Pessoal,
Vamos usar este tópico para comparar as câmeras, qualidade e funcionalidade, em brave alimentarei o mesmo com maiores informações.
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Vamos conhecer mais sobre as câmeras para CFTV................
Mini câmeras
Com a miniaturização de componentes (ex. componentes SMD), e a integração dos circuitos, a fabricação de mini câmeras se tornou, além de barata, de muita qualidade. A relação custo x benefício, ficou muito baixa.
Claro que não podemos comparar uma mini câmera com uma câmera profissional, no entanto elas se tornaram uma excelente saída para quem instala (fácil de instalar) e para quem compra, pois como já mencionado é um equipamento de baixo custo com boa qualidade.
Câmeras profissionais
As câmeras profissionais surgiram da necessidade de se ter uma imagem de alta qualidade para determinadas aplicações, como por exemplo, a entrada de um banco, ou a principal câmera do sistema. As câmeras profissionais atuais têm muitos recursos que, se corretamente trabalhados, conseguem da um nível elevado de qualidade a qualquer sistema de gravação. Os recursos mais comuns são o de BLC, Day night, AGC, Flickerless e função auto-iris. A medida que o tempo for passando, as novas câmeras virão com mais funções, necessitando cada vez de pessoas qualificadas para poder fazer os ajustes internos para o perfeito funcionamento. Normalmente estas câmeras não acompanham lentes, pois como são de uso especifico, a sua lente varia muito.
Speed Domes
Speed Domes são uma excelente opção para quem precisa monitorar uma área ampla com precisão, e movimentação de pessoas, objetos e veículos. Excelente para bancos estacionamentos, shoppings, aeroportos e Super Mercados. As câmeras Speed Dome são geralmente câmeras que tem uma excelente qualidade de imagem.
Com poderosas lentes que se ajustam para dar um zoom poderoso a câmera ainda conta com um giro de 360º na horizontal e 90º na vertical. O conjunto de características são conhecidos como PTZ ou Pan Tilt e Zoom. A comunicação da Speed normalmente é feito com o cabo padrão RS485, existem poucos modelos que trabalham com padrões diferentes como, por exemplo, coaxitrom. A maioria das empresas acaba criando seu próprio protocolo, e a maioria das Speed Domes trabalha com o protocolo PELCO P ou PELCO D. Mas preste atenção pois existem algumas funções que somente são acessadas pelo protocolo da empresa.
Trabalhar com uma Speed Dome pode ser muito útil a varias aplicações mas, no entanto, deve ser bem instalada e configurada corretamente para não correrem problemas, deve-se prestar atenção nas especificações de instalação e de tensão, para assegurar o bom funcionamento.
Câmeras IR
As câmeras IRs são câmeras que tem a finalidade de trabalhar em ambientes sem nenhuma luz. As imagens são feitas a partir do seu canhão IR que joga uma luz infravermelha (não visível ao olho humano). Esta luz irá até o objeto e retornará para a câmera, formando a imagem no CCD nestes ambientes.
Um importante fato a ser salientado, é que para a câmera formar imagem, ela deve estar virada para um ponto dentro de sua distancia máxima, ou seja, se você tem uma câmera para quinze metros e, durante o dia virar a câmera para o fim da rua que tem 100 metros verá o final da rua, durante a noite a câmera não formará imagens, pois não haverá nada dentro da área de ação da câmera.
Componentes e acessórios das câmeras
As câmeras têm vários componentes, vamos demonstrar os componentes mais importantes e que em praticamente todas do mercado tem.
Lentes
As lentes são acopladas na parte frontal das câmeras, a lente instalada depende da distância que se deseja filmar. No cd que acompanha este treinamento tem um software para calcular a lente que deve ser utilizada. Segue um exemplo abaixo:
CCD E CMOS
Sensores de leitura CMOS (Complementary – Metal Oxide Semicondutor ou Semicondutor de Óxido Complementar) e CCD (Charge Couplet Device ou Dispositivo de Carga Acoplada) têm em comum a função específica de conversão dos sinais luminosos (imagem) em pulso elétrico. Mas as afinidades acabam aí. O processo de conversão, produção e aplicação são bem distintos.
Enquanto a produção de m CMOS segue o padrão de produção dos microprocessadores, a manufatura dos CCDs é bem mais elaborada, utilizando recursos especiais busca-se a performance, com o intuito de transportar com o mínimo de distorção e máxima qualidade possível a informação até o processador da câmera. A geração do sensor CCD, é baseado na leitura pixels, que carrega consigo uma carga/sinal elétrico que é sobreposto precisamente sob uma matriz, atualizando-a horizontal e verticalmente 60 vezes por segundos, todos de uma única vez. O CMOS processa esses pixels individualmente, por isso acaba por não ser tão veloz.
Em suma podemos dizer que os pontos que podemos abordar entre ambos são:
DSP
Um processador de sinal digital, ou DSP, é muito utilizado hoje nas câmeras. O processador de sinal no interior da câmara recebe as informações do Charged Coupled Device, ou CCD, e combina-os em quadros de vídeo. A câmera DSP tem outras funções, incluindo o fornecimento de redução de ruído digital. Uma câmera DSP tem várias escalas de qualidade de imagem digital de produção.
Digital Signal Processing (DSP) tem aumentado tanto a flexibilidade do uso de câmeras de segurança ao mesmo tempo melhorar a qualidade das imagens coloridas produzidas. A compensação de luz de fundo (BLC), detecção de movimentos vídeo e menus na tela, WDR e outros.
Ou seja, o DSP, é responsável pelos processos internos da câmera, ou seja, o cérebro da câmera comandando as funções internas.
WDR
O WDR (do inglês Wide Dynamic Range) função da câmera que é destinada a fornecer imagens nítidas mesmo sob circunstâncias de volta a luz onde a intensidade de iluminação pode variar excessivamente, ou seja, quando há duas áreas muito brilhante e muito escura simultaneamente no campo de visão da câmera . WDR permite a captura e exibição de ambas as áreas claras e escuras no mesmo quadro, de uma forma que há detalhes em ambas as áreas, ou seja, áreas brilhantes não estão saturados, e as áreas escuras não são muito escuras.
Câmeras WDR geralmente são recomendados para situações onde a luz entra por vários ângulos, como uma sala com muitas. Uma câmera colocada no interior da sala será capaz de ver através da luz intensa do sol ou luz artificial proveniente lampadas. Se uma câmera de segurança interna é dirigida para uma janela ou uma porta de entrada, você verá o fundo estourado durante o dia. Esta é uma situação muito comum em restaurantes e lojas que têm grandes janelas de vidro.
Resolução
Medida em número de linhas horizontais de TV e corresponde a qualidade de imagem gerada. E a característica que ira definir a qualidade da imagem de uma câmera.
Quanto maior o número de linhas melhor tende a ser a qualidade da imagem gerada. Criando uma analogia, imagine uma foto, quanto mais megapixels ela tiver, melhor tende a ser a imagem.
Dizemos tende porque não depende somente do numero de linhas a qualidade da imagem, mas também do CCD, do DSP e outros. Normalmente está entre 380 e 600 linhas para câmeras.
Também conhecida como Lux da câmera, e o nível de iluminação mínimo para uma imagem aceitável. Tem um valor característico entre 0,01 a 0,5 para câmeras preto e branco.
Quanto menor o lux melhor será a imagem em condições de baixa iluminação e mais sensível será a câmera. Esta medida (especificada em lux) é determinada em relação a uma abertura de lente. A utilização de lentes com aberturas diferentes da especificada para uma iluminação mínima, altera a sensibilidade da câmera.
AGC
Controle Automático de Ganho. É uma função efetuada pelo circuito da câmera que atua sobre o sinal de vídeo para menti-lo em níveis constantes independente das variações ambientais. Este controle permite um ajuste automático do sinal de vídeo entregue pela câmera, em relação à variação de luminosidade da cena captada.
Electronic Shutter
Também conhecido como Iris eletrônica, shutter speed, EI, ES, AEI é a velocidadede leitura dos pixels (pontos de imagem do sensor CCD). Em muitas câmeras pode ser ajustado de forma a compensar uma variação na iluminação da cena.
Também chamada Iris eletrônica, melhora a imagem em câmeras com lentes com iris fixa ou ajustável. Não deve ser habilitada com lentes auto-iris.
O controle de velocidade do obturador (Shutter control) permite a câmera captar cenas com movimentos rápidos. Na pratica, este recurso atua como uma iris eletrônica, melhorando a definição da imagem de cenas muito iluminadas. Sob condições de baixa iluminação, o CCD ira efetuar a varredura do sinal com uma velocidade de 60 quadros por segundo. Sob condições de iluminação forte, o processamento de vídeo automaticamente responde aumentando a velocidade na leitura do CCD e compensando imediatamente o excesso de iluminação, resultando em um controle preciso do nível do sinal de vídeo.
BLC
Back Light Compensation (compensação de luz de fundo), e uma função importante nas câmeras, pois proporciona uma compensação para situações onde uma iluminação intensa no plano de fundo pode obscurecer um objeto ou local que esteja sendo monitorado.
Pode ser analógico ou digital, dependendo da câmera, sendo que o ultimo tem uma performance bem mais apurada. Devemos sempre dar preferência a câmeras com esta função. O recurso de compensação de luz de fundo permite a atenuação desta fonte de luz, melhorando a iluminação do objeto a sua frente e, portanto, a definição da imagem captada.
ATW
Balanço automático do nível de branco, ajusta automaticamente os pontos de imagem em relação aos diferentes pontos de branco da imagem, evitando o brilho excessivo ou reflexão demasiada nos pontos claros da imagem. Este recurso, existente em algumas câmeras coloridas e permite que as cores mostradas na tela do aparelho receptor correspondam exatamente às cores originais da cena que esta sendo captada.
Vamos usar este tópico para comparar as câmeras, qualidade e funcionalidade, em brave alimentarei o mesmo com maiores informações.
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Vamos conhecer mais sobre as câmeras para CFTV................
Mini câmeras
Com a miniaturização de componentes (ex. componentes SMD), e a integração dos circuitos, a fabricação de mini câmeras se tornou, além de barata, de muita qualidade. A relação custo x benefício, ficou muito baixa.
Claro que não podemos comparar uma mini câmera com uma câmera profissional, no entanto elas se tornaram uma excelente saída para quem instala (fácil de instalar) e para quem compra, pois como já mencionado é um equipamento de baixo custo com boa qualidade.
Câmeras profissionais
As câmeras profissionais surgiram da necessidade de se ter uma imagem de alta qualidade para determinadas aplicações, como por exemplo, a entrada de um banco, ou a principal câmera do sistema. As câmeras profissionais atuais têm muitos recursos que, se corretamente trabalhados, conseguem da um nível elevado de qualidade a qualquer sistema de gravação. Os recursos mais comuns são o de BLC, Day night, AGC, Flickerless e função auto-iris. A medida que o tempo for passando, as novas câmeras virão com mais funções, necessitando cada vez de pessoas qualificadas para poder fazer os ajustes internos para o perfeito funcionamento. Normalmente estas câmeras não acompanham lentes, pois como são de uso especifico, a sua lente varia muito.
Speed Domes
Speed Domes são uma excelente opção para quem precisa monitorar uma área ampla com precisão, e movimentação de pessoas, objetos e veículos. Excelente para bancos estacionamentos, shoppings, aeroportos e Super Mercados. As câmeras Speed Dome são geralmente câmeras que tem uma excelente qualidade de imagem.
Com poderosas lentes que se ajustam para dar um zoom poderoso a câmera ainda conta com um giro de 360º na horizontal e 90º na vertical. O conjunto de características são conhecidos como PTZ ou Pan Tilt e Zoom. A comunicação da Speed normalmente é feito com o cabo padrão RS485, existem poucos modelos que trabalham com padrões diferentes como, por exemplo, coaxitrom. A maioria das empresas acaba criando seu próprio protocolo, e a maioria das Speed Domes trabalha com o protocolo PELCO P ou PELCO D. Mas preste atenção pois existem algumas funções que somente são acessadas pelo protocolo da empresa.
Trabalhar com uma Speed Dome pode ser muito útil a varias aplicações mas, no entanto, deve ser bem instalada e configurada corretamente para não correrem problemas, deve-se prestar atenção nas especificações de instalação e de tensão, para assegurar o bom funcionamento.
Câmeras IR
As câmeras IRs são câmeras que tem a finalidade de trabalhar em ambientes sem nenhuma luz. As imagens são feitas a partir do seu canhão IR que joga uma luz infravermelha (não visível ao olho humano). Esta luz irá até o objeto e retornará para a câmera, formando a imagem no CCD nestes ambientes.
Um importante fato a ser salientado, é que para a câmera formar imagem, ela deve estar virada para um ponto dentro de sua distancia máxima, ou seja, se você tem uma câmera para quinze metros e, durante o dia virar a câmera para o fim da rua que tem 100 metros verá o final da rua, durante a noite a câmera não formará imagens, pois não haverá nada dentro da área de ação da câmera.
Componentes e acessórios das câmeras
As câmeras têm vários componentes, vamos demonstrar os componentes mais importantes e que em praticamente todas do mercado tem.
Lentes
As lentes são acopladas na parte frontal das câmeras, a lente instalada depende da distância que se deseja filmar. No cd que acompanha este treinamento tem um software para calcular a lente que deve ser utilizada. Segue um exemplo abaixo:
CCD E CMOS
Sensores de leitura CMOS (Complementary – Metal Oxide Semicondutor ou Semicondutor de Óxido Complementar) e CCD (Charge Couplet Device ou Dispositivo de Carga Acoplada) têm em comum a função específica de conversão dos sinais luminosos (imagem) em pulso elétrico. Mas as afinidades acabam aí. O processo de conversão, produção e aplicação são bem distintos.
Enquanto a produção de m CMOS segue o padrão de produção dos microprocessadores, a manufatura dos CCDs é bem mais elaborada, utilizando recursos especiais busca-se a performance, com o intuito de transportar com o mínimo de distorção e máxima qualidade possível a informação até o processador da câmera. A geração do sensor CCD, é baseado na leitura pixels, que carrega consigo uma carga/sinal elétrico que é sobreposto precisamente sob uma matriz, atualizando-a horizontal e verticalmente 60 vezes por segundos, todos de uma única vez. O CMOS processa esses pixels individualmente, por isso acaba por não ser tão veloz.
Em suma podemos dizer que os pontos que podemos abordar entre ambos são:
DSP
Um processador de sinal digital, ou DSP, é muito utilizado hoje nas câmeras. O processador de sinal no interior da câmara recebe as informações do Charged Coupled Device, ou CCD, e combina-os em quadros de vídeo. A câmera DSP tem outras funções, incluindo o fornecimento de redução de ruído digital. Uma câmera DSP tem várias escalas de qualidade de imagem digital de produção.
Digital Signal Processing (DSP) tem aumentado tanto a flexibilidade do uso de câmeras de segurança ao mesmo tempo melhorar a qualidade das imagens coloridas produzidas. A compensação de luz de fundo (BLC), detecção de movimentos vídeo e menus na tela, WDR e outros.
Ou seja, o DSP, é responsável pelos processos internos da câmera, ou seja, o cérebro da câmera comandando as funções internas.
WDR
O WDR (do inglês Wide Dynamic Range) função da câmera que é destinada a fornecer imagens nítidas mesmo sob circunstâncias de volta a luz onde a intensidade de iluminação pode variar excessivamente, ou seja, quando há duas áreas muito brilhante e muito escura simultaneamente no campo de visão da câmera . WDR permite a captura e exibição de ambas as áreas claras e escuras no mesmo quadro, de uma forma que há detalhes em ambas as áreas, ou seja, áreas brilhantes não estão saturados, e as áreas escuras não são muito escuras.
Câmeras WDR geralmente são recomendados para situações onde a luz entra por vários ângulos, como uma sala com muitas. Uma câmera colocada no interior da sala será capaz de ver através da luz intensa do sol ou luz artificial proveniente lampadas. Se uma câmera de segurança interna é dirigida para uma janela ou uma porta de entrada, você verá o fundo estourado durante o dia. Esta é uma situação muito comum em restaurantes e lojas que têm grandes janelas de vidro.
Resolução
Medida em número de linhas horizontais de TV e corresponde a qualidade de imagem gerada. E a característica que ira definir a qualidade da imagem de uma câmera.
Quanto maior o número de linhas melhor tende a ser a qualidade da imagem gerada. Criando uma analogia, imagine uma foto, quanto mais megapixels ela tiver, melhor tende a ser a imagem.
Dizemos tende porque não depende somente do numero de linhas a qualidade da imagem, mas também do CCD, do DSP e outros. Normalmente está entre 380 e 600 linhas para câmeras.
Também conhecida como Lux da câmera, e o nível de iluminação mínimo para uma imagem aceitável. Tem um valor característico entre 0,01 a 0,5 para câmeras preto e branco.
Quanto menor o lux melhor será a imagem em condições de baixa iluminação e mais sensível será a câmera. Esta medida (especificada em lux) é determinada em relação a uma abertura de lente. A utilização de lentes com aberturas diferentes da especificada para uma iluminação mínima, altera a sensibilidade da câmera.
AGC
Controle Automático de Ganho. É uma função efetuada pelo circuito da câmera que atua sobre o sinal de vídeo para menti-lo em níveis constantes independente das variações ambientais. Este controle permite um ajuste automático do sinal de vídeo entregue pela câmera, em relação à variação de luminosidade da cena captada.
Electronic Shutter
Também conhecido como Iris eletrônica, shutter speed, EI, ES, AEI é a velocidadede leitura dos pixels (pontos de imagem do sensor CCD). Em muitas câmeras pode ser ajustado de forma a compensar uma variação na iluminação da cena.
Também chamada Iris eletrônica, melhora a imagem em câmeras com lentes com iris fixa ou ajustável. Não deve ser habilitada com lentes auto-iris.
O controle de velocidade do obturador (Shutter control) permite a câmera captar cenas com movimentos rápidos. Na pratica, este recurso atua como uma iris eletrônica, melhorando a definição da imagem de cenas muito iluminadas. Sob condições de baixa iluminação, o CCD ira efetuar a varredura do sinal com uma velocidade de 60 quadros por segundo. Sob condições de iluminação forte, o processamento de vídeo automaticamente responde aumentando a velocidade na leitura do CCD e compensando imediatamente o excesso de iluminação, resultando em um controle preciso do nível do sinal de vídeo.
BLC
Back Light Compensation (compensação de luz de fundo), e uma função importante nas câmeras, pois proporciona uma compensação para situações onde uma iluminação intensa no plano de fundo pode obscurecer um objeto ou local que esteja sendo monitorado.
Pode ser analógico ou digital, dependendo da câmera, sendo que o ultimo tem uma performance bem mais apurada. Devemos sempre dar preferência a câmeras com esta função. O recurso de compensação de luz de fundo permite a atenuação desta fonte de luz, melhorando a iluminação do objeto a sua frente e, portanto, a definição da imagem captada.
ATW
Balanço automático do nível de branco, ajusta automaticamente os pontos de imagem em relação aos diferentes pontos de branco da imagem, evitando o brilho excessivo ou reflexão demasiada nos pontos claros da imagem. Este recurso, existente em algumas câmeras coloridas e permite que as cores mostradas na tela do aparelho receptor correspondam exatamente às cores originais da cena que esta sendo captada.
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