Cartão de Crédito clonado - O que fazer quando você sabe onde foi (ou tem quase certeza)?

TonyMad[F4Fx]

know-it-all Member
Depois da ultima clonagem que tive de cartão, passei a usar bem mais os cartões virtuais. Dai, no último mês, recebi 3 sms do Itau dizendo que minha compra não foi aceita pq o cartão virtual venceu. Fui rastrear os 4 ultimos digitos do cartão virtual usado, e descobri que foi na Amazon. Só lá que usei cartão com esse final. Tem como acionar a loja de alguma forma? Tudo bem que é cartão virtual, então entendo que não tem risco de eu ter problema, mas acham que tem alguma providência que da pra eu tomar, além do obvio de trocar as senhas?

quem aciona é o órgão que investiga, isso é problema do banco

mais facil ser um vazamento do banco

essa compra ai na amazon, não foi o tal do prime não?
as vezes vc clicou em algo sem querer

quem aciona é o órgão que investiga, isso é problema do banco

mais facil ser um vazamento do banco

essa compra ai na amazon, não foi o tal do prime não?
as vezes vc clicou em algo sem querer

Não foi prime não. O curioso é que foi o mesmo cartão, mais de uma vez, com valores diferentes. Ainda não parei pra ligar pro banco sobre isso, mas eles provavelmente não vão fazer nada, já que eu fiz a minha parte de usar cartão virtual, e eles bloquearam.
Chato de usar cartão virtual é que a fatura fica bem mais fracionada pra ver, e a própria Amazon não ajuda. Por acaso, o pedido que fiz usando esse cartão ela fracionou em 4 pedaços com entregas diferentes, sei la pq.

Esse tipo de coisa é sempre o banco que você precisa ligar e avisar o que aconteceu. Se o banco bloqueou provavelmente é porque o sistema de segurança viu que o cartão estava sendo usado de forma suspeita. Você tem que ligar e informar as compras/valores que não foram seus, que dependendo de quanto tempo tem pra fechar a fatura eles conseguem cancelar e não te cobrar o valor. De resto eles vão bloquear o cartão permanentemente e te dar outro.

Seu PC pode estar infectado, passa o malwarebytes antimalware pra ver se encontra algo, e de preferência limpe todos os dados do navegador, delete todo os atalhos do navegador e crie novos atalhos usando o executável da pasta de instalação. Aí depois muda as senhas e também lembre-se de não deixar cartão salvo nas lojas online.

Nunca (nota mental):

1) Liguem o recurso de aproximação de cartões. Digitem a senha SEMPRE;
2) Deixem de ligar o recurso de bloqueio temporário quando não forem usar o cartão. Usou, religuem internamente no app.

E 3) removam SEMPRE dos sites usados, em especial ML e Amazon. Não deixem "cartões salvos" em lugar algum.

Nunca (nota mental):

2) Deixem de ligar o recurso de bloqueio temporário quando não forem usar o cartão. Usou, religuem internamente no app.

E 3) removam SEMPRE dos sites usados, em especial ML e Amazon. Não deixem "cartões salvos" em lugar algum.

Depende. No caso que estou citando, é cartão virtual, não fisico.

1)Eu uso Samsung Pay no celular, com impressão digital. Só tenho 1 cartão de credito e o de debito cadastrados (sempre uso cartões separados pra debito e credito). Ou seja, só tem como passar com aproximação se eu colocar minha impressão digital 2x: uma pra desbloquear o celular, e outra no aplicativo.

2)Sinceramente, se vc usar cartão virtual, não vejo necessidade disso.

3)Nem todo site te da essa opção. O aplicativo da Amazon, por ex, cada vez que você insere um cartão pra uma compra, ele fica listado la automaticamente. Nunca nem vi no app opção para remover esses cartões. No mais sim, ja evito salvar cartões em qq site.

Bom, meu "pitaco" sobre isso:
Eu uso cartão de crédito para compras nacionais e internacionais - com MUITA FREQUÊNCIA - há uns 15 anos e nunca tive nenhum problema de clonar, roubar dados etc.
Sempre tive os cuidados básicos: antivírus, antimalware etc. e claro, bom senso de não sair usando o cartão em qualquer PC e qualquer site.

Há 3 anos, por causa do meu trabalho, eu abri um conta no Bradesco e comecei a receber por lá e, consequentemente, fiz um cartão com eles que se tornou o meu principal. Depois disso, já tive meu cartão clonado 3x em uma janela de 2 anos sem mudar os meu hábitos. O que eu acho? Alguém do banco que vende os dados dos cartões na internet, provavelmente em um "bolo" e aí é só questão de tempo até alguém usar seus dados.

O que vocês acham?

Nota: acabei de receber semana passada mais um cartão após ter o mesmo clonado pela 4x.....

O aplicativo da Amazon, por ex, cada vez que você insere um cartão pra uma compra, ele fica listado la automaticamente. Nunca nem vi no app opção para remover esses cartões. No mais sim, ja evito salvar cartões em qq site.
amazon e mercadolivre da pra remover

no amazon, vai no seus pagamentos, clica em cima do desenho do cartão salvo, em baixo tem a opção de remover
no mercadolivre é na minha conta, meus dados

Depende. No caso que estou citando, é cartão virtual, não fisico.

1)Eu uso Samsung Pay no celular, com impressão digital. Só tenho 1 cartão de credito e o de debito cadastrados (sempre uso cartões separados pra debito e credito). Ou seja, só tem como passar com aproximação se eu colocar minha impressão digital 2x: uma pra desbloquear o celular, e outra no aplicativo.

2)Sinceramente, se vc usar cartão virtual, não vejo necessidade disso.

3)Nem todo site te da essa opção. O aplicativo da Amazon, por ex, cada vez que você insere um cartão pra uma compra, ele fica listado la automaticamente. Nunca nem vi no app opção para remover esses cartões. No mais sim, ja evito salvar cartões em qq site.
Engraçado que o Digio veio avisar que habilitou a "aproximação" há pouco tempo, e a primeira coisa que fui fazer ontem foi desligar. ;)

Os caras falam como se isso fosse bom! Não existia antes.

Veja que a ironia é que tudo que eu sugeri em outro tópico ninguém coloca, em especial espera de DIAS pra modificar limite de PIX/TED/boletos ou quem sabe cadastro de outra pessoa fora você mesmo (seu CPF).

Mas uma parada que facilita que vc seja facilmente roubado?

Opa, calma aí, fera, vamos correr pra colocar. :bem:

Isso é apenas um recurso que facilita a preguiça de quem usa esses apps, porque você não leva 5 minutos pra digitar uma senha de 4 dígitos (a do Bradesco são 6).

Se vc chega ao ponto de esquecê-la, então se preocupe com o Alzheimer...

E se não quer nem fazer isso, merece perder $ pra aprender.

Tantas ideias que mereceriam uma consideração, inclusive aquelas do cartão (não só relativas a PIX/conta corrente) e 98% delas são ignoradas. Tanta estupidez e negligência não é acidental, podem ficar certos. :datena:

Olhem casos de compras não autorizadas por aproximação:

NEON:

https://www.reclameaqui.com.br/banco-neon/cartao-furto_nZlZV1859hwUB6pK/

C6BANK:

https://www.reclameaqui.com.br/c6-b...imacao-sem-limite-de-gastos_-FSpg8_AR1n2nHl2/

SANTANDER:

https://www.reclameaqui.com.br/sant...-por-aproximacao-apos-furto_LO8wc1AvuYO47PMO/

ITAÚ:

https://www.reclameaqui.com.br/itaucard/estorno-de-pagamento-por-aproximacao_2WsrHWvnVbDQeqRh/

INTER (esse aqui cagou literalmente, avisou que se vc ligar isso, a culpa é sua se for utilizado de forma indevida):

https://www.reclameaqui.com.br/inter/cartao-aproximacao_oqnD-I4Tevn6oYDK/

BANCO DO BRASIL: Olhem a patifaria, os caras habilitam isso e vc não tem direito de desligar:

https://www.reclameaqui.com.br/banc...a-de-compra-por-aproximacao_7OxeTkyPQ0RQW99E/

Todo banco que não permite desligar "contactless" e que não ofereça opção de bloqueio temporário quando vc não for usar (não estiver usando), corram, é roubada.

Recomendo sempre o cadeado de block temporário, só desliguem no dia/hora que o cartão for necessário. E religuem imediatamente ao chegar em casa.

Já ouvi relatos de uso indevido de cartões (provavelmente clonagem) sem a pessoa sequer tirar da gaveta. Será que teriam ocorrido nesse cenário? Muito provavelmente NÃO.

Bom, meu "pitaco" sobre isso:
Eu uso cartão de crédito para compras nacionais e internacionais - com MUITA FREQUÊNCIA - há uns 15 anos e nunca tive nenhum problema de clonar, roubar dados etc.
Sempre tive os cuidados básicos: antivírus, antimalware etc. e claro, bom senso de não sair usando o cartão em qualquer PC e qualquer site.

Há 3 anos, por causa do meu trabalho, eu abri um conta no Bradesco e comecei a receber por lá e, consequentemente, fiz um cartão com eles que se tornou o meu principal. Depois disso, já tive meu cartão clonado 3x em uma janela de 2 anos sem mudar os meu hábitos. O que eu acho? Alguém do banco que vende os dados dos cartões na internet, provavelmente em um "bolo" e aí é só questão de tempo até alguém usar seus dados.

O que vocês acham?

Nota: acabei de receber semana passada mais um cartão após ter o mesmo clonado pela 4x.....

Não duvido. A Vivo, por ex, com certeza vende dados, pq meu celular e da minha esposa estão no meu nome, na mesma conta. Dai ligam pra ela querendo falar comigo, e não é da Vivo. Só eles tem essa informação.
Brasil é complicado. Não teve o caso que um proprio site do Governo Federal que estava vendendo dados?

Isso do Bradesco é tenso. Minha sogra ja teve conta aberta no nome dela 2x no Bradesco, com emprestimo. As 2 ela teve um trabalho gigantesco mas conseguiu cancelar tudo sem prejuizo financeiro, mas e o stress?

Amazon. Não deixem "cartões salvos" em lugar algum.
aí que é foda
a amazon "obriga" vc a deixar cadastrado o cartão se vc assina o prime vídeo.......
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os caras falam como se isso fosse bom! Não existia antes.
seria bom se não morássemos no BR :haha:
certas coisas que vieram para facilitar, não poderiam ser implantadas no BR, infelizmente....
tbm acho PÉSSIMO esse negócio de aproximação do cartão

A Vivo, por ex, com certeza vende dados, pq meu celular e da minha esposa estão no meu nome, na mesma conta. Dai ligam pra ela querendo falar comigo, e não é da Vivo. Só eles tem essa informação.
aqui acontece direto isso tbm :mesa:

@jr.pardal não é essa parte que eu tô falando, é aqui, pra ser mais preciso:

Quando vc assinou o Prime Vídeo eles já salvaram os dados do seu cartão, estão debitando todo mês.

Essa tela aí do meu link é pra vc deixar os dados do cartão salvos pra quando for comprar qq coisa de novo na Amazon, ele não precisar ser digitado. Exemplo: ebook Kindle (que inclusive vc pode pedir com 1 clique).

A ideia é vc digitar os dados do cartão só na hora da compra, e não deixar salvo como se fosse sua carteira de endereços de entrega/cobrança.

Última edição:
Depois da ultima clonagem que tive de cartão, passei a usar bem mais os cartões virtuais. Dai, no último mês, recebi 3 sms do Itau dizendo que minha compra não foi aceita pq o cartão virtual venceu. Fui rastrear os 4 ultimos digitos do cartão virtual usado, e descobri que foi na Amazon. Só lá que usei cartão com esse final. Tem como acionar a loja de alguma forma? Tudo bem que é cartão virtual, então entendo que não tem risco de eu ter problema, mas acham que tem alguma providência que da pra eu tomar, além do obvio de trocar as senhas?
WSZwaWQ9QXBp

entendedores entenderão

Liga pro banco, te assegura que os valores não estejam saindo da tua conta ou indo pra fatura e relaxa. Meu cartão foi clonado no México, comecei a receber msg dele sendo usado antes mesmo de sair do posto que eu usei o cartão hahaha .. não tem o que fazer, não ia discutir com a máfia dos frentistas e muito menos chamar a polícia de lá que tem fama de corrupta. O banco me devolveu (cerca de 1200 dolares) e vida que segue..

Pra transação online, você não deve ter problemas com um possível estorno.

O problema é perder ou ser roubado e questionar transações. Aí, sem chance...
Por aproximação ou com o uso de senhas, a responsabilidade de guarda do cartão é do usuário.

Perder um cartão e questionar compras é o mesmo que sacar dinheiro, perder e dizer que a culpa é do banco.

Se a movimentação foi feita com cartão e senha, o Banco não vai estornar.

Transações onde não há uma falha do usuário (como em caso de fornecimento de informações do cartão, através de golpe) o Banco prefere pagar que ter problemas ou perder o cliente.

Existem filtros de segurança que podem indicar que sua compra não é legítima.
Não necessáriamente, é fraude. As vezes é algo que nós mesmos compramos.

Por fim, não é porque você usou em estabelecimento X que esse tem ligação com a captura de dados.

Sai fora desse banco, cara! Bradesco é dor de cabeça pra tudo, até pra seguros. Muita empresa ainda usa esse inferno de banco pra pagar salário pq as taxas costumam ser baixas mas vc não precisa ficar preso a isso, vai no banco onde vc tem outra conta e pede a portabilidade do salário.

Até onde sei (me corrijam, por favor) quando vc compra em marketplace (Amazon, ML, etc) quem recebe os dados do seu cartão é o próprio site e não o vendedor que coloca produto lá. Se for vazamento foi a própria Amazon e não o tal do "vendido por Ricardo Celulares" que aparece no anuncio.
E é normal vazar isso, não é de hoje. Lembro de uma matéria no Fantástico de pelo menos uma década e meia atrás mostrando uma galera que vendia listas de contatos de bancos e lojas em CD-ROMS nos camelôs de São Paulo e Rio. Dados variados, na época a maioria era mailing e/ou telefone, nome completo, etc. Isso a 15 anos atrás, imagina hoje o que não deve vir nessas listas vazadas...
Eu uso bastante cartões virtuais justamente pq passei por isso depois de comprar em uma certa loja de informática até que bem famosa mas nunca da pra saber se vazou de lá ou do banco, acredito ter sido lá... Mas ia provar como? Sorte que o banco resolveu rapidinho.

Nunca (nota mental):

Sabe quando eu vou fazer isso?
N U N C A

Estamos em pleno 2022, se na época da minha mãe as operadoras de cartão já eram obrigadas a ressarcir o cliente em fraudes, imagina hoje...
Única coisa que faço é deixar um limite baixo (mas não miserável) pois realmente, não preciso deixar 10k dando sopa na mão de vagabundo.

Fora isso, todos os cartões já tem seguro. Medo 0 de picaretagem. Inclusive aconteceu comigo no Rappicard umas 3 semanas atrás. Não uso mais esse cartão, mas acabei deixando desbloqueado sem querer. Eis que vejo as comprinhas passando nas notificações do app.. Fiz o bloqueio e chamei o chat, problema resolvido super rápido.

Essa redução de limite no papel é interessante, na prática tem app bugado que quando vc tenta restabelecer o limite, dá erro. Ou passa por nova análise.

Duvida(m)?

É por isso que nunca usei nem vou usar esse recurso.

Olhem o grau de picaretagem do "ROXINHO". E interessantíssimo que o cara (não fui eu, hein, e fico até feliz ele ter notado...) diz que o limite PIX é rebaixado, mas o TED fica 100% liberado pra transferir pra qq um e qq valor, logo não adianta eu colocar 1 real por dia e o ladrão transferir no horário comercial R$ 5 mil.

Mas vcs sabiam que a resolução 142 do Banco Central obriga a rebaixar tudo? TED, PIX, valores pagos em boletos... ? E se vc quiser aumentar precisa esperar pelo menos 24h pra ser efetivado?

No entanto me parece que não seguir não dá em nada, além de pizza. Os bancos que ignoram isso não são punidos. Tipo NEON, que tá me dando R$ 18 mil diários em transferências e no momento estou pedindo via Banco Central pra que rebaixem. Se vc quiser aumentar o limite PIX neles, o aumento é autorizado SEGUNDOS depois.

Mas o INTER e outros pedem espera de 24h. Ora, se tem bancos que seguem, por que os preguiçosos não são punidos? :br:

Isso é picaretagem e da grossa, que todo mundo deveria processar, para obrigar que os infratores arrumassem. Não é uma mera possibilidade acrescentada aos apps. Deveria estar lá. O BANCO PAN é outro que não faz.

Sobre SEGURO, tem um tópico (link aqui) em que expliquei tudo que pode ser feito que faria cair 95% dos problemas com $, se 10% das dicas fossem seguidas. Inclusive dicas tipo anotar IMEI (num lugar seguro) podem garantir até mesmo que o telefone roubado seja recuperado (mas ninguém se preocupa em saber qual é).

Aconselho que sejam lidos os posts do usuário "Carbide" que detalham tudo (é muita coisa, por isso nem rola eu resumir). Não é necessário vc pagar por algo assim, e pode ser até que não exista cobertura se for o negligente da história. Uma coisa é do nada ser hackeado mesmo fazendo das 100 coisas sugeridas lá no link, 101. Ainda assim se vc fez tudo certo, o seguro é desnecessário porque o banco teria de ressarcir por falha exclusiva deles.

Sobre bloqueio temporário, não confundam com inabilitar o cartão pra pedir segunda via.

"Bloqueio temporário" é algo que impede que o cartão faça qualquer compra. A lógica dele é vc ligar quando termina o uso na rua, ou de fazer compra em algum site. Se for usar de novo, vc desliga o cadeado.

Se o banco de vcs não tiver block temporário, é ruim na parte de segurança e deve ser evitado. Idem praqueles que não desligam a tal "aproximação". Essa última facilita, mas em caso de roubo minutos depois vcs terão um prejuízo que poderia ser facilmente evitado.

Essa redução de limite no papel é interessante, na prática tem app bugado que quando vc tenta restabelecer o limite, dá erro. Ou passa por nova análise.

Duvida(m)?

É por isso que nunca usei nem vou usar esse recurso.

Olhem o grau de picaretagem do "ROXINHO". E interessantíssimo que o cara (não fui eu, hein, e fico até feliz ele ter notado...) diz que o limite PIX é rebaixado, mas o TED fica 100% liberado pra transferir pra qq um e qq valor, logo não adianta eu colocar 1 real por dia e o ladrão transferir no horário comercial R$ 5 mil.

Mas vcs sabiam que a resolução 142 do Banco Central obriga a rebaixar tudo? TED, PIX, valores pagos em boletos... ? E se vc quiser aumentar precisa esperar pelo menos 24h pra ser efetivado?

No entanto me parece que não seguir não dá em nada, além de pizza. Os bancos que ignoram isso não são punidos. Tipo NEON, que tá me dando R$ 18 mil diários em transferências e no momento estou pedindo via Banco Central pra que rebaixem. Se vc quiser aumentar o limite PIX neles, o aumento é autorizado SEGUNDOS depois.

Mas o INTER e outros pedem espera de 24h. Ora, se tem bancos que seguem, por que os preguiçosos não são punidos? :br:

Isso é picaretagem e da grossa, que todo mundo deveria processar, para obrigar que os infratores arrumassem. Não é uma mera possibilidade acrescentada aos apps. Deveria estar lá. O BANCO PAN é outro que não faz.

Sobre SEGURO, tem um tópico (link aqui) em que expliquei tudo que pode ser feito que faria cair 95% dos problemas com $, se 10% das dicas fossem seguidas. Inclusive dicas tipo anotar IMEI (num lugar seguro) podem garantir até mesmo que o telefone roubado seja recuperado (mas ninguém se preocupa em saber qual é).

Aconselho que sejam lidos os posts do usuário "Carbide" que detalham tudo (é muita coisa, por isso nem rola eu resumir). Não é necessário vc pagar por algo assim, e pode ser até que não exista cobertura se for o negligente da história. Uma coisa é do nada ser hackeado mesmo fazendo das 100 coisas sugeridas lá no link, 101. Ainda assim se vc fez tudo certo, o seguro é desnecessário porque o banco teria de ressarcir por falha exclusiva deles.

Sobre bloqueio temporário, não confundam com inabilitar o cartão pra pedir segunda via.

"Bloqueio temporário" é algo que impede que o cartão faça qualquer compra. A lógica dele é vc ligar quando termina o uso na rua, ou de fazer compra em algum site. Se for usar de novo, vc desliga o cadeado.

Se o banco de vcs não tiver block temporário, é ruim na parte de segurança e deve ser evitado. Idem praqueles que não desligam a tal "aproximação". Essa última facilita, mas em caso de roubo minutos depois vcs terão um prejuízo que poderia ser facilmente evitado.
Negócio do IMEI é a primeira coisa que anoto qnd compro um celular.

Hoje mesmo eu desativei o pagamento por aproximação do meu Nubank e solicitei a retirada dos empréstimos, foi super rápido. Sendo que o pagamento por aproximação desativa no próprio app, era algo que usei poucas vezes no começo e acabei esquecendo depois que tinha, jamais com NFC do celular, com cartão, mas agora está desativado.

Sobre ajustar limite, uso isso desde que meu cartão foi clonado a primeira vez há uns 4 anos, nunca tive problemas em restabelecer ele ou fazer qualquer mudança. Sempre deixo uns R$200,00 a R$300,00 de folga caso precise de algo em mercado/panificadora.

Cartões quase sempre travados por padrão.

A redução no papel é uma boa ideia, caso funcione, claro.

Mas ainda assim eu não deixaria nunca sem o cadeado temporário.

Se vc parar pra pensar, ainda que seu cartão seja clonado ninguém conseguirá comprar, caso não destrave isso.

Porque eu posso te passar todos os meus dados, inclusive mês e ano que esse cartão expira, e os 3 dígitos da traseira, e ainda assim a compra não seria aprovada. O hacker que clonou teria que saber:

- Minha senha que entra no app (internet banking)
- Minha senha de 4 dígitos do próprio cartão, pra poder retirar o block temporário (se o banco não pedir, é vacilo)

E mesmo que ele saiba as duas anteriores, ainda assim é preciso autorizar aparelho. E pra isso o bandido teria que se comprometer. E esperar.

E se for esse o caso vc fácil fácil ganha ressarcimento do banco.

Bem diferente do seu celular ser levado e fazerem tudo que eu expliquei. Redefinindo sua senha por meios de recuperação que não deveriam estar no iPhone comprometido (por isso que se fala em segundo chip e em não expor o email cadastrado em bancos nesses celulares).

Então por essa lógica vc pode deixar limite do valor que for, mesmo uns R$ 10 mil, se toda vez que terminar uma compra meter o block temporário, não terá motivo pra se preocupar (mas não façam na rua, é sempre em casa).

Eu cheguei a ver uma reportagem de uma pessoa que copiou os dados da traseira do cartão físico, e fez compra não autorizada.

Dois erros aí: não usar block temporário e a operadora do cartão não omitir essa numeração (a Neon é uma que faz isso, só coloca os 4 últimos dígitos, e tem bancos repetindo essa prática, que deveria ser obrigatória pelo Banco Central).

Eu comecei a usar sempre esse tipo de bloqueio depois que li relato de gente que nunca tinha sequer tirado o cartão da gaveta e de alguma forma ele tinha sido clonado.

Outro erro bem comum e já comentado é não apagar cartões "salvos" em sites tipo ML e Amazon. O ML tem essa mania de salvar mesmo que vc não autorize, pra já facilitar a próxima compra.

Não facilitem p0rra nenhuma, é com essas comodidades, tipo a da aproximação, que os problemas acontecem. :fanboys:

aí que é foda
a amazon "obriga" vc a deixar cadastrado o cartão se vc assina o prime vídeo.......
só usar um cartão virtual...........
quando quiser cancelar, só excluir

Users who are viewing this thread

Voltar