Casemod do tio Deker...24h

DekerBSB

Registered User
Registrado
Povo...

Esses últimos meses tem feito um calor arretado aqui em BSB, e o PC tava suando além do que deveria, ainda mais comparando com as temperaturas que vejo de algumas pessoas aqui do fórum...
Inicialmente pensei em comprar outro gabinete, já que estou usando o mesmo já tem um bom tempo. Procurei bastante e não achei nenhum que me agradou 100%, pq uso o painel frontal da X-Fi com o cabo digital sempre conectado. Assim, gabinete com tampa frontal fica meio fora de cogitação.
Meu gabinete é um modelo antigo,daqueles pra servidor com 8 baias...item de luxo...na sua época... :fun:
Abaixo uma foto dele...na foto não aparece mas ele tinha 2 fans de 80 na lateral.


O hardware é uma P5B Deluxe WIFI, E4300@3ghz com 1.250V, 2GB 667mhz, MSI 8800GTS 320mb e 2 HDs samsung.
Por causa do calor eu estava deixando ele em cima da mesa e sem a tampa. Usando dessa maneira a temperatura abaixava cerca de 2-3 graus em quase todas as peças.
Ja faz algum tempo que tenho vontade de instalar um fan de 120 na lateral, e como recentemente comprei uma gravadora preta, e o painel da X-Fi tbm é preto, resolvi pintar o gabinete e instalar o fan de 120.
Comprei alguns "souvenirs" e fiquei esperando chegar pra começar o procedimento.
Meio dia desmontei o gabinete. Lavei ele com agua sabão e bucha, inclusive os 2 fans de 80mm.
Enquanto secava cortei a tampa lateral com a ajuda de um porteiro aqui do Condomínio. Foi totalmente nas tora, pois usamos uma "Maquita" pra fazer o corte, e uma dremel pra lixar.
Feito isso comecei a pintar a "lataria". Comprei 2 tubos de Colorgin preto fosco e 1 de verniz. Dei 2 mãos de tinta com intervalos de 15 minutos, e depois o verniz. Não ficou perfeito...mas ficou melhor do que eu pensava...
Enquanto a tinta secava dei um trato nas peças pra tirar a poeira e apliquei Artic Silver Ceramique na CPU, que antes estava com uma pasta xing-ling.

Como a temp. dos HDs estavam altas, resolvi jogar eles pras baias de 5.25, usando esse HD cooler da Akasa: http://akasa.com.br/akasa_english/spec_page/system_coolers/spec_ak_hdf_w.htm

O barulho dos fans é muito alto, 4 no total, então retirei os 4 e pintei de preto tbm. Não sei de quanto seria a diferença na temp se estivesse usando os fans, mas prefiro o silêncio, além do que o fato de ter tirado os HDs de perto das memórias e da tampa ser vazada ja melhora na ventilação.

Pra controlar a velocidade dos fans na tampa lateral comprei um FAN CONTROL JR da Akasa. De brinde ganhei 2 portas USB na frente do gabinete.
http://akasa.com.br/akasa_english/spec_page/control_panels/spec_ak_fc_06bk.htm
Instalei os 2 fans de 80 e o de 120 jogando ar pra dentro do gabinete, com aqueles fan grill com filtro. Testei colocar um fan de 80 na traseira tirando o ar quente e não deu muita diferença, pois a traseira desse gabinete tem vários "furos" pra ventilação.

Por volta das 22:00h senti que o verniz ja tinha fixado e montei tudo, gabinete e peças.

Seguem as fotos de como ficou:





E agora o resultado da brincadeira.

Aqui foi com o gabinete em cima da mesa, sem as tampas laterais e antes da bagunça:


E aqui depois do mod:


As temperaturas ainda estão longe do ideal, mas valeu a pena. Ressalto ainda que ontem foi o dia mais quente do ano aqui em bsb, e hj não foi diferente, então quando o tempo estabilizar acredito que vai haver uma melhora significativa.

O custo que tive pra fazer isso foi em torno de R$130. Fiquei com medo de pintar o gabinete e acabar fazendo *****, mas foi tranquilo. Em uma das tampas que deu problema na hora de pintar, pois quando eu tava passando o spray saiam umas gotas "grossas" de tinta. Descobri que isso é pq o bico do spray vai "piorando" com o uso, então quando for comprar spray é só pedir pro vendedor 1 ou 2 bicos reservas, pois as empresas recomendam trocar o bico quando o spray tiver na metade.

Fiz totalmente nas tora com pressa de montar o PC logo, e agora vejo que se tivesse sido mais planejado poderia ter ficado muito melhor, pois comecei a brincadeira meio dia e meia noite ja tava com o PC todo montado.
Mas valeu o trabalho...tanto por ter aproveitado o gabinete e ter gasto pouco..
Como dizia o Chapolin...tudo vale a pena quando a alma não é pequena... :lol:
 
Eu tenho um gabinete exatamente igual o seu, comprei ele faz uns 2 anos em um desmanche com a intenção de fazer um casemod... mais ai encostei ele e até hoje ele ta lá encostado na minha garagem, com varias aranhas morando dentro dele... eu cheguei a pensar em montar a miha config da assinatura dele, mais ia dar muito trabalho e eu ando sem tempo pra fazer um casemod legal, ai resolvi partir para um Casemall Zion que to curtindo muito...

Mais é um belo gabinente, com um puuuta espaço legal e que da pra fazer varias coisas legais pra que curte um casemod, um dia eu irei meter as caras e fazer um negocio legal no meu...

e parabéns ficou dez seu gabinete...
 
Ficou muito bom, parabéns !!!

Pequeno ele não ?! :eek: :p
 
Nossa cara, parabéns viu, ficou muito bonito seu case, e a diminuição nas temperaturas foi muito boa cara, quase 10 graus em alguns locais! Se você puder posta fotos internas desse gabinete pra gente ver como ficou.
 
Parabens, orçameneto reduzido, mas um resultado bem show!

Fotos de dentro, plz!
 
Vou tirar umas fotos internas. Hj choveu e a temperatura ficou mais amena...O resultado agora:



O cooler da CPU é aquele Vcom baratinho...
:wave:
 
show de bola mesmo

pq vc nao troca a x-fi pra baia superior e joga o cabo por cima do gabinete ? acredito que fique menos aparente....
 
Para tirar o ar colocou quantos cooler??
eu faria um suporte e deixaria os HD na BAIA DO DRIVER..e colocaria um cooler de baia..

Estou afim de pegar um desse...pagou quanto??
 
Parabéns, ficou show!
 
Ficou bom a pintura, trabalho rápido, aguardando as fotos internas :cool:
 
Show de bola Deker, ficou muito bom

Fotos internas?
 
Ficou muito bacana!!! Parabéns!!!

Se puder, faça um teste, retire os filtros que colocou e veja o quanto aumenta no fluxo de ar...

Esses filtro seguram muito o ar. Quando eu usava filtros, eu usava pedaços de meia-calça, com duas camadas. Filtravam bem as sujeiras, mas não seguravam o fluxo de ar.

Um abraço,

Peter
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo