Câmera ou um flagship?

Onde? Tenho uma cybershot de 2013 que há muito tempo toma pau dos meus smartphones em todas as condições.
Qual seu Smart? Tire foto com ele em condições de iluminação precária e compare os flash. Em ambiente claro até Smart de 600 reais tiram boas fotos. Quero vê sem luz. Ae as Cybershot humilham qualquer iPhone 12, mate 40 pro, mi 10 ultra... Smartphone ainda não consegue entregar excelente qualidade em foto.
 
Qual seu Smart? Tire foto com ele em condições de iluminação precária e compare os flash. Em ambiente claro até Smart de 600 reais tiram boas fotos. Quero vê sem luz. Ae as Cybershot humilham qualquer iPhone 12, mate 40 pro, mi 10 ultra... Smartphone ainda não consegue entregar excelente qualidade em foto.

Mas é justamente em fotos escuras que meu Galaxy S7 edge, depois meu Note 9 e finalmente meu iPhone 11 estupram minha Cybershot de 2013...
 
Nem me lembrava desse tópico e fui bem ativo nele rs.

Pessoal, minhas opiniões da época quando eu tinha uma Nikon P900 estão na página passada pra quem interessar.

Mas eu tô completamente desatualizado do ramo de câmeras compactas e vi que tem uma Sony bem bacana.

Estou pensando se compensa gastar R$ 2500 e trocar meu S20 FE por um S21 Ultra e a única razão pra essa troca seria câmera.

Mas vi uma compacta da Sony, a Wx350 e me pareceu uma baita câmera compacta que é prática o suficiente pra eu levar no bolso como um celular. Câmeras grandes, tipo super zoom, semi profissional, DSLR ou mirror less não me interessam porque sei que irão ficar a maior parte do tempo guardadas.

O que vcs acham dessa Wx350 da Sony? Ganha de um S21 Ultra? Creio que sim, mas quero a opinião do pessoal.

Única coisa que achei meio fraca é a parte da filmagem, mas fotografia importa muito mais pra mim.
 
Nem me lembrava desse tópico e fui bem ativo nele rs.

Pessoal, minhas opiniões da época quando eu tinha uma Nikon P900 estão na página passada pra quem interessar.

Mas eu tô completamente desatualizado do ramo de câmeras compactas e vi que tem uma Sony bem bacana.

Estou pensando se compensa gastar R$ 2500 e trocar meu S20 FE por um S21 Ultra e a única razão pra essa troca seria câmera.

Mas vi uma compacta da Sony, a Wx350 e me pareceu uma baita câmera compacta que é prática o suficiente pra eu levar no bolso como um celular. Câmeras grandes, tipo super zoom, semi profissional, DSLR ou mirror less não me interessam porque sei que irão ficar a maior parte do tempo guardadas.

O que vcs acham dessa Wx350 da Sony? Ganha de um S21 Ultra? Creio que sim, mas quero a opinião do pessoal.

Única coisa que achei meio fraca é a parte da filmagem, mas fotografia importa muito mais pra mim.

Eu tenho um S20 FE e uma Panasonic GX85 M4/3. Já tive uma super zoom da panasonic (FZ35), gostava bastante dela, foi minha primeira câmera "Manual" e com qualidade aceitável. Depois disso comprei um GH2 com o qual usei por muitos anos.

Eu comprei o S20 pela câmera mas fiquei desapontado com a qualidade (em relação ao que esperava de salto de qualidade contra o meu celular anterior, o S7). Smartphones ainda têm muito oversharpening e redução de ruído agressiva que não pode ser tunada, focando a qualidade pra redes sociais em baixa resolução, e o segundo problema é a lente pequena. Antigamnete os sensores eram muito pequenos (1/2.7 ou 1/3 polegadas) resolveram aumentar, mas as lentes começaram a não dar conta, mesmo em raw tem muito blooming e bordas sem nitidez. Por isso os smartphones atuais estão vindo com lentes cada vez maiores.

Tenho usado pouco minha GX85, mas em viagens e eventos especiais não acho o Smartphone adequado, nem tirando foto em raw.

Eu particularmente não testo uma Point & Shoot com sensor 1/2.3 há dez anos, mas pelo que vi essa Wx350 é um modelo bem antigo. Eu tive um modelo anterior de 10x de zoom da Sony com o mesmo sensor e a qualidade das fotos era pior do que meu antigo S7. Com RAW se você revelar as fotos do S20 vai ter qualidade bem melhor. A única vantagem dessa WX350 ao meu ver é o zoom, mas eu não acho que o zoom num point & shoot sem estabilização ótica budget dessa seja muito util. Por ser muito compacta a lente dela também sofre por ser pequena o que acaba fazendo ela ser muito lenta em zoom, (escura) e sem estabilização, metade das fotos DURANTE o dia vão sair tremidas acima de 10x ou com iso muito alto totalmente lavadas por oversharpening. Comparada com uma p900 que você teve, ou mesmo uma panasonic da linha TZ e FZ, essa câmera vai ser sofrível. Eu parei de ligar pra zoom distantes em câmeras compactas quando vi o quanto sacrificava a imagem. E depois que a "novidade" do zoom passa, na prática você revê quão poucas imagens bonitas da pra fazer além de 10x de zoom.

Eu gosto muito do meu kit: GX85. Ela vem com uma lente panqueca excelente e vale a pena comprar um segunda lente panqueca rápida, 20mm F1.7. As mirrorless APS-C tem um pouco mais de qualidade do que as panasonics m4/3 mas por causa do sensor maior, não existem boas lentes panquecas para elas. Agora se o foco é zoom, eu daria uma olhada naquelas Point e Shoot mais prossumers com sensor maiorzinho e suporte a raw (1/1.7) seja da Canon, Panasonic ou Sony, tem modelos dela que chegma a 5~10x de zoom.
 
Última edição:
NÃO COMPREM CÂMERA SE NÃO FOR PARA USO PROFISSIONAL

Querendo me aprimorar em fotografia como hobby, gastei uma grana com uma DSLR da Canon e mais um conjunto de lentes ano passado. Pra quê? Levando em conta oportunidade e praticidade, meu setup tá pegando mais poeira do que tudo. Por mais que eu queira usar mais, no fim acabo usando muito pouco mesmo. Pelo dinheiro que gastei eu teria que usar bastante e também monetizar isso pra tentar fazer valer a pena.

Sem falar no risco das lentes pegarem fungo. É decidir usar em um determinado dia e encontrar as lentes, que não são baratas, inutilizáveis. Frustrante! Me arrependo demais.
Tenho uma Canon SX50 HS (vai fazer 8 anos + ou -), que comprei depois que minha compacta Nikon se afogou (deu uma chuvarada e caiu o telhado da sala, e a máquina estava lá....) vi uma evolução enorme, principalmente quanto migrei do Moto G2/G3 pro LG K50S e depois pro Poco X3 PRO. Peguei um S5 e um LG G4, nessa semana, fui tirar foto de noite... que brochada kkkkk

TALVEZ, num futuro parta pra uma mais profissional que a SX50HS (que li que é uma compacta avançada....) mas o zoom ótico é uma coisa que telefone nenhum vai superar.... 60x versus 2x (isso quando não é digital)
 
TALVEZ, num futuro parta pra uma mais profissional que a SX50HS (que li que é uma compacta avançada....) mas o zoom ótico é uma coisa que telefone nenhum vai superar.... 60x versus 2x (isso quando não é digital)
Também não acho que vão superar, mas acho o zoom ótico de 10x do S21/S22 Ultra excelente já, e mesmo com zoom digital em 30-50x ainda acho a qualidade bem boa desde que a iluminação colabore, não vão ser melhores que uma câmera mas considerando a praticidade de estar sempre com o celular e o conjunto todo é bem legal
 
Eu tenho um S20 FE e uma Panasonic GX85 M4/3. Já tive uma super zoom da panasonic (FZ35), gostava bastante dela, foi minha primeira câmera "Manual" e com qualidade aceitável. Depois disso comprei um GH2 com o qual usei por muitos anos.

Eu comprei o S20 pela câmera mas fiquei desapontado com a qualidade (em relação ao que esperava de salto de qualidade contra o meu celular anterior, o S7). Smartphones ainda têm muito oversharpening e redução de ruído agressiva que não pode ser tunada, focando a qualidade pra redes sociais em baixa resolução, e o segundo problema é a lente pequena. Antigamnete os sensores eram muito pequenos (1/2.7 ou 1/3 polegadas) resolveram aumentar, mas as lentes começaram a não dar conta, mesmo em raw tem muito blooming e bordas sem nitidez. Por isso os smartphones atuais estão vindo com lentes cada vez maiores.

Tenho usado pouco minha GX85, mas em viagens e eventos especiais não acho o Smartphone adequado, nem tirando foto em raw.

Eu particularmente não testo uma Point & Shoot com sensor 1/2.3 há dez anos, mas pelo que vi essa Wx350 é um modelo bem antigo. Eu tive um modelo anterior de 10x de zoom da Sony com o mesmo sensor e a qualidade das fotos era pior do que meu antigo S7. Com RAW se você revelar as fotos do S20 vai ter qualidade bem melhor. A única vantagem dessa WX350 ao meu ver é o zoom, mas eu não acho que o zoom num point & shoot sem estabilização ótica budget dessa seja muito util. Por ser muito compacta a lente dela também sofre por ser pequena o que acaba fazendo ela ser muito lenta em zoom, (escura) e sem estabilização, metade das fotos DURANTE o dia vão sair tremidas acima de 10x ou com iso muito alto totalmente lavadas por oversharpening. Comparada com uma p900 que você teve, ou mesmo uma panasonic da linha TZ e FZ, essa câmera vai ser sofrível. Eu parei de ligar pra zoom distantes em câmeras compactas quando vi o quanto sacrificava a imagem. E depois que a "novidade" do zoom passa, na prática você revê quão poucas imagens bonitas da pra fazer além de 10x de zoom.

Eu gosto muito do meu kit: GX85. Ela vem com uma lente panqueca excelente e vale a pena comprar um segunda lente panqueca rápida, 20mm F1.7. As mirrorless APS-C tem um pouco mais de qualidade do que as panasonics m4/3 mas por causa do sensor maior, não existem boas lentes panquecas para elas. Agora se o foco é zoom, eu daria uma olhada naquelas Point e Shoot mais prossumers com sensor maiorzinho e suporte a raw (1/1.7) seja da Canon, Panasonic ou Sony, tem modelos dela que chegma a 5~10x de zoom.

Cara, agradeço pela opinião. Foi mal a demora, acabei esquecendo de responder.

Mas já desencanei de câmeras outra vez rs. No fundo a compra seria mais pelo zoom e mesmo sendo compacta, provavelmente eu não levaria a câmera pra todo lugar. Sigo com o celular mesmo. Bem mais pra frente quem sabe não descolo um celular da linha Ultra. Mas as fotos que tiro em 90% dos casos com a lente principal do S20 FE me deixam satisfeito.
 
Acabou que o OP largou a pergunta polêmica e nunca voltou :bem:

Queria comentar alguns pontos para possivelmente ajudar quem esteja com essa dúvida em 2022.

A resposta para a pergunta do OP é sempre: DEPENDE... E MUITO.

Mas adiantando, um celular flagship hoje atende MUITO BEM a grande maioria das pessoas. As imagens possuem qualidade boa o suficiente para a maioria das situações cotidianas, tanto para serem postadas em redes sociais e até para impressões em tamanhos pequenos/médios. Se você entende alguma coisa de fotografia/edição, um app como Lightroom permite capturar em RAW e usar as mesmas ferramentas da versão desktop do app, dando muito mais flexibilidade para elevar o nível das fotos e deixá-las com seu estilo.

Inclusive existem fotógrafos que se especializaram em fotografar com celulares e criam imagens belíssimas que a maiorias dos desavisados não percebem que são geradas num celular. Muitos fotógrafos raiz que acompanho reconhecem que a qualidade dos celulares hoje é muito boa e dependendo do tipo de fotografia que você faz, pode suprir 100%. Tem uma máxima no mundo da fotografia que é: "a melhor câmera é a que está com você." Nada adianta se ter um câmera FODA se no momento de registrar uma imagem ela não tá contigo ou não tá pronta para ser usada.

Por isso um celular é tão atrativo, pois é muito portátil e conveniente. Por padrão, já o carregamos para todos os lugares, além de ser muito rápido e fácil tirá-lo do bolso, registrar uma foto e enviá-la para onde quiser. Nenhuma câmera vai vencer o celular nesse quesito. Esse ponto é extremamente subestimado e o motivo de muita gente investir em câmera e acabar encostando/vendendo o equipamento após alguns meses. Então se você sabe que não carregaria essa câmera para todos os lugares onde você gostaria de tirar foto, já é melhor repensar a compra. Falando de Brasil, não podemos andar na maioria dos lugares com uma câmera boa pendurada no pescoço que corremos riscos, então é algo para pensar.

Com isso dito, para mim existe alguns motivos que podem fazer você querer uma câmera dedicada em 2022:

Vou excluir obviamente o caso onde você trabalha profissionalmente com fotografia, pois se esse é o caso, acredito que você tem conhecimento o suficiente para decidir o que é melhor para seu trabalho.

1º Motivo - Dinheiro não é problema:
Nesse caso vai lá e compra, se não gostar/não usar foi só um troco.

2º Motivo - Você quer uma qualidade melhor de imagens/capturar situações específicas
Apesar das fotos dos celulares serem muito boas, câmeras ainda são capazes de capturar imagens opticamente superiores e com características difíceis ou impossíveis de alcançar num celular. Ex: fotos com a profundidade de campo extremante baixa (fundo desfocado), fotos com movimentos rápidos (como esportes) ou sujeito distante (esportes, animais selvagens, astros, etc.)

Voltando no argumento da praticidade, você tem que se perguntar se você conseguiria levar e usar a câmera para tirar fotos nessas situações em que a câmera daria melhores resultados. Além disso, você tem alguma experiência com fotografia? Para atingir alguns desses resultados você precisa ter um entendimento básico ou estudar e praticar para alcançá-los.

3º Motivo - Você curte fotografia e quer um equipamento para apreciar mais o hobby.
Você quer aprofundar mais na fotografia, brincar com os parâmetros e explorar as possibilidades. Também pra muita gente um dos prazeres da fotografia é, além de capturar o momento, operar o equipamento, pois câmeras são fascinantes. Nesse caso vale também o questionamento da praticidade e se depois da fase de novidade a câmera não vai ficar encostada. Mas aqui pra mim não tem muita discussão, operar um câmera, compor suas imagens, definir os parâmetros da captura é algo que é muito melhor numa câmera dedicada.

Se você decidir comprar um câmera, ainda vai ter a parte difícil de decidir qual estilo de câmera comprar – point-and-shoot, bridge cameras, mirrorless, dslr aps-c, dslr fullframe, etc. Marca da câmera. Dependendo do tipo, ainda tem qual (ou quais) lente comprar.
 
Muito boa a resposta do colega acima. Eu ainda acrescentaria 3 pontos importantes a favor de uma câmera:

1- pegada
Fotografar com um celular é ergonomicamente ruim, não tem comparação com uma câmera.

2- LCD giratório
Partindo do pressuposto que a câmera tenha né. É um recurso que eu por exemplo não abro mão, seja pra fotografar ou filmar, faz toda a diferença.

3- distância focal
Pelo menos nos celulares que testei não tinham distância focal adequada pra retratos. A maioria vem com uma macro, uma grande angular, e outra super grande angular. As distorções dessas lentes normalmente não são desejadas pra esse tipo de foto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo