• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Carregadores, Pilhas e Baterias

Skate

Rock 'n' Roll
Registrado
Muitos reclamam da pouca durabilidade das pilhas nas máquinas digitais, porém na realidade estão é sendo enganados, utilizando pilhas falsas, de baixa qualidade. Com a "enxurrada" de produtos vindos de mercados piratas, e atualmente encontrados em camelôs, lojas suspeitas, e vendedores de sites da internet, você com certeza tem que ter cuidado em dobro ao comprar suas pilhas ou pode estar jogando seu dinheiro pelo lixo.

O alvo "preferido" para falsificação são pilhas da Sony, pois se trata de uma empresa com grande sucesso na área de fotografia digital e reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos.

Hoje em dia no Brasil, a fotografia digital se tornou bastante popular. A cada dia que se passa as pessoas vão comprando mais e mais câmeras, cartões de memória, e com isto, cresceu muito o interesse do consumidor em se adquirir pilhas recarregáveis para uso principalmente em câmeras fotográficas, pois todos sabem que elas consomem bastante pilhas e o custo ao usar pilhas alcalinas seria alto.

Pilhas alcalinas seriam mais indicadas para equipamentos que não consumissem tanto, como controles remotos de aparelhos, etc, pois assim, como o consumo não é alto, não compensa pagar caro por pilhas recarregáveis, num outro extremo, não compensa usar pilhas alcalinas em equipamentos que tenham um alto consumo (câmeras digitais), neste caso, o uso de pilhas recarregáveis é o ideal, pois o investimento no conjunto carregador/pilhas recarregáveis,será recuperado com o tempo. E no mercado brasileiro, quando a demanda sobre algum produto cresce muito, pessoas mal intencionadas e muitas bem antenadas, descobrem sempre um meio de ganhar dinheiro fácil em cima dos menos avisados.

Rapidamente, proliferou no mercado um sem numero de vendedores que disponibilizam pilhas recarregáveis falsas. Até aí tudo "bem", se elas funcionassem como as originais, o problema é que elas não funcionam do mesmo modo, ela tem um acabamento muito inferior, podem ocorrer vazamentos e a durabilidade dela é muito inferior as originais. Pesquisando Pela Internet, aprendi a identificar uma pilha Sony original de uma falsificada.

E este é o meu intuito aqui, passar a vocês este conhecimento. Um dos erros mais comuns adotados pelos falsificadores é colocar no mercado produtos que nem mesmo o fabricante produziu. Até os dias de hoje com a tecnologia do NIMH (níquel Metal Hidreto), o maior valor de corrente (capacidade), que um fabricante mundial conseguiu alcançar foi o valor de 3000mAh. (fabricante GP)

Portanto tudo acima deste valor é falso. E a Sony só conseguiu fabricar pilhas de no máximo 2700mAh. No Mercado Livre, existem várias pilhas Sony/Panasonic/Philips de 3000, 3600 e 4000mAh!!! Tudo isso é falso, por causa da capacidade, estes fabricantes não fabricam ainda pilhas neste valor.

A característica mais importante para diferenciar uma pilha Sony verdadeira para uma falsa é uma pequena inscrição em baixo, no pólo negativo com as letras "HR". Se a pilha Sony não tiver estas letras gravadas, elas são falsas.



Veja exemplos de pilhas falsas:

Falso pela capacidade, tipo, 3000, 3600 ou 4000mAh. Existem diversas embalagens dos produtos Sony em todo o mundo, dependendo do mercado, são encontradas embalagens em Japonês, em Espanhol, Inglês, dependendo do país que elas serão comercializadas. De todas as dicas apresentadas, você deve direcionar a seguinte pergunta ao vendedor: "Sua pilha tem as letras HR gravadas em baixo relevo no pólo negativo?"
Posso garantir que as pilhas são originais, se não tiver o HR gravado são falsas com certeza, pois faço medição nas pilhas que vêem com as câmeras digitais (iguais as da foto abaixo), e tem HR gravado no pólo negativo.

EDIT: Atualizado para acompanhar o progresso da tecnologia.
 

