria perfeita com um assento de couro desses? Talvez. Mas eu não estou a fim de descobrir, e acho que por melhor que fique não é algo aceitável (a menos que fosse adicionada e por um valor razoável dentro das configurações da cadeira), não somente pelo alto custo, mas porque já era pra ela vir de maneira diferente de fábrica.
A sensação que eu tive, e isso com MINUTOS (e não horas) de uso é que ela SIM pressiona minha coxa, de alguma forma causando má circulação nas pernas.
Vou até destacar essa parte de um dos vídeos que upei:
O incômodo que eu sinto é mais ou menos aí. E não no final da cadeira. Essa parte final na Aeron não é reta. Aquele assento em couro da U-fo.com se propõe a resolver isso e como dá pra ver nessa outra imagem, ele é mais pronunciado nessa parte também:
Eles vendem um apoio lombar além do assento, mas não deve servir na nova Aeron, e sim na clássica, ou só se você retirar o PostureFit/apoio lombar que veio na Aeron.
******
Conclusões:
- Só compre uma cadeira pela internet sem conferir pessoalmente se estiver preparado pra devolver dentro dos 7 dias. Apenas cheque se a loja aceitará isso sem cobrar o frete. O que é difícil, pois como mostrei aí, o envio é caro pra cara...
- Só compre pela internet se souber montar, caso isso seja necessário (e é bem provável que você precise). E é algo que não arrisco fazer (porque se fizer algo errado e danificar, a culpa será minha, podem ver que as lojas lavam as mãos nesse ponto), e também há sempre a possibilidade do manual não ajudar, obrigando você a pagar um terceiro pelo serviço, que pode não ficar ideal.
- Esteja preparado pra transportadora (caso compre pela internet) fazer alguma presepada com sua encomenda. Nesse caso a responsabilidade é da loja, claro, mesmo que essa última não tenha culpa (leiam o CDC).
- Só compre retirando de loja física se realmente gostou e não pretende devolver. Lembre-se que o comerciante não é obrigado a isso. Apenas se houver algum vício, mas daí a devolver o dinheiro e o produto, não. Só se ele quiser (e a troca também). A lei diz apenas venda fora do estabelecimento.
- Não acredite que sentando 2 minutos numa cadeira você saberá se ela serve ou não. É que nem colchão, esse último creio que só se pode dar uma opinião certeira depois de algumas noites dormidas. Por isso que não vale a pena comprar de loja física. Loja você só vai pra superficialmente observar os modelos. Pesquise por aquelas que vendem móveis na sua cidade, e vá em shoppings também.
- Não confie na opinião dos outros, e sim na sua depois de um test-drive, fora pesquisar mais opiniões negativas que positivas. A Aeron é tida como melhor cadeira do mundo, apareceu em produções famosas, é usada por muitos estúdios (exemplo: telejornais da Globo) mas eu mostrei aí que meu corpo não gostou do mesh (detalhe: eu sento apenas com um short curto, a parte que entra em contato com o mesh é exposta), apesar de eu ter achado que nela a postura fica excelente, que reclina muito bem (não deu pra verificar muito essa parte, afinal veio com defeito).
Não é que o material do assento em mesh seja duro, e a sensação seja ruim imediatamente após sentar, é que com o tempo você começa a sentir um desconforto e não sabe de onde ele veio.
Talvez a Herman Miller tenha alguma cadeira que seja melhor (ou até mesmo ideal) pra mim. A questão é que não estou mais disposto a pagar milhares de $ por outra deles, mesmo que tenha assento em couro, e não em mesh.
E olhem que antes de comprar qualquer coisa eu já não me interessava por mesh. Depois é que eu descobri o porquê.
Se é assim, eu vou procurar um modelo nacional mais barato, que sirva pra mim. Antes da Aeron eu estava cogitando pegar uma Cavaletti. Bem, voltarei a pesquisar as opções que tem por aí.