Attachments

  • rt55.jpg
    rt55.jpg
    40.5 KB · Visitas: 4,661
Cara, e sobre pilhas AAA ????

Tenho 2 pilhas, com certeza falsas: 1250 mah :eek:
Uso no meu pen-drive, carrego com o carregador sony q vem com 4 pilhas, mas elas nao carregam totalmente ( claro, jah que a amperagem do carregador eh pequena...)

O plastico que envolve eh diferente, nao tem nenhum HR.
Custou uns R$12

Queria saber a amperagem maxima delas, da sony msm, ou da panasonic. Pq vou comprar outras, naquelas casas de foto ( uns R$ 50,00 o pack c/ 2 pilhas :eek: )

Eh isso...

Sim, vi um carregador no ML que carrega em 15 MINUTOS!!!!!!!!!! :rolleyes:
Será? Será?
 
Quee eeu saiba esses carregadores supeer rápidos de 15min precisam de pilhas específicas pra eles!
[]s
 
Aqui no Rio, a cartela com 2 pilhas de 2300mAh originais da Sony, está custando cerca de 30 reais.
Existem carregadores que funcionam com um tipo de temporizador, que são previamente calibrados para uma determinada carga e num determinado período. Assim, um carregador projetado para pilhas de 2000maH, vai desligar antes hora quando esse estiver usando pilhas de 2300mAh.

Comprei ontem, 3 cartelas originais da Sony, no Tijuca Shopping, cada uma por 28 reais.
 

Attachments

  • IMG1.jpg
    IMG1.jpg
    43.5 KB · Visitas: 4,528
Alguém sabe me dizer se eu consigo carregar pilhas de 2000 mA em um Mp3player com carregador embutido? Preciso de um carregador pra minha camera digital e a questão é se poderei unir o útil ao agradável e comprar o mp3player.
 
Sem problema! Eu já usava meu discman pra carregar as pilhas dele e agora uso meu cd/mp3 player! O unico detalhe é que meu mp3 player (da panasonic) tem um "sistema" onde o contato que carrega a pilha é diferente, fazendo com que só carregue algumas pilhas especiais da panasonic... mas resolvi isso fazer uns contatos com fio de cobre! :D
[]s
 
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=47646&highlight=Pilha

pra ajudar o pessoal a identificar. Minhas pilhas originais nem esquentam a minha camera ao contrario das falsi :p. As pilhas falsas correm risco de vazar, estragar sua camera e duram bem menos. É oq chamaria de economia porca, antes comprar um kit um pouco mais caro e ter certeza de qualidade.
 
Ajuda urgente sobre compra de pilhas!!!

E eu to me perdendo todinho ja galera.

Achei no link que o ultimo cara postou falando que o irmao dele comprou original e la tem o KIT de 4 PILHAS DE 2500 MAH MAIS O SUPER CARREGADOR DE 15 MIN. Isso eh verdade ou mentira??
Vide link: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27891842

Mas esse mesmo vendedor "confiavel" (de quem eu ja comprei inclusive coisas pra minha outra cam sony P92) tambem vende um kit absurdo de carregamento em 15 min c/ 4 PILHAS DE 2.500MAH.
Vide link: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28237244

Afinal, existem pilhas nessa amperagem? Elas duram muito mais que as de 2.100? Quais sao as originais e onde compro?

Por favor me ajudem rapido porque estou comprando uma FUJI S7000 que nao vem nem com carregador nem com pilhas, por isso preciso de uma ajuda URGENTE pra camera nao chegar e eu nao ter pilhas!!!

Existem pilhas de 2.800 c/ carregador?? Onde compro?? Um amigo tem a mesma cam e possui 8 pilhas panasonic 2800 mah c/ 1 carregador que atinge 16h pra dar a carga. Achei muito.

Que pilha mais potente e que carregador mais rapido eu compro please??

Ah, e que case e cartao SD vcs recomendam pra eu comprar pra cam, visto que tenho um palm T3 mas que nao pega cartao XD?

Grato.


Marcelo Nicolau
 
Vou repedir... não existe pilha Sony original com mais de 2500mAh!!!
Para um carregador ser rápido, é necessário que o mesmo tenha uma alta corrente de carga, mas isso acaba provocando um aquecimento excessivo nas pilhas.

Tudo mundo gostaria de ter um carregador super ultra rápido, mas com a tecnologia de hoje, há um limite. E esse limite é térmico. Não se pode carregar pilhas com correntes elevadas. Os melhores carregadores são os do tipo inteligente (fornece somente o necessário para completar a carga das pilhas). São automáticos e reconhecem quando as pilhas já estão carregadas, interrompendo ou reduzindo o fornecimento de carga desnecessária na hora certa, evitando sobrecargas. Os melhores são aqueles que possuem um mecanismo de descarga, chamado de refresh, assim, a pilha será descarregada completamente antes de iniciar o processo de recarga.

Existem muitos carregadores no mercado que foram projetados somente para pilhas de Niquel-Cadmio, e não são compatíveis com as de Níquel Metal-Hidreto. Verifique se o carregador é realmente compatível com as pilhas que serão usadas.

Um bom carregador deve atuar com os seguintes parâmetros da pilha:
-delta V <= 10 mV/célula, dt/delta T <= 1 grau por minuto , temperatura máxima de 45 graus.

Para calcular o tempo de carga em horas, com as pilha completamente descarregada, deve-se utilizar a seguinte formula:
(Capacidade da bateria em mAh / Corrente fornecida pelo carregador em mA) x 1,5

No Mercado Livre tá cheio de idiota, vendendo pilhas “Sony” de 3000, 3600 e até 4000mAh!!! Lá tem também carregador, tipo atômico nuclear, que carrega em 15 minutos. É incrível como tem gente que ainda compra essa pilha!!! :D

Exemplo de pilhas falsas http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=404

Um carregador original Sony jamais carregaria em 15 minutos.
Alem de abreviar a vida útil das pilhas, existe também, o risco de explosão. :eek:
 
Beleza, Skate, entendi. Agora me indica entao, por favor, um carregador e o nome e/ou numero das pilhas pra comprar. To pensando em comprar 8 pilhas + 1 carregador, agora nao queria 1 q durasse 18h pra carregar nao.

Grato.

Marcelo
 
putz... meu pai compro um pacote com 4 pilhas falsas.. =pp estou com elas em minha mão.. =pp
 
Vale a pena lembrar, que não são somente camelôs ou sites tipo leilão, que vendem pilhas falsas, por diversas vezes já vi amigos reclamarem, e até confirmarem a compra de produto falsos adquiridos em lojas de renome em shoppings aqui no Rio.

Então, vamos ver inicialmente, quais as pilhas mais utilizadas e pra que servem:

1- Pilhas recarregáveis AA (conhecidas como Pilhas Pequenas), muito utilizadas com câmeras digitais, e produtos de grande consumo, atualmente eles são fabricadas com amperagem de 2700mAh, ou seja, uma pilha convencional alcalina tem em torno de 700mAh, sendo assim a pilha recarregável tem 3x mais capacidade/duração que uma pilha alcalina.

Ex: Se sua câmera tem uma durabilidade de 20 fotos com um jogo de pilhas convencionais alcalinas, com um jogo de pilhas recarregáveis ela terá uma durabilidade de 70 fotos, e ainda com outra vantagem que é o fato de "recarregar", que é possível em media por 1000 vezes, quando o produto é bem utilizado, levando assim ao usuário tem um custo de em media 0,03 centavos para 100 fotos.

Obs: Um produto bem utilizado, é quando é utilizado (descarregado) até sua totalidade, e ao ser carregado é também (carregado) até sua totalidade, evitando assim o efeito memória que existe em todos os produtos que acumulam energia, sendo eles de maior ou menor intensidade, depende do material empregado na fabricação, no caso Ni-MH (Níquel Metal Hidreto) e Lithium, são os de menor intensidade, mais ainda sim apresentam o problema, conhecido de forma popular como "EFEITO MEMÓRIA".

2- Pilhas recarregáveis AAA (conhecidas como Pilhas Palito), utilizadas em alguns modelos de câmeras digitais e outros produtos. Atualmente são fabricadas com amperagem de 800mAh, também 3x mais do que as palitos convencionais alcalinas.

Obs: Também apresenta o efeito memória, sendo assim o texto acima também se aplica a pilhas AAA (palito).Obs Importante: Sobre as pilhas AA (pequenas) e AAA (palitos), é que todas elas têm a amperagem de 1,2v, que constam de sua embalagem, sendo esse valor variado, pois quando bem carregadas às pilhas podem chegar a ter 1,4v, esses valores nada influenciam no funcionamento de seu equipamento que utiliza pilhas convencionais, pois ele funcionara normal/perfeitamente, com as pilhas recarregáveis de 1,2v, não havendo diferença sensível/visível em relação às pilhas convencionais de 1,5v.

3- Baterias 9v recarregáveis, utilizadas em baterias, violões, brinquedos, e eletrônicos em geral, atualmente são fabricadas com amperagem de 200mAh, também 3x mais do que as baterias 9x convencionais alcalinas.

Agora que vocês já sabem quais os tipos de pilhas e baterias, aprofundaremos na questão da falsificação de produtos/fabricantes.

Primeira coisa a se dizer, é que entre todos os fabricantes, o melhor tratando-se de pilhas recarregáveis AA e AAA (pequenas e palito) respectivamente, é sem sombra de duvidas é a Sony, pois ela acompanha a modernidade, lançando a cada dia pilhas de amperagens superiores, sendo que até o momento ela fabrica pilhas AA (pequenas) de 2700mAh e AAA (palito) de 800mah, enquanto outros fabricantes, preferem não investir tanto em pesquisa, exemplo a Panasonic, que fabrica pilhas AA (pequenas) de até 2100mah e AAA (palitos) de 650mah. Outro fabricante a se mencionar é a GamaPower (que na realidade é de fabricação da Vanson ( http://www.vanson.com.hk/ ) um fabricante de reconhecida qualidade mundial, mas que não possui um controle de qualidade tão aperfeiçoado quanto a Sony, mas que investe em pesquisas, e acompanha seu concorrente Sony, no que diz respeito a amperagem máxima de suas pilhas AA 2700mAh e AAA 800mAh.

Sendo assim, os produtos mais falsificados são: Sony, Panasonic e GamaPower, nessa mesma ordem.


PORQUE FALSIFICAR PILHAS RECARREGÁVEIS?
Primeiramente porque o custo de se fabricar uma pilha falsa é bem menor, e o lucro maior, mesmo porque, as pilhas falsas utilizam, pilhas já fora de linha (fabricação), ou seja, as antigas pilhas de Ni-Cd que iam até 1600mAh, e não são recomendadas, pois esquentam e podem vazar estragando o equipamento. Sendo assim, aquelas pilhas paradas/estocadas, pois já substituídas em amperagem (acima de 1600), e material utilizado (Ni-Mh) ao invés de Ni-Cd, passam a ser re-encapadas (falsificação) e vendidas com amperagens milagrosas, nunca fabricadas, a um custo menor.

COMO IDENTIFICAR PRODUTOS FALSOS?
A resposta para essa pergunta não é difícil, desde que o usuário se atente a algumas peculiaridades dos produtos falsos, uma vez que os falsificadores, não se atentam a todos detalhes, ou seja, não são tão minuciosos, mas cada dia que passa isso muda, cada vez mais eles se aperfeiçoam, exemplo disso é a marca HR em relevo nas pilhas Sony, que há 1 ano atrás só era encontrada nas pilhas originais, quando os usuários adquiriram esse conhecimento, as vendas de produtos falsos caíram, e o falsificador, investiu um pouco mais em equipamento, e passou a também marcar suas pilhas com HR em alto relevo, sendo assim já é possível encontrar em sites pilhas falsas de 3000, 3600 e 4000mAh tipo AA (pequenas) e 800, 850, 950, 1100, 1350mah tipo AAA (palito) com a inscrição HR em alto relevo.

Frisando então, que a inscrição HR unicamente, não é motivo para certeza do produto ser original, mas a falta dele HR é certeza para o produto ser falso.Já temos então a 1º primeira forma de identificar um produto falso,

Agora a 2º forma, que é o numero do produto, ou seja, a Sony bem como outros fabricantes numeram com códigos (letras e números) seus produtos, e com a grande utilidade que a internet nos trouxe, fica fácil, para o usuário interessado em adquirir pilhas, verificar a autenticidade do produto, diretamente no site do fabricante. Vamos tomar com exemplo a Sony, que é uma empresa mundial, tendo sites em todos os paises, sendo que sua linha de montagem concentra-se no Japão, e paises asiáticos (tipo Korea, Tailândia), onde a mão de obra e tecnologia tem um custo menor.

Sendo assim, os sites Japonês, Koreano, e Tailandês, são os primeiro a serem atualizados quando a um lançamento da Sony, sendo que o Americano e Brasileiro, vem num segundo plano, que pode chegar a ter anos de atraso.
 

Attachments

  • err8.JPG
    err8.JPG
    40 KB · Visitas: 4,269
FlashGL disse:
Sobre a GP (Gold Peak), andei vendo os sites e o máximo que achei foram pilhas de 2500ma e um carregador de 30min!
Site: http://www.gpbatteries.com.hk/html/front/index.html
Eu ia falar especialmente desse fabricante, mas trata-se de opinião pessoal.

Eu não acredito que essa pilha tenha na verdade 2500mAh!
Não porque o fabricante seja chinês, não faço discriminação aos produtos chineses, mas meus testes provaram justamente o contrario. Eles têm também uma fabrica no Japão, mas todos os seus principais executivos são chineses. HUI Wing Sun, LU Tse Wan, TSANG Kwan Lung, CHENG Wai Keung e WONG Wai Kan

Montei um sistema super sofisticado, uma verdadeira obra prima da engenharia eletrônica.
Consiste, numa lâmpada de lanterna, mais uma coisa de plástico, que nem sei o que era! :D

O funcionamento desse equipamento é bem simples:
Quanto mais tempo a lâmpada fica acesa, mais carga tem a pilha testada.

A lâmpada ficou acesa mais tempo com pilhas Sony.
Em media, 20 minutos, em comparação com as pilhas GP.

Obs: O sistema também pode ser usado para o descarregamento completo das pilhas, mas por favor, não tentem copia-lo, registrei a patente do mesmo. :D
 

Attachments

  • IMG_0612.jpg
    IMG_0612.jpg
    118 KB · Visitas: 4,266
kra muito bom topico... so achei estranho essa sua assinatura...

quanto as pilhas meu pai comprou um jogo de 4 da maxwell, elas são verdes... de 1800maH, são boas e na sua sansung de 1,3MP dura bastante... agora eu viu um de 4 da Sony e podia jurar que eram verdadeiras.... bom saber...
teve um colega meu que comprou umas de 3800maH.... por 36 fiquei achando que fez bon negocio mas na verdade num feiz naum...
 
Skate disse:
Eu ia falar especialmente desse fabricante, mas trata-se de opinião pessoal...
Bom.. rs.. as minhas de 2100ma estão funcionando perfeitamente, mas sua "engenhoca" é realmente um meio bem interessante para testar as pilhas! :D
Hmm.. uma curiosidade, essas pilhas da GP que tu testou eram verdes com laranja ou eram de outra cor?
[]s
 
FlashGL disse:
Bom.. rs.. as minhas de 2100ma estão funcionando perfeitamente, mas sua "engenhoca" é realmente um meio bem interessante para testar as pilhas! :D
Hmm.. uma curiosidade, essas pilhas da GP que tu testou eram verdes com laranja ou eram de outra cor?
[]s
Verde a laranja, de “2500mAh”.

As pilhas GP são boas, mas as pilhas Sony têm desempenho melhor.
 

Attachments

  • BYY.JPG
    BYY.JPG
    20.5 KB · Visitas: 4,187
Acabei de comprar uma cartela com 4 pilhas AAA identificando ser da Sony com cerca de 1750mah, fiz uma carga de 24hs a 50mah em 2,4volts(par) e durou cerca de 2 horas continua na minha camera digital.
Pelo q. li aqui ela é uma altentica pilha falsa, mas gostaria de saber se mesmo assim vale a pena usar esta pilha.
OBS: Ela praticamente não esquenta ae ser recarregada.
 
Viniciusmpm disse:
Acabei de comprar uma cartela com 4 pilhas AAA identificando ser da Sony com cerca de 1750mah, fiz uma carga de 24hs a 50mah em 2,4volts(par) e durou cerca de 2 horas continua na minha camera digital.
Pelo q. li aqui ela é uma altentica pilha falsa, mas gostaria de saber se mesmo assim vale a pena usar esta pilha.
OBS: Ela praticamente não esquenta ae ser recarregada.
Bom... eu podia te assustar, dizendo que essas pilhas vão vazar e estragar a câmera, mas não acho que isto vá acontecer. As pilhas são falsas, isto é um fato, mas o carregador tem uma corrente elétrica perfeita. Com 50mAh de carga, com certeza, as pilhas não vão esquentar, e isto minimizará o risco de um futuro vazamento das pilhas "Sony". :)

Vinicius, já que você vai realmente usar essas pilhas, evite deixa-las muito tempo dentro da câmera. É melhor prevenir do que remediar, você não acha?
 
Concerveja, depois q. li este topico foi a primeira coisa q. fiz.
O pior de tudo é q. as pilhas é AAA, escrito 1750mah, de STAMINA, 4 pillhas no pacote com adesivo brilhante de um gato no pacote e com polo (-) lisinho, lisinho.... :boring:
 
Encomendei hoje meu carregador de pilhas Sony BCG-34HRMD4 (c/ 4 Pilhas de 2300mAh e Refresh)... Bom o esquema é o seguinte... Ele deve estar chegando por 4ª ou 5ª feira... Dai queria saber o seguinte... Tem que fazer alguma recarga especial com as pilhas, tipo, primeira carga de 24H ou algo do gênero... Ou é so ir usando e recarregando normal e pronto??
 
filipeutzig | jw disse:
Encomendei hoje meu carregador de pilhas Sony BCG-34HRMD4 (c/ 4 Pilhas de 2300mAh e Refresh)... Bom o esquema é o seguinte... Ele deve estar chegando por 4ª ou 5ª feira... Dai queria saber o seguinte... Tem que fazer alguma recarga especial com as pilhas, tipo, primeira carga de 24H ou algo do gênero... Ou é so ir usando e recarregando normal e pronto??
Não é necessário dar essa carga inicial de 24 horas. Alias, não sei quem inventou essa historia de 24 horas, mas todo mundo faz isso!
Mas mesmo que você queira, não vai conseguir, porque o carregador vai se auto desligar, quando a carga estiver completa. :rolleyes:

Coloque as pilhas no carregador, espere até o led apagar e veja feliz!!! :D
 
Beleza... Valeu ai Skate, tipo... Nem tinha pensado nisso... Só me veio essa idéia na cabeça pq o colega acima citou que ele deu uma primeira carga de 24Horas nas pilhas dele... Dai achei que tinha que fazer algo do genêro...
 
Olá,

Minha camera é uma Aiptek DV 3500, e tenho quatro pilhas concerteza falsas, elas tem 3000mAh e estão todas fudidas, mas o problema é que com elas carregadas, quando ligo o flash da camera, a pilha desvazia em 5 fotos, enquanto com uma duracell, dura dias e dias, desconfiei primeiro de que eram as voltagens, pois na camera marca que precisa de pilhas 1.5 V, e ela é 1.2 v, MAS DESCOBRI QUE não existem pilhas recarregaveis com 1.5 V, será por isso?se eu comprar uma original ela durará como uma duracell?Poderei usar o mesmo carregador que uso com as falsas para carregar as verdadeiras?

Vlw Gente!!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo